Qual lente escolher

Bom dia,

Sou nova por aqui e gostaria de pedir a vossa opinião face ao seguinte:

Tenho uma Canon 750D com a 18-55 e 55-250 IS, contudo gostava de adquirir uma lente todo o terreno para não ter que andar a trocar sempre... Vi a Tamron 18-200mm f/3.5-6.3 di ii vc e a Tamron 18-270mm f/3.5-6.3 di ii vc pzd.

Que me dizem sobre ambas? Compensa ou não fazer a troca?

Outra questão seria uma boa lente para iniciar em retrato.. tenho já a Canon 50mm 1.8, mas vi as Tamron 28-75mm f/2.8 e a Tamron SP AF 17-50mm f/2.8 contudo não sei se serão as mais indicadas para o efeito.


Se houver alguma outra que recomendem...


Obrigada desde já
smile.png
 
(...)

Outra questão seria uma boa lente para iniciar em retrato.. tenho já a Canon 50mm 1.8, mas vi as Tamron 28-75mm f/2.8 e a Tamron SP AF 17-50mm f/2.8 contudo não sei se serão as mais indicadas para o efeito.


Se houver alguma outra que recomendem...


Obrigada desde já
smile.png

Não há resposta certa para quais as mais indicadas para o efeito, uma vez que depende de fotógrafo para fotógrafo.
Se é para iniciar, mete o dinheiro a render numa qualquer aplicação financeira e começa a dar verdadeiro uso à 50mm. Verás que, mais cedo ou mais tarde, descobrirás a resposta à tua própria pergunta e essa será a melhor resposta pois te-la-ás descoberto em função dos teus reais gostos e necessidades.
Eu não faço retrato mas, se fizesse, ia para uma 85mm ou 135mm
drooling-7.gif
 
Sem falar em orçamento é difícil aconselhar. O compensar depende sempre do que estás à procura.

Ainda assim, se substituíres as duas lentes que tens por uma 18-200/18-270 vais ganhar versatilidade mas vais perder qualidade.
Se o teu problema for andar a trocar, a resposta é: sim, compensa.

De qualquer forma, pega nas fotos que tiraste até agora e vê a distância focal que mais utilizas, se calhar não precisas do lado tele e aí poderias olhar noutra direcção.

A 50mm f/1.8 é uma boa escola e bastante boa para retrato. Num sensor crop é o equivalente a uma 80mm em full frame e tendo em conta a relação qualidade/preço sugeria-te que esgotasses bem as potencialidades dessa lente antes de pensares num upgrade. Será sempre mais adequada para retrato que as outras lentes que mencionaste.

Caso a tua motivação fosse aumentar a qualidade, aí a recomendação passaria por uma Sigma 17-50mm f/2.8 uma Canon 17-55mm f/2.8 ou ainda uma Sigma 17-70mm f/2.8-4.
 
Lente para iniciar em retrato já tens...a melhor de todas para iniciação.

Quanto à questão da troca, só uma coisa (duas, na verdade): qual 18-55mm tens? E essa 55-250mm é mesmo só IS, é a primeira?
Em qualquer dos casos...perdes qualidade e isso é certo. Mantendo isso claro, a 18-200mm é o menor dos males. Depois é a questão se os 200mm te chegam ou não.
Além da menor qualidade óptica, terás menos abertura do diafragma.

Agora, seja com uma 18-200 ou uma 18-270...é verdade que é prático, mas são lentes que juntam dois mundos que nada têm a ver um com o outro. A 18-55mm começa em grande angular e entra um bocadito na teleobjectiva só para dar um cheirinho. A 55-250mm é totalmente teleobjectiva. Convertendo isto para o formato de 35mm estamos a falar de ter desde 29mm até 320 ou 432mm numa só objectiva. É uma variação de distâncias focais ENORME. 29mm usa-se em paisagem e 400mm em vida selvagem, há que ter a percepção disso...

Entretanto, uma 18-135mm não seria hipótese? Tinha um bocado mais de qualidade
 
Back
Topo