Qual maq. qualidade/preço?

techno_17

What is folding?
Boas pessoal,

Ando com ideias de la para o natal comprar uma maq. digital, mas não quero despender muito €...

O dilema é se uma maq. até 170/180€, chegar para tirar fotos ao pc, paisagens, festas... Queria saber qual optar, Ouvi falar muito bem da fuji, mas gosto mais do design da sony/canon...


Se esse valor não der para comprar uma maq. em condiçoes... Estou disposto a gastar até 300€, e inclinado para uma maq. da sony que ja tem full HD, não sei se compensa ou se existe alguma melhor;)

Quem me puder dar umas dicas, agradeço desde ja ;)

cumpzz
 
a 1ª opção seria uma Fuji F20 ou F31fd

mas se não gostas da maquina, tens opções como a Ricoh Caplio R6.

Se não gostas de nenhuma... eh pa, boa sorte, porque ja excluiste as melhores opções :P

Desenho por desenho, dá uma vista de olhos nas Panasonic FX30.
A Sony que te recomendaria era a W200, mas isso é mais caro. a W90 cabe no teu orçamento, mas não é grande espingarda... para ser honesto, é mesmo fraquita, especialmente olhando àquilo a que se paga por ela...
 
mas queres a máquina para tirar fotos ou para olhar para ela?
a fuji é sem duvida o melhor em qualidade/preço que anda no mercado agr, mas se é só para o natal pode ser que haja algumas surpresas
 
Bem então isto ja ficou mais facil, descartei desde ja sony...

Depois é assim, a F31 ainda não encontrei, so na pix, e dizia que ja não existia.. E recomendavam a F40fd, em relação á F20 tambem não encontrei...ou melhor encontrei numa loja que nunca ouvi falar a 173€ e noutra a 252€...

Resumindo...

As maquinas que mais me agradaram foram:

Fuji F40fd e a R6(gostei bastante desta, design, etc) mas não sei a que ponto o dinheiro a mais irá compensar para o uso que lhe irei dar...

F40fd @ 182€
R6 @ 266€

cumpzz
 
mas queres a máquina para tirar fotos ou para olhar para ela?
a fuji é sem duvida o melhor em qualidade/preço que anda no mercado agr, mas se é só para o natal pode ser que haja algumas surpresas


lol, bem visto... Parece que estou a ficar convencido pela fuji F40fd... baratinha, e deve fazer o serviço, right?

cumpzz
 
A F31fd já não se fabrica porque foi substituída pela F50fd... Se encontrares é lojas que ainda têm em stock, e não será facil.. A F20 é a mesma coisa, duvido que encontres porque também já foi descontinuada..


A F40fd é uma máquina muito boa dentro das point and shot e agora teve uma descida de preço significativa.. Pelo que é um excelente negocio.


E só para acabar, a F40fd pode não ser bonita, mas tem duas coisas muito boas:

- As lentes Fujinon são provavelmente as lentes com melhor qualidade óptica que podes encontrar em compactas.. Podes contar com imagens nítidas, bem iluminadas de canto a canto e sem cantos suaves.. As Canon e Sony não estão nem de longe nem de perto a esse nível.

- O sensor com a tecnologia SuperCCD consegue resultados brilhantes, o que em conjunto com o processador de imagem da Fuji permite imagens utilizáveis até ISO 1600.. Além disso estes sensores são espectaculares a captar detalhe, conseguindo imagens com uma "resolução real" bem maior do que as conseguidas por sensores com a mesma resolução mas de desenho tradicional.

Só para exemplificar isto da resolução real.. A F31FD por exemplo, com apenas 6 Mpixels, consegue captar mais de 1700 linhas verticais, já uma Panasonic FX-100 com 12 Mpixels, ou seja, o dobro da resolução, a partir das 1350 linhas já fica tudo aliased e é impossivel distinguir as linhas..
 
discordando um pouco do mundano...

a fuji n tem as melhores lentes de compactas, tem é o melhor sensor e respectivo processamento de imagem. as leica que equipam algumas panasonic sim, são de longe de um qualidade abismal, mas n tem um sensor à altura e o tratamento que a panasonic introduz na propria máquina acaba por destruir bastante a qualidade final.

a f40 é boa, mas é na minha opinião mais fraca que a f31 acima de iso 400. a f20 é uma boa máquna , mas n a 252€
mas a f40 por esse preço é uma optima compra
 
discordando um pouco do mundano...

a fuji n tem as melhores lentes de compactas, tem é o melhor sensor e respectivo processamento de imagem. as leica que equipam algumas panasonic sim, são de longe de um qualidade abismal,

As lentes da leica na maior parte dos modelos destacam-se pelas melhores aberturas e destacam-se por ter um excelente sistema de estabilização de imagem...

De qualquer forma, eu continuo na minha, as lentes das F20/30/31/40/50 são de uma qualidade óptica soberba..


Vejam por exemplo este teste entre uma F31fd a ISO 100 e a Canon IXUS 850 IS a ISO 80..

http://www.dpreview.com/reviews/FujifilmF31fd/page11.asp


A este nivel de ISO as diferenças de nitidez não são devido ao sensor nem a sistemas de NR, são devido as lentes e a diferença é brutal.. ;)
 
As lentes da leica na maior parte dos modelos destacam-se pelas melhores aberturas e destacam-se por ter um excelente sistema de estabilização de imagem...

De qualquer forma, eu continuo na minha, as lentes das F20/30/31/40/50 são de uma qualidade óptica soberba..


Vejam por exemplo este teste entre uma F31fd a ISO 100 e a Canon IXUS 850 IS a ISO 80..

http://www.dpreview.com/reviews/FujifilmF31fd/page11.asp


A este nivel de ISO as diferenças de nitidez não são devido ao sensor nem a sistemas de NR, são devido as lentes e a diferença é brutal.. ;)

Alguns modelos da panasonic, geralmente também se destacam pelo detalhe captado, sharpness, e isso é devido às lentes. Mas nem sempre! nem sempre as panasonic têm a melhor lente do mercado.
para dar um exemplo, as lentes da Panasonic FX-01 perdem claramente para as lenets fuji da f31fd.
Neste caso, acho que as lentes da Fuji F31, apesar de pecarem na falta de versatilidade (pouco zoom, pouco wide angle, pouco rapida no tele end) estão ao nivel do melhor que a panasonic tem para oferecer, no que a qualidade e detalhe diz respeito (infelizmente, vai ser sempre dificil reunir versatilidade e qualidade na mesma lente).

Isto das lentes, não se pode julgar uma marca no geral... todas têm modelos bons e modelos maus. canon, sony, panasonic, fuji, etc, todas têm modelos bons e modelos maus... enfim, é sempre preciso analisar lente a lente.

Assim como o exemplo dado no post do mundano, onde se vê que a fuji capta mais detalhe, aqui:
http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf30/page11.asp
podemos ver que a fuji e a canon são praticamente a mesma coisa.
 
Última edição:
Ou seja a F31 foi descontinuada, e deu lugar á F40fd... Acho que fiquei mesmo entusiasmando com a F40fd, ja nem devo esperar até ao natal...

Obrigado a todos, pelas informações ou senão ainda eu andava a dizer que a sony ou canon eram as melhores marcas... Aprendi que o que se vende é a marca;)

cumpzz
 
Ou seja a F31 foi descontinuada, e deu lugar á F40fd... Acho que fiquei mesmo entusiasmando com a F40fd, ja nem devo esperar até ao natal...


Não é bem assim.. A F40fd é mais recente do que a F31fd, mas não veio substitui-la.. Veio substituir a F20. A máquina que veio substituir a F31fd foi a F50fd..

A grande diferença entre os dois ramos é que no caso das que começam com numero ímpar: F10 / F30 / F31 e F50, há alguns controlos manuais, como o shuther e aperture priority, no caso das que começam por numero par, F20 / F40 / F45 e F47 esses controlos manuais não existem. São máquinas mais automáticas..

De resto em termos de sensores, lentes e tecnologias do processador de imagem é quase tudo partilhado, pelo que os resultados finais grosso modo são os mesmos...
 
Ok, obrigado pelos esclareciemntos, devo mesmo ir para a F40fd, pois penso que não iram fazer falta essas opçoes manuais... Não sou grande profissional nas fotos;)

Mas uma vez obrigado;)

cumpzz
 
o que a fuji tem e que qq profissional mais ligado a casamentos e trabalhos de estudio pode confirmar é a excepcional captção de cores.
a fuji S5 tem uma reprodução de cores absolutamente brutal
qt às lentes leica, acredito que colocadas no corpo de uma f31 seriam qq coisa de fora do normal. pode ser que ainda haja prai algum maluco que se de ao trabalho :lol:
 
Boas pessoal, precisava da vossa ajuda, sou muito fraquinho no k toca a fotografia, mas queria comprar uma makina. Gostava de uma pa levar no bolso, pa tirar fotos com amigos, na maior parte das vezes em automatico, jantaradas, discoteca, mas tb outdoor. Ja ouvi falar muito bem das fuji, e estou um pouco inclinado para a f50fd! mas tab gostava que me falassem das:
panasoni fx30
casio exlim v3
fujiz100fd
sony t200
canon ixus 850
e samsung nv3
POdem-me ajudar?
user_offline.gif
 
techno_17 ouviste o que já te tinha dito ;)

eheh

shrrek lê a thread para cima.. penso que dá para entender o q se aconselha vivamente ;)
 
Yah, jamiro tinhas razão era para postar ontem la na diga a agradecer-te;)

Afinal fuji rula, so perguntei aqui para ter mais opinioes..entendes?

Mais uma vez obrigad a todos;)

cumpzz
 
Back
Topo