1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual e a melhor linguagem

Discussão em 'Programação' iniciada por Greemax, 27 de Julho de 2009. (Respostas: 42; Visualizações: 3762)

1. Greemax

Greemax Power Member

Eu queria que me esclarecessem aqui umas duvidas.

-Qual a melhor linguagem para programar jogos?
    -Qual a melhor linguagem para programar bases de dados?
    -A melhor linguagem para programar WebSites é a PhP?

2. Ronnie_03

Ronnie_03 Power Member

Boas,

Isso não é assim tão linear.
    Para jogos será talvez c++ (usando direct x), porque é uma linguagem que te permite ter elevado desempenho.
    Se for para coisas mais simples tens sempre o C# (usando XNA).

Para web sempre ouvi falar muito bem do Php, mas também acho que o asp.net também é muito bom.

Cumps

3. Mavors

Mavors Power Member

Bem, programar jogos tens uma panóplia de linguagens. O problema está mais na complexidade e tudo dependerá da plataforma, claro. Se for para telemóveis tens Java, para SO Win tens C++ por exemplo.

Quanto a linguagens para programar base de dados... aqui não estou a perceber bem a tua pergunta. O que queres fazer exactamente? Tens drivers que podem ser utilizados por praticamente qualquer linguagem server side, tens SGBD (sistemas de gestão de base de dados) para controlo e administração das BD's... e tens comandos SQL para fazeres queries e afins. Mas precisas de te explicar um pouco melhor para percebermos qual é a tua duvida.

Em relação à melhor linguagem para websites, bem, tens várias. A base será html decerto na vertente cliente, conjuntamente com CSS e JavaScript, mas podes ter PHP, ASP, Java ou eventualmente outras para linguagem server-side. A escolha da linguagem dependerá do que queres executar, do propósito do teu site, ou da infraestrutura onde vais implementar. Mas a mais fácil será certamente a conjugação HTML + CSS + JavaScript + PHP.

4. K0mA

K0mA Power Member

5. Greemax

Greemax Power Member

Obrigado

Obrigado

Boa comparação.:-D

Eu já programo alguns jogos 2D mas e numa linguagem predefenida pelo programa visto que tem comandos predefenidos eu escolho-os e o programa lá se safa, depois exporto para .exe e já está, estes jogos são para DirectX, no entanto vou me dedicar ao C e C++ porque já vi que são duas linguagens que dão para muitas coisas(Se estiver errado avisem-me), e também vou me dedicar ao java pois também é uma utilização para os jogos, visto que o meu objectivo profissional é a programação de jogos.

6. K0mA

K0mA Power Member

Penso que as pessoas regra geral dão 2 tipos de recomendação:

1. Começa por C/C++ porque é base das outras linguagens
    2. Podes começar por uma linguagem qualquer, por exemplo perl, python, php, Java, plataforma .NET etc
    Em 1 é de facto verdade que C é a mãe das outras linguagens, mas também é verdade que vais andar a programar para a linha de comando sem veres os teus conhecimentos materializados em algo mais palpável.

Em 2 a aprendizagem é mais rápida e permite-te começar a desenvolver quase imediatamente, no entanto, para programação mais avançada há alguns conceitos que são nativos, digamos assim, do C/C++, pelo que a «digestão» das coisas é mais «dolorosa».

Quanto a jogos podes ir por aqui.

----------------------------------
    K0mA não é Analista nem Programador.
    Nunca participou em nenhum projecto relacionado com C/C++, C#, Pascal/Delphi, Java, Prolog, Matlab,, Windows Forms, ASP.NET.
    Nunca lhe foi atribuido o titulo Most Valuable Student pela Microsoft, assim como o titulo de Most Valuable Professional.
    Não participou no II Simpósio do Instituto de Neurociências de Acapulco.
    Não tem conhecimentos na área de base de dados: SQL Server, XML, SQL.

Deconhece a área de Algoritmos e Estruturas de Dados, Inteligência Artificial.
    Nunca ouviu falar em Sistemas Informação Distribuídos.

continua...

7. IComeFromBehind

IComeFromBehind Power Member

Podes começar por uma linguagem de mais alto nível [Python, Java ...] para fazer os teus primeiros jogos. Só jogos muito complexos é que precisam de controlo que o C++ fornece.
    A principal linguagem para base de dados é o SQL.
    Para a web é fundamental conheceres o markup HTML e uma linguagem pra implementar a lógica do lado do servidor. Para iniciados eu recomendaria o PHP.

De tanto se repetir essa mentira pode parecer um facto.

8. blueomega

blueomega Power Member

nem o 1, nem o 2 são verdadeiros

c++ não é base das linguagens, nem sequer é uma base para o ramo a que pertence(stroustrup queria c com classes), agora o c sim foi grande inspiração (desempenho de baixo nível com programação de "alto" nível). tanto uma como outra são bem assentes em linguagens anteriores

quanto a aproveitar conceitos, salta de c++ pra funcionais e arranca logo a programar. é certo que c++ usa muitos paradigmas e sabendo os conceitos muitas transições são simples, mas nem todas as linguagens usam os mesmos paradigmas ou usam todos os paradigmas, porque c++ suporta mesmo muitos paradigmas

Quanto a linha de comando, continua a ser algo eficiente, em nenhuma linguagem saltas para os interfaces gráficos (nem precisas) para aprender, interfaces são mais acessórios e desperdicio de tempo para componentes da aprendizagem

9. sounabo

sounabo Power Member

Para começar a aprender, mediante os diversos paradigmas que existem (e que eu conheço), sugiro a seguinte ordem:

linguagens:
    1 - imperativas (fortemente tipificada): pascal
    2 - imperativas (fracamente tipificada): C
    3 - web definitions / markup languages: HTML
    4 - object-oriented: C++
    5 - object-oriented: Java
    6 - web definitions / markup languages: XML
    7 - object-oriented: C#
    [caso queiras conhecer outros paradigmas menos usados no dia-a-dia e nas empresas...]
    8 - lógica: Prolog
    9 - funcional: Caml Light
    10 - multi-paradigma (muito usada em IA): LISP

(não foi bem a ordem pela qual eu aprendi, mas anda lá perto - na LEIC/IST 1996/97... - antes de uma grande restruturação do curso acho que em 2001)

10. K0mA

K0mA Power Member

Em primeiro lugar eu já imaginava que a minha resposta anterior iria gerar controversia até porque é uma simplificação da realidade, mas o objectivo era mesmo esse, era desplotar o que cada um pensa acerca da pergunta "por onde começar a aprender a programar ?", e que veio mesmo a culminar com a resposta do sounabo que sugere mesmo uma ordem.

Venham mais!

11. Greemax

Greemax Power Member

Obrigado

Ja comecei pela C, também irei tentar mais tarde a c++ pascal phyton XML e Java, eu ja sei umas coisinhas de HTML aprendi a olhar pa ele :-D.
    O meu objectivo e ser programador de jogos proficional, no entanto também quero saqber trabalhar com bases de dados e web desing, eu ja tenho sites mas todos com templates predefenidos que me são dados pelo Host, eu nem sequer sei publicar um site feito em FrontPage :-D.

Obrigado por todas as opiniões aqui dadas.
    vemo-nos por ai.
    Comprimentos para o Pessoal.

12. sounabo

sounabo Power Member

ops... o sounabo é nabo mesmo, por isso podem apagar esse post, que os nabos não têm direito a gerar alimentar controvérsia...

A verdade é que é difícil definir uma ordem mais adequada... Por isso mesmo é que os programas dos cursos têm mudado ao longo do tempo para se tentarem adaptar a novas realidades (se bem que, na minha opinião, nem sempre com sucesso - como exemplo dou o caso do abandono geral do pascal como linguagem introdutória à programação imperativa).

13. K0mA

K0mA Power Member

sounabo eu não discordo do teu post, por mim não é preciso apagar.

14. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Se for possível deixo aqui uma dúvida minha que gostaria de ler umas possíveis respostas:

Tenho conhecimentos básicos em C, no entanto poderá haver a necessidade de criar programas cuja interface em linha de comandos não seja a melhor opção para quem o vá utilizar, então gostaria de saber qual o caminho que tenho de percorrer para poder ter um programa funcional mas com interface gráfico?

Dava preferência a algo com dentro do género do C e multi-plataformas, não gosto de criar um programa que funcione apenas numa plataforma.

O que acham?

15. blackburn69

blackburn69 Power Member

Se queres fazer um programa em C com uma GUI porreira e tudo isso cross-platform, então tens o GTK+ para fazeres a GUI. Com C++ tens o Qt também.
    Se C não for requisito, então usa Java que é fácil e cross-platform.

16. Yokozuna

Yokozuna Power Member

Java fácil? E não estou aqui a colocar mais lenha na fogueira, é mesmo uma dúvida que tenho porque não achei o Java nada fácil. Ou se calhar não adoptei a melhor aproximação.

17. Greemax

Greemax Power Member

Mas onde e que programo

E já agora onde é que eu programo em C?

18. sounabo

sounabo Power Member

Em Windows: notepad.exe :D

19. Greemax

Greemax Power Member

ah pois

ok obrigado (so noob I am):-D
    :D