Qual o melhor gnome ou kde?

Full-disclosure de allowed users ANTES de uma autenticação é, regra geral, muito má ideia e uma falha grave de segurança..

Neste caso específico obviamente que é uma feature do login manager e não uma falha propriamente dita, mas o problema que ele referiu não tem nada de disparatado.

Problemas de segurança? Falhas? Mas vocês drogam-se?

É o tema associado ao ecrã de login. Isso é uma feature do tema em questão. Se não gostam, alterem o tema para outro. Existem milhentos à escolha, principalmente em www.kde-look.org.
 
Full-disclosure de allowed users ANTES de uma autenticação é, regra geral, muito má ideia e uma falha grave de segurança..

Neste caso específico obviamente que é uma feature do login manager e não uma falha propriamente dita, mas o problema que ele referiu não tem nada de disparatado.

É obviamente disparatado. É disparatado pois não só não é nenhum problema como também é algo que se faz através de várias maneiras, maneiras essas que possibilitam tirar mais informação que é bem mais útil mas também inútil para se usar em qualquer ataque.

Eu perguntei sobre o /etc/passwd mas pelos vistos optaram por ignorar esse detalhe. Caso não saibas, tens o /etc/passwd, /etc/group e comandos como o users e groups. Se o menu de ligação é uma falha de segurança então essas coisinhas devem ser um escandalo da comunidade de segurança. Será?

E já agora, o Windows XP e o Windows Vista apresentam igualmente uma lista de todas as contas de utilizador logo no inicio. Como é que isso aparece em frente aos olhos de toda a comunidade mundial de utilizadores de computadores durante os últimos 7 anos mas só agora é que um par de espertos daqui do forum apercebem-se que essa mesma funcionalidade em linux é um problema enorme de segurança?

A resposta é simples; não é um problema de segurança. A ideia é idiota e não faz qualquer sentido.
 
Eu cá acho o KDE uma coisa a rondar o limiar do intolerável. Usei Gnome na minha introdução ao Linux.

Rapidamente, e devido à "influência" daquele que foi o meu mentor na mudança para Linux, mudei para Enlightenment (E17). Tenho-me sempre dedicado a este DE, e como já tenho mais alguns conhecimentos do sistema operativo vou tentando dar o meu contributo na evolução do E.

O Gnome, continua a ser o DE que uso quando tenho que usar um dos grandes. Não obstante, acho que se fazem grandes programas para KDE, daí ter no meu PC bibliotecas gráficas GTK (Gnome e Xfce), ETK (Enlightenment) e Qt (KDE).

Cumpz
 
Alem disso no KDE mostra os utilizadores todos que existem, isso é mau em termos de segurança.
Se achas que é mau, então não mostres a lista de utilizadores:
Centro de Controlo -> Administração do Sistema -> Gestor de Autenticação -> Utilizadores ->[ ] Mostrar a lista

Do KDE só uso o KDM porque ainda não me dediquei a sério a configurar o XDM.
 
Nabais, quando citas o meu post e falas em "vocês" (o que obviamente me inclui) assumo que estás a falar para mim. Se não me querias responder directamente, então utiliza o botão de reply e não o de quote.


DISCLAIMER: No decorrer desta thread vou-me referir à falha de segurança que é dar o conhecimento de todos os allowed users num sistema e não à feature do login manager que mostra uma lista com todos os utilizadores durante o menu de login. Refiro-me ao conceito e não à aplicação. Eu sei que o menu com a lista de utilizadores pode ser facilmente desactivado.

Dito isto, greatbunzinni, nem sei bem por onde começar. Em primeiro lugar não falei no /etc/passwd porque eu referi especificamente full disclosure de users ANTES (e até pus o 'antes' em caps lock, o que pelos vistos não chegou - se calhar agora com o bold já se lê bem) de um login, e não após já te teres autenticado. Em segundo, além de chumbarem face ao que eu já tinha dito, não sei bem como se enquadram as aplicações que falas nesta discussão, chegaste ao ponto de referir o groups que a única coisa que faz é mostrar em que grupos um utilizador está inserido.

Em segundo lugar, o problema (ver disclaimer) é um problema de segurança independentemente do sistema operativo. Basta-te uma pesquisa rápida para encontrares dezenas de exploits que detectam que utilizadores estão registados num sistema medindo as diferenças nas resposta para os users válidos e para os não válidos (seja no tempo de resposta, no tipo, etc). No menu de um login manager (ver disclaimer) não faz grande diferença, mas o conceito em que se baseia é um problema de segurança e pode estar aí a diferença entre manteres um sistema seguro ou exploitable.

Já agora, e esquecendo o disclaimer por um bocado, vou fazer de advogado do diabo: lá por haver milhões de utilizadores que vivem com um menu de login a mostrar todos os utilizadores não quer dizer que essa prática seja recomendada. Milhares de utilizadores guardam as passwords num ficheiro de texto na pasta My Documents. Milhões de utilizadores utilizam Windows (:D). Acabaste de utilizar uma das falácias mais clássicas de todos os tempos.

Por fim, resta-me dizer que concordo com a tua análise ao KDE, e nunca mais chega dia 11 :)
 
Última edição:
Vou tentar explicar isto duma forma muito simples. Fiz quote, não para te responder, mas para poderem situar melhor a situação à qual a minha resposta se referia.

Percebeste agora? Ainda pretendes armar mais conflito desnecessário?

Por mim, assunto encerrado.
 
Querem que se interprete da maneira 'que queriam dizer' e não o que realmente escreveram. O pessoal não é bruxo, nem andamos a fazer análise de poemas.
 
O gnome é bem mais "básico" que o kde, e é por isso que gosto tanto dele.

Também gosto mais do GNOME.

Acho o KDE muito atabalhoado e parece que é feito na lógica de atira tudo lá para dentro e depois logo se vê.

humm

bem vou incluir aqui nos meus "calculos" tambem o xfce

Acho o xfce o mais rapido, mas o mais "depenado" e o KDE o mais pessado e com mais, digamos "tralha", ficando o gnome no meio, o que torna o gnome o meu favorito :)

Eu por muito que tente, simplesmente não me consigo habituar ao KDE, especialmente ao Konqueror, já o Gnome é super simples, bastaram-me uns minutos para me ambientar com o sistema.

Pessoalmente, no que toca a WM, é Gnome, Xfce e só depois KDE, mas pode ser que com o KDE 4 as coisas mudem, tenho visto uns screenshots e estou em pulgas para dar umas voltinhas.

Nem preciso de dizer mais nada

para mim realmente o Gnome é REI!
habituei me a ver o Gnome como sendo o "linux" (percebem o que quero dizer )
apesar da primeira distro que vi usar KDE, Caixa Magica.. Gnome é simplesmente o que melhor balanceamento tem entre os vários gestores..

Boa aparencia (coisa que o KDE, para mim, não tem) melhor organizado (KDE nao para mim) mais rápido que o KDE, e pcs mais velhotes correm no na boa, como o da minha sig!

mas no fim, no fim! são linux e é o que fazem deles coisas tão boas :D
meu rico MINTzinho
 
Querem que se interprete da maneira 'que queriam dizer' e não o que realmente escreveram. O pessoal não é bruxo, nem andamos a fazer análise de poemas.

Por algum motivo não escrevi nada directo a ele, mas sim a todos, até disse "vocês". O português que usei foi explícito.
 
O melhor é que vocês quiserem... in the end it's all Free and Open Source Software (FOSS) :P

Mas pronto tenho preferência por GNOME tirando algumas apps de KDE (Amarok e KDevelop por exemplo) e uma ou outra feature que penso que deveria estar incluida no GNOME. Mas overall GNOME FTW!!
 
Back
Topo