Qual é a linguagem e/ou programa que é melhor para se fazer uma Base de Dados ??

Originally posted by Tafinho
Fazes muito com o 9i em single user...

Q conversa de cegos.

512Mb dá para muito mais q single user, se ao menos te tivesses dado ao trabalho de ler o link... e não me esta a parecer q a intensão de quem colocou esta questao era de correr a bd num sistema multi-user e muito menos a preocupação das transações por segundo

quem quiser dar uma olhada sobre o tema pode ver aqui

http://www.tpc.org/tpcc/results/tpcc_perf_results.asp?resulttype=noncluster
 
Originally posted by KiKas
quem quiser dar uma olhada sobre o tema pode ver aqui

http://www.tpc.org/tpcc/results/tpcc_perf_results.asp?resulttype=noncluster

O que é que o TPC-C tem a haver com a conversa...?

Sim, já sabemos que o 10g é bom, faz tudo e mais alguma coisa, e ainda por cima, como bónus, é rápido...

Mas o HP que está no TOPO tem 1TB de RAM... os oracle, tanto o 9i como o 10g , são conhecidos pela quantidade estúpida de memória que comem.

Metes meia dúzia de tabelas minimamente decentes, um gerador de registos para testares o que fazes e tens mais de 1GB de memória comida.
 
Acho que a principal questão é saber que tipo de base de dados pretendes.
No meu caso o que eu preciso resolvo muito bem com o Filemaker Pro. Andei imenso tempo a tentar usar o Access. Horas a fio de utilização e de leitura sobre o assunto.
O Filemeaker teve muito menos horas de estudo e resultados muito mais rápidos.
Não sei se isto ajuda:rolleyes:
 
Antes de mais...boas!!!

Quanto ao nosso amigo Oracle....

Consegues perfeitamente numa maquina com um CPU PIII e com 512 de ram ter para ai 10 utilizadores em sessão. Lógico, não esperes performaçes por ai além, mas para brincar chega perfeitamente. Agora aoncelho é que não uses a mesma sobre Windows, terá melhor desempenho e controlo da mesma em Linux. Há e nunca, "mas nunca" penses em colocar um web server na mesma máquina da db, porque ai...esquece.

O versão da Oracle 9i está disponivel no site da oracle ( otn.oracle.com ) para download (desde que a uses para fins pessoais ou educativos, pelo que eu percebi é para isso que a queres).

Depois podes facilmente usar PHP ou JSP(para isto aconselho o JDeveloper, que também está disponivel no site).

Se tiveres qualquer dúvida, ou precisares de mais algúm esclarecimento, terei todo o prazer em te ajudar :)

Um abraço

El_Zeus
 
no meu servidor de oracle, sem fazer ponta de corno a instancia oscila entre os 900MB e os 1.2G de ram consumidos.

em carga (horas de pico dos clientes a sincronizar, ou qd faço data loads, ou computação de alguma coisa(run procedures portanto)) atinge na boa os 1.7G de memoria consumida.

a instancia de teste, ou ambiente de desenvolvimento cm queiram, consome no maximo 600MB.

a BD vai neste momento com cerca de 35G.

mas sim iJ, o oracle tem uma$ diferença$ ligeira$ de preço. ;)
 
Originally posted by Andr0m3da
no meu servidor de oracle, sem fazer ponta de corno a instancia oscila entre os 900MB e os 1.2G de ram consumidos.

em carga (horas de pico dos clientes a sincronizar, ou qd faço data loads, ou computação de alguma coisa(run procedures portanto)) atinge na boa os 1.7G de memoria consumida.

a instancia de teste, ou ambiente de desenvolvimento cm queiram, consome no maximo 600MB.

a BD vai neste momento com cerca de 35G.

mas sim iJ, o oracle tem uma$ diferença$ ligeira$ de preço. ;)

Só isso!!!

dá uma olhada à "minha pequena" BD
 
pa que queres q te faça, dentro do sistema em q trabalho esta é considerada "small size" .

neste caso especifico com cerca de 250 users.

n sei a parametrizaçao de cor, mas sei q temos ainda o intermedio e grande escala.

os requisitos vao mudando.

para uma small neste caso, até um dual xeon faz o serviço,..... q é o caso.

alias 2 dual xoen, o resto das aplicaçoes correm noutro igual ;)
 
Originally posted by Andr0m3da
pa que queres q te faça, dentro do sistema em q trabalho esta é considerada "small size" .

neste caso especifico com cerca de 250 users.

n sei a parametrizaçao de cor, mas sei q temos ainda o intermedio e grande escala.

os requisitos vao mudando.

para uma small neste caso, até um dual xeon faz o serviço,..... q é o caso.

alias 2 dual xoen, o resto das aplicaçoes correm noutro igual ;)

xeon que rasquidão é essa ...

aquela tem somente 19 processadores a bombar
:P
 
19 CPU's só se tiveres 19 PC's em cluster...

Ou então, têm clusters com fisionomias diferentes, o que mesmo para quem não percebe muito de DataBases ( :sad: ) sabe que clustering com máquinas de fisionmias diferentes vai dar estouro...
Mas, adiante! O meu post reflecte-se aqui:
Então, aqui vai uma pergunta para os experts de DB...

Qual a melhor base de dados, em que a GUI assente em browser (preferencialmente em JAVA ) , tanto para o front-end (público alvo: internet) e back-office?

Ah, e que permita web - ticketting e integração fácil com outras bases de dados (de transportadoras: Fed Ex, DHL, etc para tracking de encomendas) ...

O final seria uma página web, em que qualquer um podesse registar um pedido de assistência, eu ser notificado, ele preencher um formulário, remetê-lo para a transportadora; a transportadora ir levantar o aparelho, o sistema atribuia-lhe um Nº de OT (reparação) , e o cliente pudesse fazer o tracking quer da transportadora, quer do estado do aparelho na Assistência (introduzido manualmente no Back Office)

Sugestões (e candidaturas :D ) aceitam-se ...
 
Última edição:
Kazuzza, o que é qua a BD tem a haver com isso tudo...?

Uma coisa é a BD, ou coisa completamente diferente
e a aplicação que usa a BD.
 
Pois, mas a BD há-de ter um tamanho algo volumoso, não?

Imaginemos idealmente 100 ligações por minuto a base de dados...

A actualizar constantemente...

Your advice is? :D

EDIT: Queria que tudo isto assentasse num web browser ...
 
Originally posted by kazuza
19 CPU's só se tiveres 19 PC's em cluster...

Ou então, têm clusters com fisionomias diferentes, o que mesmo para quem não percebe muito de DataBases ( :sad: ) sabe que clustering com máquinas de fisionmias diferentes vai dar estouro...
Mas, adiante! O meu post reflecte-se aqui:
Então, aqui vai uma pergunta para os experts de DB...

Qual a melhor base de dados, em que a GUI assente em browser (preferencialmente em JAVA ) , tanto para o front-end (público alvo: internet) e back-office?

Ah, e que permita web - ticketting e integração fácil com outras bases de dados (de transportadoras: Fed Ex, DHL, etc para tracking de encomendas) ...

O final seria uma página web, em que qualquer um podesse registar um pedido de assistência, eu ser notificado, ele preencher um formulário, remetê-lo para a transportadora; a transportadora ir levantar o aparelho, o sistema atribuia-lhe um Nº de OT (reparação) , e o cliente pudesse fazer o tracking quer da transportadora, quer do estado do aparelho na Assistência (introduzido manualmente no Back Office)

Sugestões (e candidaturas :D ) aceitam-se ...

lol nao são 19, sorry pela typo. São 18
 
tenho ideia q são 18, mas amanha ja vejo

sabes algum comando em unix para ver os cpus

eu so sei em oracle :(

edit> grep -e 'processor.*: [0-9]' /proc/cpuinfo|wc -l

deve dar :D
 
Última edição:
em oracle

set serveroutput on

declare
argr BINARY_INTEGER;
argn BINARY_INTEGER;
argc VARCHAR2(100);
BEGIN
argr:=DBMS_UTILITY.GET_PARAMETER_VALUE('cpu_count',argn,argc);
dbms_output.put_line(argn);
END;

e o resultado é 6 , 12 e efectivamente 18

(são 3 servidores, na imagem que postei anteriormente eram 12 cpus)
 
Back
Topo