Qual escolher?

Zero_Cool_PT

What is folding?
Boas! eu sou um novato em linux, ja tive algumas versoes instaladas mas acabavam po dar o pifo visto que n percebia mt dakilo :D
entao decidi tentar outra vez com o meu novo pc. tnh uma partiçao de 60gigas reservada para uma partiçao de linux.

quero um versao que seja compativel com o meu sistema (ai ao lado no "My sys")
que consiga correr os jogos de windows (seja por emulaçao ou pk caiu do ceu :D) como warrock, quake3, etc
que nao me de problemas com MP3 e Divx (ate hj so ksgui por isto a funkar em Suse Linux)
quero akeles efeitos em 3D :D
que tenha um vasto pacote de software
que seja, estavel, fiavel e rapido
que consiga aceder a partiçoes NTFS (visto que é onde guardo a maior parte dos meus ficheiros)

Pensei no Ubuntu. mas no site tnh varias versoes (as k konheço sao a KDE e GNOME) qual destas escolher?versao desktop ou server?de windows percebo mt, de linux percebo mt pouco :D
espero que me possam ajudar e responder as minhas preces =) Cumps
 
Recomento Ubuntu mesmo.

1º É de certeza compativel com o teu sistema (como quase todos os sistemas Gnu/Unix)
2º Jogos windows ... hum isso é sempre uma incerteza, mas tens muitos jogos pra linux que funcionam em windows ou então jogos parecidos ;)
3º Não dá problemas em divx muito menos mp3. Ubuntu ao reproduzir qualquer video faz automaticamente o download do codec necessário e instala sem te aperceberes ;)
4º Instalas o beryl e tens todos os efeitos 3D que queiras sem puxar muito pela mákina

Tem mtos pacotes disponiveis e de fácil acesso e instalação; "Estavel, fiável e rápido" é também de certeza ;) (pode ser mais rápido se quiseres, basta teres uma boa configuração); Consegue ler e escrever em sistemas NTFS através de uma aplicação chamada NTFS-3g k instalas e nunca mais te chateias.


Espero ter sido util! Abraço :)


EDIT: Ubuntu tem como WM (window manager) Gnome, já o Kubuntu tem KDE; é uma questão de gostos ;) Acho que pra ti é a versão Desktop, mas tu é que sabes se vais fazer disso um servidor ou nao ... :P
 
Última edição:
:002:ubuntu o o famoso e basico caixa magica que ja tras emules e afins ate e fixe... lol mas i love microsoft windows xp....
 
Última edição pelo moderador:
se keres um conselho... vai para o opensuse 10.2!! ja tive o ubuntu e tive alguns problemas, na grafica ATI, na wireless e qd instalei o beryl para os efeitos 3d nc era estavel...

o opensuse ja tras o xgl de origem e é compativel com todo o hardware k possuo... nenhum problema! o minha duvida é o ambiente grafico, n sei kual dos 2 é melhor, kde ou gnome!!

abraço
 
Zero_Cool_PT, nao consigo ver o teu "my system" nao sei pq :o confirma ai se tens isso configurado para mostrar ao pessoal.
eu digo: ubuntu...
 
eu (newbie em linux) por estar mais habituado ao rpm e afins diria opensuse 10.2
agora para quem se está a iniciar não há dúvida q o ubuntu está na berra e aconselha-se, mas nem sempre o q as massas optam é o melhor :p
como o cunni diz, o opensuse está muito potente em relação a hardware, tenhas ATI ou não lol é uma distribuição mais sólida e para durar. e menos para ficar à espera da próxima "versão"
 
tudo e relativo,cada um tem uma preferençia,eu pessoalmen-te uso e gosto do mandriva,e tao friendly como o Ubuntu,mas e como te digo cada um tem uma preferençia diferente por isso tu e que tens que ver qual queres e melhor se adapta ao que tu queres.

Abraços
 
Última edição pelo moderador:
Se isto fosse IRC acho que começava a dar kicks ao ppl que não sabe chamar as coisas pelos nomes (1 vez perdoa-se, 2ª é chato, 3ª é abuso) :D
 
Desde que o novo Ubuntu começou a dar ***** com a minha ATI, que me mudei pro Fedora. Até agora tenho gostado da coisa... pelo menos a ATI já funciona e o Yum não me tem desiludido :p
 
Que ATI tens? É que as versões antigas do Ubuntu também me deram problemas com a minha 9600 XT. Mas esta semana devo tentar este tutorial. A ver se tenho sucesso.
 
Back
Topo