Qual equipamento optariam?

Vim cá dizer que, enquanto no Windows podes comprar uma chave do office super barata e ativar um Office 2013/2016/2019 (o que for mais barato, ou até usar técnicas à Inácio mas essa já não recomendo) para usar, no MacOS (no iPadOS não sei) estás limitado ao M365 que tens que ter subscrição para poder usar. Atualmente uso o M365 para o Office sobretudo porque dá-me jeito ter 1TB de OneDrive para armazenamento e backups extra na cloud (não quer dizer que esta seja a melhor opção para storage, mas apenas é-me mais conveniente).
Como já se falou, há sempre alternativas open source claro, o próprio ecossistema Apple tem ofertas nesse aspeto. Se são boas? Nunca usei.
Posto isto, EU não compraria um iPad só para light browsing e/ou fazer docs e tabelas no Office ou outro software. Para mim o tablet é, e e sobretudo o iPad será enquanto a Apple não libertar o potencial todo que ele tem, um complemento ao telemóvel, de maior dimensão, e bom on the go. Vou de viagem : preciso de levar um dispositivo para ver tv, um filme, uma série, fazer alguma pesquisa, editar alguma foto mais à pressa, levo o iPad. No dia a dia tenho o MacBook, nem penso noutra coisa.
Quanto ao MacBook, vai pelo M1 mais barato que encontrares. Por vezes, como já disseram, ele está em boas promos nas lojas do costume. Eu comprei o meu 8/512 ano passado por 999 na Worten. Eu uso muito para dev e ainda que não sinta os 8GB limitarem-me, quando tenho muitas tabs abertas + VS + outras apps ele começa a bloquear um pouco no chrome por exemplo. Se soubesse hoje teria comprado o de 16GB. Mas para o que me dizes, julgo que 8GB seja mais que suficiente.
No início do meu post pus várias opções em cima da mesa para saber qual seria a melhor opção para mim.
Após vários comentários sugeriram-me e fiquei inclinado nesse sentido para o MacBook Air (acho que o Pro além de ser mais caro serve para outro tipo de utilizador que não é o meu caso).

Sempre que compro algo novo gosto de explorar o que cada equipamento traz.
Por exemplo: Se tivesse um Google Pixel que todos sabem que é da Google e é o primórdio do Android iria usar o seu sistema.
Aqui com o MacBook será igual. Sei que tens as App´s "Page" (no Microsfoft é o Word), "Numbers" (no Microsoft é o Excel) e o "Keynote" (no Microsoft é o PowerPoint) que são nativas do MacOS.
A minha "dificuldade" (pus entre aspas porque acho que quando se guarda dá para escolher se é para ficar para mim, ou seja, ficar no MacBook ou passar o ficheiro para outra pessoa que tenha Windows) é perceber como depois exportar para o formato que quero.

Apesar de gostar do Google Chrome como meu browser principal no meu atual pc Windows (também tenho o Microsoft Edge e Firefox) no MacBook queria usar o Safari como faço no iPhone. Uso o Safari para navegar e a App nativa do iOS para ver, responder e eliminar os e-mail´s.

Bom Ano 2023!

Cumps
 
A minha "dificuldade" (pus entre aspas porque acho que quando se guarda dá para escolher se é para ficar para mim, ou seja, ficar no MacBook ou passar o ficheiro para outra pessoa que tenha Windows) é perceber como depois exportar para o formato que quero.

Apesar de gostar do Google Chrome como meu browser principal no meu atual pc Windows (também tenho o Microsoft Edge e Firefox) no MacBook queria usar o Safari como faço no iPhone. Uso o Safari para navegar e a App nativa do iOS para ver, responder e eliminar os e-mail´s.

Bom Ano 2023!

Cumps
Podes usar qualquer aplicação e exportar em formato compatível com a suite da Microsoft, e vice versa.

Pessoalmente prefiro o Chrome no mac pelas extensões, e como tenho também YouTube Premium e conta Google fica tudo sincronizado entre dispositivos. No iPhone uso o Safari mesmo porque como não faço grandes pesquisas, não preciso de muito mais que o safari.
 
eu desaconselho fortemente o chrome no Mac. esta muito mal optimizado, aquilo come ram que é uma coisa parva e por vezes até o cpu vai a vida. o que implica altos consumos de bateria também. se é por addons é preferível o firefox. no entanto se poderem escolher deixem-se com o safari. funciona relativamente bem com quase tudo
 
eu desaconselho fortemente o chrome no Mac. esta muito mal optimizado, aquilo come ram que é uma coisa parva e por vezes até o cpu vai a vida. o que implica altos consumos de bateria também. se é por addons é preferível o firefox. no entanto se poderem escolher deixem-se com o safari. funciona relativamente bem com quase tudo
A minha questão agora é.

Será que consigo passar os favoritos que tenho no Chrome para o Safari? (nem que seja manualmente)

Será que consigo ter os mesmos addons ou chamado de extensões que tenho no Chrome passar para o Safari?

Obrigado

Cumprimentos
 
A minha questão agora é.

Será que consigo passar os favoritos que tenho no Chrome para o Safari? (nem que seja manualmente)

Será que consigo ter os mesmos addons ou chamado de extensões que tenho no Chrome passar para o Safari?

Obrigado

Cumprimentos

passar os favoritos é fácil - https://support.apple.com/pt-pt/guide/safari/ibrw1015/16.1/mac/13.0 diz-te passo a passo como fazer

as extensões é que pode não haver iguais as que pretendes. isso seria uma questão de procurares. também não devem ser tantas assim
 
passar os favoritos é fácil - https://support.apple.com/pt-pt/guide/safari/ibrw1015/16.1/mac/13.0 diz-te passo a passo como fazer

as extensões é que pode não haver iguais as que pretendes. isso seria uma questão de procurares. também não devem ser tantas assim
Obrigado pela ajuda e pelo link.
Realmente a Apple é muita boa neste e noutros aspetos.
Põem logo a informação toda de como fazer.

Quanto as extensões, pode haver extensões que não haja para o Safari e teria que arranjar algo semelhante.
Tantas assim… quer dizer. Ainda tenho algumas. Assim a pensar por alto são uns 8 a 10.

Obrigado

Cumprimentos
 
eu desaconselho fortemente o chrome no Mac. esta muito mal optimizado, aquilo come ram que é uma coisa parva e por vezes até o cpu vai a vida. o que implica altos consumos de bateria também. se é por addons é preferível o firefox. no entanto se poderem escolher deixem-se com o safari. funciona relativamente bem com quase tudo
Confesso que nunca vi se no firefox tinha as extensões que uso no chrome, vou avaliar. Obrigado pela dica. :)
 
É eu uso Chrome no mac e é pesado, mas o hábito é enorme. Migrar pro safaro ou Firefox vai dar luta. Embora eu já uso o Firefox developer edition mas apenas para uso com proxy.

Outra vantágem do chrome é o sync com o chrome do windows PC...

Mas por exemplo yourtube music uso no Safari que é mais rápido, no chrome aquilo é lento como tudo, ao contrário no chrome no windows...
 
É eu uso Chrome no mac e é pesado, mas o hábito é enorme. Migrar pro safaro ou Firefox vai dar luta. Embora eu já uso o Firefox developer edition mas apenas para uso com proxy.

Outra vantágem do chrome é o sync com o chrome do windows PC...

Mas por exemplo yourtube music uso no Safari que é mais rápido, no chrome aquilo é lento como tudo, ao contrário no chrome no windows...

eu uso o firefox no windows e no Mac, tenho tudo em sync da mesmas maneira que usas o chrome.
ainda nao vi nada que o chrome faca que o firefox não consiga, no entanto entendo perfeitamente o teu ponto de vista mudar de browser que estas habituado nao é facil. no entando como tu proprio dizes o chrome no Mac deixa muito a desejar.

no meu caso o ideal era usar safari sempre no Mac mas também me deixa desconfortável. não que não seja bom o browser mas é uma questão de habito
 
As extensões que uso no Firefox não funcionam muito bem. Por exemplo, uso Dashlane para gestão de passwords e no Firefox além de não teres na loja de extensões e teres que instalar manualmente, a funcionalidade de autofill não funciona.
Mas sim, o Chrome é bem pesado face a outras alternativas (Firefox, Brave, etc...) mas estou habituado, e as próprias extensões funcionam bem melhor no Chrome que acabo por não conseguir mudar.
 
Back
Topo