Qual escolhiam? Urgente!

Ontem dei pulinhos dei! Nunca pensei que o tipos de lá fizessem aquilo.. nunca la tinha comprado nada.. fui uma vez no início quando aquilo abriu.. mas achei-os um bocadinho ranhosos.. mas desta vez foram muito simpáticos.. deve ser da crise.. ainda hesitei um bocado entre esta e a SX110.. porque gostava mais desta como já tinha dito.. mas disse ao funcionário que em fotos que tinha visto gostava mais da A720.. e ele disse-me que se fosse a SX100 talvez ma aconselhasse.. mas que a 110 fazia um bocadinho mais de grão.. acho que também já tinha visto vocês a comentarem isso por aqui!

O que ainda não descobri até agora foi como se regula a luminosidade das fotos (não sei se é este o nome - aquilo que varia entre o -2 e o 2).. pois quando ontem pensava que me ia entreter com o manual de instruções.. não o trouxe.. só vem em PDF num CD.. não achei muita piada a esta parte.. a minha kodak trazia o livro.. mas pronto.. só traz um pequeno guiazito.. de resto.. isto tem regulações que eu nem sonhava que existiam!
 
Só traz mesmo isso...e pelo preço que foi podes dar pulinhos até chegar ao tecto!!!

O preço sem a angular já era este.. pelos vistos havia lá duas quando lá fui no dia 2.. esta que não vi exposta com a angular.. e uma que vi a este preço.. mas que ontem.. já só lá estava o sítio.. curiosamente era a única que faltava.. também lá tem um S5is.. mas está a 300€.. e não gostei muito das amostras das fotos que vi.. assim como a achei cara, tendo em conta que a SX10 noutro sítio já vi a 360€.. e acho-a muito superior.. e tinha a SX1.. mas como já houve duas pessoas por aqui a queixar-se das fotos da SX.. achei melhor não arriscar..

Se bem que se usasse a focagem manual numa SX.. se calhar obtinha a mesma nitidez que vi nesta.. não sabia que nestas máquinas dava para focar manualmente :wow:mas pronto.. custa mais do dobro.. se calhar não vale a pena.. ou talvez seja mesmo da qualidade da lente que vocês tanto dizem estar ter..


EDIT: Pronto.. é a compensação da exposição..não está disponível em modo manual nem no auto.. na minha kodak estava sempre disponível.. assim sendo tenho que ver como isto funciona.. porque em modo manual.. o flash dá apenas um pequeno disparo.. e as fotos ficam muito escuras.. mesmo a já ter metido o flash no máximo.. ca cena! Carregando no botão da compensação alterna apenas entre a abertura de lente e a velocidade de obturação.. como nunca tive disto.. tou frito!
 
Última edição:
EDIT: Pronto.. é a compensação da exposição..não está disponível em modo manual nem no auto.. na minha kodak estava sempre disponível.. assim sendo tenho que ver como isto funciona.. porque em modo manual.. o flash dá apenas um pequeno disparo.. e as fotos ficam muito escuras.. mesmo a já ter metido o flash no máximo.. ca cena! Carregando no botão da compensação alterna apenas entre a abertura de lente e a velocidade de obturação.. como nunca tive disto.. tou frito!

Não funciona porque não faz sentido funcionar. No manual és tu que regulas a exposição, portanto não existem compensações nenhumas. No auto... bem, auto é auto, mas no P já deves conseguir.
 
Não funciona porque não faz sentido funcionar. No manual és tu que regulas a exposição, portanto não existem compensações nenhumas. No auto... bem, auto é auto, mas no P já deves conseguir.

Pois.. já reparei.. mas já experimentei de várias maneiras e aquilo aparece-me sempre -2 na diferença entre a exposição correcta e a que tenho.. logo estou a fazer qualquer coisa errada..
uma vez deu certo.. mas aquilo ficou N tempo até "tirar a foto" e no fim ficou meio desfocado.. :( até aparece uma máquina vermelha no canto a piscar.. que acho que é para não abanar a máquina para não desfocar.. ou para usar tripé.. tipo.. o M é só para se usar com tripé?

Também já reparei que se tem que jogar com o ISO.. ainda assim não está fácil.. porque o f ainda não fui ver o que é nem para que serve.. mas suponho que seja a abertura de lente.. não? .. também não tenho tempo agora.. vai ter esperar para a noite.. :( eheh! Não é tão fácil como pensava usar isto..
 
Última edição:
Pois.. já reparei.. mas já experimentei de várias maneiras e aquilo aparece-me sempre -2 na diferença entre a exposição correcta e a que tenho.. logo estou a fazer qualquer coisa errada..
uma vez deu certo.. mas aquilo ficou N tempo até "tirar a foto" e no fim ficou meio desfocado.. :( até aparece uma máquina vermelha no canto a piscar.. que acho que é para não abanar a máquina para não desfocar.. ou para usar tripé.. tipo.. o M é só para se usar com tripé?

Também já reparei que se tem que jogar com o ISO.. ainda assim não está fácil.. porque o f ainda não fui ver o que é nem para que serve.. mas suponho que seja a abertura de lente.. não? .. também não tenho tempo agora.. vai ter esperar para a noite.. :( eheh! Não é tão fácil como pensava usar isto..

- O -2 vermelho significa que tens a foto subexposta em mais que 2 stops.
- Aquilo ficou N tempo a tirar a foto porque não tinhas luz suficiente para ser mais rápido. Devias estar num local mal iluminado (interiores) ou com a lente fechada ou com um ISO baixo ou ainda tudo à mistura.
- Ficou tudo desfocado porque usaste uma velocidade demasiado lenta. Tens que segurar melhor a máquina, usar tripé ou usar uma velocidade mais rápida.
- Aparece uma máquina vermelha a piscar que significa que vais usar uma velocidade demasiado lenta para conseguires tirar com a máquina na mão. Quanto isso aparece, normalmente, precisas de um tripé.
- Não, o M não é só para se usar com tripé. É para se usar quando se sabe minimamente o que estamos a fazer, caso contrário mais vale usar uma das prioridades.
- O ISO é apenas mais um dos três factores que influenciam a exposição. Tens que saber jogar com os três em conjunto.
- O F/number é a abertura da lente, serve para deixar entrar mais ou menos luz e controlar o DoF (embora numa compacta o DoF seja sempre grande).
 
Última edição:
Tem aqui no fórum um post sobre essa máquina e podes ler para prender mais umas coisas, nomeadamente a opção de adaptares um firmware opcional que potencia a máquina e um link com o manual em Português que eu arranjei mas acho que no cd já vem!
 
- O -2 vermelho significa que tens a foto subexposta em mais que 2 stops.
- Aquilo ficou N tempo a tirar a foto porque não tinhas luz suficiente para ser mais rápido. Devias estar num local mal iluminado (interiores) ou com a lente fechada ou com um ISO baixo ou ainda tudo à mistura.
- Ficou tudo desfocado porque usaste uma velocidade demasiado lenta. Tens que segurar melhor a máquina, usar tripé ou usar uma velocidade mais rápida.
- Aparece uma máquina vermelha a piscar que significa que vais usar uma velocidade demasiado lenta para conseguires tirar com a máquina na mão. Quanto isso aparece, normalmente, precisas de um tripé.
- Não, o M não é só para se usar com tripé. É para se usar quando se sabe minimamente o que estamos a fazer, caso contrário mais vale usar uma das prioridades.
- O ISO é apenas mais um dos três factores que influenciam a exposição. Tens que saber jogar com os três em conjunto.
- O F/number é a abertura da lente, serve para deixar entrar mais ou menos luz e controlar o DoF (embora numa compacta o DoF seja sempre grande).


Exactamente!!! Acertaste em tudo!!! eheh!! Tinha noção que devia ter tudo baralhado.. e mal sincronizado.. porque mexi nessas opções todas! Não tenho é nenhuma ideia de como fazer tudo direito.. vou espreitar o tal tópico da máquina!

Obrigado!
 
Back
Topo