Qual editor vectorial?

Qual editor vectorial?


  • Total voters
    59
Freehand em primeiro. Illustrator para mais efeitos que o Freehand não tem. Vamos a ver é se o freehand não está condenado a ser descontinuado...
 
a mim cheira-me que eles provavelmente vao dar continuidade a algo que seja um genero de fusao entre os productos da adobe e o fh, e o illustrator vai-se manter sosinho, porque, nao se esqueçam que segundo a perspectiva da adobe o illustrator é so para ilustrar, daí haver apenas 1 pag.

eu usei o Draw por 5 anos, grande programa, com os seus bugs, como os outros. mas agora uso o Illustrator 98% das vezes por ser mais poderoso. claro que para compensar tenho de ter 2 plugins adicionais, multipage e o Xtream Path. senão nao trabalhava com ele como trabalho.
 
Eu utilizo o Corel Draw, é relativamente fácil e estou mais habituado :P

Utilizo muito para fazer esquemas para modding por exemplo (marcações de furos com precisão total, o ultimo mod que fiz com a ajuda dele os furos para parafusos ficaram perfeitos :P )
 
FreeHand (facil, multipaginas).
Illustrator só uso quando agarro em trabalhos já feitos em Illustrator (é um pouco estranho (para mim) e não tem paginas multiplas. Serve-me basicamente para arranjar EPS e PDFs com problemas).
Corel Draw é um desespero (é facil de usar e faz umas coisas. o problema é quando se quer imprimir (em offset) e não dá (certos trabalhos -> degrades em Pantone e aqueles efeitos malucos). Para usarem em casa com uma impressora serve. É apelidado de programa para putos nas Graficas. Se usarem muitas imagens, cria ficheiros enormes e que levam imenso tempo a abrir. Algo problematico quando se trabalha com imagens linkadas).

Eu posso dizer o seguinte: já passei por estes 3 programas e começei no Corel Draw. Assim que começei a usar FreeHand arrumei o Corel Draw no grande Arquivo Universal -> Lixo.
 
Para mim é Illustrator :P
ja useu freehand e corel,mass nao axei tao "potentes" e algun dos atalhos sao iguais aos do photoshop! embora de para personalizar claro!!

Eu cá fiquei-me plo illustrator =)


Ed_
 
eu posso dizer por experiencia propria que o illustrator e o melhor programa vectorial o freehand e bom mas nao faz mais que o illustrator :P

cumps
 
SuperTostaEmPo disse:
Tal como o Fuadass escolhi o illustrator :) ja tenho mais pratica nesse.. e n gosto do corel e freehand so o vi umas 2 ou 3 vezes :)

eu mexo bem nos dois pk aprendi os dois no curso tive a mesma nota em ambos lol mas illustrator aquela base ai e que se faz bonss vectores ;)
 
sejamos sinceros, todos fazem tudo entre eles fora detalhes, uns mais importantes que outros. o que conta muitas vezes é a facilidade de trabalho a sua "potencia" a visualisação e o rigor. Nunca usei o FH á seria por mais de uma semana, nao gosto muito para ser sincero.... de todos é o pior a mostrar cores o mais aproximado do real e em termos de rigor dos aligns etc, deixa muito a desejar, nunca confio se a linha esta no nó ou nao está... faço zoom e... esquece :)
 
Just my .02 cents

Illustrator desde á muito, quando tinha de ser... Illu vectorial não era o meu job primário.

Freehand tentei... e tentei again... e de novo... e continuava sem perceber que raios de lógica aquilo tinha

Corel. Sempre disse cobras e lagartos do bixo. E calhando tinha razão... Pera, tinha mesmo... Até que parei no job que tou agora. E me mostraram o quanto eu tava errado. Muito errado. Atm uso pra tudo o que faço :cool: Acabo sempre por dar os toques finais no Illustrator, os efeitos e tal, mas a parte inicial de conceptualização, ui, fico mesmo no Corel, pq é tãooooo mais simples e simpático... :) A unica coisa que lhe faltava mesmo é o Pan do Illustrator... Tlvz um dia saia a V13 e traga isso :rolleyes:
 
O freehand é bem mais lógico/fácil que o illustrator. Mas sim, confesso que esteja condenado à extinção, por isso, há que começar a olhar pro Illustrator (usei no inicio) com bons olhos :)
 
hey shadex, podes ter o pah no draw pah :) tens é de configurar para em vez de ser no H, que seja no space :) se bem que nao faz o "on release" mudar para a que tinhas, tens de carregar de novo :)
O illustrator é sem duvida o mais complexo de todos e peca por vezes a nivel de edição de curvas onde o Draw se sobressai claramente. Nunca percebi porque o Illustrator por exemplo, nao passa uma curva para uma recta sem afectar as beziers que estao destinadas a outras curvas (ctrl+c) temos sempre de albrabar em por as beziers nos nós. uma coisa tão tao basica.... para nao falar numa "nova feature" do CS2 que é a opção do outline para dentro, meio e para fora, coisa que ja ha ha seculos noutros progs. Sem duvida o Illustrator é o mais poderoso e o Draw um fantástico programa que tem tomado o caminho certo e na minha opinião é o melhor editor de Beziers dos 3
 
Ainda a semana passada recebi 3 CDs com um (1) trabalho em Corel Draw.
2 magnificos ficheiros de 700MB que levam preciosos minutos a abrir. Nem sei como quem os fez, aguentou aquela porra a demorar minutos a gravar um ficheiro (eu teria entrado em parafuso como cheguei a entrar antes de saber o que era o freehand), coisa que no freehand era coisa de alguns segundos... Illustrator estava de fora por falta de multiplas paginas no mesmo documento (cartões em illustrator é... >( )
Há ainda a acrescentar o não-suporte de imagens DuoTone no Corel Draw (pelo menos eu não consigo meter isso a funcionar por mais voltas que dê) e degradês em pantone é para esqueçer.
 
estranho encarnado, no que diz respeito a duotones e degrades em pantones eu sempre consegui fazer no draw. Quanto ao ficheiro isso é culpa de quem o fez. ha uns anos atraz cheguei a fazer um mapa gigante e mesmo abusado com lentes e tudo e o ficheiro ficou gigante sim sr, mas ficou-se pelos 200mb. o mesmo acontece nos outros programas, por vezes as pessoas so complicam em vez de simplificar. No que diz respeito ao ilustrator concordo contigo, nao ter mais paginas é rudiculo mas, nada que naos e resolva com o plug in Multigape. uma coisa que me irrita á brava no illustrator é mesmo a falta das opções mais basicas, sem repetindo outras acima já referidas, as opções de degrades são insuficientes.
Já agora no outro dia tava atrabalhar no FH e nao encontrei uma opção que passe para um objecto normal uma linha com determinada expessura, ou seja se tivesse uma linha ou curva de 5pt com cantos redondos queria expandi-la para neste caso ficar um rectangulo de 5pt etc.
 
Eu também como o except nunca me dei ao trabalho de pegar em outros programas vectoriais sem ser o corel draw, mas um dia hei de pegar e depois logo digo. Mas por enquanto tenho achado o draw simples de manusear e é um programa em que estas sempre a apender coisas novas.
 
Lol... Ainda bem que alguem desenterrou o thread pq nem tinha visto qeu ainda nem tinha feito reply...

Si, eu tambem nunca tive com degradês de Pantones, fossem Duotone ou multi. Calhando pq os meus impressores sabem usar o Corel e pq para os que não sabem o export para Illu fincuina que é uma limpeza (mesmo sendo Illu8...) Se alguem realmente tem probs nessa area o melhor é ter uma conversa com o impressor, pq IIRC o CD não tem culpas no cartório.

E voltando ao tópico, continuo na minha. CD para illustração/desenho é f**a. Mas tentem fazer alguma coisa com um grau minimo de precisão no Illu/Freehand e venham dizer como foi bom. Desde snaps que não funcionam a medidas que não existem. O ultimo Freehand que recebi (que IMHO nem devia ser Fh originalmente) tinha um stroke convertido em object que em vez de ser um object eram 30... O impressor chamava-me qqr coisa má quando mandasse uma pilha de tecido para o lixo... Uns 40 welds depois e tinha um objecto, 1 trim depois e tinha algo que podia mandar imprimir.

IMSHO o problema dos programas de desenho vectorial é que "escondem" a m***a que está por trás. E o CD nem é excepção. Se o povo não é batido no programa dá por si a olha pra uma curve com 2 cusps onde devia ter uma recta. Mas a verdade é que o ppl que usa o CD costuma olhar mais para nós que os outros e aprendem topar á légua esse tipo de engates.

@Freeza:

Si, o CD em termos de incorporação de bitmaps é um nojo autêntico e o X3 não está muito melhor. Eu se tiver de usar os ditos prefiro usar uma versão lowres, exportar para Illu e linkar o original. Funciona bem e poupa no filezise.

E se queres uma coisa parecida com o handling de nós do CD no Illu tens o Xtream Path. Não é tão intuitivo como o CD nativo, mas tem cenas que eu matava para ter no CD (fillets/parallels/etc).
 
Back
Topo