Qual linux para insys e.escolas

jfmc00hot

Power Member
Boas, tenho um insys m761sun da e.escolas e pretendo uma distro linux, talvez mint? apenas para navegar na net em segurança, qual recomendam? Irei usar dualboot com windows xp para usar o xp como plataforma retrogaming talvez sem uso de internet devido ao suporte ter acabado.

O sistema tem:
300gb hdd
Pentium t4200
4gb ram ddr2
Nvidia g105m de 512mb

Em relaçao a linux com as drivers irei ter problemas?
E para dualboot qual SO instalar primeiro? Obrigado.
 
Boas, tenho um insys m761sun da e.escolas e pretendo uma distro linux, talvez mint? apenas para navegar na net em segurança, qual recomendam? Irei usar dualboot com windows xp para usar o xp como plataforma retrogaming talvez sem uso de internet devido ao suporte ter acabado.

O sistema tem:
300gb hdd
Pentium t4200
4gb ram ddr2
Nvidia g105m de 512mb

Em relaçao a linux com as drivers irei ter problemas?
E para dualboot qual SO instalar primeiro? Obrigado.

Tens algum conhecimento de linux? Para drives não tens problemas, instalas o opensource da nvidia que é o nouveau. Na instalação costuma reconhecer todo o hardware, e instala o necessário. Por acaso tenho um desses, com uma distribuição linux instalada e ainda rola.
 
Tens algum conhecimento de linux? Para drives não tens problemas, instalas o opensource da nvidia que é o nouveau. Na instalação costuma reconhecer todo o hardware, e instala o necessário. Por acaso tenho um desses, com uma distribuição linux instalada e ainda rola.
Tenho algum conhecimento, mas mais de windows, em linux apenas instalaçao do SO e as configuraçoes simples. Tbm nao é preciso grandes ajustes, apenas para navegar na net, tendo em conta o XP nao ser seguro.
 
Ok, então instala primeiro o XP e depois, instalas o linux. Testa numa pen, por exemplo LinuxMint Xfce, Debian Xfce, Manjaro Xfce ou Lxde. Esta última é a que tenho instalada no Insys, se precisares de ajuda apita. Estarei por aqui.
 
300GB, posso por exemplo criar 150/150

Sim, chega. Nem precisas de tanto para o linux, basta 80/100GB. Por norma o windows enche mais o disco.
Antes de instalares o linux, corre em live e liga a wifi e roda por exemplo um video do Youtube.
Para veres se está tudo a funcionar e se não se arrasta.
 
Boas, após alguns problemas com o linux 19, o livecd nao arrancava, entao arranquei-o em modo compatibilidade e la arrancou e instalei, mas depois nao passava para o SO ficava so ecrã preto, arranquei tipo em modo de reparação e fiz a reparação de algumas coisa e acabou por dar, mas após reiniciar voltou ao ecrã preto, entao instalei o mint 18.3 e ta impecavel.
 
Boas, após alguns problemas com o linux 19, o livecd nao arrancava, entao arranquei-o em modo compatibilidade e la arrancou e instalei, mas depois nao passava para o SO ficava so ecrã preto, arranquei tipo em modo de reparação e fiz a reparação de algumas coisa e acabou por dar, mas após reiniciar voltou ao ecrã preto, entao instalei o mint 18.3 e ta impecavel.

Recentemente saiu a versao 19.1, foi com esta que tiveste problemas ? Li algures, que tinha a ver com o kernel. Qual o Mint que instalaste e arrasta-se?
 
Foi a versao 19.1 do "tessa". Instalei o mint 18.3 agora não me lembro qual "sobrenome", mas foi o xfce e ate é rapido, em videos é que é um bocado mais lento tbm devido ao chrome secalhar e ao sistema do portatil.
 
Foi a versao 19.1 do "tessa". Instalei o mint 18.3 agora não me lembro qual "sobrenome", mas foi o xfce e ate é rapido, em videos é que é um bocado mais lento tbm devido ao chrome secalhar e ao sistema do portatil.
Tenta com o opera ou palemoon, este baseado em firefox. Mas com menos tralha.
 
Back
Topo