Qual o melhor? FAT32 ou NTFS

Gu!LhAx

Power Member
Boas pessoal!
Queria que me dissessem qual o melhor systema do disco (FAT32 ou NTFS) melhor para instalar o Windows XP num HDD 10 Gbs 5400rpm Quantum. Agradeço que me ajudem.

Cumps
Guilherme
 
Se queres um pouco mais de velocidade, acima de tudo, utiliza o FAT32.

Se queres um sistema mais confiável, com menos chances de corromper dados utiliza o NTFS, onde podes ganhar um pouco mais de espaço no HD devido à compactação (mas a velocidade não compensa).

Se estivesse no caso, deixava em FAT32. :)
 
Eu costumo usar FAT32 no do windows e NTFS no das tralhas. Agora estou a usar o do windows em NTFS pq tive de formatar o disco e um tecnico de informatica aconselhoume a instalar NTFS pq... era melhor. Mas sinceramente estou a notar isto um bocado lento a processar as tarefas, coisa que não notava muito quando tinha o disco em FAT32. Obrigado a todos!

Cumps
Guilherme
 
WinXPMVP disse:
Se queres um pouco mais de velocidade, acima de tudo, utiliza o FAT32.

Se queres um sistema mais confiável, com menos chances de corromper dados utiliza o NTFS, onde podes ganhar um pouco mais de espaço no HD devido à compactação (mas a velocidade não compensa).

Se estivesse no caso, deixava em FAT32. :)

Subcrevo inteiramente ;)
 
Gu!LhAx disse:
Boas pessoal!
Queria que me dissessem qual o melhor systema do disco (FAT32 ou NTFS) melhor para instalar o Windows XP num HDD 10 Gbs 5400rpm Quantum. Agradeço que me ajudem.

Cumps
Guilherme
Podias ter perguntado no msn que eu respondia-te gajo :P
Não sirvo só pa te dar cabo da cabeça por causa do DG ;)

Acho que já expliquei a diferença aqui entre um e outro sistema de formatação.

Em primeiro lugar, acho que ao formatares com o XP em FAT32, já estas a usar a FAT32X, que permite a criação de um número de clusters muito superior a FAT32 normal.

Diferenças entre FAT32 e NTFS - todos os discos tão dividos em compartimentos de x tamanho - sectores. Os sectores são por norma agrupados em clusters e quando escreves algum ficheiro, o início dele fica sempre num cluster novo (quer tenhas ou não oucpado o espaço do cluster anterior todo).

Quando formatas um disco em FAT 32, ele tem um nº máximo de clusters que pode criar. Ou seja, o que vai acontecer é que com a formatação vais ter um número FIXO de clusters e cada cluster vai ter n sectores, sendo que o tamanho de cada cluster vai ser o número total de sectores do disco dividio pelo número máximo de clusters que a FAT32 permita.

Quanto maior for o disco mais "desperdício" de espaço vais ter, já que o número máximo de clusters é fixo em FAT32. A grande vantagem é que como tens um "índice" fixo, o acesso ao disco torna-se mais rápido.

Creio que uma forma de evitares este desperdício de espaço em discos grandes será fazeres partições já que, se não estou em erro, cada partição tem a sua propria FAT.


Quando formatas um disco em NTFS, cada sector é um cluster. A vantagem é que não tens desperdício de espaço quase nenum. A desvantagem é que tens um número muito superior de clusters, logo o acesso à informação torna-se consideravelmente mais lento.

Considerando que estas a usar um disco de 10Gb, não vais notar grande diferença entre um sistema de formatação e o outro (se eu tiver errada os experts de certeza que me corrigem ;)).
 
Este site tem alguma informação sumarizada sobre alguns tipos de FS utilizados por a MS AQUI

Resumindo, a fat32 n é má para ser usada em volumes pequenos que contenham dados n sensiveis (o SO é muito sensivel como é lógico), onde n seja necessario criar ficheiros maiores que 4GB, ou usar quotas, etc etc

Quanto ao espaço, o cluster size em ntfs pode ser definido e deve ser um compromisso entre o tamanho medio dos ficheiros existeste no file system, se existirem muitos ficheiros pequenos o cluster size deverá ser mais pequeno, imaginem que o cluster size é 32K se criarem 1 ficheiro com 1K vão estar a desperdiçar 31K, dai a importancia de um cluster size adequado para os dados existentes, se tiverem ficheiros grandes, com vários mb devem colocar o cluster size no maximo pois vai melhorar o IO.

Cmps.
 
Gu!LhAx disse:
Eu costumo usar FAT32 no do windows e NTFS no das tralhas. (...)

Eu tenho exactamente ao contrário :P Como tb uso linux, meti FAT32 nas trabalhas para poder aceder mais facilmente a essa partição tanto em windows como em linux, para o win meti NTFS pelos motivos acima referidos, embora que poderia ter nas tralhas tb NTFS, só que sou newbie em linux :P e ainda n tou para muitos trabalhos :P

um abraço HecKel
 
e já agora so mais uma pequena dica ... brinca la com dvd's e dp diz.me se consegues gravar alguma coisa!!! é que uma das limitações para gravar dvd's é que o FAT32 só suporta files ate ao tamanho de 4 gb e o software de gravação da maior parte dos dvd's nega.se pura e simplesmente a trabalhar em discos com formatação FAT32...
 
Back
Topo