Qual o melhor gnome ou kde?

Gosto dos dois, o GNOME pelo seu aspecto e organização e o KDE pela suas capacidades e o modo como os programas estão interligados, tenho usado mais o primeiro.

Acho que nenhum é melhor que o outro, são feitos para pessoas com gostos e necessidades diferentes.
 
Antes de mais, como é obvio, cada um usa o que quer, e o essencial é sentirem-se bem com o desktop manager que escolhem e serem produtivos nele.. De nada adianta eu estar aqui a recomendar para usarem o desktop manager X se depois ficarem a olhar para ele sem saber o que fazer nele...


E feita esta ressalva, vou dar a minha opinião pessoal. E aviso desde já que vou dar uma opinião baseada apenas nos meus gostos e completamente subjectiva e parcial, por isso se sã umas marias amelias que ficam todas ofendidas, não leiam, ou se lerem depois não me venham flamar, porque já sabem como é: "opiniões, são como as vaginas, cada uma tem a sua"..



Eu pessoalmente uso o KDE e é este o meu desktop manager de eleição, para mim é o que torna tudo mais simples, porque tem todas as funções e todas as opções que necessito. Além disso tem uma serie de programas proprios que são muitissimo bons e não há paralelo em outros desktop manager, como por exemplo o amaroK ou o K3B.. A isto junta-se uma fantastica consistencia em todas as aplicações que usam a libraria Qt que, mais uma vez não tem paralelo em mais nenhum desktop manager. As janelas dos programas do KDE têm todas a mesma aparecia, o mesmo estilo de botões e legendas dos botões, etc.. etc..


Para maquinas mais antigas e lentas, uso o XFCE, que no inicio era uma bela porcaria, mas nas ultimas versões, apesar de já não ser tão leve acabou por se tornar uma verdadeira alternativa aos dois grandes..


Dentro dos grandes, sobra portanto o Gnome para comentar.. Bem, o Gnome, eu sinceramente não sei como há quem goste. Eu pessoalmente concordo a 100% com o Linus Torvalds quando ele diz que a filosofia do Gnome se está a tornar uma doença. Os programadores acham que os seus utilizadores são demasiado idiotas para que não se confundam com funcionalidades.. E essa obstinaçao pela simplificação está a levar o Gnome para um ponto em que essa simplicidade não permite fazer o que as pessoas querem fazer.

Há que ser pragmático, no Gnome os dialogos são reduzidos a uma simplicidade atrofiante, e sepois quando queremos mudar algo para fazer à nossa maneira deparamonos com a impossibilidade de o fazer usando o Gnome. E uma coisa que no KDE é só mudar uma opção no dialogo, no Gnome obriga-me a ler 3 ou 4 howto's e a mudar 5 ou 6 ficheiros de configuração..

E esta ditadura do simples, serve para que afinal? Abdicamos de tudo o que é funcionalidade que os programadores acham que é a mais para nós, e obtemos em troca o que? O Gnome nem sequer é especialmente mais rápido do que o KDE.. Eu pessoalmente não consigo notar em nenhuma das minhas maquinas diferença alguma de fluidez entre o Gnome e o KDE..

Por isso, para mim, o Gnome é um desktop manager que não faz sentido e que eu deixei de usar e sinceramente enquanto não mudar de rumo não voltarei a usar. Porque, sinceramente, para usar um desktop manager onde me tiram as funcionalidades que eu quero. Ao menos que seja rápido, como é o caso do XFCE, o Gnome, nem é rápido, nem tem as funcionalidades que eu quero.
 
Antes de mais, como é obvio, cada um usa o que quer, e o essencial é sentirem-se bem com o desktop manager que escolhem e serem produtivos nele.. De nada adianta eu estar aqui a recomendar para usarem o desktop manager X se depois ficarem a olhar para ele sem saber o que fazer nele...
Subscrevo estas palavras, e não adianto muito mais ...
Só que eu não suporto KDE, porque acho muito pouco usável, com demasiadas coisas que não fazem falta e o aspecto gráfico geral é detestável. É a minha opinião :)

Já agora, só uma ressalva em relação ás "críticas" acima referidas ao Gnome. O Gnome é extremamente configurável, e não estou a entender muito bem o que significa isso de ser demasiado simples ... Eu quero mudar uma coisa, como uma barra, instalar ícones, instalar temas, modificar os menús, e mudo. É muito, muito simples. É, aliás, extremamente mais simples que no KDE. Mas lá está, são ideias ... Quem quer ter um desktop cheio de diálogos e caixinhas até perder de vista, o KDE é baril ... Mas isso não é para mim. No Gnome, queres mudar uma coisa, é simples. Não é por mal, mas não percebi essa parte da crítica.

Mas respondendo à pergunta do tópico, nem um nem outro são melhores. Ambos são bons, dependendo de quem os usa. É tudo uma questão de escolha.

Gnome all the way, para mim (o Gnome também tem maravilhas estranhas, eu bem sei ...)
 
Última edição:
Eu pessoalmente uso o KDE e é este o meu desktop manager de eleição, para mim é o que torna tudo mais simples, porque tem todas as funções e todas as opções que necessito. Além disso tem uma serie de programas proprios que são muitissimo bons e não há paralelo em outros desktop manager, como por exemplo o amaroK ou o K3B..

GNOME também tem o listen, também podes usar o k3b (eu uso-o em GNOME) etc etc o que há em que KDE também há em GNOME e vice-versa.

A isto junta-se uma fantastica consistencia em todas as aplicações que usam a libraria Qt que, mais uma vez não tem paralelo em mais nenhum desktop manager. As janelas dos programas do KDE têm todas a mesma aparecia, o mesmo estilo de botões e legendas dos botões, etc.. etc..
Em gnome acontece o mesmo, mas com a lib GTK (penso eu não tenho a certeza da lib), mas todos os programas para gnome têm o mesmo aspecto...

Dentro dos grandes, sobra portanto o Gnome para comentar.. Bem, o Gnome, eu sinceramente não sei como há quem goste. Eu pessoalmente concordo a 100% com o Linus Torvalds quando ele diz que a filosofia do Gnome se está a tornar uma doença. Os programadores acham que os seus utilizadores são demasiado idiotas para que não se confundam com funcionalidades.. E essa obstinaçao pela simplificação está a levar o Gnome para um ponto em que essa simplicidade não permite fazer o que as pessoas querem fazer.
? O que as pessoas querem fazer?

Há que ser pragmático, no Gnome os dialogos são reduzidos a uma simplicidade atrofiante, e sepois quando queremos mudar algo para fazer à nossa maneira deparamonos com a impossibilidade de o fazer usando o Gnome. E uma coisa que no KDE é só mudar uma opção no dialogo, no Gnome obriga-me a ler 3 ou 4 howto's e a mudar 5 ou 6 ficheiros de configuração..

E esta ditadura do simples, serve para que afinal? Abdicamos de tudo o que é funcionalidade que os programadores acham que é a mais para nós, e obtemos em troca o que? O Gnome nem sequer é especialmente mais rápido do que o KDE.. Eu pessoalmente não consigo notar em nenhuma das minhas maquinas diferença alguma de fluidez entre o Gnome e o KDE..

Por isso, para mim, o Gnome é um desktop manager que não faz sentido e que eu deixei de usar e sinceramente enquanto não mudar de rumo não voltarei a usar. Porque, sinceramente, para usar um desktop manager onde me tiram as funcionalidades que eu quero. Ao menos que seja rápido, como é o caso do XFCE, o Gnome, nem é rápido, nem tem as funcionalidades que eu quero.
lol? Que funcionalidade o GNOME tem a menos que o KDE? GNOME tem tudo o que o KDE tem mas de uma forma muito mais simples ou menos Konfusa.




Há quem goste mais do KDE, tudo muito bem. Mas não diga que é por causa do GNOME ter menos funcionalidades. Enquanto tu achas mal a "simplicidade atrofiante" do GNOME, eu acho mal a "confusão atrofiante" do KDE.
 
KDE é bom para quem quer fazer a desabituaçao gradual do windows...

Se se quiser cortar o "mal" pela raiz, vai-se para Gnome...

A minha escolha recai sobre o ultimo ;)

Olha que não!!! Comecei a usar o ubuntu ontem, e adorei a interface do gnome. Depois instalei o kde e arrependi-me profundamente, tive que voltar a instalar isto tudo de novo porque atrufiei a instalação toda e depois não conseguia remover as coisas!:P
Gnome ftw.
 
GNOME também tem o listen, também podes usar o k3b (eu uso-o em GNOME) etc etc o que há em que KDE também há em GNOME e vice-versa.

E lá tens de levar com quase todo o core do kde, para usares o k3b. É que o k3b é QT/KDE, se fosse só QT só terias de levar com o libs do QT assim levas com as libs do QT e do KDE.
 
Olha que não!!! Comecei a usar o ubuntu ontem, e adorei a interface do gnome. Depois instalei o kde e arrependi-me profundamente, tive que voltar a instalar isto tudo de novo porque atrufiei a instalação toda e depois não conseguia remover as coisas!:P
Gnome ftw.

É claro que o Gnome, na minha opiniao, é bem melhor que o KDE...

Mas imaginemos o seguinte: um pessoa, que passou a sua "vida" inteira a usar windows, olha para o Gnome, olha para o KDE.. o que achas que prefere? KDE, já que tem uma interface MUITO parecida com a do Windows...

Mas isto é só a minha opiniao :)
 
E lá tens de levar com quase todo o core do kde, para usares o k3b. É que o k3b é QT/KDE, se fosse só QT só terias de levar com o libs do QT assim levas com as libs do QT e do KDE.

Não me faz diferença já que rara vez o uso. E também podes usar o gnomebaker que faz o mesmo que o k3b...
 
Posso dar-vos um exemplo rápido do tipo de coisas que no Gnome me atrofiam.. No KDE quando quero definir que o meu monitor se deve desligar ao fim de 15 minutos de inactividade, ou quando quero ajustar a gama do monitor de forma a que as coisas no Gimp sejam parecidas com o que sai da impressora, basta-me ir ao "Monitor & Displays", tenho lá tudo de uma forma lógica. As opções principais na tab principal e nas outras tabs as outras opções que o meu hardware suporta, ou seja, as outras opções que eu paguei e que por isso espero que o software suporte..

No Gnome, sinceramente, quando vou à parte de configurar o monitor a única coisa que me aparece é uma opção para mudar a resolução.. Como ultimamente o Gnome está a ter suporte por parte de muitas distros, eu ainda lhe dei uma chance de dois meses há uns tempos, e durante esses dois meses nunca me cruzei com a opção para por o monitor a desligar ao fim de 15 minutos, muito menos com a opção para ajustar a gama.. Acredito que se fosse ler 2 ou 3 howto's faria isso com alguma facilidade, mas porque raio isso não está no dialogo onde se ajustam as propriedades do monitor?

E quem fala do monitor fala de muitas outras coisas.. O dialogo das impressões também não mostra muitas opções úteis que o CUPS e que as impressoras põe ao nosso dispor. Para quem quer apenas carregar no botão imprimir e espera que sai logo uma folha, tudo bem, mas se querem opções um nadinha mais avançadas voltam a esbarrar na falta de funcionalidades que o Gnome propositadamente omite..

Se os gajos do Gnome querem fazer as coisas simples e com uma filosofia de agradar aos "não-Geeks" tudo bem, mas que não exagerem, porque chegam a um ponto em que nem agradam aos geeks, nem satisfazem as pessoas normais. Não custava nada por por exemplo um botãozinho a dizer "Opções Avançadas" em alguns diálogos e permitir as pessoas configurar as coisas como querem..
 
Posso dar-vos um exemplo rápido do tipo de coisas que no Gnome me atrofiam.. No KDE quando quero definir que o meu monitor se deve desligar ao fim de 15 minutos de inactividade, ou quando quero ajustar a gama do monitor de forma a que as coisas no Gimp sejam parecidas com o que sai da impressora, basta-me ir ao "Monitor & Displays", tenho lá tudo de uma forma lógica. As opções principais na tab principal e nas outras tabs as outras opções que o meu hardware suporta, ou seja, as outras opções que eu paguei e que por isso espero que o software suporte..

No Gnome, sinceramente, quando vou à parte de configurar o monitor a única coisa que me aparece é uma opção para mudar a resolução.. Como ultimamente o Gnome está a ter suporte por parte de muitas distros, eu ainda lhe dei uma chance de dois meses há uns tempos, e durante esses dois meses nunca me cruzei com a opção para por o monitor a desligar ao fim de 15 minutos, muito menos com a opção para ajustar a gama.. Acredito que se fosse ler 2 ou 3 howto's faria isso com alguma facilidade, mas porque raio isso não está no dialogo onde se ajustam as propriedades do monitor?

E quem fala do monitor fala de muitas outras coisas.. O dialogo das impressões também não mostra muitas opções úteis que o CUPS e que as impressoras põe ao nosso dispor. Para quem quer apenas carregar no botão imprimir e espera que sai logo uma folha, tudo bem, mas se querem opções um nadinha mais avançadas voltam a esbarrar na falta de funcionalidades que o Gnome propositadamente omite..

Se os gajos do Gnome querem fazer as coisas simples e com uma filosofia de agradar aos "não-Geeks" tudo bem, mas que não exagerem, porque chegam a um ponto em que nem agradam aos geeks, nem satisfazem as pessoas normais. Não custava nada por por exemplo um botãozinho a dizer "Opções Avançadas" em alguns diálogos e permitir as pessoas configurar as coisas como querem..

Na secção de opções do monitor,tens toda a razão. É mesmo muito limitado. No que toca a desligar o monitor, etc, tens .. hummm ... no menu ...
gestão de energia .... humm .... tens lá tudo ;)

No que toca ás impressoras não estou muito dentro do assunto, admito, mas sempre que quero instalar ou alterar alguma coisa vou mesmo pelo melhor método, seja qual for a impressora e a distribuição Linux - http://localhost:631/ - Fica a dica ;)
 
Ja usei os dois e na altura de escolher e optei pelo Gnome. Gosto muito do KDE, até porque tudo o que ele tem para oferecer de funcionalidades foi desenvolvido no âmbito do seu "programa de desenvolvimento", desde o konkeror (browser) ao mail e office enquanto que um ambiente gráfico Gnome resulta de uma mescla de excelentes programas, uns desenvolvidos no seu "programa" e outros como o OpenOffice, ou o Evolution, são desenvolvidos por entidades externas, orientados para algo mais generalista, mas à luz da filosofia Gnome.

Quanto à simplicidade... e foi isto que me fez mudar, o meu perfil de utilização assenta nisso mesmo.. utilizar, e não na configuração do que está por detrás, por isso... a simplicidade é sempre bem vinda... aliás... é por isso que eu gosto de macosx... mais simples não há, e as minhas configurações do sistema são basicamente... mudar o wallpaper uma ver por semana.

Have fun... e experimenta... é de borla ;) tanto um como o outro!
 
Back
Topo