Qual é o File system que utilizam nos discos externos?

Bonito, nao consigo escrever na partição HFS+. è preciso algoma coisa para funcar?

EDIT: Parece que nao pode ser uma partição journaled, não tenho aqui o mac para resolver isso. Vai ter de ir pra FAT32 :(

O que é e para que serve o journaled?
 
Última edição:
Houston we have a problem.

Formatei o disco de 500 GB em HFS+ e aparece-me num dos ficheiros que tenho para copiar:

The item "Nome do ficheiro" contains one or more items you do not have permission to read. Do you want to copy the items you are allowed to read?

Alguém sabe o que se passa?
 
O ficheiro está num disco num PC com o XP. Que permissões é que reparo...

Edit:

Ao su? que su? Não copia para o OS X...

Edit2: http://origin.arstechnica.com/journ...em-for-your-macs-internal-or-external-storage

O erro aparece no Windows quando tentas copiar para o disco externo? O Windows também tem permissões de ficheiros, simplesmente nem sempre são intuitivas (pelo menos para mim que sempre usei *NIX). Explora as opções desse ficheiro no XP para te certificares que tens permissões para o utilizar.

Se estiveres a fazer isto a partir do OS X, por rede, poderá ser o facto de o utilizador que o XP "vê" na ligação de rede não ter permissões para ler o ficheiro.

Se isto não resultar – o que é inteiramente possível dada a escassez de informação – atira aí mais qualquer coisa que possa esclarecer-nos.
 
O erro aparece no Windows quando tentas copiar para o disco externo? O Windows também tem permissões de ficheiros, simplesmente nem sempre são intuitivas (pelo menos para mim que sempre usei *NIX). Explora as opções desse ficheiro no XP para te certificares que tens permissões para o utilizar.

Se estiveres a fazer isto a partir do OS X, por rede, poderá ser o facto de o utilizador que o XP "vê" na ligação de rede não ter permissões para ler o ficheiro.

Se isto não resultar – o que é inteiramente possível dada a escassez de informação – atira aí mais qualquer coisa que possa esclarecer-nos.

O erro aparece no portátil com o OSX. Estou a aceder ao disco que tenho no PC com o XP no Mac.

Mas não estou a ver como posso alterar permissões no XP. Dos 400 GB que tenho de ficheiros não copiou uns 100GB o que me vai dar umas dores de cabeça a ver o que copiou e o que não copiou.

Não me agrada ter os ficheiros no XP e estar sempre a aceder via Mac. por outro lado se tenho tudo no mac e no disco externo formatado em HFS+ e tenho problemas tb não é solução.
 
O erro aparece no portátil com o OSX. Estou a aceder ao disco que tenho no PC com o XP no Mac.

Mas não estou a ver como posso alterar permissões no XP. Dos 400 GB que tenho de ficheiros não copiou uns 100GB o que me vai dar umas dores de cabeça a ver o que copiou e o que não copiou.

Não me agrada ter os ficheiros no XP e estar sempre a aceder via Mac. por outro lado se tenho tudo no mac e no disco externo formatado em HFS+ e tenho problemas tb não é solução.

Do que me lembro (não tenho XP aqui) dá para alterar as permissões em Windows clicando com a tecla direita em cima da pasta e escolhendo propriedades. Algures por aí tens as permissões da pasta que podes estender a todos os dependentes.
 
Tive problemas com duas pastas continuo sem perceber porquê.
O resto passou tudo bem.
Esperemos que o ZFS apareça em Outubro a ver se melhora alguma coisa.
 
O ZFS não vai melhorar nada no teu caso, já que o problema está no Windows e não no HFS.


Porquê no Windows? É que uma das pastas era precisamente do backup que tinha feito do disco do Mac directamente para aquele disco que está no Windows. Se for uma questão de permissões no Windows devo conseguir alterar agora não vi nada de errado.
 
Deixa lá ver... como é que copiaste isso para o disco?
Presumindo que copiaste os ficheiros do Mac para o Windows via rede então...
Foi do Windows para o disco ou foi do Mac ligado ao windows para o disco (copiando pela rede)?

A porcaria das permissoes no Mac são um bocado chatas e acho que não dá para reparar permissões sem ser no disco de arranque do X...
 
Deixa lá ver... como é que copiaste isso para o disco?
Presumindo que copiaste os ficheiros do Mac para o Windows via rede então...
Foi do Windows para o disco ou foi do Mac ligado ao windows para o disco (copiando pela rede)?

A porcaria das permissoes no Mac são um bocado chatas e acho que não dá para reparar permissões sem ser no disco de arranque do X...

Sim. Copiei os ficheiros do mac para o disco no windows. Isto foi feito no Mac acedendo ao Disco do Windows via rede.

Não percebo este confusão com as permissões que o OS X faz. Vi realmente numa pesquisa pelo google que há muitos problemas com as permissões. Eram maiores nas versões 10.2 e 10.3 se percebi bem.
 
Um pouco confuso. Eu perguntei como é que copiaste os ficheiros para o disco externo HFS+
O disco externo que formataste em HFS+ está ligado ao Mac ou ao Windows?

Pergunto isto porque a maneira correcta de copiar para o disco externo seria:
Windows <- rede -> Mac <- usb/fw -> disco HFS+

e não:

Windows <- usb/fw -> disco HFS+


As permissoes... Recebo mais de 2000 CDs/DVDs por ano e há alguns que trazem permissões em que não posso fazer alterações nas pastas/ficheiros depois de copiadas para o disco do Mac e se outro Mac aceder pela rede a essas mesmas pastas, não as pode abrir. A minha solução é criar pastas novas e copiar pasta a pasta senão teria que fazer sempre "repair permissions" sempre que copio ficheiros/pastas de outros o que é chato e demorado.
 
Um pouco confuso. Eu perguntei como é que copiaste os ficheiros para o disco externo HFS+
O disco externo que formataste em HFS+ está ligado ao Mac ou ao Windows?

Pergunto isto porque a maneira correcta de copiar para o disco externo seria:
Windows <- rede -> Mac <- usb/fw -> disco HFS+

e não:

Windows <- usb/fw -> disco HFS+


As permissoes... Recebo mais de 2000 CDs/DVDs por ano e há alguns que trazem permissões em que não posso fazer alterações nas pastas/ficheiros depois de copiadas para o disco do Mac e se outro Mac aceder pela rede a essas mesmas pastas, não as pode abrir. A minha solução é criar pastas novas e copiar pasta a pasta senão teria que fazer sempre "repair permissions" sempre que copio ficheiros/pastas de outros o que é chato e demorado.

Vamos ver se eu consigo explicar isto bem.

PC - XP e onde um dos discos é de 500GB formatado em NTFS. É deste disco que estou a copiar os ficheiros. Entre muitas coisas duas pastas têm backups que fiz do Mac. Foram feitos acedendo ao disco via rede e copiando para lá as pastas.

Mac - Formatado em HFS+. Liguei um disco externo de 500GB formatado em HFS+. É para este disco externo que estou a copiar os ficheiros do disco que tenho no Windows.


Realmente estou a copiar tudo directamente do disco do Windows logo para o disco externo. Não passei os ficheiros para o disco do portátil e dai para o disco externo ligado ao portátil. Se isso faz diferença posso tentar. Mas tenho pastas enormes e o disco do Mac está quase cheio o que me vai dar uma trabalheira que nunca mais acaba.

Qual confusão ?

Manda-me um ficheiro que não consigas copiar para o disco... de certeza que és tu que estás a ser nabo.

kidloco:
Se ao pegar numa pasta e arrastar para outro local se consegue fazer asneira então estou a fazer asneira. Curiosamente é como disse onde tenho problemas é em duas pastas que copiei do Mac para aquele disco. Tudo o resto não deu qualquer problema.

Já viram pq ando sempre com a conversa dos formatos dos ficheiros e dos discos. São estas coisas que chateiam. Para cada SO temos uma coisa diferente e depois a convivência entre todos para quem não sabe muito é complicado. Os formatos proprietários dos programas é a diferença entre conseguirmos usar um documento daqui a 10 anos ou não. Tudo o que tenho feito que é possível converter para PDF tenho-o feito. Não é perfeito mas parece-me o mais acertado.

A ter novamente o trabalho posso converter o disco externo para FAT 32 visto que não tenho nenhum ficheiro que ultrapasse o limite da FAT32. Às tantas é a melhor solução.
Está para breve ter um PC em Linux, um com o XP e mais o Mac. Cada um vai servir para sua coisa diferente mantendo o Mac para trabalhar.
 
Realmente estou a copiar tudo directamente do disco do Windows logo para o disco externo. Não passei os ficheiros para o disco do portátil e dai para o disco externo ligado ao portátil. Se isso faz diferença posso tentar. Mas tenho pastas enormes e o disco do Mac está quase cheio o que me vai dar uma trabalheira que nunca mais acaba.

o único problema que isso podia dar, é a permissões ficarem erradas, de resto devia funcionar.
 
Back
Topo