Qual o melhor CPU para jogos até 200€, FX-8350 ou i5 3570?

Status
Fechado a novas mensagens.
Cá para mim não sabem interpretar os resultados. No exemplo do Skyrim, aposto que entre um Pentium G2120 e um FX-8350 ninguém iria-se ficar pelo Pentium G2120 apesar deste ter melhor resultado. O G2120 custa €100 menos e mesmo assim não estou a ver ninguém a recomendá-lo.

Agora ponham-se a jogar Skyrim e a correr uma outra coisa em plano de fundo, como por exemplo, anti-virus e já o G2120 passa a ser de "melhor que o FX-8350" a uma "granda maravilha em relação ao FX-8350". As reviews só mostram a melhor das hipóteses na melhor das condições que é evitar qualquer tipo de bottleneck, por isso é que metem SSDs, não correm nada em plano de fundo ou evitam ao máximo correr algo em plano de fundo que é para não haver "influências" nos resultados.
 
Última edição:
Tinha isto colocado noutro tópico onde ninguém quis comentar.
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=662218&p=9578430&viewfull=1#post9578430

Hyper PI 0.99b 1M Normal Priority12345678Processors
20.73325.45920.93526.17722.43325.70923.32227.394best time
20.73325.47525.56926.23327.42427.89328.71928.954worst time
20.73325.46724.01926.20026.34827.17027.42227.926average time
#00#01#02#03#04#05#06#05best thread
#00#00#00#00#02#02#02#02worst thread
AMD FX-815013%25%38%50%63%75%88%100%Max CPU usage





Hyper PI 0.99b 1M Normal Priority12345678Processors
10.29610.84211.51312.41812.55911.01410.40510.483best time
10.29610.90411.65412.65216.70820.01420.74824.807worst time
10.29610.87311.57012.53514.30814.67916.64319.843average time
#00#01#01#02#00#05#06#07best thread
#00#00#00#01#02#02#02#00worst thread
Intel Core i5-250025%50%75%100%100%100%100%100%Max CPU usage



O hyper pi é um programa que corre vários super pi ao mesmo tempo e foca-se no desempenho por cada core. Neste exemplo, o que importa olhar é para o Max CPU usage e não o desempenho bruto nem o resultado. Se um programa utilizar 2 cores, que é o que me parece que o skyrim faz, então o exemplo do Pentium G2120 que referi anteriormente, já irá usar 100% do CPU, enquanto que no FX-8350, esses 2 cores equivalem a 25% do CPU. Dá para ver que o resultado ainda favorece o Pentium G2120.

A tabela aqui apenas mostra o i5-2500 que tem 4 cores, e o FX-8150 que tem 8 cores. Neste caso seria 100% de uso contra 50% de uso no i5, contra 25% de uso no FX onde o resultado continuava a favorecer o G2120 em termos de desempenho/preço.

Agora se se puser a fazer outro trabalho extra para além do Skyrim, como por exemplo, antivirus ou encoding, já o Pentium G2120 irá ser forçado a ter de fazer breaks para executar as duas tarefas ao mesmo tempo.

Na tabela que está aqui, apenas só posso ilustrar a diferença entre o FX e o i5. Se se usar o Skyrim mais outro programa que tira partido de 2 cores, já o i5 ficará em 100% de uso enquanto o FX ficará em 50% de uso. O resultado novamente favorece o i5.

A partir daí é que os resultados serão consideravelmente a favor do FX. Temos o best time, o worst time e o average time que pode ser substituido por lowest fps, highest fps e average fps para ser mais fácil de explicar.

Nos 8 cores, apesar do i5 ainda conseguir a melhor average, a experiência que se tem é completamente horrível para quem está a jogar. A diferença entre o maior fps para o menor fps é de 14 fps e a diferença para a média é 7 a 9 fps, enquanto no FX a diferença é de 1 fps em todos os casos e no entanto, o resultado final, (o average) continua a ser favorável para o i5, mas para quem está a jogar, o FX é de longe o que obtém a melhor experiência, a melhor fluidez.

É isto que eu já tentei explicar várias vezes mas que ninguém quer acreditar.
 
Última edição:
Em primeiro lugar, não se está a comparar cpus da geração passada, como o 2500k e o FX 8150.

Depois, quando se fala em cpus para gaming estás a partir do principio que alguém irá estar a jogar algo pesado enquanto corre o anti virus, trabalha em photoshop, faz streaming, comprime um zip e ainda está a cozinhar um belo arroz de pato. Tudo para chegares às conclusões que queres, apenas em 1 teste.

Sabes que há muita gente, nomeadamente gamers, que têm perfis no SO específicos para tal, com o mínimo de tarefas de fundo (apesar de nem ser necessário)?

Já se sabe que, no que toca a multitask ou programas específicos, os FX são competitivos. Mas basta ler o título do tópico para se perceber o que se discute. E na vertente gaming, quer seja um jogo que puxe pelo cpu ou não, a Intel está muitos passos à frente. Isto é, para quase todas as reviews conceituadas. Para um ou outro youtuber, não.
 
Subcone, acho que já não te lembras, mas comentei bastante contigo coisas sobre o SPi , nesse mesmo tópico e expliquei muita coisa.

Outra coisa, o que vejo nesses resultados é que o i5 tem sempre melhor resultado. Seja com 1 ou 8 threads.

E porque é que continuamos a discutir isto no suporte técnico?
 
Queres dizer o quê? Que se usares 8 programas pesados ao mesmo tempo, o FX tem melhor resposta do sistema?
Acredito que sim, pois tem 8 núcleos, contra 4. Mas há vários problemas nisso.

1º Quase ninguém usa 8 aplicações que usem cada núcleo a 100%. A maioria das aplicações, mesmo as que usa múltiplas threads não fazem utilização a 100% de cada núcleo.
Pegando no teu exemplo do Skyrim, que usa 4 threads reais, num 2600K, tem uma utilização de cerca de 90% num núcleo e as restantes entre os 30% e os 50%. Num 2600K, com 8 threads lógicas, ou num FX 8150 com 8 núcleos, isso significa que o CPU está a cerca de 25% - 30% da sua capacidade. No caso de um 2500K, o Skurim teria uma utilização do tempo do CPU de 50% a 60%. Como tu referes, isto significa que o FX tem mais espaço para colocar mais aplicações a correr. Mas há outra coisa a considerar, enquanto que o FX corre o Skyrim a 50 fps, o 2500K, corre-o a 67 fps, mesmo considerando que o 2500K tem menos 300Mhz de clock base.

2º Os trabalhos que um CPU podem fazer de cada vez não são diretamente proposicionais à quantidade de núcleos, mas também incluem o tempo de CPU. Um OS moderno, tem a capacidade de alocar tempode CPU para cada thread ou aplicação de acordo com as suas necessidades. Como é óbvio, se tiveres um CPU que tenha uma velocidade de relógio maior, ou um IPC superior, cada thread irá terminar mais cedo, libertando o CPU.

3º Nem encoding, nem anti-vírus usam um CPU a 100%, seja a totalidade dos núcleos, seja o tempo de cada núcleo. Se estiveres a fazer raytracing ou renderização semelhante, a utilização poderá chegar perto dos 100%, em todos os núcleos, mas isto é trabalho final, que se deixa durante a noite, durante horas a fazer.

4º Gráficos reais com os tempos de renderização dentro do Skyrim, enquanto se codifica um vídeo.

Repara como e média do 2500K continua a ser muito superior ao do FX 8150.
multi-fps.gif


Repara como jogar no 2500K tem muito menos picos latência do que o FX 8150, logo tem uma jogabilidade muito mais suave.

multi-beyond-50.gif
 
E porque é que continuamos a discutir isto no suporte técnico?

É a 4ª vez que dizes o mesmo! Se está a fazer-te assim tanta confusão, tens bom remédio.

Esta thread não foi iniciada para criar uma guerra aberta mas sim para se discutir um assunto com cabeça, tronco, membros e acima de tudo respeito pela opinião dos outros. Coisa que parece que foi logo posta de lado desde e inicio e isto, desculpem que vos diga mas é ser fanboy á força toda, por muito que vos custe admitir. Nem preciso de ver as vossas configurações para saber que todos os que responderam em tom de gozo ou provocação, têm uma configuração baseada numa plataforma Intel.

Eu estou-me pouco borrifando no que é melhor, volto a repetir, o que está em causa é se a celebre frase "AMD para jogos não presta" é assim tão verdade, principalmente qdo a maioria dos gamers quer é jogar em max settings.
 
Usar ou não intel é quase completamente irrelevante, se eu considero o i5 melhor, porque carga d'agua é que havia eu de comprar um FX?

De facto na grande parte dos sites que encontra por ai, dizem que o i5 é a melhor escolha.
 
Sobre o primeiro vídeo que colocaste, para mostrar o quão competente o artista é.

1º Memórias diferentes em cada sistema, sabe-se lá com que settings.
2º SSDs diferentes em cada sistema. Sites como o Anandtech, de forma a obter resultados fiáveis, usam sempre o mesmo hardware, mudando apenas a motherboard e o CPU.
3º Utiliza uma mini ITX no sistema da Intel.
4º Utiliza uma 78070, por vezes numa resolução de 2560x1440 e com 8 samples de AA, colocando a gráfica como bottleneck.
5º Resultados incongruentes. Por exemplo, aos 4:52 ele diz que o o 3570K dá 24.9 fps, quando no ecrã vemos que dá 37.12. Outro exemplo, ao minuto diz que o 3770K dá 197.44fps, quando no ecra aparece 111.97. Não estou a contar as incongruências com o que ele tem escrito no site.
6º Não diz exatamente settings usa em cada jogo, que seções de jogo utiliza para benchmark. O que significa que ninguém pode replicar o que ele fez.
7º Os resultado dele vão contra quase todas as outras reviews na net. Até o site Rage3D, um site que sempre foi abertamente pró ATI, e agora da AMD, daí o nome Rage3D, fizeram reviews com os Bulldozer, mostrando-os a perder quase todos os testes, ao contrário do Tek Sindicate.
8º maximoor, estás a falar a sério sobre a credibilidade de um site que faz análises há 10 meses, de um gajo que faz uns videos manhosos no youtube há 4 anos, contra a credibilidade de pessoas como o Hilbert Hagedoorn, o Anand Lal Shimpi, o Scott Watson, o Ilya Gavrichenkov, Ryan Shrout, e outros fazem, há quase duas décadas.


Neste momento uma das discussões mais importantes de benchmark é a medição de latências, iniciada pelo Scott Watson e que tem dado muito debate com o Ryan Shrout, tudo numa tentativa de obter resultados cada vez mais fiáveis. Este assunto está a tornar-se tão importante que a AMD dedicou as CAT 13.2 para melhorar as latências nas suas drivers. O Timothy Lottes da nVidia já anda a discutir no seu blog latências e de renderização e de input. Vários sites já fazem análises com referência a latências, tais como o PCPerspective, alienbabeltech, Rage3D, Beyond3d, etc... Tudo numa perseguição de obter mais dados, mais fiáveis, mais verdadeiros, gastando dezenas de horas com hardware, captura de vídeo, etc, mas o razethew0rld, nems sequer consegue acertar nos valores dos fps médios? Nem sequer consegue criar test benchs replicáveis e fidedignos? É esta a tua fonte?

Pelo menos no tempo do Blastar e do DJPapa, sabiam argumentar com dados técnicos e concretos, mas esses eram fanboys que sabiam alguma coisa de tecnologia e ainda se aprendia alguma coisa com eles. Aqui só falta aprender a meter chocolate como pasta térmica, como diz o RSC.

E antes que me venhas chamar de fanboy, tem apenas atenção que ainda tu nem sabias o que era a Zwame ou a Techzone e já eu andava por cá a defender os CPUs da AMD, nos tempos em que estes dominavam realmente.
 
Última edição:
Não sei se este tópico é para rir ou para chorar. Maximoor chamas fanboy às pessoas porque estão a falar de factos que toda a gente sabe, os FX são um fail, e mesmo assim lá conseguiste ir ao fundo procurar vídeos feitos por não sei quem, e tentar fazer com que a AMD tenha crédito no que a CPU diz respeito. Agora espero que o próximo passo não seja ires paras configurações recomendar FX às pessoas porque afinal lá descobriste um vídeo que defende a tua marca. Mas os outros é que são fanboys.

A tua justificação e o post inicial são tão forçados que nem há muito mais a dizer. Aliás, este tópico acaba por ser pouco útil, era como abrir um tópico a discutir se 2+2 realmente é igual a 4.

Penso que os maus resultados financeiros da AMD se devem precisamente ao "illuminati" que se instalou acerca dos seus CPU, porque na realidade eles são bons. Há 1 milhão de pessoas enganadas, há 2 ou 3 pessoas especiais e diferentes que conseguiram ver o que ninguém viu.
 
Última edição:
Para mim entre esses dois nao á muito a dizer: intel 3570K
O único que na minha opinião se podia discutir era o 8320 - 165 euros e não um cpu com um pouco de oc em cima que custa mais 30-40 euros.

Continuo a dizer: o unico cpu amd fx que se aproveita neste momento é o fx 6300
O 8320 é um bom cpu mas apenas para amd upgrades
 
Eu daí tiro a conclusão que um processador de €90 é melhor que um de €200. Já que é para distorcer a realidade, metam-se a jogar Skyrim num G2120 e não num FX-8350, porque afinal, é melhor.
 
Em primeiro lugar, não se está a comparar cpus da geração passada, como o 2500k e o FX 8150.

Depois, quando se fala em cpus para gaming estás a partir do principio que alguém irá estar a jogar algo pesado enquanto corre o anti virus, trabalha em photoshop, faz streaming, comprime um zip e ainda está a cozinhar um belo arroz de pato. Tudo para chegares às conclusões que queres, apenas em 1 teste.

Sabes que há muita gente, nomeadamente gamers, que têm perfis no SO específicos para tal, com o mínimo de tarefas de fundo (apesar de nem ser necessário)?

Já se sabe que, no que toca a multitask ou programas específicos, os FX são competitivos. Mas basta ler o título do tópico para se perceber o que se discute. E na vertente gaming, quer seja um jogo que puxe pelo cpu ou não, a Intel está muitos passos à frente. Isto é, para quase todas as reviews conceituadas. Para um ou outro youtuber, não.

Que belo gamer que tu me saíste.

HWiNFO.png



Só a máquina virtual come 13% do CPU o tempo todo, se fosse num i5, seria 25%. A máquina virtual é a janela que diz "Windows XP Mode - Windows Virtual PC". Achas que me importo com o desempenho que a máquina virtual está a ter? Não. A máquina está a correr o Diablo 2 só para me ajudar a transferir items, porque onde eu estou a jogar realmente é no Diablo 2 que nesta imagem está minimizado. É o 8º ícone a contar da esquerda. O Starcraft 2 está a correr um jogo que para mim pouco me importa, mas infelizmente a internet que tenho é uma bosta, e funciona ao contrário das outras - quanto mais puxar dela, melhor ping tenho, é capaz de ser por causa do sinal 3G que fica mais forte, ou do ruído, ou algo do género. Não faço a mínima, mas só assim com o SC2 a correr é que consigo melhor ping no Diablo 2 e já é um ping maravilhoso: 231 ms. Acham que me importo com os fps que o SC2 está a ter? Tou-me pouco borrifando, porque afinal de contas, estou a jogar Diablo 2.

O Diablo 2 está com um glide to opengl que usa o CPU para simular uma gráfica 3dfx e ainda está a escalar a imagem para 1920x1080 de resolução. Consigo 300 fps sem haver esses tais lags nas frames.

Também fiz isto no i5 quando ainda era meu, e consegue mais fps, na ordem dos 700 fps, mas é muito variável, muito jerkiness porque está a usar threads ou o que o vocês bem entenderem PARA NADA! Ah, e ainda estou a navegar na net como podem ver, está o IE9 a correr. Quando me apetece, faço alt-tab e vou ao forum ou vou aonde me apetece. Outra coisa, não tenho SSD, tenho um único HDD a fazer isso tudo que estão a ver.

Mando encerrar o Windows 7 (iniciar - encerrar) e a máquina virtual é encerrada, não é posta em hibernação - não gosto dessa opção, o SC2 é fechado, o IE9 é fechado, o D2 que está minizado é fechado, tudo fechado. Quanto tempo é que demora a fechar tudo? 30 segundos. E no i5? 1 minuto, e tinha o i5 12 GB de RAM na altura.

Não acreditam? Pois não acreditem, tou-me já pouco borrifando para o que vocês acreditam ou não.

Quero concluir que o i5 não é mau, mas ponham-se lá a correr montes de trampa ao mesmo tempo e vão ver o i5 a afogar-se a certa altura enquanto o FX ainda respira.

Ninguém faz isto que eu faço? Então novamente volto a falar da lógica do G2120 ser melhor que o FX-8350 ou mesmo que o i5-3570K.


Porra pah, fico danado quando vocês não querem entender as coisas. Não é ser fanboy nem fazer valer um processador ou outro, é mais a questão de saber interpretar o que me acontece num caso ou noutro. Como eu tive mão nos 2 processadores, posso garantir-vos que em multi-tasking, o FX porta-se melhor que o i5, mas não tem o melhor fps, o melhor average continua a ser uma vitória do i5, mas a custo de andar aí a gaguejar por todos os lados.
 
na minha opinião compensa os amd em casos de orçamento limitado em que a centena de euros que se poupa no cpu da para comprar uma grafica superior...por exemplo um user que devido ao orçamento teria que escolher entre um 8350 + amd 7970 ou entre um 3570k + amd 7950...no que a jogos diz respeito e partindo do principio que o objectivo é jogar com os setting mais elevados possiveis, ficava melhor servido com a config AMD, pois o dinheiro poupado no cpu ja da para uma grafica melhor...

no caso de um user cujo orçamento ja permita adquirir um sistema grafico de topo independentemente do cpu que escolha, nesse claro a escolha certa a meu ver é intel sem duvida! por 3 razões:
1º é mais rapido em quase tudo o que é jogo e tarefas que um user comum precise de executar
2º overclocking mais facil mesmo para quem nao quer recorrer a um cooler aftermarket
3º na hora de revender o cpu....digam o que disserem é mais facil vender um intel que um AMD...pelo menos eu ja tive mais cpus AMD que intel e sempre me foi mais facil vender os intel por mais rascos que fossem....
 
Xarick, o Starcraft 2 usa duas threads, o Diablo 2 usa uma thread. Vais-me explicar onde está a limitação nesse teu cenário para o 2500K, com 3 threads num quad core.
E diga-se de passagem, inventaste aí um cenário do caraças para tentar provar que o FX é melhor. Admito que nunca tinha pensado em algo parecido.
 
Última edição:
na minha opinião compensa os amd em casos de orçamento limitado em que a centena de euros que se poupa no cpu da para comprar uma grafica superior...por exemplo um user que devido ao orçamento teria que escolher entre um 8350 + amd 7970 ou entre um 3570k + amd 7950...no que a jogos diz respeito e partindo do principio que o objectivo é jogar com os setting mais elevados possiveis, ficava melhor servido com a config AMD, pois o dinheiro poupado no cpu ja da para uma grafica melhor...

no caso de um user cujo orçamento ja permita adquirir um sistema grafico de topo independentemente do cpu que escolha, nesse claro a escolha certa a meu ver é intel sem duvida! por 3 razões:
1º é mais rapido em quase tudo o que é jogo e tarefas que um user comum precise de executar
2º overclocking mais facil mesmo para quem nao quer recorrer a um cooler aftermarket
na hora de revender o cpu....digam o que disserem é mais facil vender um intel que um AMD...pelo menos eu ja tive mais cpus AMD que intel e sempre me foi mais facil vender os intel por mais rascos que fossem....

Normalmente isso acontece pelo nome, e muita das vezes não pela performance/preço pretendido, muita gente compra gato por lebre sem saber realmente a performance, lá está o nome.
 
Eu sou o Xarick, não sou o SubCode, lol.

Ainda podia correr outro jogo, como o NFSW, mesmo com isso tudo aberto, mas já se nota a tal lentidão que aparece no i5, a gaguez, em parte devido à gráfica, só tem 1 GB GDDR5. De vez em quando faço isso por causa do daily treasure hunt, sem ter de fechar os D2s.

O D2 usa um thread, mas o Glide-2-OpenGL usa outro. Contas feitas, 1 thread para a máquina virtual - Tudo o que corre lá dentro continua limitado ao mesmo thread. O D2 em fullscreen usa 2 threads, um para ele próprio, outro para o glide wrapper, e o SC2 usa outros 2, para não falar do Windows e de outras tretas a correr em plano de fundo - 5 threads.
 
Xarick, só pelo trabalho que tiveste a criar o cenário ideal que vá de encontro ao que defendes, os meus parabéns. Só espero que o arroz de pato não tenha queimado, tantas eram as threads.

Mas ainda estou à espera que o autor do tópico explique porque é que essas "reviews" (excelentemente desconstruídas pelo Winjer mais acima) são mais credíveis do que 95% dos sites especializados que tanto descredibilizou.

PS: antes que me chamem fanboy (termo ridículo para falta de argumentação), este cpu que tenho é o meu 3º Intel a seguir ao 386DX e Q6600. De resto, sempre tive K5, K6, Athlon, Opteron e Athlon 64 X2. Ou seja, opto pelo que está melhor na altura da compra.
 
O 3570k a 4,5ghz não vai "gaguejar" como estás a dizer, no entanto os seus consumos aumentam pouco em relação ao teu AMD se puxares por ele, e que mesmo com OC continua com piores frames que o 3570k stock. Esse cenário que aí criaste é completamente descabido. Tens de dizer aos grandes streamers (TBNR Frags, Funky, etc) para começarem a utilizar cpu AMD em vez de Intel.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo