Qual GPU - HD4850, 4870 ou ...?

Solid Snake.pt

Power Member
Boas,

Ora bem, estou aqui com um pequeno dilema - podem ver pelo meu sistema à esquerda que tenho um system um bocadinho desactualizado quando vem a interfaces da motherboard - ainda tem PCI-e 1.0, não suporta CPUs com FSB superior a 1066, etc, etc.

A questão está em que já há uns tempos que quero trocar a gráfica e tenho andado a investigar e ultimamente, embora tenho sido sempre virado para nVidia - desde a minha primeira GF2 MX, pela FX 5600 (compra disparatada, mas enfim, aprendi a lição), uma 6800 NU e agora a minha 7600GT - deparo-me com uma situação em que as placas da nVidia estão, digamos, completamente rotas. A GF 260 custa uns bons extra 50+ euros no minimo acima da HD4870 e aparenta ser inferior.

Acontece que ainda por cima as memórias da minha 7600GT estão lixadas de momento - aparecem-me green pixels em imagens 2d e distorções poligonais no ecrã em jogos.

Estou de olho nas HD4850 ou nas 4870 da AMD/ATi, mas apercebi-me entretanto que a board só tem PCI-e 1.0 e não sei até que ponto seria um bottleneck para o sistema. Acho que o processador não está mal dado que ele está bem puxadinho para a board básica que tenho (overclock de ~41%, portanto 1.86GHz stock).

Agora aí é que está o meu dilema, a minha questão não é dinheiro -- até 3XX euros eu pago por uma gráfica nova, a questão está se vale a pena ir para a HD4870 com este sistema ou se seria um bocado overkill com PCI-e 1.0?

Ou então até nem sei, talvez me recomendassem com os 300 comprar uma HD4850 e uma mobo nova, mas acho que seria desnecessário dado que só quero que o PC aguente mais um ano/ano e meio (tendo a trocar de PC de três em três anos) e não estaria a fazer uso de quaisquer outras capacidades da board nova.

Cumps
 
uma vantagem destas novas ATI é serem pouco dependentes do CPU, por isso n te preocupes, e funka perfeitamente bem em PCI.e -1.0. Agora que gráfica escolher, já depende da resolução a que vais jogar, se for a 1280x1024 vai pela HD4850 + Accelero S1 rev.2 , e guarda o resto do guito para o futuro Upgrade :P.


PS: tira o kit 2x512 que tens no PC, está a tirar algum desempenho á máquina.
 
Obrigado. Jogo a 1440 x 900, o monitor é um ASUS VW191s de 19" que dá para o gasto. Não deve precisar de muito mais que 1280 x 1024, a resolução total é ligeiramente inferior mas como é 16:10, renderiza mais on-screen. :P

Provávelmente vou para a 4850 até porque a PSU só tem um conector para placas PCI-e, e os molexs estão todos preenchidos excepto um e não sei até que ponto seria eficaz ligar um outro de PCI-e por molexs (a PSU dá ~34A somados nos dois rails a 12v). Para além do mais é mesmo só para aguentar mais um tempinho.

Já agora, como é que o kit de 512x2 está a roubar performance? Sei que para fazer OC é mais complicado com mais slots ocupadas, ainda por cima RAMs com timings diferentes (mas semelhantes), mas assumo que tenha a ver com dual-channel? Tinha ideia que funcionaria mesmo com kits de tamanho diferente desde que no slot respectivo do seu 'parceiro'. :x
 
Última edição:
Back
Topo