Qual equipamento optariam?

Napster_PT

Power Member
Boa tarde

Sempre tive pc´s da Microsoft mas estou a ponderar trocar o meu que já tem alguns anos não sabendo ao certo (já não me recordo quando o comprei) se tem quase 10 anos, se 10 anos ou até mais.
Como em termos de smartphone tive e tenho iPhone a minha nova requisição seria da Apple porque além de gostar do ecossistema gosto também do equipamentos em si. (não diminuir o das outras marcas que usam Microsoft e que também tem equipamento (em termos estéticos) bonitos)

O que pretendia era um pc para usar no dia a dia, ou seja, usar o Word, Power Point, Excel (sei que na Apple há app´s que usam outro nome mas que fazem uma função semelhante como também sei que é possível instalar o Office 365 ou Microsoft Office mas a minha ideia era usar tudo da Apple), fazer pesquisas na internet (p.e. e-mail e fórum), YouTube, etc.

Andei a ver no site da Apple e apesar de ser tudo quase igual qual é que optariam:
MacBook Air (não incluí-o o MacBook Pro porque acho que é para pessoal "mais avançado", pessoal que pretende usar para outros fins)
iPad (com capa, teclado e caneta)
iPad Air (com capa, teclado e caneta)
iPad Pro (com capa, teclado e caneta)

Digam por favor os prós e contras dos equipamentos mencionados.

Obrigado

Cumps
 
Boa tarde

Sempre tive pc´s da Microsoft mas estou a ponderar trocar o meu que já tem alguns anos não sabendo ao certo (já não me recordo quando o comprei) se tem quase 10 anos, se 10 anos ou até mais.
Como em termos de smartphone tive e tenho iPhone a minha nova requisição seria da Apple porque além de gostar do ecossistema gosto também do equipamentos em si. (não diminuir o das outras marcas que usam Microsoft e que também tem equipamento (em termos estéticos) bonitos)

O que pretendia era um pc para usar no dia a dia, ou seja, usar o Word, Power Point, Excel (sei que na Apple há app´s que usam outro nome mas que fazem uma função semelhante como também sei que é possível instalar o Office 365 ou Microsoft Office mas a minha ideia era usar tudo da Apple), fazer pesquisas na internet (p.e. e-mail e fórum), YouTube, etc.

Andei a ver no site da Apple e apesar de ser tudo quase igual qual é que optariam:
MacBook Air (não incluí-o o MacBook Pro porque acho que é para pessoal "mais avançado", pessoal que pretende usar para outros fins)
iPad (com capa, teclado e caneta)
iPad Air (com capa, teclado e caneta)
iPad Pro (com capa, teclado e caneta)

Digam por favor os prós e contras dos equipamentos mencionados.

Obrigado

Cumps
Pro uso que vais dar, na minha opinião vejo duas soluções:

1: Se realmente pretendes usar o office em “grande” escala, o Macbook Air é a escolha mais viável, tanto para longevidade como para outras coisas que o iPadOs n faz, devido aos seus “limites” em software, etc…

2: Se realmente o office n será nda de especial para além de pequenas coisas, um Ipad da 9th sem extras como o teclado e pencil, chegará perfeitamente pro uso que irás dar e assim poupas em acessórios que pouco ou nda usaras e são caros.

Cumps, Wolf
 
Pro uso que vais dar, na minha opinião vejo duas soluções:

1: Se realmente pretendes usar o office em “grande” escala, o Macbook Air é a escolha mais viável, tanto para longevidade como para outras coisas que o iPadOs n faz, devido aos seus “limites” em software, etc…

2: Se realmente o office n será nda de especial para além de pequenas coisas, um Ipad da 9th sem extras como o teclado e pencil, chegará perfeitamente pro uso que irás dar e assim poupas em acessórios que pouco ou nda usaras e são caros.

Cumps, Wolf
Obrigado pelo teu comentário e ajuda.

Pretendo usar ou o Microsoft Office/Office 365 ou até as App´s que vem com os equipamentos da Apple (Keynote, Numbers e Page) que sei que são semelhantes ao Microsoft Office/Office 365.
A minha ideia era passar todos os documentos que tenho no pc e na pen para um dos equipamentos da Apple e usar que vem instalado no MacOS.

Não sabia que nos iPad´s o iPadOS estava limitado no software, talvez app´s, etc.

Sendo assim a escolhia recaía no MacOS para MacBook já que é possível (pelo que sei) instalar programas da Microsoft como outros.

Dentro do MacBook Air, qual recomendarias para aquilo que pretendo fazer e já citei anteriormente.

Obrigado

Cumps
 
Última edição:
Obrigado pelo teu comentário e ajuda.

Pretendo usar ou o Microsoft Office/Office 365 ou até as App´s que vem com os equipamentos da Apple (Keynote, Numbers e Page) que sei que são semelhantes ao Microsoft Office/Office 365.
A minha ideia era passar todos os documentos que tenho no pc para um dos equipamentos da Apple e usar o que tenho nas pen´s.

Não sabia que nos iPad´s o iPadOS estava limitado no software, talvez app´s, etc.

Sendo assim a escolhia recaía no MacOS para MacBook já que é possível (pelo que sei) instalar programas da Microsoft como outros.

Dentro do MacBook Air, qual recomendarias para aquilo que pretendo fazer e já citei anteriormente.

Obrigado

Cumps
No sentido do hardware, isto os que têm um M1/2, o mesmo n é usado na sua totalidade, pois mesmo as apps mais pesadas n tiram full partido de tal e em termos de software poderiam ter mais liberdade para mais, mas infelizmente a Apple de momento ainda n quer tal coisa, onde um iPad se torne um misto de iPadOS e MacOS, num só.

Um Macbook Air de entrada com um M1 chega mto bem pra ti! Podes até ver um nos usados, onde o mesmo ronda em algo como 800 e tal euros e poupas face a um novo (1229€). E os que vi, estão praticamente "novos"!!!

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Semana passada o MacBook Air m1 16/256gb estava a 999€ na worten , porém já aumentou para 1250€ …… acho que é uma questão de esperar e estar sempre atento quando irá baixar de preço.
De momento o mais barato é a versão 8/256gb por 999€
 
@Wolfblue, surgiu-me esta dúvida...

A minha ideia era passar todos os documentos que tenho no pc e na pen para um dos equipamentos da Apple e usar que vem instalado no MacOS.

Será que todos os documentos que tenho no pc, ou seja, documentos em formato pdf, word, excel e até o bloco de notas, vão ser reconhecidos automaticamente no MacBook?
Ou terei que usar algum programa para conversão do Windows para MacOS?

Obrigado

Cumps
 
@Wolfblue, surgiu-me esta dúvida...



Será que todos os documentos que tenho no pc, ou seja, documentos em formato pdf, word, excel e até o bloco de notas, vão ser reconhecidos automaticamente no MacBook?
Ou terei que usar algum programa para conversão do Windows para MacOS?

Obrigado

Cumps
Do que sei, isto sem usar MacOS, para ficheiros txt ele usa o Apple text edit, para pdf o safari tem um built-in reader, por isso n precisas de instalar uma app para tal e para os ficheiros words, etc, ele abre com certas apps, que já bem por default, mas mesmo assim irás precisar do Office, se n estou em erro.

Cumps, Wolf
 
Resumindo e concluindo: Só um macbook substitui um pc. Não te metas em aventuras a tentar substituir um computador por um iPad, porque vais ter problemas, a não ser que seja só para consumo multimedia.

Dito isto: vais poder instalar todo o software que referiste no macbook. só mesmo alguns programas mais específicos ainda não há versão própria para os novos processadores M1 e M2.

Se queres também um iPad, para o que descreves, o 9.ª geração serve perfeitamente. Faz o que os de 1000€ fazem.
 
Resumindo e concluindo: Só um macbook substitui um pc. Não te metas em aventuras a tentar substituir um computador por um iPad, porque vais ter problemas, a não ser que seja só para consumo multimedia.

Dito isto: vais poder instalar todo o software que referiste no macbook. só mesmo alguns programas mais específicos ainda não há versão própria para os novos processadores M1 e M2.

Se queres também um iPad, para o que descreves, o 9.ª geração serve perfeitamente. Faz o que os de 1000€ fazem.
Agradeço o teu comentário.

Quando pus a hipótese de MacBook ou iPad´s era para saber qual era para mim a melhor escolha.
Já sei que o melhor é MacBook.

Comprar iPad depois de ter MacBook não está nos meus planos já que dizem que o iPadOS é limitado em relação ao MacOS e para isso prefiro o MacBook e o iPhone 13 que tenho.
Para mim e pelo que li aqui no fórum, ter um iPad e iPhone e como ter um iPad mas maior (comparação com o iPhone) que não faz sentido ter iPad.

Quanto ao software e como gosto de explorar o que as máquinas trazem, a minha ideia era usar tudo que vem no MacBook, ou seja, o Browser Safari (que uso no iPhone) ao invés do Google Chrome que uso no pc, o Page, Numbers e Keynote da Apple ao invés do Microsoft Office/Office 365 que uso no pc da Windows.

Já tive a ler aqui no fórum que usando os programas da Apple (referido em cima) que se não for para passar documentos para um pc do Windows que ele guarda em formato próprio do programa mas também posso guardar no formato que depois dê para ler e escrever no pc com Windows.

Cumps
 
Fiz referência ao iPad porque referiste que pretendias comprar o apple pencil, que só se justificaria com a compra de um iPad para desenhar ou anotações.

Quanto à utilização do software da apple, também uso o safari, mas quanto a produtividade nada bate o office. Não consegui habituar-me às ferramentas da apple, que são mais limitadas e tem sempre problemas de compatibilidade. Tal como não uso o e-mail nativo do MacOS, mas sim o gmail ou o outlook.

Acho que ganhamos tirando partido do melhor que cada uma das empresas nos dá, seja no que diz respeito a hardware, seja software.

Acho que o combo macbook + microsoft office é o melhor. Há outras soluções, mas não me parecem as mais viáveis.
 
Fiz referência ao iPad porque referiste que pretendias comprar o apple pencil, que só se justificaria com a compra de um iPad para desenhar ou anotações.

Quanto à utilização do software da apple, também uso o safari, mas quanto a produtividade nada bate o office. Não consegui habituar-me às ferramentas da apple, que são mais limitadas e tem sempre problemas de compatibilidade. Tal como não uso o e-mail nativo do MacOS, mas sim o gmail ou o outlook.

Acho que ganhamos tirando partido do melhor que cada uma das empresas nos dá, seja no que diz respeito a hardware, seja software.

Acho que o combo macbook + microsoft office é o melhor. Há outras soluções, mas não me parecem as mais viáveis.
Na referência ao iPad eu pus com todos os acessórios porque se a opção fosse essa seria com tudo.
Para mim não faria lógica não o ser.

No meu atual iPhone uso o Safaria como browser principal e o e-mail nativo do iOS para os e-mails.

No pc já uso o Chrome como browser principal, Gmail para e-mail e o Microsoft Office para Word, PowerPoint e Excel.

Como já referi e como gosto depois de explorar o que cada Sistema Operativo traz, a minha ideia era no MacBook Air usar o Safari ou Chrome (sei que é um dos ou melhor do momento) como browser principal, Gmail ou o e-mail nativo do MacOS (aqui tinha que ver como é através do MacOS porque não o conheço por outras vias) e usar o Pages, Numbers e Keynote. Se houver alguma incompatibilidade (passagem de documentos do MacOS para Windows) ponderava a compra do Microsoft Office ou Office 365.
Sei que existe gratuito o LibreOffice mas não sei como é depois em termos de formato (caso queira passar para outro pc como p.e. Windows) e ser PT-BR ao invés do PT-PT para mim acho um bocado estranho.
Se é para usar programas que seja tudo da língua original.
 
Nunca tentei a sério utilizar o pages e muito menos o numbers. Para mim, que uso muito o word e preciso de guardar documentos na nuvem, o microsoft 365 é um no brainer, como se costuma dizer. 1 TB de armazenamento que traz o office associado, por 69€/ano. Não me parece que haja melhor solução no mercado. Já nem refiro a tristeza que é o iCloud em termos de utilização como nuvem comparativamente ao OneDrive ou Dropbox.

Se já usas as ferramentas office no windows, não vejo qualquer razão funcional para não continuares a utilizar. Isto do ponto de vista funcional e dando o meu testemunho.

Se fazes questão de utilizares as ferramentas do MacOS ficas bem servido, mas vais deparar-te com uma curva de aprendizagem e adaptação acentuada. Mas nada que não se resolva.

O que interessa é que encontres a tua forma de trabalhar e que te sintas bem com ela.
 
Vim cá dizer que, enquanto no Windows podes comprar uma chave do office super barata e ativar um Office 2013/2016/2019 (o que for mais barato, ou até usar técnicas à Inácio mas essa já não recomendo) para usar, no MacOS (no iPadOS não sei) estás limitado ao M365 que tens que ter subscrição para poder usar. Atualmente uso o M365 para o Office sobretudo porque dá-me jeito ter 1TB de OneDrive para armazenamento e backups extra na cloud (não quer dizer que esta seja a melhor opção para storage, mas apenas é-me mais conveniente).
Como já se falou, há sempre alternativas open source claro, o próprio ecossistema Apple tem ofertas nesse aspeto. Se são boas? Nunca usei.
Posto isto, EU não compraria um iPad só para light browsing e/ou fazer docs e tabelas no Office ou outro software. Para mim o tablet é, e e sobretudo o iPad será enquanto a Apple não libertar o potencial todo que ele tem, um complemento ao telemóvel, de maior dimensão, e bom on the go. Vou de viagem : preciso de levar um dispositivo para ver tv, um filme, uma série, fazer alguma pesquisa, editar alguma foto mais à pressa, levo o iPad. No dia a dia tenho o MacBook, nem penso noutra coisa.
Quanto ao MacBook, vai pelo M1 mais barato que encontrares. Por vezes, como já disseram, ele está em boas promos nas lojas do costume. Eu comprei o meu 8/512 ano passado por 999 na Worten. Eu uso muito para dev e ainda que não sinta os 8GB limitarem-me, quando tenho muitas tabs abertas + VS + outras apps ele começa a bloquear um pouco no chrome por exemplo. Se soubesse hoje teria comprado o de 16GB. Mas para o que me dizes, julgo que 8GB seja mais que suficiente.
 
Vim cá dizer que, enquanto no Windows podes comprar uma chave do office super barata e ativar um Office 2013/2016/2019 (o que for mais barato, ou até usar técnicas à Inácio mas essa já não recomendo) para usar, no MacOS (no iPadOS não sei) estás limitado ao M365 que tens que ter subscrição para poder usar.

isto não é verdade podes comprar por exemplo o office 2021, https://www.microsoft.com/pt-pt/mic...fq7ttc0h8n8?activetab=pivot:descriçãogeraltab

se é melhor opção ou não é outra coisa, mas podes sempre compras o mesmo office que compras para "windows".

o resto concordo com as opiniões anteriores, MacBook Air M1, usa o Safari e não tens problemas de ram. 16GB recomendado mas não essencial
 
Hum estranho... Na altura tentei e não encontrava o Office para o Mac dessa forma... Mas enfim, como o OneDrive me dá jeito acabo por ter tudo numa suite.
sempre deu mas não é fácil encontrar. na altura que saiu o high sierra houve muita gente a comprar o office (pq tinham o 2011 em 32 bit) e aí é que descobri como chegar lá
 
Back
Topo