Qual destes o melhor comando

Qual o melhor comando

  • comando da Nintendo 64

    Votes: 8 4,5%
  • Comando da Game Cube

    Votes: 15 8,4%
  • Comando da Xbox

    Votes: 8 4,5%
  • Comando da Xbox 360

    Votes: 56 31,3%
  • Comando da PS1

    Votes: 12 6,7%
  • Comando da PS2

    Votes: 29 16,2%
  • Comando da PS3

    Votes: 33 18,4%
  • Comando da Saturn

    Votes: 8 4,5%
  • Comando da Dreamcast

    Votes: 10 5,6%

  • Total voters
    179
Voystice: estás a ver isto do ponto de vista do Street Fighter II, por melhor que o jogo tenha sido, parece-me exagerado orientar o design de um comando por causa de um jogo.

O comando do SNES foi feito a pensar nas novas funcionalidades que os jogos de 16-bit trouxeram. Por exemplo, no F-Zero, tínhamos o B para acelarar, o A para accionar o turbo, o Y e o X para travar e o L e o R para inclinar o carro para a esquerda e direita - o melhor uso possível para os botões de topo. No Starwing, o L e R servem para fazer rodar a nave 90º para a esquerda e direita, enquanto que Y, X, B e A serviam para disparar, usar o boost, perder velocidade e largar uma bomba. Já no Mario Kart serviam para fazer o kart dar um curto salto, enquanto que as funções básicas - acelerar, travar e largar objectos - eram desempenhadas pelos botões B, Y e A.
 
Voystice: estás a ver isto do ponto de vista do Street Fighter II, por melhor que o jogo tenha sido, parece-me exagerado orientar o design de um comando por causa de um jogo.

O comando do SNES foi feito a pensar nas novas funcionalidades que os jogos de 16-bit trouxeram. Por exemplo, no F-Zero, tínhamos o B para acelarar, o A para accionar o turbo, o Y e o X para travar e o L e o R para inclinar o carro para a esquerda e direita - o melhor uso possível para os botões de topo. No Starwing, o L e R servem para fazer rodar a nave 90º para a esquerda e direita, enquanto que Y, X, B e A serviam para disparar, usar o boost, perder velocidade e largar uma bomba. Já no Mario Kart serviam para fazer o kart dar um curto salto, enquanto que as funções básicas - acelerar, travar e largar objectos - eram desempenhadas pelos botões B, Y e A.

Concordo com tudo o que disseste, afinal de contas não te esqueças que eu tambem atravessei essa geração!

Mas custava assim tanto adicionar mais dois botões ao lado direito do comando?
E já agora apostarem num d-pad de "jeito"?

Enfim, será que tal coisa podería levar a Nintendo à falência? "Gastarem" mais dinheiro com mais dois pequenos botões num comando?

(Olhando para o que aconteceu com a SEGA,.... talvez...8|)

Mas e daí, se pensarmos bem a SEGA só foi à "falência" quando deixou de usar o lay-out dos 6 botões.... hmm,.. é caso para pensar: será que perderam o ultimo "franchise"?

\w/
 
Custava, ficavam mais dois para quê? :-D 6 botões do lado direito + L e R + Select e Start + D-Pad? Não queiras atingir o "estado Jaguar" ;)

jaguar.jpg


Ele até começa bem, com um layout semelhante ao da Mega Drive, mas depois vai tudo abaixo....

Já o da 3DO foi claramente baseado nos da MD e SNES:
joy033.jpg



Mas o "mega-comando" é mesmo o da Neo Geo original 8|

neo_cont2.jpg


Ali está o gigantesco, comparado com o comando (de tamanho normal) da Neo Geo CD. Aquilo era do tamanho da consola! E é maior que uma Wii...nunca joguei numa Neo Geo, mas isto não seria levar a "experiência arcade" um bocadinho longe de mais?
 
Epa, esse comando grande da Neo-Geo consta que era "DA TR00eness of EVOL"!!!

Quando me falavam nesse joystick quase que se abençoavam,... LOL!

Yggdrasil "Custava, ficavam mais dois para quê? :-D 6 botões do lado direito + L e R + Select e Start + D-Pad? Não queiras atingir o "estado Jaguar" ;)"

Epa, isso tambem já é exagero, nada de tão "radical"!

Mas se tiveres em conta que hoje em dia ainda se fazem bastantes campeonatos de SF's, Marvel vs SF's e outros que tais, talvez se perceba melhor a "herança" que se perdeu pelo caminho...

Aliás, acompanha-me nesta linha de pensamento: imagina um Tekken 5 ou um Soul Calibur II com a "mecânica" de jogo de um SF II: Defesa no d-pad, movimentos circulares num bom d-pad para sacar golpes especiais, e uma maior facilidade em fazer multiplas combinações dos golpes à "maneira actual", pela presença de mais dois botões na "face" do comando!

De repente a ideia dos 6 botões e do d-pad da MD II já não parece assim tão descabida!

E seja de que maneira for, a inclusão de mais dois botões não vai "interferir" com o funcionamento de apenas 4; afinal estamos a "adicionar" e a não a "retirar"...

Quanto ao D-pad,... podem perfeitamente apostar nele, que tal coisa não vai desvalorizar nem "interferir" com a funcionalidade dos anógicos, afinal não se pretende que façam exactamente a mesma coisa!

Antes pelo contrário!

\w/
 
Epa, esse comando grande da Neo-Geo consta que era "DA TR00eness of EVOL"!!!

Quando me falavam nesse joystick quase que se abençoavam,... LOL!

Yggdrasil "Custava, ficavam mais dois para quê? :-D 6 botões do lado direito + L e R + Select e Start + D-Pad? Não queiras atingir o "estado Jaguar" ;)"

Epa, isso tambem já é exagero, nada de tão "radical"!

Mas se tiveres em conta que hoje em dia ainda se fazem bastantes campeonatos de SF's, Marvel vs SF's e outros que tais, talvez se perceba melhor a "herança" que se perdeu pelo caminho...

Aliás, acompanha-me nesta linha de pensamento: imagina um Tekken 5 ou um Soul Calibur II com a "mecânica" de jogo de um SF II: Defesa no d-pad, movimentos circulares num bom d-pad para sacar golpes especiais, e uma maior facilidade em fazer multiplas combinações dos golpes à "maneira actual", pela presença de mais dois botões na "face" do comando!

De repente a ideia dos 6 botões e do d-pad da MD II já não parece assim tão descabida!

E seja de que maneira for, a inclusão de mais dois botões não vai "interferir" com o funcionamento de apenas 4; afinal estamos a "adicionar" e a não a "retirar"...

Quanto ao D-pad,... podem perfeitamente apostar nele, que tal coisa não vai desvalorizar nem "interferir" com a funcionalidade dos anógicos, afinal não se pretende que façam exactamente a mesma coisa!

Antes pelo contrário!

\w/

Acho que estas a ser um bocadinho injusto para com os jogos da geração pos SFII ;)

No Tekken por exemplo faz sentido a utilização dos 4 botões um para cada membro do corpo, dois braços e duas pernas, e se jogares Tekken percebes o quão simples e' aprender os golpes / combos so ao olhar para o computador a jogar, alem disso nota-se uma clara influencia do SF na serie Tekken olha por exemplo para o dragon punch do Heiachi / Kazuya / Jin (versão Tekken 3). O jogo estragou-se um bocado com o Tekken 4 mas voltou em força com o 5 com a jogabilidade a melhorar quase ao ponto de ficar ao nivel do Tekken 3 (para mim até agora o com a melhor jogabilidade)

No Soul Blade / Soul Calibur notas exactamente as mesmas influencias e acredito que a jogabilidade era largamente melhorada com um pad como o 2º da Megadrive (alias notei bastante a diferença no meu jogo mal comecei a usar o logitech cujo d-pad e' quase identico ao do velhinho).

No outro lado do espectro tens o Virtua Fighter que foi inicialmente concebido para ser jogado com apenas 3 botoes e ai sim quase acabaram os movimentos de pad baseados no SF.

Alias se reparares até a neo geo e a capcom (as rainhas dos jogos de pancadaria 2D) adoptaram o sistema de 4 botoes para os seus jogos deixando para segundo plano os 6 botoes.

PS: O direccional desses pads dos 15 anos do SFII sucka :P
 
Não votei, porque quase todos os comandos trouxeram algo de bom...

- A NES introduziu o comando como o conhecemos, e bem bom... Criu o D-pad (acho).
- A SNES introduziu sholder button's e 4 butões de acção
- A Mega Drive introduziu o melhor D-pad que eu já conheci.
- A N64 Introduziu o analógico
- A Playstaton fez o 1º comando com "pegas", mais confortavel que um comando "plano"...
- A Sega Saturn/Dreamcast introduziram os sholder button's em forma de gatilhos, que muito jeito dão em shooter's e em jogos em que temos de "acelerar/travar".
- A Dreamcast pós o analógico no sitio certo.
- A GameCube e a Xbox 360 fizeram o comando mais ergonomico (no estilo clássico).
- A Wii fez um comando de origem, com montion sensing, pointer, que para mim afaba qualuqer rato e teclado, porque não em lixem, um analógico (para o movimento) dá muito mais jeito que um "W,A,S,D"...

É esta a minha opinião...
 
"A dreamcast pôs o analógico no sitio certo" Qual era o problema da posição do analógico da N64?



PS:JJmaia tás sempre a mudar de avatar quase nem reparava que eras tu.:-D
 
Não votei, porque quase todos os comandos trouxeram algo de bom...

- A NES introduziu o comando como o conhecemos, e bem bom... Criu o D-pad (acho).
- A SNES introduziu sholder button's e 4 butões de acção
- A Mega Drive introduziu o melhor D-pad que eu já conheci.
- A N64 Introduziu o analógico
- A Playstaton fez o 1º comando com "pegas", mais confortavel que um comando "plano"...
- A Sega Saturn/Dreamcast introduziram os sholder button's em forma de gatilhos, que muito jeito dão em shooter's e em jogos em que temos de "acelerar/travar".
- A Dreamcast pós o analógico no sitio certo.
- A GameCube e a Xbox 360 fizeram o comando mais ergonomico (no estilo clássico).
- A Wii fez um comando de origem, com montion sensing, pointer, que para mim afaba qualuqer rato e teclado, porque não em lixem, um analógico (para o movimento) dá muito mais jeito que um "W,A,S,D"...

É esta a minha opinião...

Está aí uma análise muito bem ponderada, mas esqueceste-te de referir que os comandos dual-shock das PS's introduziram o conceito do "duplo anógico" e "quadri-shoulder buttons".

Só tenho reservas se a Dreamcast realmente colocou o Analógico no sítio certo, porque isso pelos vistos é subjectivo; eu prefiro os dois analógicos tal como estão nos comandos das PS's... até mesmo porque isso dá mais "liberdade" ao d-pad; que eu não considero tão obsoleto como muitos pensam!

Quanto à Wii, realmente estamos perante o despertar de uma nova era no que diz respeito á interactividade do jogador, e sim, é definitivamente mais "directo" do que o WASD!

\w/
 
Nem sempre, quer dizer se forem espertos, eu tava na duvida entre GC e 360 e não tenho 360, depois á um user que tem ps3 e votou na 360.
 
Está aí uma análise muito bem ponderada, mas esqueceste-te de referir que os comandos dual-shock das PS's introduziram o conceito do "duplo anógico" e "quadri-shoulder buttons".

Só tenho reservas se a Dreamcast realmente colocou o Analógico no sítio certo, porque isso pelos vistos é subjectivo; eu prefiro os dois analógicos tal como estão nos comandos das PS's... até mesmo porque isso dá mais "liberdade" ao d-pad; que eu não considero tão obsoleto como muitos pensam!

Quanto à Wii, realmente estamos perante o despertar de uma nova era no que diz respeito á interactividade do jogador, e sim, é definitivamente mais "directo" do que o WASD!

\w/

O analógico no sitio certo depende do jogo. Hoje em dia, a maior parte dos jogos portam-se melhor com o analógico. E quem inovou foi a SS com o comando 3D.

É verdade, esqueci-me do duplo analógico da PS, é verdade, agora os 4 butões sholder, sinceramente...

"A dreamcast pôs o analógico no sitio certo" Qual era o problema da posição do analógico da N64?



PS:JJmaia tás sempre a mudar de avatar quase nem reparava que eras tu.:-D

N64 e PS1/2/3.

Hoje em dia, o analógico está melhor onde a X360 o tem...

PS: Yap, vêm ai as aulas, dura praxis sed praxis :D
 
Tambem tenho a preferencia pelo six buton pad da MD, é algo de fantastico e simples, pondo no mesmo nivel o da snes!Acho a argonomia dos dois para a epoca e ainda hoje em dia na realidade das duas consolas, sao fantasticos a nivel de conforto.Recentemente descobri que o melhor d-pad para "sacar" os golpes especiais no Sf2 (do qual sou fã incondicional,o yggdrasil nao me deixa mentir :P) é o da dreamcast, porque é aquele que faço mais golpes especiais seguidos sem falhar.Agora das geraçoes seguintes, o da ps2 é muito bom. nao fosse ele uam evoluçao do da Ps1 que por sua vez é um pad baseado no da snes.
 
Este tópico é ridículo ... cada um vai votar naquilo que tem ...

Então eu tinha que votar em quase todos,... tive essas consolas quase todas!

Apesar disso votei no da Saturn porque é o que considero melhor dessa lista, tendo em conta a altura em que saiu!

hoje em dia é óbvio que não se podería bater de igual para igual com os novos comandos com analógicos...

Mas como mesmo estes novos comandos com analógicos não são perfeitos e ainda por cima "regrediram" nas anteriores áreas...

\w/
 
Apesar de gostar muito da Nintendo, e não tendo a Wii, acabei por votar no comando da Xbox360.

Acho que está muito bem concebido, a posição dos analógicos é muito confortável e é exelente para FPS. Não é como os da PS3 que a posição dos analógicos é inconfortável e o R2 e L2 na minha opinião estão muito mal feitos.. Porque até nem houve grande inovação dos comandos da Sony.
 
Back
Topo