Qual distribuição a escolher?

JPiece

Power Member
Boas Pessoal
Um familiar meu ofereceu um portátil já velhote, que é o Fujitsu Siemens Esprimo Mobile v5515 e pretendia instalar uma distribuição Linux, visto que com o Windows é um pouco lento e assim fazer a primeira interacção.
Ora bem qual distribuição escolher visto que existem tantas.
Correr todas/metade das aplicações Windows é possível?
Obrigado
 
Se o computador tiver entre 512 RAM e 2 GB tens de usar uma distribuição tipo Lubuntu ou AçorOS LXDE que já vem em Português.
Se tiver menos de 512 tens de usar um gestor de janelas tipo Openbox é muito leve mas não tem muitas opções de ambiente composto paineis, temas mais adornados etc.

Se tiver mais de 2 GB RAM podes aventurar-te com Mate Gnome e se tiver entre 3 ou mais o KDE roda bem.

Para executares aplicações Windows tens de usar o Wine que suporta tipos de execução engarrafada como se a aplicação estivesse no Windows com as dependências necessárias etc, mas nem todas as aplicações funcionam dependendo também das versões do software uma pode funcionar e outra não assim como requer configuração alg técnica para correr certas aplicações (caminhos, instalação de dll etc).

Tenta o AçorOS LXDE se escolheres uma distribuição que requer poucos recursos após boot sais sempre a ganhar porque poupas RAM etc e se depois quiseres mudar estás sempre a tempo.
 
Obrigado Minguno pela dica
Ubuntu é uma boa opção?
O portátil tem 2 Gb de RAM e 80Gb no disco, mas tenho ligado um externo.
Vai servir para filmes/séries e se desse para iinstalar o Football Manager através do Wine é que era Mel....
 
Back
Topo