1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Qual o melhor? FAT32 ou NTFS

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Gu!LhAx, 17 de Outubro de 2004. (Respostas: 10; Visualizações: 2437)

1. Gu!LhAx

Gu!LhAx Power Member

Boas pessoal!
    Queria que me dissessem qual o melhor systema do disco (FAT32 ou NTFS) melhor para instalar o Windows XP num HDD 10 Gbs 5400rpm Quantum. Agradeço que me ajudem.

Cumps
    Guilherme

2. Mendázio

Mendázio Power Member

Se queres um pouco mais de velocidade, acima de tudo, utiliza o FAT32.

Se queres um sistema mais confiável, com menos chances de corromper dados utiliza o NTFS, onde podes ganhar um pouco mais de espaço no HD devido à compactação (mas a velocidade não compensa).

Se estivesse no caso, deixava em FAT32. :)

3. ARS

ARS What is folding?

Mesmo a nivel de segurança NTFS é melhor

4. Gu!LhAx

Gu!LhAx Power Member

Eu costumo usar FAT32 no do windows e NTFS no das tralhas. Agora estou a usar o do windows em NTFS pq tive de formatar o disco e um tecnico de informatica aconselhoume a instalar NTFS pq... era melhor. Mas sinceramente estou a notar isto um bocado lento a processar as tarefas, coisa que não notava muito quando tinha o disco em FAT32. Obrigado a todos!

Cumps
    Guilherme

5. [[BMDL]]

[[BMDL]] Power Member

Creio que ja somos dois.
    Western Digital 10.2 GB 5400 rpm, NTFS.
    Secalhar vou voltar a por FAT32.

Cumps.

6. RSxsi80

RSxsi80 Power Member

Subcrevo inteiramente ;)

7. Ophelia

Ophelia Power Member

Podias ter perguntado no msn que eu respondia-te gajo :P
    Não sirvo só pa te dar cabo da cabeça por causa do DG ;)

Acho que já expliquei a diferença aqui entre um e outro sistema de formatação.

Em primeiro lugar, acho que ao formatares com o XP em FAT32, já estas a usar a FAT32X, que permite a criação de um número de clusters muito superior a FAT32 normal.

Diferenças entre FAT32 e NTFS - todos os discos tão dividos em compartimentos de x tamanho - sectores. Os sectores são por norma agrupados em clusters e quando escreves algum ficheiro, o início dele fica sempre num cluster novo (quer tenhas ou não oucpado o espaço do cluster anterior todo).

Quando formatas um disco em FAT 32, ele tem um nº máximo de clusters que pode criar. Ou seja, o que vai acontecer é que com a formatação vais ter um número FIXO de clusters e cada cluster vai ter n sectores, sendo que o tamanho de cada cluster vai ser o número total de sectores do disco dividio pelo número máximo de clusters que a FAT32 permita.

Quanto maior for o disco mais "desperdício" de espaço vais ter, já que o número máximo de clusters é fixo em FAT32. A grande vantagem é que como tens um "índice" fixo, o acesso ao disco torna-se mais rápido.

Creio que uma forma de evitares este desperdício de espaço em discos grandes será fazeres partições já que, se não estou em erro, cada partição tem a sua propria FAT.

Quando formatas um disco em NTFS, cada sector é um cluster. A vantagem é que não tens desperdício de espaço quase nenum. A desvantagem é que tens um número muito superior de clusters, logo o acesso à informação torna-se consideravelmente mais lento.

Considerando que estas a usar um disco de 10Gb, não vais notar grande diferença entre um sistema de formatação e o outro (se eu tiver errada os experts de certeza que me corrigem ;)).

8. ctr

ctr Power Member

Este site tem alguma informação sumarizada sobre alguns tipos de FS utilizados por a MS AQUI

Resumindo, a fat32 n é má para ser usada em volumes pequenos que contenham dados n sensiveis (o SO é muito sensivel como é lógico), onde n seja necessario criar ficheiros maiores que 4GB, ou usar quotas, etc etc

Quanto ao espaço, o cluster size em ntfs pode ser definido e deve ser um compromisso entre o tamanho medio dos ficheiros existeste no file system, se existirem muitos ficheiros pequenos o cluster size deverá ser mais pequeno, imaginem que o cluster size é 32K se criarem 1 ficheiro com 1K vão estar a desperdiçar 31K, dai a importancia de um cluster size adequado para os dados existentes, se tiverem ficheiros grandes, com vários mb devem colocar o cluster size no maximo pois vai melhorar o IO.

Cmps.

9. HecKel

HecKel The WORM

Eu tenho exactamente ao contrário :P Como tb uso linux, meti FAT32 nas trabalhas para poder aceder mais facilmente a essa partição tanto em windows como em linux, para o win meti NTFS pelos motivos acima referidos, embora que poderia ter nas tralhas tb NTFS, só que sou newbie em linux :P e ainda n tou para muitos trabalhos :P

um abraço HecKel

10. Morpheus

Morpheus Banido

e já agora so mais uma pequena dica ... brinca la com dvd's e dp diz.me se consegues gravar alguma coisa!!! é que uma das limitações para gravar dvd's é que o FAT32 só suporta files ate ao tamanho de 4 gb e o software de gravação da maior parte dos dvd's nega.se pura e simplesmente a trabalhar em discos com formatação FAT32...

11. Conspiracy

Conspiracy Power Member

nem mais, por causa dessa treta tenho de ver se formato ali uma particao para poder "brincar" em DVD...

Partilhar esta Página