1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Qual o futuro da Nintendo?

Discussão em 'Nintendo' iniciada por Panzer360, 26 de Julho de 2008. (Respostas: 131; Visualizações: 4542)

?

Qual a próxima táctica da Nintendo?

1. Vão pegar nos lucros que fizeram com a Wii/DS e apostar forte no hardware

20 vote(s)
    32,3%
  2. Apenas apelar aos casual gamers com hardware barato e jogos divertidos

42 vote(s)
    67,7%
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Panzer360

Panzer360 Power Member

Apesar de ainda faltar muito tempo até à surgir uma nova consola da Nintendo, gostava de ouvir a opinião do pessoal.
    Para ser sincero houve uma altura em que pensei que a Nintendo fosse pelo mesmo caminho que a SEGA, pois a N64 e a Gamecube não foram lá grandes sucessos.

Mas a verdade e apesar de toda a gente saber que não sou fã da Wii, mas o que é verdade é que eles conseguiram o 1º lugar de vendas e muito provavelmente vão lá ficar até ao fim desta geração de consolas.

Devido ao sucesso que eles tiveram e aos enormes lucros que devem ter, acham que a próxima consola da Nintendo vai seguir o caminho dos rivais e apostar em hardware topo de gama ou vai seguir o mesmo caminho e lançar uma consola de baixo custo e apelativo a todos.

8| Sim estão a ver bem, criei um tópico na secção Nintendo 8|

2. GlassPrisioner

GlassPrisioner Power Member

Acho que eles vão tentar manter um preço amigável à consola, podendo o hardware ser mais fraco que a concorrência de novo, mas não estou a ver a Nintendo lançar uma consola de 400€ ou mais. Não sei, ainda é muito cedo para falar disto, mas o que realmente me importa, é que eles mantenham qualidade nos títulos first-party, e claro, que não deixem de sair Zeldas, Marios e Metroids, que somos todos felizes.

EDIT: Não votei porque, enfim. Podem não apostar forte no hardware, mas isso não implica que seja para "Apenas apelar aos casual gamers com hardware barato e jogos divertidos".

Última edição: 26 de Julho de 2008
  3. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Não voto, porque nem uma coisa nem outra são para mim respostas remotamente correctas, pela simples razão que pelo hardware querem concluir o tipo de utilizador alvo, o que considero uma falácia. A opção de hardware não ser de topo nada tem a ver com apelar a gamers ou não. O software é que terá; além de que a existencia de software para "jogadores iniciados" não faz da consola menos consola para jogadores, basta filtrar e não os comprar, assim como numa consola só de jogos core só compramos aqueles que nos interessam.

De resto, todas as consolas que lideraram foram à partida mais casuais que a concorrencia, a variedade de software vem com a liderança por assim dizer. NES, SNES, Playstation 1, Playstation 2, Gameboy, DS... e agora Wii, todas acabam por partilhar isto.

A Wii e a DS apenas se aperceberam do pattern repetido que acontecia por quase acaso (O catálogo massivo dos jogos mais variados possiveis e imaginários em todas essas plataformas, a carrada de acessórios da NES e acessibilidade, experimentalismos passados em acessórios não standard tanto deles como da concorrencia, o "Lateral Thinking of Withered Technology" do gameboy, etc)

Então resolveram fazer à partida também desse publico, um publico alvo. Nota o "também" porque não quer dizer que o resto não seja também publico alvo, muito pelo contrário, e mais que isso, o objectivo a entrarem pessoas novas na industria é mantê-los como clientes por isso o objectivo de muitos desses títulos é servirem de portas de entrada, daí a classificação de casual e bridge titles... e core titles, claro.

Se alguma coisa prevejo as consolas de próxima geração da concorrência a não se focarem tanto em specs como as desta actual geração. Não só pela evolução gráfica actual como a constatação de que para ter uma consola com sucesso não é preciso lançar um produto a perder centenas de dólares por unidade (aliás a constatação de que, isso aliás, é um péssimo negócio), ou ainda que esse incremento de potencia aumente os custos de produção novamente e acima dos custos que já muito aumentaram esta geração.

Estava-se a caminhar para um crash e um sufoco das pequenas developers, e decerto que agora percebem que não é sustentável, além de onde já chegámos (bom, sustentável seria, para meia duzia de titulos de renome, mas se alguma coisa até tende a estrangular a criatividade, ao teres riscos demasiado grandes para as third party's quererem arriscar.

Última edição: 27 de Julho de 2008
  4. .DX.

.DX. Power Member

Onde é que o hardware da Wii vale 250€?

Ou eles mudam muito e apresentam novidades senao a Wii vai cair na rotina. O catalogo para este nao é propiamente do agrado dos core gamers.

O que esperar no futuro? Novos zeldas e marios.

Vamos ver se a bolha rebenta.

Eu falo por mim o unico jogo que me agrada é o mario karts mas nao vou dar 250€ so para o jogar.

5. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Se não valesse 250 euros, 30 milhões de pessoas não os tinham gasto...

6. .DX.

.DX. Power Member

Estou a falar no custo de fabrico. A consola devia custar muito menos. Nao ha price cut este ano porque?

7. CoolMaster

CoolMaster Power Member

Tambem não votei.

É dificil saber o que eles vão fazer de futuro. Acho que vão continuar a desenvolver o conceito que estão empenhados e vão apostar nos dois "mercados"... embora a imagem que passa é que a Nintendo só lança os chamados jogos casuais é uma imagem errada. Para a Wii a Nintendo já lançou jogos para o pessoal mais *agarrado*:

The Legend Of Zelda: Twilight Princess
    Super Mario Galaxy
    Mario Kart Wii
    Super Smash Bros. Brawl
    Battalion Wars 2
    Super Paper Mario
    Fire Emblem
    Metroid Prime 3
    Mario Strikers Charged Football
    Excite Truck
    Endless Ocean
    Warioware smoth moves (este é talvez o mais casual, mas a sua qualidade é inegavel)

Alguns destes jogos não foram desenvolvidos na propria Nintendo mas foram publicados pela empresa e tambem alguns deles têm mão Nintendo, portanto normalmente contam como 1st party.
    Ainda nem 2 anos passaram desde o lançamento da consola... não me parece nada mal!

Ainda vem aí o Fatal Frame e Disaster com mão da Nintendo, vem o Wario Land e o Mario Super Sluggers, todos jogos com appeal mais core. Claro, não esquecer o Pikmin 3.

Perante esta lista é impossivel dizer que a Nintendo só lança jogos para o mercado casual e o futuro não me parece assim tão negro como muitos o pintam.

Não esquecer que até a consola morrer a Nintendo vai lançar mais jogos e tambem não nos podemos esquecer que cada vez há um maior apoio 3rd party e existem 10-20 jogos em desenvolvimento que podem interessar ao jogador mais dedicado. Por falar em 3rd party, consigo dar uns 30 jogos 3rd party que já sairam com appeal ao jogador *hardcore*!

A juntar isto tudo ao Wiiware que acabou de sair e aos jogos da Virtual console, para já sinto-me satisfeito por só ter a Wii como consola domestica e dificilmente sentirei necessidade de ter outra, é claro que no futuro posso acabar por comprar mais alguma para jogar um ou outro jogo que me interesse.

Eu sei que a pergunta é feita a pensar na proxima consola, no entanto todos sabemos que se vão passar muitos anos até ela sair! Ainda para mais sendo a Wii lider do mercado a consola ainda vai durar e durar e durar... ainda para mais a Nintendo! hehe.

Seja como for é obvio que quando sair a proxima consola é obrigatorio no minimo ter os gráficos de uma 360/PS3, quanto ao mercado acho que vai continuar a ser mais do mesmo.. afinal a Nintendo ainda não desiludiu os *hardcore* em detrimento dos *casuais*.

8. rest44

rest44 Power Member

O preço da Wii com certeza não é apenas o que custa à Nintendo produzir uma consola, mas também o que custou à Nintendo desenvolver a consola. Os custos de desenvolvimento também contam, especialmente do Wiimote (no qual a Nintendo deve ter gasto muito dinheiro, quer em desenvolvimento quer em patentes).

9. .DX.

.DX. Power Member

Achas que os sensores sao assim tao caros... Sao a coisa mais banal hoje em dia.

10. Panzer360

Panzer360 Power Member

Desculpa mas nem de longe nem de perto o hardware da Wii vale 250€. O sucesso das vendas deve-se essencialmente porque as pessoas que são fãs dessas sagas querem continuar a jogar os seus zeldas e mários e metroid... e devido à inovação do comando.

O hardware da wii não chega a uma xbox sequer, como é que pode valer 250€??!! Mais uma vez quem dá 250€ por ela é pelo que referi acima e não pela "máquina" em si.

11. andre.tapada

andre.tapada Banido

Não sei mesmo o que vai acontecer porque também não adivinho o futuro mas desde que continuem a sair os grandes títulos da Nintendo o resto está tudo bem :)

EDIT:

Só esses títulos chegam para a comprar.

Se vendessem por menos também não lucravam nada de especial, penso eu :S Claro que a consola não está ao nível da Xbox 360 tanto que o preço não é igual (mas também não é muito mais e a versão arcade se não me engano até é menos) mas não me arrependo nada de ter dado aquele dinheiro por ela nem acho que estejam a pedir demais.

12. CoolMaster

CoolMaster Power Member

Ah? Não chega a uma Xbox1 ? Really?

A Wii é muito mais potente que a Gamecube que por sua vez era mais potente que a Xbox...

Com este comentário estragaste tudo.

13. Make.Love

Make.Love Banido

price cuts so fazem sentido em situações onde a procura é pouca. No caso da Wii a procura tem sido muito alta, em certas ocasiões maior que a oferta.

Também nao vemos Wii´s de varias cores, nem bundles pelo mesmo motivo.

Como exemplo destas tecnicas de marketing temos a PS3/x360 que estão sempre com price cuts e bundles e cores.

Desde o dia 1 que a Nintendo ganha dinheiro com a Wii, ao contrario da Sony e Microsoft a Nintendo deixou bem claro que o objectivo deles nao era concorrer pelo primeiro lugar em perdas monetárias por cada consola vendida.

14. GlassPrisioner

Mas alguma consola vale o seu preço de mercado...?

15. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Esta thread não foi feita para chorar por price-drops. Preços são regulados pela lei da oferta e da procura. Dado que as Wii's ainda voam das parteleiras... como é que não vale 250 euros?

O resto compete a cada um na sua cabecinha decidir, uma PS3 por 600 euros também podia impor a mesma pergunta "onde é que uma consola de vale isto?" no entanto eles estavam e estão a perder dinheiro por consola, pessoas a quererem pagar isso é que escasseavam (ou seja, a consola teoricamente até valia mais, mas para o mercado nem por sombras). E é essa a relatividade das coisas.

Quanto a bolhas... E se rebentar o que acontece? A bolha não é quando vende por vender, vulgo o "fad"? Ora... isso é um mito. No lançamento de uma consola qualquer coisa vende a nivel de software (razão qual qual olhas para titulos de lançamento de uma plataforma e pensas "como é que isto vendeu mais de um milhão?"), depois é preciso software para a guiar... Mas o panorama da Wii já está a mudar além da fase inicial de surpresas e reservas também (e se calhar se não está a mudar mais rápido é pelas teams estarem empatadas ou em moneyhats ou em processos de desenvolvimento longos que começaram antes de sequer sonharem na Wii), além de que, até agora a Nintendo a guiou com software de topo numa base regular.

Nada deixa de vender de um dia para o outro, pensa nas coisas como efeito bola de neve. É bem mais nocivo uma consola não começar como "uma bolha", "fad" ou "objecto de desejo" das massas e ter de lutar por isso. Aliás, basta olhar para patterns, nenhuma consola que nasceu torta se endireitou completamente. Razão para sair do mercado? não... (antes pelo contrário se o fizer fica mal vista perante a userbase que a suportou) Mas não liderou; assim funciona o mercado, e por isso, por norma, a concorrência se apressa a lançar plataformas novas, para tentar dar a volta por cima com um produto novo onde o outro não conseguiu. Dito isto não creio que hajam plataformas novas tão cedo, seria um erro lançar plataformas novas quando as duas concorrentes da Wii se enfiaram em tais buracos fiscais, um que só recentemente deixou de perder dinheiro por unidade de hardware vendida (e é mínimo) e outra que ainda o perde.

16. CoolMaster

CoolMaster Power Member

Exacto, era isso que ia dizer tambem:P

17. .DX.

.DX. Power Member

Supostamente a Sony perde dinheiro por cada consola vendida.

18. Panzer360

Panzer360 Power Member

Tens alguma coisa contra mim? É que para fazeres uma afirmação dessas só podes estar mesmo a gozar comigo. Desde quando a gamecube era mais potente que a xbox??!! 8|

19. GlassPrisioner

Isso é com os price-drops (não com o seu valor inicial), e mesmo assim não me acredito muito.

20. CoolMaster

CoolMaster Power Member

Tu é que parece que estas a gozar comigo em dizeres que a Xbox é superior a Wii...

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página