Qual o melhor centro de formação para Dreamweaver e Photoshop?

OSAMA disse:
Já agora, aproveito a thread porque o motivo é parecido.

Estou a pensar entrar na etic pra tirar um curso, mas já me disseram que as propinas eram proíbitivas...
O problema é que o curso que quero tirar só há lá!

Alguém que lá ande pode falar das propinas?

Thx

:confused:

Anyone?
 
Hummmmm!!!!... Tou a ver que mais teimoso que tu, só mesmo eu.. :P

Marsupillami disse:
Aliás, tamos a comparar linguagens que pouco têm a ver.
Ora aí está algo em que concordamos plenamente ... :D

Marsupillami disse:
Tu vês vantagens em o javascript correr do lado do cliente, eu vejo desvantagens. Se o cliente não tem o browser configurado para correr Javascript, nicles, todo teu trabalho serve de 0.
Bem, se ele também tiver o browser configurado para não aceitar cookies ... Adeus Php pró cliente ...

Marsupillami disse:
Se o cliente tem más intenções, correndo o javascript do lado dele torna-se mais fácil configurá-lo de forma a apresentar um resultado diferente.
????????? Não muda mais JavaScript do que muda HTML ... Com HTML "mudado" que pode fazer um cliente????.... Talvez nada.
De qualquer forma, JavaScript sem ser do lado do cliente ... Não estou a ver onde.

Marsupillami disse:
O PHP é compilado/descodificado no servidor
...Because this site was designed in PHP, the server reads the PHP and processes it according to its scripted directions ...
http://www.peachpit.com/articles/article.asp?p=22290&seqNum=4&rl=1

Parse : Analysis of the grammar and structure of a computer language (like SQL).
http://www.orafaq.com/glossary/faqglosp.htm
Compile: To convert source code to machine-readable “binary” code.
http://qwert.cz/linux/slackware-book/slakbook/g4292.html
Php não é compilado ...

Marsupillami disse:
Quanto mais depender do servidor... melhor.
A não ser que a carga no servidor seja muita ... Mais "Loading Times", mais "TimeOuts" ...

Marsupillami disse:
Porque não começar pelo PHP, e depois avançar simultaneamente para o MySQL? Só com isto achas que ele não tem um conhecimento muito mais valorizado que aprender Javascript?
É claro que tem. Também tem conhecimento mais valorizado se aprender Php, e MySql, e C#, e C++, e C, e VB, e VB.NET, e Pearl, e muitas outras em vez do JavaScript ...
JavaScript é uma coisa e Php é outra. E ainda mais, JavaScript é uma coisa e Php mais MySql é outra muito diferente.

Marsupillami disse:
Para além disso, e na minha opinião, o PHP, sendo um derivado do C ...
PHP succeeds an older product, named PHP/FI. PHP/FI was created by Rasmus Lerdorf in 1995, initially as a simple set of Perl scripts for tracking accesses to his online resume.
http://pt.php.net/history

... JavaScript has suffered for years at the hands of those who would criticize it for being too unlike Java, or too much like Perl...

... JavaScript quickly took on a life of its own, more commonly used to manipulate images and document contents than to control Java applets, perhaps reflecting the then-current trend to bring full interactivity and sophisticated user interface and typography concepts to the formerly static Web ...

...many to write off JavaScript as a "simple" language for beginners and overshadowed its amazing potential.
http://www.oreillynet.com/pub/a/javascript/2001/04/06/js_history.html
Resumo:
Php (inicial) = Pearl Scripts;
JavaScript = Too Much Like Pearl;

Conclusão:
A sintaxe não deve ser muito diferente, ou deve?!?!?! E a facilidade de uso?!?!?!?!

Marsupillami disse:
sendo um derivado do C, parece-me relativamente mais simples de "compreender" que o javascript para quem nunca viu programação à frente.
Bolas .... De qualquer maneira acho que está respondido.

Marsupillami disse:
CMS´s à pála, significam que tens ali muito código escrito por onde aprender. É isso que interessa. Alterando proções desses CMS´s, ajuda imenso a ambientares-te na linguagem.
Concordo, mas isso não invalida o que eu disse ou porque o disse ...

De qualquer maneira ...
Radeon Force disse:
Queria tirar num bom centro de formaçao que no final do curso eu saisse de la com tudo para contruir bons sites tanto a nivel de estructura como de design
...
 
Última edição:
BraBo disse:
Bem, se ele também tiver o browser configurado para não aceitar cookies ... Adeus Php pró cliente ...

Se dizes isto, então não conheces o PHP suficientemente bem. Eu quando digo que se o cliente tiver Javascript desligado não corre nada, é porque não corre mesmo nada. Tudo o que seja javascript n funciona (se for menus, nem navegação há). Os cookies do PHP são apenas uma pequenina porção do PHP. Um programador ao fazer um site, pensa realmente na questão cookies vs sessions, exactamente por esse facto. Uma vez mais, e recorrendo ao problema de correr / ser armazenado no cliente (acontece com o javascript), os cookies só devem ser usados em casos que realmente sejam necessários (até porque podem ser alterados na máquina do cliente). Eu não os uso em lojas online por exemplo. Perfiro usar Sessions, mesmo sabendo que não é tão cómodo para o utilizador, mas o mais provável é que ele nem note que tem de fazer o login todas as vezes que fecha o browser :P. E Sessions, é possível bloquear no cliente? Não! Logo, problema dos "biscoitos" resolvido ;)

BraBo disse:
????????? Não muda mais JavaScript do que muda HTML ... Com HTML "mudado" que pode fazer um cliente????.... Talvez nada.
De qualquer forma, JavaScript sem ser do lado do cliente ... Não estou a ver onde.

Muda HTML e faz o quê? No máximo tenta injectar SQL, aletrar variaveis na barra de endereços, alterar dados do POST, mas em algum dos casos o Javascript te oferece uma solução similar sem possibilitar estas alterações? E depois, como verificas os dados no servidor? Com JS? Ou só verificas no cliente? Se só verificas no cliente, então tens mesmo de confiar nas tuas aptidões, para considerares mesmo as alterações que este possa fazer. Eu pessoalmente perfiro verificar no servidor, mas claro, alguns dados submetidos convém sempre passar por js.[/quote]

BraBo disse:
Php não é compilado ...

Ya, e é Perl, não é Pearl. :-D Se é pa pegar por coisinhas de nada tb sei pegar. :P Acho que sabes muito bem que eu sei que PHP não é compilado, por isso mesmo escrevi "/descodificado", pois é uma linguagem de baixo nível. Não sei o termo exacto para isso, mas os meus clientes tb n me perguntam isso, apenas querem os sites :P Da mesma forma eu sei que te enganaste a escrever Pearl, mas sabes bem que é Perl, por isso, tamos quites =)

BraBo disse:
A não ser que a carga no servidor seja muita ... Mais "Loading Times", mais "TimeOuts"...

Por acaso também administro servidores web, e se para ti a verificação no servidor aumenta o loading time e os timeouts, eu digo-te que tas enganado. Comparado com as selecções SQL, a descodificação do PHP é quase negligenciável, partindo do principio que sabes "codar" de forma a ficar algo com pés e cabeça. E depois, prescindo perfeitamente de certos microsegundos para assegurar os dados. Timeouts, pelos defaults do PHP não estou a ver a acontecer facilmente. Os timeouts geralmente surgem por problemas de rede, envios/recepção de dados, ou trabalhos com sql.

BraBo disse:
Resumo:
Php (inicial) = Pearl Scripts;
JavaScript = Too Much Like Pearl;

Isso nem comento. Se achas que PHP não é semelhante a C, e se achas que Javascript é praticamente igual a PHP (pelas semelhanças que fazes com o Perl), então o teu PHP deve ser um pouco diferente do meu. ;)

E é assim, eu não estou para discutir "quotes" que encontras na net. Não vamos andar a dispersar do centro da conversa, pois já dispersamos muito. Já vi que temos ideias diferentes, por isso é melhor ficarmos por aqui. :p

EDIT: Ah, e em relação ao objectivo do Radeon, sim, se for unicamente design claro que não precisa de aprender PHP. Se calhar nem precisa aprender Javascript, nem HTML. Bastaria o Photoshop e depois entregava a um programador. Geralmente as coisas funcionam assim. Agora, eu sei, por conversas que tenho com ele, que ele quer um pouco mais que isso.
 
Última edição:
Marsupillami disse:
Perfiro usar Sessions, mesmo sabendo que não é tão cómodo para o utilizador, mas o mais provável é que ele nem note que tem de fazer o login todas as vezes que fecha o browser :P. E Sessions, é possível bloquear no cliente? Não! Logo, problema dos "biscoitos" resolvido ;)
As tuas sessões têm tempo de vida???? Se estão associadas ao browser, mas tiverem tempo de vida restrito, não é preciso o cliente fechar o browser para perder a sessão ... Se por acaso não têm tempo de vida, e as usares bastante numa aplicação web, não demora muito a teres o servidor infestado de ficheiros de sessão inutilizáveis...
É claro que os cookies são necessários, quanto mais não seja para te guardar o ID da sessão de uma visita para a outra. Se a sessão expira, não faz mal que o cookie dá-te o ID da mesma, e logo na primeira visita do cliente, ele já está mais que identificado ...

É claro que o cliente pode desactivar tudo do seu lado, desde Cookies, a JavaScript, ActiveX... Agora, vem tudo por defeito "ON" nas configs do browser.
Só quem não sabe o que são Cookies e JavaScript e que os desactiva... Perda de segurança?!?!?! :lol:

Marsupillami disse:
Se dizes isto, então não conheces o PHP suficientemente bem.
Mas ainda bem que cá estás tu para me iluminar o caminho... ;)

Marsupillami disse:
Muda HTML e faz o quê? No máximo tenta injectar SQL, aletrar variaveis na barra de endereços, alterar dados do POST, mas em algum dos casos o Javascript te oferece uma solução similar sem possibilitar estas alterações?
Primeiro, não precisas alterar nada em HTML ou JavaScript para alterares variaveis na Query String ... Se pões lá variáveis que sejam fundamentais ao processamento da página, então, pensa seriamente em reaprender tu a programar ...
Segundo ... Guarda um formulario de login no teu computador, e tenta submeter as variaveis desse formulario no teu computador para uma página num servidor na net ... Depois diz-me o que aconteceu, ok??? Se não quiseres responder, eu digo-te. NADA. Com o servidor bem configurado (sem Adm. de Sis. piratas a tentar modificar tudo e mais alguma coisa acabando por estragar), este só aceita submissões de formularios de dentro do proprio dominio, e um cliente teria de alterar a página e envia-la para o servidor de forma a que esta corresse lá ... Mas concerteza que tu já sabias isso.

Marsupillami disse:
E depois, como verificas os dados no servidor? Com JS? Ou só verificas no cliente? Se só verificas no cliente, então tens mesmo de confiar nas tuas aptidões, para considerares mesmo as alterações que este possa fazer. Eu pessoalmente perfiro verificar no servidor, mas claro, alguns dados submetidos convém sempre passar por js.
É claro que verifico no servidor. Mas uma coisa, é o utilizador ter um formulario com imagina 30 campos e ele passar a vida a enganar-se ao preencher, que faz com que o formulario seja submetido e verificado umas 5 ou 6 vezes (juntamente com a página toda, que é processada as mesmas 5 ou 6 vezes).
Com JavaScript, ele é submetido só uma vez, pois todas as mensagens de erro já foram exibidas e os dados estão prontíssimos para serem verificados uma só vez no servidor. Isto previne que o cliente não desista ao fim da segunda ou terceira submissão do formulario.

Marsupillami disse:
Ya, e é Perl, não é Pearl. :-D Se é pa pegar por coisinhas de nada tb sei pegar. :P Acho que sabes muito bem que eu sei que PHP não é compilado, por isso mesmo escrevi "/descodificado", pois é uma linguagem de baixo nível.
Primeiro, nem é compilado nem descodificado. Quanto muito é interpretado. O Php não está codificado porque tu podes abrir um ficheiro em Php e conseguir ler o que lá está facilmente.
Segundo ... "Baixo nível"??????????? Código máquina é "baixo nível". Assembly é "baixo nível"... Php não é "baixo nível" ...

Marsupillami disse:
Da mesma forma eu sei que te enganaste a escrever Pearl, mas sabes bem que é Perl, por isso, tamos quites =)
Lol ... Erros gramaticais???? Não me digas que a capacidade de argumento foi-se ... Escrevo rápido para não perder o raciocínio, confronto-te em quase tudo que disseste, mas como foi um "A" a mais ... Perco a razão toda, é isso?!?!?!

Marsupillami disse:
Por acaso também administro servidores web, e se para ti a verificação no servidor aumenta o loading time e os timeouts, eu digo-te que tas enganado. Comparado com as selecções SQL, a descodificação do PHP é quase negligenciável, partindo do principio que sabes "codar" de forma a ficar algo com pés e cabeça. E depois, prescindo perfeitamente de certos microsegundos para assegurar os dados. Timeouts, pelos defaults do PHP não estou a ver a acontecer facilmente. Os timeouts geralmente surgem por problemas de rede, envios/recepção de dados, ou trabalhos com sql.
... e se o servidor web já está com os pedidos todos para o qual está configurado para receber. Se um servidor Apache tem uns 100 ou 200 sites a alojar (se o servidor é um pago, não será dificil), depois não se arrasta ... São esses 100 ou 200, multiplicado pelos clientes de cada site, multiplicado pelas 5 ou 6 vezes que o cliente envia o mesmo formulário porque este não está bem preenchido e a verificação só existe no servidor ...

Marsupillami disse:
Isso nem comento. Se achas que PHP não é semelhante a C, e se achas que Javascript é praticamente igual a PHP (pelas semelhanças que fazes com o Perl), então o teu PHP deve ser um pouco diferente do meu. ;)
Mas semelhante em quê??? Estás a falar dos Curly Brakets?!?!?!?! Queres que te dê aqui uma listagem de linguagens que os usam?!?!?! É mais parecido o JavaScript com C do que o Php ...

Marsupillami disse:
EDIT: Ah, e em relação ao objectivo do Radeon, sim, se for unicamente design claro que não precisa de aprender PHP. Se calhar nem precisa aprender Javascript, nem HTML. Bastaria o Photoshop e depois entregava a um programador. Geralmente as coisas funcionam assim. Agora, eu sei, por conversas que tenho com ele, que ele quer um pouco mais que isso.
Mas ele próprio disse que queria mais do que isso ... Ele disse:
Radeon Force disse:
Queria tirar num bom centro de formaçao que no final do curso eu saisse de la com tudo para contruir bons sites tanto a nivel de estructura como de design
 
Pessoal tenham calma, o que quero dizer com estructura é por exemplo fazer um site com cabeça ,pés e membros desde o zero mesmo que seja em WYSIWYG, para mim o php vem como add on para criar sites mais dinamicos.

Eu penso que existem belos sites e muito bem construidos em forma de sites estaticos sem grande nivies de programaçao.
 
BraBo disse:
As tuas sessões têm tempo de vida???? Se estão associadas ao browser, mas tiverem tempo de vida restrito, não é preciso o cliente fechar o browser para perder a sessão ... Se por acaso não têm tempo de vida, e as usares bastante numa aplicação web, não demora muito a teres o servidor infestado de ficheiros de sessão inutilizáveis...
É claro que os cookies são necessários, quanto mais não seja para te guardar o ID da sessão de uma visita para a outra. Se a sessão expira, não faz mal que o cookie dá-te o ID da mesma, e logo na primeira visita do cliente, ele já está mais que identificado ...

Claro que têm, está configurado no servidor (php.ini). Mas basta fechares o browser que a sessão te é automaticamente destruída e é-te atribuído um novo ID se voltares a entrar. Este último caso é o que geralmente se verifica. Se o utilizador ficar em "idle" o tempo especificado no php.ini, a sessão é da mesma forma apagada. Mas tb n estou a ver que relação tem isto para a conversa... ou será só troca de conhecimentos? ;)

Quanto aos cookies, à excepção do conforto do utilizador e talvez alguns dados estatísticos, eu julgo que se podem (e em muitos casos devem) ser prescindidos. Se fossem inúteis muito provavelmente não existiriam. um bom exemplo são os usados nos forums, sendo esse um caso que necessita mesmo de cookies (seria um bocado chato, por ex: tar a fazer login todas as vezes :D )

BraBo disse:
É claro que o cliente pode desactivar tudo do seu lado, desde Cookies, a JavaScript, ActiveX... Agora, vem tudo por defeito "ON" nas configs do browser.
Só quem não sabe o que são Cookies e JavaScript e que os desactiva... Perda de segurança?!?!?! :lol:

Têm a opção para desligar não têm? Então axo que tem de ser considerada. Uma coisa é certa, jamais podem desligar o html ;) Eu julgo que os cookies não são perda de segurança, mas sim perda de alguma privacidade. Para o programador, os cookies poderão ser uma forma de, por exemplo, se tentar fazer passar por outra pessoa. Ainda à pouco tempo, se viu isso no phpBB, um forum bastante conhecido cujos programadores de certeza que sabem o que estão a fazer. Simplesmente poderão passar algumas coisas ao lado, por cansaço por exemplo. Não estou muito por dentro do "mal que se pode fazer" com javascript, mas pode, por exemplo criar situações bastante irritantes para o utilizador :D

BraBo disse:
Primeiro, não precisas alterar nada em HTML ou JavaScript para alterares variaveis na Query String ... Se pões lá variáveis que sejam fundamentais ao processamento da página, então, pensa seriamente em reaprender tu a programar ...
Segundo ... Guarda um formulario de login no teu computador, e tenta submeter as variaveis desse formulario no teu computador para uma página num servidor na net ... Depois diz-me o que aconteceu, ok??? Se não quiseres responder, eu digo-te. NADA. Com o servidor bem configurado (sem Adm. de Sis. piratas a tentar modificar tudo e mais alguma coisa acabando por estragar), este só aceita submissões de formularios de dentro do proprio dominio, e um cliente teria de alterar a página e envia-la para o servidor de forma a que esta corresse lá ... Mas concerteza que tu já sabias isso.

Então só me estás a dar razão. Eu ainda estava a considerar a prespectiva do mau coder ou da má configuração de servidor para tentar argumentar uma possível alteração de dados que suscitassem problemas ao PHP, quando os dados são trabalhados no servidor. Se vamos considerar o caminho do "tudo bem feito", então nem vale a pena falar nisso. Agora, já se sabe, que, por muito bom coder que se seja, a extensão de um programa irá, iremediavelmente, levar a um ou outro erro que poderão abrir "portas" a formas de "exlploit"

BraBo disse:
É claro que verifico no servidor. Mas uma coisa, é o utilizador ter um formulario com imagina 30 campos e ele passar a vida a enganar-se ao preencher, que faz com que o formulario seja submetido e verificado umas 5 ou 6 vezes (juntamente com a página toda, que é processada as mesmas 5 ou 6 vezes).
Com JavaScript, ele é submetido só uma vez, pois todas as mensagens de erro já foram exibidas e os dados estão prontíssimos para serem verificados uma só vez no servidor. Isto previne que o cliente não desista ao fim da segunda ou terceira submissão do formulario.

Nunca disse que não se passava assim, como podes comprovar no post anterior...

Marsupillami disse:
Eu pessoalmente perfiro verificar no servidor, mas claro, alguns dados submetidos convém sempre passar por js.

BraBo disse:
Primeiro, nem é compilado nem descodificado. Quanto muito é interpretado. O Php não está codificado porque tu podes abrir um ficheiro em Php e conseguir ler o que lá está facilmente. Segundo ... "Baixo nível"??????????? Código máquina é "baixo nível". Assembly é "baixo nível"... Php não é "baixo nível" ...

Lol ... Erros gramaticais???? Não me digas que a capacidade de argumento foi-se ... Escrevo rápido para não perder o raciocínio, confronto-te em quase tudo que disseste, mas como foi um "A" a mais ... Perco a razão toda, é isso?!?!?!

Da mesma forma perco a razão por dizer "compilado/descodificado"? Aliás, que necessidade existia sequer de pegar por isso? Acho que nenhuma, não é?

BraBo disse:
... e se o servidor web já está com os pedidos todos para o qual está configurado para receber. Se um servidor Apache tem uns 100 ou 200 sites a alojar (se o servidor é um pago, não será dificil), depois não se arrasta ... São esses 100 ou 200, multiplicado pelos clientes de cada site, multiplicado pelas 5 ou 6 vezes que o cliente envia o mesmo formulário porque este não está bem preenchido e a verificação só existe no servidor ...

Isto é uma situação criada um bocado "a jeito" para a conversa, mas se assim for, então o servidor é claramente insuficiente para lidar com aquelas páginas. É necessário adquirir um novo servidor, melhor, claro está. O execution_time do PHP é definido não só para o PHP mas sim para todo o processo de construção de página. Uma página que demore 30 segundos a gerar (default) claramente necessita de um servidor dedicado, não? Da mesma forma, o Javascript necessita de enviar para o servidor para posteriormente ser inserido através de uma linguagem (PHP por ex) no servidor.

BraBo disse:
Mas semelhante em quê??? Estás a falar dos Curly Brakets?!?!?!?! Queres que te dê aqui uma listagem de linguagens que os usam?!?!?! É mais parecido o JavaScript com C do que o Php ...

Não, claro que não. Formas como se chamam loops, como fazes o output, como chamas funções, como dás valores a variáveis.... eu acho que são quase exactamente iguais. Aliás, algumas funções têm exactamente o mesmo nome em C e em PHP. Dá-me a impressão que o PHP tem evoluido bastante para C, sendo, como é claro, bastante semelhante a Perl (na base, foi daí que surgiu). Agora javascript e perl, semelhantes, e estabelecer uma semelhança entre javascript e php, isso já não concordo. São opiniões pessoais, pronto. Pessoalmente enquadro mais o javascript com java, embora sejam linguagens com diferentes fins e funcionalidades.

EDIT:
Radeonforce disse:
Eu penso que existem belos sites e muito bem construidos em forma de sites estaticos sem grande nivies de programaçao.

Se assim é, e os sites dinâmicos estão fora de visão, então o BraBo tem razão, pelo que não vale a pena estares a aprender jáuma linguagem dinâmica. Aprende javascript, tal como ele sugeriu ;)
 
Última edição:
A minha intenção de inicio é dominar a construçao de sites nao dinamicos pk se nao domino os nao dinamicos muito menos irei dominar os dinamicos mas depois queria e muito aprender php e sim com os cms k ja tentei usar e no qual mexi nao me parece ser assim tao complicado.
 
Os nossos posts estão cada vez mais parecidos com testamentos!.. Pelo menos que tiver as duvidas do Radeon, deve ficar bastante esclarecido.

Marsupillami disse:
Claro que têm, está configurado no servidor (php.ini). Mas basta fechares o browser que a sessão te é automaticamente destruída e é-te atribuído um novo ID se voltares a entrar. Este último caso é o que geralmente se verifica. Se o utilizador ficar em "idle" o tempo especificado no php.ini, a sessão é da mesma forma apagada. Mas tb n estou a ver que relação tem isto para a conversa... ou será só troca de conhecimentos? ;)
Nem por isso. Posso-te dizer que já fiz dois CMS's, um deles 100% desenvolvido por mim (outro tinha o Look e Feel duma versão anterior do mambo), e nos dois custumizava esse tempo de vida de uma sessão. Apesar de haver um default, tu podes fazer um override do valor, se assim o desejares. Era isso que eu fazia nos dois, e nos dois usava sempre cookies, ou melhor, 1 cookie que sabia qual esse id de sessão (apenas para identificar o utilizador) apesar de até ter que se logar novamente apesar da sessão ainda lá estar.

Marsupillami disse:
Quanto aos cookies, à excepção do conforto do utilizador e talvez alguns dados estatísticos, eu julgo que se podem (e em muitos casos devem) ser prescindidos. Se fossem inúteis muito provavelmente não existiriam. um bom exemplo são os usados nos forums, sendo esse um caso que necessita mesmo de cookies (seria um bocado chato, por ex: tar a fazer login todas as vezes :D )
Esse caso, e muitos outros ... Eles só são maus em termos de segurança, se quem programou a aplicação web lá for guardar o login e password de acesso do utilizador :-D ...

Marsupillami disse:
Têm a opção para desligar não têm?
Claro que têm, como também têm a capacidade de não instalar nada de nada e só mesmo deixar passar o html (e css + bmp's) ... Assim, ninguém tinha flash, quicktime, etc, etc ...

Marsupillami disse:
Eu julgo que os cookies não são perda de segurança, mas sim perda de alguma privacidade. Para o programador, os cookies poderão ser uma forma de, por exemplo, se tentar fazer passar por outra pessoa.
Mas que programador?!?!?! O que fez a aplicação web alvo, ou um terceiro?!?!?! É claro que como programador de uma aplicação alvo, tenho de me proteger de algumas formas, ou não?!!? Isso não invalida a utilidade dos cookies ...

Marsupillami disse:
Não estou muito por dentro do "mal que se pode fazer" com javascript, mas pode, por exemplo criar situações bastante irritantes para o utilizador :D
Olha que não há assim tanto que se possa fazer apartir do momento em que se sabe como funciona... Se o JavaScript que um site teu usa, é só mesmo aquele que escreves (se não deixares ninguem inserir javascript num formulario, por exemplo), o que poderá ser feito de mau (com o js editado) será apenas para quem o edita... Outra pessoa que aceda ao site não vai aceder a esse código alterado. É tão simples quanto isso. Agora, se um utilizador, num post, poder adicionar JavaScript ... Aí o caso muda de figura drasticamente.

Marsupillami disse:
Então só me estás a dar razão. Eu ainda estava a considerar a prespectiva do mau coder ou da má configuração de servidor para tentar argumentar uma possível alteração de dados que suscitassem problemas ao PHP, quando os dados são trabalhados no servidor. Se vamos considerar o caminho do "tudo bem feito", então nem vale a pena falar nisso. Agora, já se sabe, que, por muito bom coder que se seja, a extensão de um programa irá, iremediavelmente, levar a um ou outro erro que poderão abrir "portas" a formas de "exlploit"
Eu não te dei razão... O que disse é que um utilizador pode sempre alterar um JavaScript, da mesma maneira, que pode alterar um HTML, mas se não o mandar para o servidor, a unica pessoa lesada é mesmo quem o altera, ninguem mais.

Marsupillami disse:
Nunca disse que não se passava assim, como podes comprovar no post anterior...
A verificação deve ser sempre feita do lado do servidor, pois é lá que corre tudo e os dados são guardados. Aí ninguém te tira a razão. Agora, pela experiência que tenho a lidar com clientes que arranjam sempre maneira de fazer m****a na aplicação mais simples, acho que JavaScript para validações é fantástico.
Como te disse, fiz 2 CMS's. No primeiro apenas verificava dados no servidor. Não usava JavaScript para nada. Fora o menu, a aplicação não o usava para nada. Quando fui dar "formação" (clica aqui e faz isto, clica acolá ...:o ) é que me apercebi que numa segunda versão teria de ser alterada drásticamente a minha política de validações. e dou-te um exemplo:

Eu -> ... e nesta caixa de texto, insere o nome do produto.
Cliente -> o cliente escreve um nome de um produto virando-se para trás e explicando o que o produto fazia (:o ... porra, não matei niguem ...)
Eu-> ... e nesta caixa, insere o valor do preço do produto.
Cliente -> o cliente olha para a caixa e escreve : "cento e vinte euros" ...:sad:
:lol: :lol: :lol:
DASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS ....
Se um génio chegou ao ponto de fazer isto... imagina noutros campos.
É claro que se não dissesse que "era suposto" inserir um numero, ele ía carregar no submit, a página iria carregar para o servidor, ser processada, e vinha de volta com os erros assinalados. Agora dramatizando um pouco, ele de dez campos iria ter 5 mal preenchidos, iria corrigir uns 3 ou 4, submetia a página outra vez, o servidor processava, .... and so on, and so on ...
Com JavaScript, aparece um alert com o erro (PAN!!), se for preciso limpa-te a caixa de texto e dá-te focus à mesma, e o servidor quando receber os dados não irá ter que voltar a enviá-los de novo para o cliente.

Marsupillami disse:
Da mesma forma perco a razão por dizer "compilado/descodificado"? Aliás, que necessidade existia sequer de pegar por isso? Acho que nenhuma, não é?
Acho que houve uma razão sim senhor. Nem o JavaScript nem o Php são compilados/descodificados, ambos se mantêm como texto simples ... A unica diferença é que um corre no servidor, outro no cliente. Se um cliente altera o código do seu lado, ele não o pode mandar para o servidor, aliás, pode tanto mandar para o servidor o JavaScript como o Php. No Php apenas não é visivel ...

Marsupillami disse:
Isto é uma situação criada um bocado "a jeito" para a conversa
Lá isso foi ... Mas na situação anterior que já referi, ele é mais do que viável ...

Marsupillami disse:
Da mesma forma, o Javascript necessita de enviar para o servidor para posteriormente ser inserido através de uma linguagem (PHP por ex) no servidor.
Ninguém disse o contrário. Para te ser sincero até curto bastante o Php, mas "cada macaco no seu galho" ...

Marsupillami disse:
Não, claro que não. Formas como se chamam loops, como fazes o output, como chamas funções, como dás valores a variáveis....
Hummmmm... Será??!?!? Desafio-te a fazer o seguinte:
Pões aqui dois pequenos scripts, um em Perl e outro em C. Os dois scripts fazem um Loop de 0 a 100, em que se o indice for 50 ele escreve a string "cinquenta". Declara o indice antes do Loop.
No fim, faz a pergunta aos utilizadores do forum, a perguntar qual dos scripts é Php. Vais ver que se acharem que é algum deles, vão dizer que é o feito em Perl.

Marsupillami disse:
Aliás, algumas funções têm exactamente o mesmo nome em C e em PHP.
E com Perl?!?!?!? De qualquer forma, não sei leste os liks que te enviei, mas na hiostória do Php dizia que C influenciou bastante a linguagem, nomeadamente em acesso a dados (apartir daí, não sei), mas o core da linguagem é de facto feito à imagem de Perl, nomeadamente variaveis, loops, etc ...

Marsupillami disse:
Agora javascript e perl, semelhantes, e estabelecer uma semelhança entre javascript e php, isso já não concordo.
Para ser sincero, nem eu ...
 
Como é que respondo a isso tudo? :D

BraBo disse:
Nem por isso. Posso-te dizer que já fiz dois CMS's, um deles 100% desenvolvido por mim (outro tinha o Look e Feel duma versão anterior do mambo), e nos dois custumizava esse tempo de vida de uma sessão. Apesar de haver um default, tu podes fazer um override do valor, se assim o desejares. Era isso que eu fazia nos dois, e nos dois usava sempre cookies, ou melhor, 1 cookie que sabia qual esse id de sessão (apenas para identificar o utilizador) apesar de até ter que se logar novamente apesar da sessão ainda lá estar.

Yup, especificando um valor para o session_cache_expire(). Eu por acaso não o faço... mau hábito de alojar os sites no meu servidor :S

BraBo disse:
Claro que têm, como também têm a capacidade de não instalar nada de nada e só mesmo deixar passar o html (e css + bmp's) ... Assim, ninguém tinha flash, quicktime, etc, etc ...

... mas inda têm o html gerado pelo código dinâmico :-D

BraBo disse:
Mas que programador?!?!?! O que fez a aplicação web alvo, ou um terceiro?!?!?! É claro que como programador de uma aplicação alvo, tenho de me proteger de algumas formas, ou não?!!? Isso não invalida a utilidade dos cookies ...

Um terceiro programador (mal intencionado). (sorry, ia escrever utilizador, mas escrevi programador, mas acho que entendeste pela resposta que deste). Se já existir experiência e conhecimento, claro, qq uma das linguagens é suficientemente segura. Mas qq pessoa que esteja a aprender falha muito nesses pontos, como é normal. Há, no entanto que considerar o mais propício a certos tipos de ataques ou falhas do programador.

BraBo disse:
Hummmmm... Será??!?!? Desafio-te a fazer o seguinte:
Pões aqui dois pequenos scripts, um em Perl e outro em C. Os dois scripts fazem um Loop de 0 a 100, em que se o indice for 50 ele escreve a string "cinquenta". Declara o indice antes do Loop.
No fim, faz a pergunta aos utilizadores do forum, a perguntar qual dos scripts é Php. Vais ver que se acharem que é algum deles, vão dizer que é o feito em Perl.

Aahhh... lê lá bem o que eu escrevi.

Marsupillami disse:
Não, claro que não. Formas como se chamam loops, como fazes o output, como chamas funções, como dás valores a variáveis.... eu acho que são quase exactamente iguais. Aliás, algumas funções têm exactamente o mesmo nome em C e em PHP. Dá-me a impressão que o PHP tem evoluido bastante para C, sendo, como é claro, bastante semelhante a Perl (na base, foi daí que surgiu)

BraBo disse:
E com Perl?!?!?!? De qualquer forma, não sei leste os liks que te enviei, mas na hiostória do Php dizia que C influenciou bastante a linguagem, nomeadamente em acesso a dados (apartir daí, não sei), mas o core da linguagem é de facto feito à imagem de Perl, nomeadamente variaveis, loops, etc ...

Não li, mas vi-te dizer o seguinte:

BraBo disse:
Resumo:
Php (inicial) = Pearl Scripts;
JavaScript = Too Much Like Pearl;

Acima fizeste um quote de algo que dizia que o Javascript era parecidíssimo com Perl (usando esse quote para afirmares que ao nível de dificuldade, PHP e Javascript deveriam andar no mesmo nível, já que segundo o quote ambos derivam do Perl)... pessoalmente, e como afirmo desde o ínicio, não o acho, acho Javascript mais parecido com Java.

(Esta é a minha tentativa de reduzir o testamento) :lol:
 
Marsupillami disse:
Acima fizeste um quote de algo que dizia que o Javascript era parecidíssimo com Perl (usando esse quote para afirmares que ao nível de dificuldade, PHP e Javascript deveriam andar no mesmo nível, já que segundo o quote ambos derivam do Perl)...

Plagued in its early days by security flaws, crippled by a lack of powerful development tools such as integrated development environments, debuggers, and meaningful error messages, extended to contexts that range far beyond the initial intent of its designers, and saddled with the legacy of incompatible browser object models, JavaScript has suffered for years at the hands of those who would criticize it for being too unlike Java, or too much like Perl, or too often used by well-meaning but otherwise ignorant web designers, shoehorned into pages without thought of future compatibility, intelligent abstraction, or code reuse.
Não foi dito que JavaScript deriva do Perl, pelo menos por mim ...

BraBo disse:
Resumo:
Php (inicial) = Pearl Scripts;
JavaScript = Too Much Like Pearl;
Se A é igual a B, e B é igual a C, então A deve pelo menos ser parecido com C ... Isto veio em resposta a tu dizeres que nada tinham a ver (Perl e Php) e também por dizeres que Php seria mais facil que JavaScript ...
Marsupillami disse:
Para quê começar logo a comer a cabeça com Javascript, quando lhe é mais útil aprender PHP ...
Eu não sei porquê ou por quem foi dito isso, mas alguém encontrou parecenças, agora porquê ou em que contexto é que eu não sei dizer... O que eu posso dizer, é que já vi bastantes linguagens (e algumas até bem estranhas em legendas de filmes piratas), mas até agora, o mais parecido com Php é mesmo Perl (ou inverso), e JavaScript acaba por ser uma linguagem simples na medida em que as unicas coisas em que mexe é mesmo no DOM ...
 
BraBo disse:
Não foi dito que JavaScript deriva do Perl, pelo menos por mim ...

Deriva não. Mas que era semelhante sim, tu referiste essas conclusões como demonstra o quote seguinte:

BraBo disse:
Resumo:
Php (inicial) = Pearl Scripts;
JavaScript = Too Much Like Pearl;


BraBo disse:
Se A é igual a B, e B é igual a C, então A deve pelo menos ser parecido com C ... Isto veio em resposta a tu dizeres que nada tinham a ver (Perl e Php) e também por dizeres que Php seria mais facil que JavaScript ...

Desculpa, mas eu nunca disse que Perl e PHP nada tinham a ver. Lê lá todos os meus posts nesta thread, e verás que nnca disse isso Disse sim, que Javascript e PHP não tinham muito a ver (no que diz respeito a sintaxe, porque aplicação é igualmente web).

BraBo disse:
Eu não sei porquê ou por quem foi dito isso, mas alguém encontrou parecenças, agora porquê ou em que contexto é que eu não sei dizer... O que eu posso dizer, é que já vi bastantes linguagens (e algumas até bem estranhas em legendas de filmes piratas), mas até agora, o mais parecido com Php é mesmo Perl (ou inverso), e JavaScript acaba por ser uma linguagem simples na medida em que as unicas coisas em que mexe é mesmo no DOM ...

Eu muito menos sei, mas tu é que pegaste no quote, presumo que devesse ser de alguem que achasses que sabe o que está a dizer. Mexendo eu em Javascript e PHP, e tendo já trabalhado pouquíssimo com Perl e bastante com C, as conclusões que passei nesta thread foram sempre as mesmas:

PHP muito semelhante a C.
PHP diferente de Javascript.
Javascript possui semelhanças com Java (no que diz respeito unicamente à sintaxe).

... depois referiste o Perl como similar ao PHP, com o qual concordei que realmente tb tem semelhanças. O PHP foi uma expansão do Perl para a web. Mas continuo a achar mais semelhante a C que a Perl :P

Quanto a facilidade... eu acho que é mais simples PHP, pela sua base C. Mas acho normalíssimo que discordem, já que se trata de uma opinião pessoal, que difere muito do modo que uma pessoa se inicia na programação.
 
Marsupillami disse:
Deriva não. Mas que era semelhante sim, tu referiste essas conclusões ...
Desculpa, mas eu nunca disse que Perl e PHP nada tinham a ver. Lê lá todos os meus posts nesta thread, e verás que nnca disse isso Disse sim, que Javascript e PHP não tinham muito a ver (no que diz respeito a sintaxe, porque aplicação é igualmente web).
BraBo disse:
Se A é igual a B, e B é igual a C, então A deve pelo menos ser parecido com C ... Isto veio em resposta a tu dizeres que nada tinham a ver (Perl e Php) e também por dizeres que Php seria mais facil que JavaScript ...

Marsupillami disse:
Eu muito menos sei, mas tu é que pegaste no quote, presumo que devesse ser de alguem que achasses que sabe o que está a dizer.
Eu não sei como as linguagens evoluíram, ou em que versão estão elas agora, nem que referências teriam inicialmente, nem se foi dito que seriam semelhantes na sintaxe ou simplicidade ... Tu é que assumiste que teria sido dito, tipo, "ontem" e que seria dito da sintaxe ...
Se a opinião generalizada a uma dada altura seria que estas duas técnologias seriam semelhantes (ou uma demasiado como a outra), alguma coisa os levou a dizer isso.

Marsupillami disse:
PHP diferente de Javascript.
Mas continuo a achar mais semelhante a C que a Perl :P
.... OK ....

Marsupillami disse:
Quanto a facilidade... eu acho que é mais simples PHP, pela sua base C. ... que difere muito do modo que uma pessoa se inicia na programação.
Como é que tu te iniciáste na programação?!?!?! Php?!?!?!
JavaScript afinal tem base em quê?!?!?!?! Chegáste a ler o link que te enviei?!?!?!
Eu também acho o Php bastante acessivel, mas JavaScript é JavaScript. Mesmo que JavaScript apenas desse para fazer um "Hello World!", tu irias dizer que "oh pah, não mates a cabeça com isso, aprende mas é Php que é util" ...

Esta conversa toda de Php e JavaScript começou porque achaste que o Radeon não deveria matar a sua cabeça com JavaScript mas sim com Php, mesmo apesar dele só quer fazer umas páginas com bom aspecto, e de discordar do que teria sido dito da simplicidade e importância do JavaScript. Acho que não nos devemos esquecer destes pequenos promenores ...
 
Radeon Force disse:
A minha intenção de inicio é dominar a construçao de sites nao dinamicos pk se nao domino os nao dinamicos muito menos irei dominar os dinamicos mas depois queria e muito aprender php e sim com os cms k ja tentei usar e no qual mexi nao me parece ser assim tao complicado.
Se tentares a ordem que te disse, acho que não vais fazer mal. Quando fores aprender a técnologia seguinte, esta já não será totalmente estranha para ti. Acho que mais vale teres um pouco de paciência e dares uma oportunidade às técnologias. Se elas existem, deve haver alguma razão, senão desapareciam como muitas que já nem se usam.
Ao contrário da ideia com que possas ter ficado nesta minha conversa com o Marsupillami, eu não acho que precisas de dominar um técnologia para avançares, ainda por cima quando o queres saber fazer a nível de curiosidade. Quando achares que já percebeste +/- a forma de trabalhar de uma técnologia, avanças para seguinte. É claro que não quer dizer que não tenhas de pegar outra vez numa que esteja para trás ...

Mete-te em Php apenas quando já fizeres umas brincadeiras em JavaScript (se seguires a sugestão da ordem) ... Mas isto não quer dizer que aprendas a programar com JavaScript. Quer JavaScript quer Php não são linguagens que se aprenda a programar ... Pessoas que aprendam com Php apenas sabem mesmo Php. Vão para outra (c++ por exemplo) e muito provavelmente nem um "Hello World" conseguem ...
 
BraBo disse:
Eu não sei como as linguagens evoluíram, ou em que versão estão elas agora, nem que referências teriam inicialmente, nem se foi dito que seriam semelhantes na sintaxe ou simplicidade ... Tu é que assumiste que teria sido dito, tipo, "ontem" e que seria dito da sintaxe ...
Se a opinião generalizada a uma dada altura seria que estas duas técnologias seriam semelhantes (ou uma demasiado como a outra), alguma coisa os levou a dizer isso.

Pronto, então é assim. Eu programo actualmente e actualmente PHP é muito semelhante a C. Sintaxe, funções, whatever... Esquece os antepassados das linguagens pq isso nc teve em causa. Supus que tivesses dado a opinião baseada unicamente na tua experiência, e não na dos outros.

BraBo disse:
Como é que tu te iniciáste na programação?!?!?! Php?!?!?!
Sim PHP (self-learning, já que segui o agrupamento geral no secundário). Este ano dei C na faculdade. Foi como ver a coisa pela segunda vez, pois dominava bastante o PHP, e sendo o C tão parecido não vi dificuldades (exceptuando novos conceitos tipo estruturas).

BraBo disse:
JavaScript afinal tem base em quê?!?!?!?! Chegáste a ler o link que te enviei?!?!?!
Java talvez. Não te sei precisar pois não conheço um numero de linguagens muito vasto, mas de C ou perl não é de certeza =) Não li o link pois n me despertou interesse.

BraBo disse:
Eu também acho o Php bastante acessivel, mas JavaScript é JavaScript. Mesmo que JavaScript apenas desse para fazer um "Hello World!", tu irias dizer que "oh pah, não mates a cabeça com isso, aprende mas é Php que é util" ...
Opiniões Brabo, opiniões. Eu tenho a minha, tu tens a tua. Respeito a tua e agradeço que respeites a minha ;)

BraBo disse:
Esta conversa toda de Php e JavaScript começou porque achaste que o Radeon não deveria matar a sua cabeça com JavaScript mas sim com Php, mesmo apesar dele só quer fazer umas páginas com bom aspecto, e de discordar do que teria sido dito da simplicidade e importância do JavaScript. Acho que não nos devemos esquecer destes pequenos promenores ...

No momento em que ele disse que só queria design eu retirei o meu conselho de aprender PHP e reencaminhei-o então para o teu (Javascript). Inicialmente falei em PHP pois não conheço o Radeon só dos forums, falo bastante com ele por outros meios. Sempre tive a impressão que ele se interessava bastante pelo PHP, apenas n sabia por onde lhe pegar. Mas pronto, ele referiu bem que n tinha interesse em linguagens dinâmicas, por isso assunto arrumado.

BraBo disse:
Mete-te em Php apenas quando já fizeres umas brincadeiras em JavaScript (se seguires a sugestão da ordem) ... Mas isto não quer dizer que aprendas a programar com JavaScript. Quer JavaScript quer Php não são linguagens que se aprenda a programar ... Pessoas que aprendam com Php apenas sabem mesmo Php. Vão para outra (c++ por exemplo) e muito provavelmente nem um "Hello World" conseguem ...

Verdade, verdade, no segundo semestre cocei bastante a cabeça com C++. Mas lá me vou safando =)
 
Última edição:
Marsupillami disse:
Esquece os antepassados das linguagens pq isso nc teve em causa. Supus que tivesses dado a opinião baseada unicamente na tua experiência, e não na dos outros.
É claro que dei baseado na minha. Já programo há perto de 6 anos. Comecei com ADA (na optica das primeiras linguagens de alto nivel como Delphi), e depois vieram VB (6 acho eu, já nem me lembro), C++, Assembly e Unix Shell Scripts (na faculdade), Php, JavaScript, VB.NET, C#, bla bla bla (tou doente e não estou com cabeça para pensar nelas todas)... Já vi um script de Perl que se não soubesse que era Perl até diria que era Php (Classes e afins), já vi algum código de Java e é muito similar a C# ... etc etc ... C, fui à procura quando disseste que era parecido com Php, e não achei parecido. Quando disse que era parecido com Perl, foi sim de experiência minha e não dos outros ...

Marsupillami disse:
Sim PHP (self-learning, já que segui o agrupamento geral no secundário). Este ano dei C na faculdade. Foi como ver a coisa pela segunda vez, pois dominava bastante o PHP, e sendo o C tão parecido não vi dificuldades (exceptuando novos conceitos tipo estruturas).
Se só "conheces" essas, então acredito que aches parecida a sintaxe. E Php tem influências de montes de linguagens. Até Echo's lá tem ...

Marsupillami disse:
Java talvez. Não te sei precisar pois não conheço um numero de linguagens muito vasto, mas de C ou perl não é de certeza =) Não li o link pois n me despertou interesse.
Olha que Java é uma coisa e JavaScript é outra bem diferente ...

Marsupillami disse:
No momento em que ele disse que só queria design eu retirei o meu conselho de aprender PHP e reencaminhei-o então para o teu (Javascript).
Estás a falar como se uma substituisse a outra. Eu não disse isso, só disse que antes de se meter em Php, que deveria mexer um pouco em JavaScript. Como ele falou em design, acabei por alterar a listagem e acrescentei o Flash depois do JavaScript ...
 
BraBo disse:
É claro que dei baseado na minha. Já programo há perto de 6 anos. Comecei com ADA (na optica das primeiras linguagens de alto nivel como Delphi), e depois vieram VB (6 acho eu, já nem me lembro), C++, Assembly e Unix Shell Scripts (na faculdade), Php, JavaScript, VB.NET, C#, bla bla bla (tou doente e não estou com cabeça para pensar nelas todas)... Já vi um script de Perl que se não soubesse que era Perl até diria que era Php (Classes e afins), já vi algum código de Java e é muito similar a C# ... etc etc ... C, fui à procura quando disseste que era parecido com Php, e não achei parecido. Quando disse que era parecido com Perl, foi sim de experiência minha e não dos outros ...


Se só "conheces" essas, então acredito que aches parecida a sintaxe. E Php tem influências de montes de linguagens. Até Echo's lá tem ...

Pronto, se n achas C parecido com PHP n há nada a fazer. Foste à procura e mesmo assim n achaste parecido... ok. Exprimenta escrever um loop que te faça um output de numeros por exemplo, em ordem crescente. Veras que a única diferença é a inexistência do $ nas variaveis, de resto é exactemnte igual (podes mesmo optar por fazer printf em vês de echo). Conheço as suficientes para dizer que C é muito parecido com PHP. Conheço perfeitamente C e PHP. E tu?

BraBo disse:
Olha que Java é uma coisa e JavaScript é outra bem diferente ...

Não me estás a dar nenhuma novidade. Frisei isso em vários posts anteriores.


BraBo disse:
Estás a falar como se uma substituisse a outra. Eu não disse isso, só disse que antes de se meter em Php, que deveria mexer um pouco em JavaScript. Como ele falou em design, acabei por alterar a listagem e acrescentei o Flash depois do JavaScript ...

Efectivamente, já concordei que ele deveria então meter-se no Javascript. Se ele quisesse aprender PHP tb, eu já não daria a ordem que citaste, mas isso já é outra coisa.
 
Marsupillami disse:
Pronto, se n achas C parecido com PHP n há nada a fazer. Foste à procura e mesmo assim n achaste parecido... ok. Exprimenta escrever um loop que te faça um output de numeros por exemplo, em ordem crescente. Veras que a única diferença é a inexistência do $ nas variaveis, de resto é exactemnte igual (podes mesmo optar por fazer printf em vês de echo). Conheço as suficientes para dizer que C é muito parecido com PHP. Conheço perfeitamente C e PHP. E tu?

Código:
my $newString = "Hello " . "World!";
printf "$newString";

---------------------------------

string newString = "Hello " + "World!";
printf newString;

Aí está um exemplo ...

Código:
for (my $i = 0 ; $i < 10 ; $i++) {
printf ($i . "\n");
}

--------------------------------

int i;
for (i = 0 ; i < 10 ; i++) {
printf (i + "\n");
}

Quanto às que conheço ... Continuo doente, não vou estar a pensar em mais algumas que me esteja a esquecer, de qualquer forma, as que listei, não chegam???!!! ...

PS: Se tiver bugs, paciência não conheço nenhuma das duas.
 
Última edição:
Estava para por declaração de classes e e invocação de metodos nas mesmas, mas como já disse, não conheço nenhuma das duas e teria de procurar na net ...

EDIT :
Afnal o Loop pode ser incrementado com i++ em C em vez de i = i + 1. Pensei que isso só tinha aparecido com C++. Tal como disse, não conheço estas duas linguagens, de qualquer forma podes dizer o que achas?!?!?!

Vou alterar o loop ...
 
Última edição:
Simplificando para estabelecer mais "visivelmente" as diferenças:

PHP :
Código:
for ($i = 0 ; $i < 10 ; $i++) {
   printf("%d \n", $i);
}
C:
Código:
int i;

for (i = 0 ; i < 10 ; i++) {
   printf("%d \n", i);
}

Á excepção do $ na variável, e da necessidade de declarar previamente as variáveis e tipo de variavés em C, não estou a ver diferenças entre C e PHP, num loop básico como este. Mas como estes exemplos, existem mais, na base PHP e C funcionam da mesma forma. Perl para este loop é igual a PHP se não me engano.

Javascript:
Código:
for(i = 0; i < 10; i++) {
    document.writeln(i + "\n")
}

... já começam a aparecer algumas diferenças. Julgo que n existe sequer a função printf para javascript, mas se existir avisa.
 
Última edição:
Back
Topo