1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual o mais dificil? Pascal, Basic ou C++?

Discussão em 'Programação' iniciada por Shaiza, 9 de Outubro de 2007. (Respostas: 27; Visualizações: 3359)

1. Shaiza

Shaiza Power Member

Estive estudando código de programação em pascal, e nao percebi nada, e fiquei a saber que tenho que estudar basic e c++. Podem dizer-me quais as diferenças destes com o pascal e o grau de dificudlade? :confused:

Última edição pelo moderador: 10 de Outubro de 2007
  2. HecKel

HecKel The WORM

Pascal (puro e duro), linguagem NÃO orientada a objecto, é uma linguagem de interpretação sequêncial e quase auto-explicativa (basta saberes inglês).

Basic (não será antes Visual Basic? Basic quase que nem se usa...), é relativamente fácil de compreender. Se falares de Visual Basic é uma linguagem ORIENTADA a objectos (apesar de quase ninguém programar usando este conceito no sei real sentido) e bastante simples de compreender código já feito.

C++, Linguagem de Médio Nível, mais complicado de compreender mas bem mais poderosa que as outras duas anteriores. Quem programa objectos em C++ sabe mesmo que está a programar objectos, não anda a brincar com drag'n drops. É a linguagem mais robusta das 3 mas também a que exisge mais empenho.

Agora pergunto eu, para que queres saber isto? :P

3. CoolMaster

CoolMaster Power Member

@ Heckel

O vb não é OOP.. talvez o .net mas o <=6 não é. Pode dar a ideia que os tais widgets são OOP mas não são. Apenas acedes a um elemento de uma instancia. Do genero do "." nas structs em C.

4. Evil_Tidus

Evil_Tidus Power Member

essas 3 linguagens foi as que eu aprendi no meu curso tecnologico

Pascal - 10º
    VB - 11º
    C/C++ - 12º

A linguagens que me custou mais a aprender por acaso foi C++, que acabou por ser uma das minhas preferidas, VB para mim so deu gozo com a versão .NET uma vez que era facil trabalhar em base de dados neste, algo que da muito jeito.
    O pascal foi a minha primeira linguagem, aquela que me levou ao mundo da programação, epa para mim não foi dificil porque na altura não conhecia o conceito POO (programação orientada a objectos) e para primeira linguagem não tá má, agora voltar para o pascal com aquilo que sei, não me habituava lá muito bem não

5. DeathGhost

DeathGhost Power Member

Tambem dei estas 3 linguagens, e na minha opiniao o mais dificil sem duvida foi o C, mas posso dizer que deu-me algum prazer contornar as minhas dificuldades no C e valeu a pena.

Pascal foi essencial para compreender de certa maneira o desenvolvimento de uma aplicação.

Gostei do VB, talvez por ser mais user-friendly.

6. HecKel

HecKel The WORM

Podes criar classes com o vb 6.0, eu pelo menos comecei a programar classes em vb 6.0. Mas tal como disse, poucos usam realmente objectos no vb...

7. CoolMaster

CoolMaster Power Member

Mas tens inheritance, polimorfismo, etc etc? Pelo que sei no vb6 não tens isso! O que estas a chamar de class na minha perspectiva não é nada mais nada menos do que uma struct em C.

Mas tambem não sou nenhum expert em Vb.. alias, abomino vb , mas isso são outras conversas :002:

8. RicAlmeida

RicAlmeida Power Member

9. tonebiclas

tonebiclas Power Member

pascal é a mais básica e talves a mais facil para se começar!
    pascal como ja disseram aqui "basta" saber ingles.mas se keres começar a programar arranja um livro de algoritmia e de lógica de programação.
    fica aqui um site onde podes encontrar manuais em PDF para download:
    www.apostilando.com

cumps.

10. Shaiza

Shaiza Power Member

Brigada! Perguntei mesmo só para estar informatica e ciente das possiveis dificultades em relação é linguagem de programação. Nunca entendi nada. Só mesmo tipo:

Program Ola;
    Write 'ola pessoal';

coisitas assim... (Sou um zero mesmo nisto! acho que ate o que escrevi em cima ta mal)

Esqueçam! :lol:

11. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

eu tou no 12

Pascal e a mais facil de entender.. e e boa para aprenderes a logica

VB.net ate agora e a que gostei mais.

neste momento estou a dar C (nao C++) e nao gosto.. faz me lembrar o pascal mas mais feio :D e depois de ter dado VB custa me voltar a programar para uma janela preta com letras brancas...
    tenho esperancas que quando comecaramos o C++ mude de opiniao..

ja no 2 periodo devemos comecar cenas Web, tipo PHP , dhtml , e companhias.. a ver o que sai dali

12. vasco16

vasco16 Power Member

programar em c++ é assim tao dificil para quem ja teve pascal e esta a dar vb?

13. joao.miguel

joao.miguel Power Member

Eu diria que é um mundo completamente diferente.

C++ é complicado até para quem teve C ou trabalhe actualmente com C#.

tudo se aprende... é preciso é muita paciência.

Eu já trabalhei com C++ e já não lhe pego (para programar) há uns 3 anos... Já ando meio esquecido mas sei que é mais complicado de programar do que interpretar.

14. sLiNk

sLiNk Power Member

Só uma correcção, C++ é uma linguagem de alto nível.

15. CoolMaster

CoolMaster Power Member

O Heckel não deixa de ter razão quando fala em "medio nivel", ele diz isso porque embora seja de mais alto nivel comparativamente com as de baixo nivel continua a ser de baixo nivel comparativamente as de alto nivel, acho que me fiz entender:wow:

C++ é mais baixo nivel que Java porque em C++ não tens a abstracção que tens em Java, em C++ tens basicamente tudo do C mas com OOP, ou seja, a gestão de memória, pointers, etc.. logo faz com que a linguagem não seja assim de tão alto nível... acho que foi esta a ideia que o Heckel quis dar.

16. sLiNk

sLiNk Power Member

Ya, mas normalmente as linguagens são divididas em linguagens de baixo nível e alto nível.

17. HecKel

HecKel The WORM

Sim e não só, de relembrar a definição de linguagem de alto nível:

In Wikipedia.

C++ apesar de ser substancialmente mais robusto, está um bocado longe da linguagem humana, não é tão perceptível para um noob ao ler um programa como é python. Apesar de no link que dei da wikipedia dizer que C++ é de alto nível, a meu ver não se compara com as outras listadas

Python, apesar de não ser tão robusto do que C++ é uma linguagem de alto nível.

18. scriptKid

scriptKid Power Member

Tudo depende da tarefa. C++ é um linguagem que suporta diferentes paradigmas. Podes utilizar apenas variáveis, funções e estruturas de controlo numa abordagem procedimental tal como em linguagens mais "simples".
    Agora, o C++ foi desenhado e é ensinado no âmbito da programação por objectos. Este é um paradigma diferente, especialmente adequado na resolução de tarefas complexas onde a modularidade é um aspecto essencial, nomeadamente quando um projecto tem que ser desenvolvido por um conjunto alargado de programadores.
    O mais desafiante em C++ não é a sintaxe da linguagem, mas o design da organização das classes de objectos, especialmente ao determinar quem possui determinado dado e como os objectos de diferentes classes comunicam entre si de um modo consistente.
    Podes fazer tarefas simples em C++ sem grande dificuldade, mas para seres um expert em C++ na sua plenitude necessitas de alguns anos de aprendizagem e experiência.

19. TheRieper

TheRieper Power Member

Eu tou no curso tecnológico de informática. Já passei por Pascal e VB, tou agora em c++ e sinceramente na minha opinião C++ é mais fácil, e bastante mais eficiente.

Abraço

20. XeniX

XeniX Power Member

Acho que o curso tecnológico de informática devia ser profundamente alterado! Tipo eu adorava começar logo no 10º ano a aprender programar, mas por outro lado quando chegasse á universidade tava tramado, pois não sabia nada de física.
    O curso tecn- de informatica devia ter fisica e mat A. :(

Partilhar esta Página