Multi Qual é a vossa geração favorita de videojogos?

Qual é a vossa geração favorita de videojogos?

  • 3ª geração (NES, Master System)

  • 4ª geração (Mega Drive, Super Nintendo, Neo Geo)

  • 5ª geração (Saturn, PlayStation, Nintendo 64)

  • 6ª geração (Dreamcast, PlayStation 2, Nintendo GameCube, Xbox)

  • 7ª geração (Xbox 360, Nintendo Wii, PlayStation 3)

  • Outra


Results are only viewable after voting.

jabun

Power Member
O titulo do tópico diz tudo!

Qual a geração dos videojogos que mais vos marcou? Qual a que tem os vossos títulos favoritos e a que mais horas vos deixou agarrados ao comando?

Eu estava dividido entre duas: a 4ª geração (SNES e Mega Drive) e a 5ª geração (N64, PS1 e Saturn), mas o meu voto vai para a 4ª, pois as 16 bits da Sega e da Nintendo são as minhas duas plataformas favoritas de sempre e muitos dos meus jogos favoritos da minha infância estão nestes dois monstros sagrados dos videojogos. A minha escola primária era uma autentica feira de trocas de cartuchos, e recordo com saudades os tempos em que a compra de um jogo novo era um momento raro e único, sendo que tínhamos sempre em conta os jogos que os nossos amigos já tinham, para escolhermos um que ninguém tivesse, de forma a termos uma experiência nova. Quando um dos meus amigos comprava um jogo novo era uma festa para os restantes também pois tinha ali um novo cartucho para pedir emprestado. Bons tempos...

Na 5ª geração já era mais crescido e já sabia escolher melhor o que jogar. Foi também uma geração fantástica para mim, e joguei alguns dos meus jogos favoritos de sempre, como Ocarina of Time, Majora's Mask, Final Fantasy VII, Metal Gear Solid, Mario 64 ou NiGHTS. Mas comparativamente com a 4ª geração, o factor emotivo ganha força, até porque "a primeira vez nunca se esquece".

Nota: Na poll estão apenas as consolas mais importantes de cada uma das gerações.
 
Última edição pelo moderador:
Estou meio dividida pela 3ª e 4ª porque a minha primeira consola tinha eu uns 5 anos foi a NES xD
Depois foi maioritariamente Super Nintendo e Nintendo 64 mas nem coloco em questão essa geração.
Vou votar na 3ª só pela nostalgia :D
 
Estou entre a 5ª e a 6ª. A 5ª tem alguns dos meus jogos favoritos mas acabei por votar na 6ª. Dreamcast e Playstation 2 foram as consolas que me deram as melhores experiências enquanto jovem.
 
Pra mim sem duvida a 4a geração principalmente pela mega drive onde se emprestava jogos uns aos outros, falavamos na rua dos jogos e como se passa esta e aquela fase, juntar amigos em casa ou ir para casa deles e passar tardes a jogar. Os jogos que mais me marcaram foram os zombies ate my neighbour, mortal kombat 3 e umk3, sempre a tentar descobrir golpes e fatalities novas e tambem o ligh crusader que em puto nao passava a 1a fase, no dia que descobri como passar fiquei agarrado, pois foi ficando mais dificil, grande jogo que tem puzzles dificeis, aventura, terror, monstros, magia, enfim grande jogo nem sei como nao se fala nele. Ainda hoje tenho pc gaming e vejo-me mais a jogar mega drive/ps1/dreamcast que jogos AAA.
 
Última edição:
A minha primeira consola foi a Mega Drive. Mas na Playstation 1 foi onde joguei mais e onde experimentei franquias que ainda são populares. Soul Blade, tekken, gran turismo, ridge racer, tomb raider, resident evil,wipeout, silent hill, crash bandicoot,spyro...

A mega tem jogos 2d, com sprites, muito bons. Ironicamente, até me vejo a jogar mais depressa mega do que psx, porque o 3d da psx envelheceu muito. Mas o meu voto vai para a ps, joguei mais, já sabia ler nessa altura e foi onde aprendi muitas palavras em inglês. Na escola era sempre 18 a inglês, por causa da ps. Hoje dá me muito jeito saber algum inglês. Obrigado psx.
 
Última edição:
Boa pergunta e de resposta nada fácil.

A minha primeira consola de mesa foi um Super Nintendo. Super Mario All-Stars, Street Fighter 2, Super Mario Kart, International Superstar Soccer, Final Fight 3... para quem apenas tinha jogado até então num Game Boy, começar a jogar num ecrã muito maior, em 16-BITS e a cores foi épico!

Depois seguiu-se a Sega Saturn, que apesar de ter sido um fracasso comercial, nunca, em momento algum, senti ter feito a escolha errada. Usufruí de alguns dos melhores jogos da época tais como Sega Rally, Daytona USA, Panzer Dragoon, Virtua Fighter 2, Fighting Vipers, Virtua Cop, Worlwide Soccer 97, Guardion Heroes, Last Bronx, Virtual On, Athelete Kings, Winter Heat, Night Warriors, Sonic R, Sega Touring Car... jogos que não existiram na PlayStation 1.

A terceira consola que decidi comprar foi a Dreamcast. E apesar de ser mais um falhanço comercial da Sega, foi novamente uma escolha da qual não me arrependo. Shenmue 1 e 2, Soul Calibur, Powerstone 2, Dead or Alive 2, Virtua Tennis 1 e 2, Crazy Taxi, Jet Set Radio, Metropolis Street Racer, Sonic Aventure 2... mais uma vez joguei experiências memoráveis na época.


Com o fim muito prematuro da Dreamcast no mercado, começou também a desenhar-se a minha retirado do mundo dos jogos.


Ainda comprei uma PlayStation 2 para ser a minha nova companheira nesta paixão pelos videojogos, mas a verdade é que também foi a partir desta altura que os videojogos deixaram de me "agarrar.". Falta-lhes "algo". Antigamente comprávamos 1 jogo e em poucos segundos/minutos já tinhamos percebido como jogar. Eram fáceis de aprender, difíceis de dominar. Hoje em dia os jogos são tão complexos que temos de jogar tutoriais enormes logo de início para compreendermos as mecânicas. Nunca mais comprei nenhuma consola nem sequer tive vontade de o fazer.


Hoje em dia ainda jogo de vez em quando... Super Nintendo, Sega Saturn e Dreamcast! Prefiro jogar jogos destas consolas, alguns que já terminei até mais do que uma vez, do que jogar jogos recentes.


Enfim, votei na 4ª geração.


PS: Curiosamente, a Nintendo Switch tem me despertado algum interesse. Quem sabe...
 
Última edição:
Ainda tenho estás máquina na casa dos meus pais, dei os meus primeiros passos em Basic no amtrad.



Atari ST
commodor amiga
amtrad
Sega Megadrive
Sega gear (acho que era assim o nome)
PS1
A Dreamcast


Pronto entre outras
 
Faltam aí microcomputadores na votação. O ZX Spectrum (3ª geração) e Commodore Amiga (4ª geração) tiveram muito mais sucesso no nosso país que consolas.
 
Embora iniciei-me aos 3 anos na NES com fantasticos jogos como zelda, super mario etc... O meu voto vai ter que ser para a 6a geracao.

A PS2 para mim continua a ser a melhor consola de sempre e a consola que me decidiu a orientar-me num carreira profisional na industria dos jogos.

FF 12, MGS 2 e 3, soul reaver 2, ico, shadow of the collossus, okami, god of war 2, devil may cry 3, kingdom hearts, persona 4, dragon quest 8, Socom, dark cloud 2, FF X2.... No wait.

E simple, descobri novos generos e estilos de jogos como nunca antes.

tinha uma quantidade enorme de RPGs de qualidade, tantos novos generos de jogos foram criados nessa geracao. Foi realmente a partir dessa geracao que os jogos 3D levaram um foco primordial ao nivel de gameplay e level design para alem do grande salto grafico que se viu. As geracoes seguintes so mesmo inovaram pelos graficos e raramento ou nunca lancaram jogos que realmente fossem um immenso salto a nivel de gameplay e level design como foi na era ps2.

Basicamento continuaram com as tecnicas anteriores e deram-lhe mais polish. A PS4 tambem segue o mesmo caminho. Cada vez que sai o trailer de um jogo novo fico logo a pensar " ah, e tipo um [ insere nome de jogo a successo ] like" porque todos os jogos hoje em dia se copiam uns aos outros de maneira mais ou menos direto, mas nada de realmente innovent como foi o caso da 5a para a 6a geracao a meu ver. Ate jogos que tentam reinventar-se acabam por faze-lo ao introduzindo mecanicas de outros jogos de successo.

O unico jogo nos dias de hoje que fico realmente sem saber o que e pensar dele para ja, e deixa-me essa impressao de coisa nova é o death stranding (tambem pouco se viu do gameplay ) mas sei la, tem uma aura bem differente de qualquer outro jogo, e nao tive este feeling desde os tempos do journey ( que foi uma sensacao de frescura na ps3 junto com o demon souls e o dark souls.
 
Última edição:
Sem sombra de dúvidas Spectrum.

Muitos dias, muitas noites "perdidas" de volta daquilo...

Quem apanhou essa fase sabe bem como foi um marco. Foi o computador (ou microcomputador, vá) mais simples que usei e o que me deu mais gozo e "agarrou" mais.

Não me vou alongar senão estava aqui toda a noite, mas uma das grandes diferenças da época para agora é que dava largas à imaginação. Facilmente uns meros pixels se tornavam numa história cujos limites era a nossa imaginação. Depressa uns pixel praticamente todos da mesma cor, se tornavam num tanque no meio de uma guerra, numa nave numa outra dimensão, num super-herói a combater os piores inimigos possíveis, etc. Actualmente já está tudo "ali", não é preciso imaginar nada. É quase como comparar um livro a um filme.
 
Sem sombra de dúvidas Spectrum.

Muitos dias, muitas noites "perdidas" de volta daquilo...

Quem apanhou essa fase sabe bem como foi um marco. Foi o computador (ou microcomputador, vá) mais simples que usei e o que me deu mais gozo e "agarrou" mais.

Não me vou alongar senão estava aqui toda a noite, mas uma das grandes diferenças da época para agora é que dava largas à imaginação. Facilmente uns meros pixels se tornavam numa história cujos limites era a nossa imaginação. Depressa uns pixel praticamente todos da mesma cor, se tornavam num tanque no meio de uma guerra, numa nave numa outra dimensão, num super-herói a combater os piores inimigos possíveis, etc. Actualmente já está tudo "ali", não é preciso imaginar nada. É quase como comparar um livro a um filme.

Tinha um livro com o código de vários programas e jogos. Um deles era apenas uma demo com as bandeiras do mundo a passarem, cheias de cores fixes. Estava sempre a escrever essa demo para ficar a olhar para as bandeiras. Era uma era bem mais simples:)
 
Tinha um livro com o código de vários programas e jogos. Um deles era apenas uma demo com as bandeiras do mundo a passarem, cheias de cores fixes. Estava sempre a escrever essa demo para ficar a olhar para as bandeiras. Era uma era bem mais simples:)

Verdade. Passava horas a passar código Basic copiado de livros e revistas. Muita vez o resultado era algo bastante simples como por exemplo um desenho mas dava prazer ver o resultado. Mais tarde ainda me aventurei a passar código Assembly mas nunca atinei muito com aquilo. Tinha mais potencial mas era muito mais monótono e sujeito a erros.

Há coisas que nunca se esquecem. Ainda me lembro perfeitamente da primeira vez que ouvi o Spectrum a "falar" no Chase H.Q. ou do grafismo/som dos Demos Lyra.
 
Back
Topo