1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual escolher?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Zero_Cool_PT, 23 de Maio de 2007. (Respostas: 32; Visualizações: 1708)

1. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

Boas! eu sou um novato em linux, ja tive algumas versoes instaladas mas acabavam po dar o pifo visto que n percebia mt dakilo :D
    entao decidi tentar outra vez com o meu novo pc. tnh uma partiçao de 60gigas reservada para uma partiçao de linux.

quero um versao que seja compativel com o meu sistema (ai ao lado no "My sys")
    que consiga correr os jogos de windows (seja por emulaçao ou pk caiu do ceu :D) como warrock, quake3, etc
    que nao me de problemas com MP3 e Divx (ate hj so ksgui por isto a funkar em Suse Linux)
    quero akeles efeitos em 3D :D
    que tenha um vasto pacote de software
    que seja, estavel, fiavel e rapido
    que consiga aceder a partiçoes NTFS (visto que é onde guardo a maior parte dos meus ficheiros)

Pensei no Ubuntu. mas no site tnh varias versoes (as k konheço sao a KDE e GNOME) qual destas escolher?versao desktop ou server?de windows percebo mt, de linux percebo mt pouco :D
    espero que me possam ajudar e responder as minhas preces =) Cumps

2. DanK

DanK Power Member

Recomento Ubuntu mesmo.

1º É de certeza compativel com o teu sistema (como quase todos os sistemas Gnu/Unix)
    2º Jogos windows ... hum isso é sempre uma incerteza, mas tens muitos jogos pra linux que funcionam em windows ou então jogos parecidos ;)
    3º Não dá problemas em divx muito menos mp3. Ubuntu ao reproduzir qualquer video faz automaticamente o download do codec necessário e instala sem te aperceberes ;)
    4º Instalas o beryl e tens todos os efeitos 3D que queiras sem puxar muito pela mákina

Tem mtos pacotes disponiveis e de fácil acesso e instalação; "Estavel, fiável e rápido" é também de certeza ;) (pode ser mais rápido se quiseres, basta teres uma boa configuração); Consegue ler e escrever em sistemas NTFS através de uma aplicação chamada NTFS-3g k instalas e nunca mais te chateias.

Espero ter sido util! Abraço :)

EDIT: Ubuntu tem como WM (window manager) Gnome, já o Kubuntu tem KDE; é uma questão de gostos ;) Acho que pra ti é a versão Desktop, mas tu é que sabes se vais fazer disso um servidor ou nao ... :P

Última edição: 23 de Maio de 2007
  3. pto.master

pto.master Power Member

:002:ubuntu o o famoso e basico caixa magica que ja tras emules e afins ate e fixe... lol mas i love microsoft windows xp....

Última edição pelo moderador: 24 de Maio de 2007
  4. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

stay away from "the magic box" nunca tive tantos probs como c essa distro

5. Cunni

Cunni Power Member

se keres um conselho... vai para o opensuse 10.2!! ja tive o ubuntu e tive alguns problemas, na grafica ATI, na wireless e qd instalei o beryl para os efeitos 3d nc era estavel...

o opensuse ja tras o xgl de origem e é compativel com todo o hardware k possuo... nenhum problema! o minha duvida é o ambiente grafico, n sei kual dos 2 é melhor, kde ou gnome!!

abraço

6. grafo

grafo Folding Member

Zero_Cool_PT, nao consigo ver o teu "my system" nao sei pq :o confirma ai se tens isso configurado para mostrar ao pessoal.
    eu digo: ubuntu...

7. ensiferum

ensiferum Power Member

eu (newbie em linux) por estar mais habituado ao rpm e afins diria opensuse 10.2
    agora para quem se está a iniciar não há dúvida q o ubuntu está na berra e aconselha-se, mas nem sempre o q as massas optam é o melhor :p
    como o cunni diz, o opensuse está muito potente em relação a hardware, tenhas ATI ou não lol é uma distribuição mais sólida e para durar. e menos para ficar à espera da próxima "versão"

8. JKL22

JKL22 Power Member

Vai ao perfil público dele que tens lá o My System.

9. cgomes

cgomes Power Member

tudo e relativo,cada um tem uma preferençia,eu pessoalmen-te uso e gosto do mandriva,e tao friendly como o Ubuntu,mas e como te digo cada um tem uma preferençia diferente por isso tu e que tens que ver qual queres e melhor se adapta ao que tu queres.

Abraços

Última edição pelo moderador: 27 de Maio de 2007
  10. ruimoura

ruimoura Power Member

é Ubuntu, Não Ubunto !!! >(>(>(>(>(>(>(>(>(

11. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Se isto fosse IRC acho que começava a dar kicks ao ppl que não sabe chamar as coisas pelos nomes (1 vez perdoa-se, 2ª é chato, 3ª é abuso) :D

12. JKL22

JKL22 Power Member

13. kidloco

kidloco Power Member

Desde que o novo Ubuntu começou a dar ***** com a minha ATI, que me mudei pro Fedora. Até agora tenho gostado da coisa... pelo menos a ATI já funciona e o Yum não me tem desiludido :p

14. vjoe

vjoe Power Member

Que ATI tens? É que as versões antigas do Ubuntu também me deram problemas com a minha 9600 XT. Mas esta semana devo tentar este tutorial. A ver se tenho sucesso.

15. kidloco

kidloco Power Member

9200.

Na versão anterior do Ubuntu estava tudo ok... com esta nova estragaram tudo (a esse nível).

16. vjoe

vjoe Power Member

Espero bem que no meu caso seja o oposto. :D

Mas foram os drivers proprietários que tentaste instalar, certo?

17. kidloco

kidloco Power Member

Eu não instalei nada. Out-of-the-box dá problemas, enquanto que a versão antiga não.

18. vjoe

vjoe Power Member

Hm, ok. Espero ter melhor sorte então.

19. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Ler as stickys ajuda, tao lá para alguma coisa :-D

20. PoolMania

PoolMania Banido

Para quem tem dois discos SATA em Raid0 que Linux traz os drivers RAID? Já experimentei um e não deu!

Partilhar esta Página