Qual o melhor centro de formação para Dreamweaver e Photoshop?

Radeon Force

I fold therefore I AM
Boas pessoal ando a pensar muito seriamnete em começar a aprender a fazer sites usando para isso o Dreamweaver e para design grafico o Photoshop mas nao sei bem onde tirar na zona de Lisboa.
Queria tirar num bom centro de formaçao que no final do curso eu saisse de la com tudo para contruir bons sites tanto a nivel de estructura como de design e nao como alguns centros em que saio de la ainda a saber menos do que la entrei :D

Alguem me sabe indicar alguns bons centros de formaçao onde se aprenda algo de jeito e que possa ser util e saber que no final saberei fazer um site sem ter aspecto amador LOL??
 
Radeon Force disse:
Boas pessoal ando a pensar muito seriamnete em começar a aprender a fazer sites usando para isso o Dreamweaver e para design grafico o Photoshop mas nao sei bem onde tirar na zona de Lisboa.

Tenta no google. Tem em todo o lado...

Radeon Force disse:
Queria tirar num bom centro de formaçao que no final do curso eu saisse de la com tudo para contruir bons sites tanto a nivel de estructura como de design e nao como alguns centros em que saio de la ainda a saber menos do que la entrei

Ter paciência, saber o que procurar, e não tentar saber tudo ao mesmo tempo. Uma coisa de cada vez, por muito que isso custe. Tens consciência que não vais saber fazer isso tudo em 1 ou 2 anos nem que seja 24/7, certo???

1º -> Photoshop
2º -> HTML
3º -> CSS
4º -> DHTML
5º -> JavaScript

... Mai' nada ...

Radeon Force disse:
...e que possa ser util e saber que no final saberei fazer um site sem ter aspecto amador LOL??

Isso só o bom gosto te leva lá. Até podes saber os aspectos técnicos, mas se não souberes corrigir algo de mal no aspecto gráfico de um site, então nem vale a pena.
 
BraBo disse:
...

1º -> Photoshop
2º -> HTML
3º -> CSS
4º -> DHTML
5º -> JavaScript

...
Isto so falando no design, porque depois convem saberes linguagens de programacao orientadas para web, como o PHP ou o ASP para poderes criar um site mais dinamico sem teres de escrever tudo no html.
 
WebDesing é 30% codigo, 70% bom gosto.

Muitos bons sites acabam por ser extremamente simples.
Actualmente, em termos profissionais, é mais importante a funcionalidade de um site do que o seu aspecto, vais passar mais tempo a tratar das bases de dados e afins do que o site em si.
 
Radeon Force disse:
... que no final do curso eu saisse de la com tudo para contruir bons sites tanto a nivel de estructura como de design ...
... e saber que no final saberei fazer um site sem ter aspecto amador ...

Mitnick disse:
Isto so falando no design, porque depois convem saberes linguagens de programacao orientadas para web, como o PHP ou o ASP para poderes criar um site mais dinamico sem teres de escrever tudo no html.

Moralez disse:
WebDesing é 30% codigo, 70% bom gosto.

Muitos bons sites acabam por ser extremamente simples.
Actualmente, em termos profissionais, é mais importante a funcionalidade de um site do que o seu aspecto, vais passar mais tempo a tratar das bases de dados e afins do que o site em si.

Eu não o vi falar em programação, ou bases de dados, ou seja do que for!... Ele apenas quer fazer um site, não ouvi falar em aplicação web com interactividade ...
Será que um site é só aquele com Php's ou ASP's ou .NET ou seja lá o que for?!?!?!?!?!

Já agora, esqueci-me de um sexto ponto na minha listagem ... Acrescenta Flash depois do JavaScript ...
 
Mitnick disse:
Isto so falando no design, porque depois convem saberes linguagens de programacao orientadas para web, como o PHP ou o ASP para poderes criar um site mais dinamico sem teres de escrever tudo no html.

??????????????????????????????????????????????????
Hein?!?!?!?!?

O que é que os teus sites em Php ou ASP escrevem, se não é HTML?!?!?!?!
 
permitam-me discordar de grande parte dos comentarios aqui mencionados....

aprender photoshop e webdesign de cada vez, sim, são coisas um pouco diferentes apesar de esarem ligadas... no entanto ha por ai muitas empresas que têm pessoal a desenhar no photoshop e dps mandam os layouts pos webdesigners que apenas se limitam a usar o layout e a construir o site usando as html e css... não concordo no então que se tenha de aprender uma coisa de cada vez como foi dito na 1ª resposta... html e css pode e na minha opinião deve, muito bem ser aprendido conjuntamente... o mesmo do dhtml javascript porque html dinamico "é" basicamente javascript...

quantoa o php ou asp... não sei se a valena pena, mas isos já é contigo, depende daquilo que realmente queres fazer, se apenas queres desenhar bons layouts e depois passa-los para páginas com código bem programada e estruturado, então esquece o php e deixa isso pa outra pessoa... se kiseres fazer tudo, já tens mais trabalho pela frente. eu por exemplo sei todas essas coisas, mas muitos dos trabalhos que tenho feito ultimamente são a base de php, o design e o site já com todo o codigo html é me entregado pron to, eu so tenho de programar o site, tu podes ser o gajo que apenas faz o desenho e cria o site. mas como disse, isso agora é contigo, depende do que queres fazer...

quanto a centro de formações, n te posso ajudar, pois n sou de lisboa, mas mesmo aqui pos aldos do porto não faço a minima... mas sempre tens a possibilidade de comprar uma ou outra revista informática como a exame informática, pcguia e por ai, normalmente vem sempre muita publicidade desse genero (entre outras claro), principalmente na pcguia, que é folha sim folha não de publicidade numa revista que tem ficado cada vez mais grossa...
 
Nazgulled disse:
permitam-me discordar de grande parte dos comentarios aqui mencionados....

aprender photoshop e webdesign de cada vez, sim, são coisas um pouco diferentes apesar de esarem ligadas... no entanto ha por ai muitas empresas que têm pessoal a desenhar no photoshop e dps mandam os layouts pos webdesigners que apenas se limitam a usar o layout e a construir o site usando as html e css...

Hummmmmm ... Afinal, Photoshop terá mesmo de vir antes das outras ...

Nazgulled disse:
html e css pode e na minha opinião deve, muito bem ser aprendido conjuntamente...

Mas qual aprendes primeiro??? Essa é a pergunta, porque não conheço ninguém que tenha aprendido CSS sem sequer saber HTML ... Primeiro o HTML e os seus TAGS e estilos, depois sim, aprender a estruturar isso numa folha de estilos ... É claro que ninguém vai morrer se aprender as duas ao mesmo tempo, porque uma complementa a outra (CSS complementa HTML). A ordem em que as pus, tem a ver com o simples facto que tens de saber onde colocar os estilos, ou seja, o HTML.

Nazgulled disse:
o mesmo do dhtml javascript porque html dinamico "é" basicamente javascript...

Hummmmmmmmmmmm!!! .... DHTML = JavaScript ????? WRONG ....
DHTML está directamente relacionado com DOM e não com JavaScript. Tu podes ter HTML Dinâmico sem sequer saberes JavaScript. JavaScript existe para manipular o DOM. JavaScript não é DHTML.
Isto é quase o mesmo que dizer que "Aplicação Web" = Php ...
DHTML é a estrutura de objectos dentro da página (eventos, etc), o JavaScript (como o VBScript) apenas manipulam isso ...

Tendo isto em consideração, mantenho a ordem pela qual acho que as técnologias devem ser aprendidas :

1º -> Photoshop
2º -> HTML
3º -> CSS
4º -> DHTML
5º -> JavaScript (ou VBScript, JScript, embora não recomendado)
... e ...
6º -> Flash

PS: Nazgulled, foi apenas uma partilha de opiniões ...
 
Se procurares nos jornais, nas secções de classificados, existem lá anuncios a cursos desse tipo.

Encontrei um anuncio para aprender CAD, que demora apenas 2 anitos num horário pós-laboral :D. Este foi no JN.
Vê os jornais de domingo, pois esses estão carregados com esses anuncios. Depois é só procurar.
 
O que acham da Edge?? Sei que o Greven ou anda la ou ja andou, Será que gastar quase 2000€ num curso de 160horas me rende ou terei que procurar noutro lado??

Eu nao faço intençoes de usar muito o php mas sim construit sites bonitos em html já que nao irei fazer proriemente sites dinamicos ou portais mas poderi criar designs para cms ja existentes :D :D
 
Última edição:
Já agora, aproveito a thread porque o motivo é parecido.

Estou a pensar entrar na etic pra tirar um curso, mas já me disseram que as propinas eram proíbitivas...
O problema é que o curso que quero tirar só há lá!

Alguém que lá ande pode falar das propinas?

Thx
 
Radeon Force disse:
O que acham da Edge?? Sei que o Greven ou anda la ou ja andou, Será que gastar quase 2000€ num curso de 160horas me rende ou terei que procurar noutro lado??

Eu nao faço intençoes de usar muito o php mas sim construit sites bonitos em html já que nao irei fazer proriemente sites dinamicos ou portais mas poderi criar designs para cms ja existentes :D :D

Radeon, tu depois ao mexeres com os CMS começas a habituar-te à programação orientada para a web, especialmente ao nível de PHP. Quanto a DHTML e Javascript, não o considero como uma essência para quem quer começar. Na minha opinião são necessárias 3 coisas, agrupadas em dois conjuntos:

- Trabalho Gráfico: Photoshop, FireWorks, Paint Shop pro, ou algo deste género.
- Programação HTML, estando aqui inseridos o HTML e o CSS.

Começa pelo início e n queiras já fazer sites ultra-complexos. Tens de saber trabalhar muito, mas mesmo muito bem com HTML para avançares para o PHP. Javascript, DHTML e Flash, tb são importantes, mas não são a parte essencial. São quase como a cereja em cima do bolo.

Quanto à ordem.... não concordo com uma ordem imposta como sugeriu o Brabo. Podes aprender primeiro o trabalho gráfico e pouco ou nada saberes programar (basicamente andas a trocar imagens =) ). Podes também aprender a trabalhar em HTML, e fazeres paginas aceitaveis sem teres de tocar quase no Phostoshop. Conforme fores necessitando, vai dando na coisa. Acima de tudo é preciso força de vontade e muito interesse. Se tiveres muito interesse, com a quantidade de informação existente na Internet, com o tempo vais lá e possivelmente nem necessitas de um curso. Não podes é começar por cima, ou querer, ao fim de 6 meses fazer mega páginas!

EDIT: Em relação ao teu post acima Radeon, por várias vezes vais precisar de saber mexer alguma coisa em PHP por exemplo. Ex: Se quiseres fazer um bom design para o oSCommerce, terás, obrigatoriamente, de mexer no código dele. Verás que precisas de mais do que o que ele te dá de origem, e para isso mesmo, convem entender bem como aquilo funciona. Se souberes trabalhar relativamente bem com PHP, verás que te safas com uma perna às costas ;)
 
Última edição:
Marsupillami disse:
Quanto à ordem.... não concordo com uma ordem imposta como sugeriu o Brabo...
Podes também aprender a trabalhar em HTML, e fazeres paginas aceitaveis sem teres de tocar quase no Phostoshop.
Bem, não foi uma ordem imposta. Foi antes uma sugestão. Pelo que eu percebi, ele quer fazer sites estáticos que sejam bastante bons, que criem impacto. Sinceramente, não sei como se fará isso, sem trabalhar no photoshop (ou outro programa qualquer de tratamento de fotografia).
É claro que até o Paint ele pode usar, mas uma coisa é um programa de tratamento de desenho (PaintShop, etc), outra é um programa de tratamento de fotografia, que tem criado funcionalidades para a net, e por isso tem sido utilizado largamente na área.


Marsupillami disse:
Podes aprender primeiro o trabalho gráfico e pouco ou nada saberes programar (basicamente andas a trocar imagens =) ). (... sobre JavaScript/DOM/Flash...)
Hummmmmmm, olha que não é bem assim. o DOM não é só imagens a saltar de um lado para o outro. É claro que não é obrigatório para um bom site (agradável ao olho), mas pode fazer a diferença. Tudo que tenha a ver com a hierarquia de objectos de uma página (ele referiu estrutura de uma página), os eventos desses objectos e as suas propriedades, tem a ver com o DOM. Para o manipular, usa-se JavaScript (ou equivalente). Desde, efeitos em objectos (RollOver/RollOut), até pequenos efeitos de SlideShow em imagens, Layers, Divs, Menus, etc... Básicamente, tudo que mexa depois da página carregar.
Isto tudo sem falar depois em tratamento de informação que posteriormente seja enviada para o servidor (Php), mas isso não é o caso aqui.


Marsupillami disse:
Tens de saber trabalhar muito, mas mesmo muito bem com HTML para avançares para o PHP.

Não é o caso pelo que li ... De qualquer forma, acho estranho estares a falar de Php quando dizes que JavaScript, DHTML e Flash não são para aqui chamados ... Eu cá só mando informação para o servidor (PHP) quando o JavaScript já a processou toda.
E por fim, vem o Flash. Flash é uma ferramenta que pode ser muito poderosa. Primeiro, enche o olho de quem a vê (quando bem feito é claro), segundo, dá movimento ao site. É claro que não estou a falar de sites 100% flash, que geralmente, o que têm a mais em Flash, têm a menos em conteúdo (muito escasso). E para se mexer bem em flash (não estou a falar em ser-se um guru), é preciso ter base de JavaScript, pois o AS é quase JS ...


PS: Já agora ... Como é que o CSS é assim tão vital para se aprender, e o JavaScript/DOM não o é?!?!?! Isto continuo a não perceber. É que o CSS não é mais do que uma organização dos estilos de uma página, ou seja, pode-se fazer a mesma página (o aspecto 100% igual) sem CSS. Agora com o JavaScript/DOM, pode-se alterar em muito a experiência de um utilizador na página ...

PS2: Uma coisa que acho relevante não nos esquecermos para os futuros utilizadores que queiram participar neste topico. CSS é a organização da estrutura de propriedades de objectos no DOM.
 
Última edição:
Acho que devo dizer uma coisa aqui.

Eu sei mexer em Photoshop, HTML, CSS, DHTML, DOM, JavaScript, Php ... A ordem pela qual as aprendi, não foi a referi anteriormente, nem nada que se pareça...
Eu comecei exactamente pelo fim. Primeiro veio o Php, depois (forçosamente) o HTML. Depois do HTML teve de vir o Photoshop e as CSS, e junto com isto tudo teve de vir DHTML DOM e JavaScript. O Flash, veio mais ou menos entre o HTML e o Photoshop e CSS (na altura tinha acabado de sair o 4).

Apesar de ter aprendido assim (e ainda aprendo, como é lógico), não acho que tenha sido o melhor método, pois várias vezes estava a ver como se fazia isto e aquilo numa técnologia, e tinha de quebrar o raciocínio para ir aprender qualquer outra coisa que precisava noutra técnologia, ou seja, era mais custoso e demoroso.

Se a ordem que sugeri for seguida, quando ele for para a próxima técnologia, esta já não lhe é completamente chinês, e já faz bastante sentido e será muito mais fácil compreender.
Primeiro aprende-se a produzir visualmente o que se quer de um site (Photoshop).
Depois vem a própria construção do site.
Depois tenta-se organizar o site com as CSS's, e quando as CSS's e DHTML estiver compreendido (propriedades e eventos dos objectos), é um pequeno passo para se compreender o DOM e poder mexer mais à vontade com um JavaScript. Sabendo o JavaScript e DOM, é muito facil também saber o AS do Flash.
Se se começar pelo fim, será um pouco dificil assimilar tudo.
Primeiro aprende-se o alfabeto, e só depois as palavras para se poder escrever um texto. É mais dificil aprender a escrever um texto ao mesmo tempo que se aprende o que cada letra é e o som que faz.
 
Brabo, claro, tens a tua opinião, eu tenho a minha, é por isso mesmo que isto é um forum, depois o Radeon se quiser pega em alguns conselhos e aplica-os.

Não queria alegar que impuses-te essa ordem, sorry, estava-me mesmo a referir a existir uma ordem. Acho que não existe bem uma ordem definida, quando se fala de Photoshop e HTML. Se queres sites bonitos tens de saber as duas e ponto final. Quando estás a aprender HTML, também aprendes CSS simultaneamente. O CSS é de tal maneira implementado em dreamweaver, por exemplo, que tu acabas por entender como a coisa funciona. Eu vejo o CSS como uma pequena subdivisão do HTML, por isso mesmo julgo que uma pessoa aprende isso, mesmo quando está a aprender a trabalhar em HTML. A base não é complicada, por isso mesmo acho que é algo que se vai aprendendo involuntariamente quando se está a trabalhar em DreamWeaver (pelo que entendi, é o que ele quer usar).

Eu continuo a achar que o Javascript, Flash e DHTML é secundário, mas isso é apenas a minha opinião. Não estou a criticar a ordem que impuseste para estes, três, até a acho correcta, mas só para estes deve existir essa ordem. Pessoalmente acho mais importante o PHP, já que acabas por descobrir formas de dar a volta a algumas coisas que farias com Javascript por exemplo. Claro que, por exemplo, por vezes pretendem-se eventos rollover e rollout, popups, whatever, mas em quanto tempo se aprende a fazer isso? Existem inúmeros tutorials na net que dizem como se faz, devido à simplicidade destas operações. Não é preciso teres logo de início um conhecimento profundo da linguagem de javascript para fazeres isto. Até podes nem saber praticamente nada, e consegues fazer na boa os rollovers mais simples. Ele quer trabalhar com CMS´s. O primeiro passo é conseguir alterá-los. Ora a maioria dos CMS´s tem 99% PHP/HTML, 1% Javascript. Para quê começar logo a comer a cabeça com Javascript, quando lhe é mais útil aprender PHP (tendo em conta que a maioria dos CMS´s são escritos em PHP)?

Flash... tenho opinião formada. Sites muito bonitos, cheios de movimento, mas não é um requisito base. O Flash é para ele depois aperfeiçoar os seus sites. Porquê estar a preocupar-se com isso? Ele só precisa de saber Flash quando já souber trabalhar muito bem com Photoshop. Eu sei que ele vai querer vender tb, mas quê? Um cliente vai-lhe pedir um site e ele só faz parte dele? O design só? Depois cobra uns 1500€ por aquilo quando podia cobrar 5000 se o fizesse completo? Eu pessoalmente acho que há que ter um bocadinho de cabecinha, e não querer fazer logo arranha-céus quando ainda nem moradias se sabem fazer.

DHTML... mesma opinião que para o Javascript.

Eu aprendi a trabalhar muito bem com HTML e CSS em pequeno, a fazer sites pessoais, depois dei um bocadinho no Photoshop e PHP comecei a aprender com o PHP-Nuke, ao alterar diversas funções, etc... Enquanto aprendia a trabalhar em PHP, por vezes surgia a necessidade de aplicar certos efeitos aos sites, e aí dava um bocado em DHTML e Javascript. Mas não considero estas duas essenciais. Quanto a flash... ando a dar nisso agora =)

Ele pode querer sites bonitos, mas duvido muito, que ele vá primeiro ao Flash e só depois a um linguagem orientada web (PHP, ASP, JSP whatever...). Isto porque não acho muito normal, que ele n sinta necessidade de começar a mexer em sites, estando já à vontade no Photoshop. Aliás, conhecendo-o já à algum tempo, e conhecendo um anterior trabalho que ele tinha, eu via que ele até se interessava bastante em criar novas funções para o site e assim...

E brabo, pá, opiniões diferentes existem! =)
 
Varias opinioes e cada uma com a sua validade :009: , para mim mesmo o essencial agora é saber controlar bem o Dreamweaver e um pouco de Photoshop mas falta-me um pouco as bases(é o que faz so trabalhar e jogar :-D ) claro que já pensei em comprar um bom livro de Dreamweaver e de Photoshop ou ver alguns sites mas pareceme que vou sentir necessidade de estar alguem para me dar suporte quando precisar e dar-me na cabeça quando faço mal alguma coisa dai eu falar em tirar um curso desses que existem que podem nao ser nada de especias mas desde que tenha a base o resto é imaginaçao :-D .

Já agora alguem coneheçe um bom livro sobre Dreamweaver e sobre Photoshop que ensine desde o total noob like me ate o user mais experiente??

E bons sites alguem tb me sabe indicar??

O meu objectivo principal nao é andar a fazer sites para venda mas sim contemplar com um pequeno site de alojamento que possuo e fazer modificaçoes na pagina sempre que quiser (dai marsu eu andar um pouco desaparecido :-D :-D da VF).

ps: Marsu aparece no msn :-D :-D
 
Bem, imagina que começas a mexer em CMS´s. Vais querer entender o que fazem certas funções (aparecem a azul no dreamweaver) fazem. Eu uso o php.net ou phpfreaks.com. Com o search encontras logo a descrição do que a função faz, e começas a entender um pouco.

Livros... eu tenho um em inglês que gostei bastante, mas foi-me dado e nunca o vi cá à venda. Não comecei a aprender por aqui, mas usei-o para depois aprefeiçoar a técnica de programação. O nome dele é:

"PHP and MySQL Web Development" de "Luke Welling e Laura Thomson", "Developer´s Library".

É grossito, mas tem muita informação e muito bem explicada. è um bocadito caro (preço de capa = $49 US dolars). No entanto, tb já vi na ***** alguns livros que me pareciam interessantes. Dá lá uma saltada e vê o que há.

BTW, tu para saberes trabalhar bem tens de ter primeiro um computador sempre montado :P Essa mania de andar sempre a mudar de hardware tem de acabar :D
 
É claro que existem outras opiniões, nem eu disse o contrário. Eu não faço a minima ideia de como o DreamWeaver implementa as CSS's, porque, e como já cá disse, instalei-o duas vezes e nunca cheguei a fazer nada com ele.

Quanto ao Php-nuke, saquei-o duas vezes, instalei-o e no fim nem cheguei a andar para lá a ver o que fazia ou não, mas saquei o mambo e esse andei de um lado para o outro a ver como estava feito.

Ora a maioria dos CMS´s tem 99% PHP/HTML, 1% Javascript
Esse CMS abusa de DOM, DHTML e JavaScript ... Ele é menu's, tab's, etc ... O Mambo é dos melhorzitos que para aí andam.
Portanto, até os CMS's abusam disso...

Temos de ver uma coisa, o php apenas actua do lado do servidor. Em ambiente web existe essa separação. O servidor apenas prepara a informação a enviar ao utilizador ou processa a que este envia. O Php apenas exibe texto ... Depois da página carregada, o que se passa do lado do cliente está 100% fora do controle do php. É nesse aspecto que mesmo que não se queira, essas tecnologias têm de ser usadas.

Para quê começar logo a comer a cabeça com Javascript, quando lhe é mais útil aprender PHP (tendo em conta que a maioria dos CMS´s são escritos em PHP)?
Eu não sei se a maioria é em Php, sei é que a "maioria à pála" é de facto em Php ... É por serem à pála que eles são tão conhecidos, não quer dizer que sejam os melhores ou que estejam em maioria. Eu também não sei se são ou não.

Há uma coisa que ainda não percebi, mas gostava que me dissesses. Como é que JavaScript lhe come a cabeça mas ao mesmo tempo o aconcelhas a aprender Php?!?!?!?!?

JavaScript é uma linguagem como Php, as duas têm algoritmia.

As unicas entidades externas que JavaScript usa são:
-> Objectos DOM
-> DHTML.
e ambas estão muito ligadas e não têm assim tanto que se lhe diga .... Agora Php....

Php mexe:
-> Ligações a Bases de Dados
-> Sessões
-> Ldap's
-> Soap's
-> Imagens (manipulação e processamento)
-> Directorias (tudo e mais alguma coisa)
-> etc etc ...

Php só é mais simples se não o ligares a nada, ou seja, uns loop's, if's, switch's e mais nada. Nesta optica, php não lhe serve de nada, acaba por ser mais proveitoso o JavaScript. Se alguem preenche e envia um formulario, e não podes guardar a informação em lado nenhum (ficheiros, sessão, Base de Dados ...), de que te serve o Php?!?!?! Nada.
Mas se vais ligar de facto o Php a algum lado, como é que isso é mais facil do que andar a mexer em tempo real nas propriedades (css) de um determinado objecto na página, ou andar a processar determinados dados preenchidos num formulário???

Sinceramente, acho que estás a menosprezar o JavaScript, e não o deves fazer. JavaScript deve ser respeitado pela sua grande utilidade.

Quanto ao Flash... Tens toda a razão. Provavelmente será mais util aprender Php's ou Asp's antes de aprender Flash's ... Flash é animação e mais nada. Flash é fantástico, e até pode dar para muita coisa, mas se se deixar estar nas animações quietinho, fica muito bem. Só porque se pode fazer, não quer dizer que se faça ou que seja a melhor maneira de o fazer ...
 
Não, não estou a menosprezar o Javascript. Existem situações em que simplesmente não existe volta a dar senão usar javascript. Aliás, tamos a comparar linguagens que pouco têm a ver. Atenção que se calhar fiz-me entender mal, mas eu não disse que o Radeon não devia aprender Javascript. Apenas disse que, na minha opinião deverá atribuir maior prioridade ao PHP.

Tu vês vantagens em o javascript correr do lado do cliente, eu vejo desvantagens. Se o cliente não tem o browser configurado para correr Javascript, nicles, todo teu trabalho serve de 0. Se o cliente tem más intenções, correndo o javascript do lado dele torna-se mais fácil configurá-lo de forma a apresentar um resultado diferente. O PHP é compilado/descodificado no servidor, e isso é uma vantagem, e não desvantagem. O programa deve correr da forma para o qual o programador o concebeu, e não da forma como o cliente quer. Quanto mais depender do servidor... melhor.

A aprendizagem é progressiva. Porque não começar pelo PHP, e depois avançar simultaneamente para o MySQL? Só com isto achas que ele não tem um conhecimento muito mais valorizado que aprender Javascript? Para além disso, e na minha opinião, o PHP, sendo um derivado do C, parece-me relativamente mais simples de "compreender" que o javascript para quem nunca viu programação à frente.

CMS´s à pála, significam que tens ali muito código escrito por onde aprender. É isso que interessa. Alterando proções desses CMS´s, ajuda imenso a ambientares-te na linguagem.
 
Última edição:
Back
Topo