Qual melhor distro para servidor?

Frango.

Power Member
Boas, desde já quero avisar que já procurei no fórum e no Google. Mas queria a vossa opinião.

Qual a melhor distro para server? Não é só dizer X porque sim, queria saber quais as vantagens da mesma, rapidez, segurança, compatibilidade etc. A principal função do server será http (com cpanel e whmcs).

Pelos sites de alojamento que vi, nos serviços com o Linux custumam usar Debian e CentOS, mas não sei porquê, pois não tem lá as tais vantagens.

Obrigado pelo vosso exclarecimento.

Cumprimentos e boas entradas :)
 
já usei os dois.

o CentOS é capaz de ser o mais estável. porque basicamente tem a SRPMS do RedHat Enterprise, só que é gratuito, enquanto que o RedHat é a pagar.
mas confesso que gosto mais do Debian. tem mais flexibilidade e, para mim, tem uma estrutura de configuração que me agrada mais. se calhar é uma questão de hábito.

usei Debian durante uns tempos, mas agora estou a tentar entrar no CentOS. por uma questão até de futuro, se me der na telha tirar um curso de RedHat, já estou mais ambientado. mas curto mais o Debian. tivesse o Debian a influência que tem o RedHat e só usava isso.
 
Sinceramente sempre que ouço falar em servidores é de pessoas que usam Debian. Bastante configurável, mas sem acrescentar tantas complicações que outras distros trazem.
 
Debian! Debian! DEbian! :009:

Debian stable - e já agora Debian 'Lenny' que está quase a ser lançado como stable - é uma escolha excelente para servidor.
Traz um colecção de software impressionante, com uma 'userbase' brutal que testa e ajuda a 'polir' os pacotes. A qualidade é excelente.

Haverá outras boas soluções, esta é uma que para mim está testada há anos e com resultados excelentes.

Cumps
 
A minha pouca experiência leva-me a escolher o CentOS pelo que já foi referido aqui pelo enok. É uma distribuição usada por muitas empresas e tal como foi referido, é baseado no RHEL só que gratuito. Todos nós sabemos do peso e da importância da Red Hat no mundo Linux e nos servidores sendo o seu curso de administração de servidores um dos mais conceituados no ramo IT.
OpenSuse está igualmente a apostar no mercado dos servidores tal como já o fez no passado mas falta saber no que isso vai dar....

As poucas empresas Portuguesas que trabalham com servidores Linux usam basicamente RHEL, CentOS e Fedora. Tenham atenção a isso caso desejem trabalhar nesse ramo....
 
oi , eu acho que as melhores são o Slackware e debian , mas a minha opinião pessoal vai mesmo para slack por vários motivos , e os principais são a estabilidade , flexibilidade , segurança , velocidade , simplicidade , enfim no slack encontram-se muitas qualidades que quem já usou slack com certeza não o troca por nenhum outro sistema excepto os BSD Unix , que nesse campo a minha excolha vai para o FreeBSD.
 
Depende (como sempre) do que queres fazer com o servidor.

Se fôr para utilizar para alguma aplicação específica é provável que a melhor escolha seja CentOS/RHEL ou SLES devido à ligação da RedHat/Novell com o mundo empresarial, se quiseres um servidor mais "misc" sem teres de usar nenhuma aplicação específica diria Debian.

Eu pessoalmente no trabalho é a filosofia que sigo e mantenho servidores com ambas as distros (Debian e RHEL), embora tenha colegas que preferem usar o SLES.
 
Última edição:
Depende (como sempre) do que queres fazer com o servidor.

Se fôr para utilizar para alguma aplicação específica é provável que a melhor escolha seja CentOS/RHEL ou SLES devido à ligação da RedHat/Novell com o mundo empresarial, se quiseres um servidor mais "misc" sem teres de usar nenhuma aplicação específica diria Debian.

Eu pessoalmente no trabalho é a filosofia que sigo e mantenho servidores com ambas as distros (Debian e RHEL), embora tenha colegas que preferem usar o SLES.

Vai ser para web server. Então recomendas centos?
 
Bom, apaguei o outro post a dizer que ia escolher o CentOS, e se calhar vou pois estou mais virado para ele que as outras distros. No entanto para não encher mais este tópico com outras perguntas, vou criar um mais organizado com as distros recomendadas para servidores. No entanto se quiserem postar opiniões em relação ao meu primeiro post estão à vontade :)
 
Back
Topo