Qual escolher?

Zero_Cool_PT

What is folding?
Boas! eu sou um novato em linux, ja tive algumas versoes instaladas mas acabavam po dar o pifo visto que n percebia mt dakilo :D
entao decidi tentar outra vez com o meu novo pc. tnh uma partiçao de 60gigas reservada para uma partiçao de linux.

quero um versao que seja compativel com o meu sistema (ai ao lado no "My sys")
que consiga correr os jogos de windows (seja por emulaçao ou pk caiu do ceu :D) como warrock, quake3, etc
que nao me de problemas com MP3 e Divx (ate hj so ksgui por isto a funkar em Suse Linux)
quero akeles efeitos em 3D :D
que tenha um vasto pacote de software
que seja, estavel, fiavel e rapido
que consiga aceder a partiçoes NTFS (visto que é onde guardo a maior parte dos meus ficheiros)

Pensei no Ubuntu. mas no site tnh varias versoes (as k konheço sao a KDE e GNOME) qual destas escolher?versao desktop ou server?de windows percebo mt, de linux percebo mt pouco :D
espero que me possam ajudar e responder as minhas preces =) Cumps
 
Recomento Ubuntu mesmo.

1º É de certeza compativel com o teu sistema (como quase todos os sistemas Gnu/Unix)
2º Jogos windows ... hum isso é sempre uma incerteza, mas tens muitos jogos pra linux que funcionam em windows ou então jogos parecidos ;)
3º Não dá problemas em divx muito menos mp3. Ubuntu ao reproduzir qualquer video faz automaticamente o download do codec necessário e instala sem te aperceberes ;)
4º Instalas o beryl e tens todos os efeitos 3D que queiras sem puxar muito pela mákina

Tem mtos pacotes disponiveis e de fácil acesso e instalação; "Estavel, fiável e rápido" é também de certeza ;) (pode ser mais rápido se quiseres, basta teres uma boa configuração); Consegue ler e escrever em sistemas NTFS através de uma aplicação chamada NTFS-3g k instalas e nunca mais te chateias.


Espero ter sido util! Abraço :)