1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual o melhor CMS para Forum

Discussão em 'Web Development' iniciada por madafakapc, 18 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 3541)

?

Qual o melhor CMS para Forum

1. vBulletin

27 vote(s)
    71,1%
  2. Invision

7 vote(s)
    18,4%
  3. phpBB

10 vote(s)
    26,3%
  4. bbPress

1 vote(s)
    2,6%
  5. SMF

16 vote(s)
    42,1%
  6. UseBB

1 vote(s)
    2,6%
  7. ezboard

1 vote(s)
    2,6%
  8. IceBB

1 vote(s)
    2,6%
  9. XMB

1 vote(s)
    2,6%
  10. Vanilla

2 vote(s)
    5,3%
  11. beehive

1 vote(s)
    2,6%
  12. DeluxeBB

1 vote(s)
    2,6%
  13. miniBB

1 vote(s)
    2,6%
  14. Mercury

1 vote(s)
    2,6%
  15. OvBB

1 vote(s)
    2,6%
Escolha múltipla é permitida.
  1. madafakapc

madafakapc Power Member

Andei a peskisar por aki mas nao encontrei uma poll, entao aki vai

Qual é o melhor software para criar um forum ? Deixem as vossas opinioes... pois ando aki a brincar com uns quantos e queria tentar perceber qual deles oferece maiores possibilidades por exemplo de upgrade, qual deles tem mais funcionalidades....possibilidades de alterar as funções....etc etc....enfim estou a investigar!

Confesso que tirei esta lista daki mesmo do nosso forum mas pronto como tb nao entendo muito disto nao kis tornar a listar muito mais extensa

Se axarem que falta aki mais algum entao digam, sff!

Se for possivel deixem alguma opiniao vossa quanto ao que acham ou sabem sobre cada programa! Avotação é multipla !

Última edição: 18 de Fevereiro de 2008
  2. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Votei apenas vBulletin porque só depois reparei que era escolha múltipla, também teria posto SMF.

Pago escolheria vBulletin, uma pessoa perde-se no meio de tantas opções e configurações disponíveis.
    Para grátis, escolheria SMF que também é muito bom, e já não deve faltar muito para sair a versão 2.

3. StormhawK

StormhawK Power Member

Aproveitando a escolha múltipla, votei em vBulletin e SMF.

Como devem calcular, tenho uma certa experiência a mexer com vB e acho que é simplesmente fantástico. Faz tudo e não faltam plugins para o pouco que falta. Mas, sendo um software pago, é natural que muitos procurem alternativas freeware. Aí o confronto é normalmente entre phpBB e SMF, e não tenho uma resposta racional. Simplesmente prefiro o SMF, acho-o mais acessível, talvez menos propenso a exploits e gosto mais de trabalhar no código dele.

Dito isto, não há nada como experimentar os vários softwares de fórum para ver qual o melhor no caso específico de cada um.

4. SkylineGTR

SkylineGTR Power Member

Pessoalmente prefiro o vBulletin.

5. HecKel

HecKel The WORM

Estou habituado a administrar em SMF há uns 3 ou 4 anos..., tenho acompanhado de bastante perto os desenvolvimentos deste software e é algo que recomendo com grande vivacidade.

A filosofia do SMF é um bocado minimalista, evitam colocarem features na core só "porque sim", no entanto é bastante completo e bastante eficaz.

Quanto ao vBulletin, a única experiência que tenho é daqui da techzone, como tal não tenho nenhum conhecimento a nível de administração do sistema mas a ideia que tenho é que é um software demasiado completo, é mais fácil sentirmos excesso de funcionalidades do que falta das mesmas.

Entre pagos e gratuitos o vBulletin estaria em primeiro lugar e o SMF em segundo (mesmo à frente de IPBs e afins), no entanto não tenho qualquer intuito de mudar do SMF para o vBulletin no fórum onde sou administrador (e nem se trata de questões financeiras).

6. madafakapc

madafakapc Power Member

Pois eu ando a experimentar phpBB3 e nao axo nada de esxtraordinario nas funcionalidades até agora pq realmente procuro mais qq coisa nas funções que se pode ter por isso ainda ponderava um vBulletin se nao fosse pago...o pior é que nao se sabe ao certo que ferramenta é esta sem ter de pagar ? Nao há demos ? E quanto ao SMF, ainda nao o experimentei..os restantes nao conheço mas pela interface que já espreitei nao me parecem nada de especial!

7. shello

shello Moderador
    Staff Member

8. HecKel

HecKel The WORM

Sobre a parte dos demos..., apetece-me espancar-te violentamente :D

http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1424129#post1424129

Tens aqui uma boa lista, e o vBulletin está lá com o Demo ;)

Sobre o SMF, está agora em discussão a actual theme do mesmo, há bastantes criticas sobre o visual da core theme e a design team está a tentar ver se consegue criar uma nova core theme para o SMF para a nova versão...

9. madafakapc

madafakapc Power Member

Essa já eu tinha visto !:x2:
    O que queria era fazer download disso e experimentar no meu pc...isso axo que nao se pode pois nao!?!?!?!?!

;)

Outra kestao já agora que se prende com o software em si, penso que já sei a resposta mas cá vai: o software freeware pode ser sempre alterado a meu belo prazer, casos de phpBB e SMF e outros ?!? (Axo que sim....) mas cá vai mais umas quantas:
    (ainda ando a ver isto, mas nao tenho tido muito tempo dai colocar as kestoes para saber como vou avançar....sempre se torna mais facil para kem já sabe algumas coisas disto....eu ainda tenho umas noçoes.....)

- para alterar o theme/styles, isto é,/é tudo igual para mim:007::007:, isto é programado em CSS, Java, PHP ou lá o que seja....para criar novos será por aki ?

(quando me lembrar pergunto mais....:007::007::007:)

Obrigado!

10. HecKel

HecKel The WORM

Não o podes alterar assim tão a 'belo prazer', os créditos terão de constar sempre no final da página.

Sobre as themes, isso depende de software para software, o SMF tem uma zona dedicada à construção de themes, directivas e afins sobre o mesmo.

Quanto ao 'demo' do vBulletin, se queres os ficheiros terás de pagar, seja para que finalidade for (teste e afins).

11. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Fora a experiência, faço minhas as tuas palavras. Pagos = vBulletin; free = SMF, sem pensar duas vezes.
    Segurança? Basta olhar para os sources do SMF e do phpBB e percebe-se à partida qual é mais seguro. Basta pensar que no SMF todos os queries à BD passam por uma função, e na versão do phpBB que vi, os queries eram feitos no local. Resultado: um possível SQL Injection não tem forma de falhar (e já houve uns quantos exploits à base disso). Ainda não vi nenhum exploit que se aplicasse a um SMF vindo de origem.

Para além disso, o SMF foi organizado de forma a que se torna bastante simples acrescentar algumas funcionalidades. Como o HecKel disse, eles não acrescentam porque sim. Apenas acrescentam funções verdadeiramente úteis para a generalidade das pessoas. (não, não sou developer nem colaborador do SMF. Simplesmente, um "cliente satisfeito" :P )

Pessoalmente, vejo o phpBB como um fórum para quem ou não percebe muito da coisa ou para quem não quer ter o trabalho de configurar mil e uma opções. É muito simples de origem, e eu gosto de poder controlar tudo.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2008
  12. madafakapc

madafakapc Power Member

Ok, entao posso alterar/acrescentar o que kiser desde que os tais créditos venham lá, logico ?!

13. HecKel

HecKel The WORM

14. Hostx

Hostx Power Member

Já saiu a versão BETA para Charter Members.

Pago -> vBulletin

Free -> SMF

Já exprimentei ambos e para mim são os melhores.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2008
  15. madafakapc

madafakapc Power Member

Está-me a parecer que o SMF tem mais potencial que os phpBB....mas keria mesmo era ver essa tal vBulletin....para ver se ainda tem mais coisas......

16. Kayvlim

Staff Member

Aqui o Techzone está em vBulletin ;)

17. madafakapc

madafakapc Power Member

YEp mas eu nao sou administrador logo nao tenho acesso às funções dele....heheheheh logo nao sei as suas potencialidades...

Tb se pode alterar alguma coisa no vBulletin suponho apesar de ser pago ?!:D

18. Kayvlim

Staff Member

Experimenta um demo. O shello deu-te um link ali em cima, e, logo a seguir, o HecKel aponta para um post que te permite aceder a outro demo diferente ;)

Partilhar esta Página