1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Qual MBP comprar?

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por rtac, 18 de Setembro de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 888)

1. Estou a pensar em comprar um MBP 15 ', e porque eu estou em design gráfico, dava jeito o ecrã HD, mas eu não posso ir acima de 2500 €, e por esse preço posso, ou comprar o "top of the line" sem ecrã HD, ou um com ecrã HD, mas com apenas 512 MB de memória dedicada da grafica (nvidia geforce gt 650) em vez da 1 GB de um sem o ecrã HD (mesma grafica). Ambos vêm com ram de 8 GB e intel i7 de 2,6 ate 3,6.

Vou usá-lo principalmente para programas como InDesign, Illustrator, Photoshop, e talvez algum vídeo e 3D, e vou jogar, mas não todos os dias, e eu não me importo de jogar em media qualidade, mas vai ser minecraft e alguns shotters (GTA, left 4 dead, etc) mas tudo de longe a longe, talvez uma duas vezes por semana.

É a 1 GB realmente necessaria para o que eu vou fazer ou os 512 MB servem?

2. Godinhovsky

Godinhovsky Power Member

Vai para o rMBP (retina)

3. Embora o ecra seja muito bom, que é, eu proprio ja o vi, nao compensa e na minha opiniao, tirando o ecra, foi um retrocesso pela apple, nao se pode fazer upgrade nenhum depois da compra pois vem tudo soldado, nao tem drive de cd, o ssd é ultra slim o que faz com que um ssd normal, que ja é o triplo do preço de um hdd, pareça barato, e conta-se pelos dedos as aplicações/programas que tao prontos para aquela resoluçao, fazendo-os ficar com menor qualidade.

Mas isto é so a minha opiniao.

4. Godinhovsky

Godinhovsky Power Member

Tens (ainda) o MBP17 Late 2011 a 1,500€ na ***** online

5. Luis_

Luis_ Power Member

Se não tivesse olhado para o nick, nem diria que tinhas sido tu a abrir a thread.

Com este post acabas por dizer o que valorizas... por isso o mais indicado para ti será no MB não-retina.

6. sim, o meu thread nao é sobre o retina ou o macbook normal, mas sim sobre o normal que tem 1440x900 de resoluçao e o com ecra HD (que nao é retina) que tem 1680x1050 de resoluçao.

Normal -Apple-MacBook-Pro-15-i7-2-6GHz-8GB-750GB

Ecra HD - Apple-MacBook-Pro-15-HD-i7-2-6GHz-8GB-750GB-5400

Última edição pelo moderador: 18 de Setembro de 2012
  7. brruno

brruno Power Member

Alguma razão em especial para ser Mac (boa bateria mantendo boa potencia, necessidade de algum programa especifico de OSx, ....) ?

8. As duas graficas fazem a performance/tempo de bateria ser bem gerido e o OSx mesmo que facilita muita coisa em termos de trabalho, que é essa a razao por querer mac, tem caracteristicas que o windows nao tem e que facilitam bastante o trabalho. Se nao fosse isso optava por um hp

9. brruno

brruno Power Member

99% de todos os portateis actuais permitem a troca de graficas , e não tem nada a ver com o facto de ser apple , é uma tecnologia da nVidea e da AMD.
    a apple aposta é bem na potencia das baterias em todas as gamas , enquanto que grande parte das marcas so aposta bem na bateria em portáteis de tamanho inferior ;de 15.6" são muito poucos com o nivel de bateria dos MBpro.

Em termo de usabilidade, depende de cada um (como estou habituado a windows quando mexo em osx atrofio todo, e não encontro sentido aquilo).

Pessoalmente , penso que estas diferenças não compensam pagar do dobro do €€ , mas cada um sabe de si

Offtopic: Com que frequência é que usas o DVD (um dos "problemas" que disses do MBpro retina), é que eu em 2 anos so o usei 2x , para gravar 2 projectos da universidade para entregar aos prof's , lol ; vou inclusive a proxima semana tirar o do meu para meter um 2º disco, é mais conveniente que andar com o disco externo atrás...

10. Quando falei da perfomance/tempo de bateria referia-me a "troca" que o sistema faz automaticamente entre a placa grafica integrada e a da nvidia quando precisa de mais ou menos potencia, quanto ao sistema, eu nao sou apple fanboy, e sim tambem acho que o preço que eles poem é mais que exagerado (so por exemplo, o preço de um macbook pro vai dar ao mesmo que o novo Razer Blade que é mil e uma vezes melhor), mas ja mexi varias vezes no OSx e mesmo vendo algumas das caracteristicas consegui perceber que tem alguns funçoes, obvio que nao sao 50 e tal, mas algumas que fazem muito jeito para a minha area (design grafico).

O dvd tambem nao uso muito, essencialmente é para a mesma coisa que tu, entregar cd´s com os trabalhos quando os prof´s se lembram de pedir e eventualmente gravar alguns filmes para dvd, no retina nem é isso que me faz grande diferença, é mais o nao poder fazer upgrades depois de comprar, o ssd é ultra slim que faz ainda mais caro que um ssd normal que ja por si so é carissimo, como nao tem muita memoria, so para o essencial teria de arranjar um disco externo, mas para alem disso, é como esta tecnologia (retina) é nova, poucas coisas estao adaptadas para isso, posso dar um exemplo comparaval, o 3D, sei que muita gente adora, eu pessoalmete nao gosto, e acho que é uma tecnologia que tem muito mas muito para evoluir, tal como o retina, nao o ecra em si, mas sim as coisas feitas para ele, so o que vem de origem da apple nele é que esta preparado para tanta resoluçao, de resto ia tudo perder um pouco de consistencia na minha opiniao.

11. brruno

brruno Power Member

sim, essa troca automática é uma funcionalidade da grafica, e não algo especifico dos portateis apple ; a nVidea foi a 1ª a entrar com o sistema e logo depois a AMD e se bem me lembro em OSx esta funcionalidade so ficou a funcionar algum tempo depois de ter entrado em funcionamento (em windows) ..

O razer blade na minha opinião é muito overpriced...

12. Mas os portateis windows com essa tecnologia sao poucos, o razer sim é over priced um bocado, mas tambem ainda nem se sabe qual é o cpu que usa porque ainda nem foi anunciado, e so aquele tecnologia do tracpad e as teclas dedicadas é cara, mas pensa assim, a razer nao é uma marca grande como apple, hp, ou mesmo asus, e o primeiro pc que fizeram foi o razer blade, tem de ter um lucro significativo para poderem avançar nessa area e criar mais pc´s, e se comparares com os portateis para gamers da asus por exemplo, compensa muito o facto de ser leve e fino, porque portatil tem a finalidade de ser transportado para todo o lado, e se nao vais andar com ele de um lado pro outro nao tem logica nenhuma comprar um, fica-se por uma torre, e comparar um asus e o razer, com a mesma potencia mas aquela diferença enorme de tamanho compensa, nao compensa aquele dinheiro todo, mas compensa.

Ah e outra cena que nao disse na outra resposta, ando a ficar farto do windows, de lançamento para lançamento a microsoft so piora o sistema, e sim, seguirme pelas criticas dos outros a maior parte das vezes nao é bom, mas a data de pessoas que dizem que o windows 8 nao presta (e eu mesmo nao tento testado tou dentro dessa massa de gente depois de ver videos, blogs, mesmo apresentaçoes do sistema) quer dizer alguma coisa, e nao falta muito pros pc´s começarem a vir so com windows 8.

13. brruno

brruno Power Member

quase todos tem essa tecnologia, so os Asus G55 e G75 é que não a têm por causa do 3D (não é compativel) , os alienware permitem desligar a troca de graficas (e um ou outro modelo que não me esteja agora a lembrar) ; de resto TODOS os portateis que estão no mercado com graficas nVidea GT500 (até mid range), GT600 (todas) e AMD HD6000 (até mid range) e HD7000 (todas) tem essa tecnologia

quanto ao windows 8 muita gente anda a exagerar , eu antes de ter experimentado tb dizia que não seria grande coisa, mas desde que o instalei nunca mas mexi no W7.. é basicamente um w7 melhorado , mais rápido ; e por exemplo o modo "snap" é muito bom para ter o desktop de um lado e uma app (tipo mail, ou messenger , etc) do outro..

Última edição: 22 de Setembro de 2012
  14. MMC

MMC Colaborador Editorial

Para trocar de placa num mbp de 15" basta fazer um click na menu bar e seleccionar a placa que se pretende. Ou deixar o OS seleccionar automaticamente a placa (também tens essa opção). Por defeito o SO determina a placa gráfica ativa. É assim desde 2008, foi a comunidade que iniciou o desenvolvimento dessa aplicação, altura que começou a estar disponível (gfxCardStatus). São coisas simples que fazem a diferença. Se queres autonomia, pouco aquecimento e autonomia de 8h - escolhes a integrada, se não seleccionas a placa dedicada e tens uma performance superior (que não se nota numa utilização normal), mais aquecimento e uma autonomia de pouco mais de 5h.

Utilizo 99% do tempo a placa integrada.

Existem alguns GTA compatíveis com OSX e o Left 4 Dead também é compatível. Estou até admirado com a quantidade de jogos que já existem para OSX, mas não gosto de jogar nem do aquecimento que provoca numa máquina destas. Contudo, o sistema de arrefecimento funciona bastante bem. Se levantares ligeiramente a parte traseira do portátil é melhor para a escrita e o portátil fica mais fresco quando é necessário puxar pela máquina.

Não tenhas dúvidas que o futuro são os retina, se puderes esperar pela revisão B, melhor.

15. brruno

brruno Power Member

Por acaso desconhecia esse programa ...

Mas como disse , 99% dos actuais tem tb tecnologia de troca de graficas ; so que muito poucos de 15.6" têm baterias potentes ao nivel dos macbook (tens o 700Z5C , mas o ecrã podia ser melhor)..

16. MMC

MMC Colaborador Editorial

Não é apenas a capacidade das baterias em mAh, é todo o sistema que está optimizado para consumir pouca energia. Mas hoje em dia a maioria dos pcs já fazem uma boa gestão energética.

O de mbp 17" era uma excelente escolha por 1500€. Boa área de trabalho e resolução adequada - subiu para 1999€.

Se fores estudante, podes entrar na loja ensino e montar um rmbp com 16 Gb de Ram e com o mesmo processador 2.6 por 2464,92€. Se não, opta pelos 16 Gb e esquece o upgrade do processador.

Podes fazer o mesmo para a versão normal e fazer pequenos upgrades de ecrã, de disco, etc.

Primeiro tens que decidir qual o SO que queres utilizar nos próximos anos, mudar para mac exige investimento em novo software para o dia a dia.

Partilhar esta Página