Opinião Qual o melhor jogo da série "Souls"?

Qual o melhor jogo da série "Souls"?

  • Demon's Souls

  • Dark Souls

  • Dark Souls 2

  • Dark Souls 3

  • Bloodborne

  • Sekiro: Shadows Die Twice


Results are only viewable after voting.

Snake Eater

Power Member
maxresdefault.jpg

Estes dias estava a vaguear pela internet e vi este artigo da Game Informer onde fizeram um rank dos melhores jogos da série Souls. Neste lista eles falam dos 6 jogos e incluem Bloodborne e Sekiro, apesar de Sekiro ser um pouco diferente do resto eles decidiram incluir na lista e acho que fizeram bem.
https://www.gameinformer.com/2020/07/30/the-definitive-ranking-of-the-souls-games

E para ti, qual o melhor jogo Souls?
 
Eu nunca gostei particularmente da série.
Reconheço a qualidade, joguei os E dark souls e platinei o Bloodborne, mas sempre achei que eram jogos overrated.

Independentemente disso, o que achei melhor pelo level design, ambiente e lore foi o Bloodborne.
 
Não votei em nenhum pois acho que todos fazem coisas diferentes e uns melhor que outros. Para além disso os jogos seguintes acabam por ser uma resposta a algo que estava “mal” no anterior.

Demons Souls foi o primeiro e a inspiração para o que veio a seguir. Sucessor espiritual de King’s Field com ambiente negro/dark fantasy que foi muito bem idealizado. Inovou pelo sistema de mensagens, invasões e mensagens para ajudar, às vezes, os outros jogadores. Quem não se lembra do clássico treasure here/jump here, e claro que estava o abismo mesmo à frente dos nossos olhos mas o troll vencia por vezes.

Dark Souls tem provavelmente o melhor mundo interligado de todos, não é à toa que é mencionado para definir o tipo de experiência que querem no Elden Ring. Responde a críticas de quem queria tudo ligado, mas sem ser em mundo aberto. Introduz sistemas de alianças, aka covenants, apesar de nunca terem sido muito mais que maneiras de fazer certas tarefas dos sistemas já existentes, elimina os itens de cura “infinitos”. Tem bosses e músicas que ficam na memória e abre caminho para o sucesso da série. Tem também umas das seções mais infames da série, com os arqueiros da Anor Londo. Acaba por ser algo incompleto nas partes finais.

Dark Souls 2 responde a quem queria um melhor sistema de alianças, nomeadamente na vertente de pvp, e tornando certos aspetos do jogo mais difíceis, pois parece que há quem queira isso. Cria um sistema de poses que pode tornar certas armas mais interessantes e possibilita o dual wield. Tem uma direção de arte mais questionável, ligações entre os diversos níveis também, e animações mais pobres que o primeiro. Não é dirigido por Miyazaki integralmente e deixa uma parte da comunidade digamos que “exaltada”. Considerado pela comunidade mais hardcore da coisa como o que tem melhor pvp dada a variedade de builds e conteúdo direcionado para esse aspeto, com arenas dedicadas e afins.

Bloodborne nasce da falta de visão da Sony com Demon’s Souls e torna-se para mim no melhor jogo da PS4. Tem a melhor direção artística de todos os jogos até à data desta série, incluindo nisto os bosses e inimigos, cuja inspiração lovecraft resultam na perfeição. Não tem tantas possibilidades de builds como o anterior, não consegue implementar corretamente o aspeto aleatório das masmorras que introduziu, mas prova que a From está sempre disposta a tentar novas ideias. Incentiva o estilo mais agressivo ao invés da tartaruga que fica protegida atrás de um escudo.

Dark Souls 3 culmina tudo, ou supostamente tudo dos dois primeiros e termina a série, para já. Tem áreas maiores para ser exploradas, é relativamente linear, apesar dos segredos e atalhos estarem sempre presentes, mas acaba por ter alguma sensação de déjà vu em certos aspetos, especialmente quando comparado com o primeiro. Aqui está o nosso agradecimento por tudo, fiquem com umas lembranças do quão bom é o nosso primeiro jogo. Herda a maior velocidade no combate de Bloodborne e abre o caminho para as skills usando magia, sem nunca ter sido algo muito diferenciador, apesar de haver algumas excepções com determinadas armas. Tem dlc muito bom que nos mostra e culmina, mais uma vez, que já vimos algo semelhante e quem sabe melhor executado.

Sekiro tem o melhor combate de todos aperfeiçoando o parry, e introduz um sistema de travessia dos níveis com foco na vertical com o gancho. É para quem quer mais do mesmo mas diferente, e acaba por sofrer pelo facto de só haver uma arma principal, especialmente na sua exploração. Apesar de ter um mundo muito bem construído e recompensar a descoberta de novas áreas/segredos, as habilidades secundárias para o nosso braço na sua maioria têm utilidade questionável, com poucas excepções.

No essencial será isto.
Todos nascem como resposta a algo dos anteriores que havia a melhorar. Todos tem temas em comum, todos têm berserk como uma referência, todos são crípticos o suficiente para deixar a comunidade a discutir vários aspetos e todos deixam um legado que muitos criadores tentam colocar nos seus jogos, não sendo eu fã particularmente de um em especial, a dificuldade, que não é de todo o foco. Requerem prática, disponibilidade e nunca existe um elemento que seja realmente fora de série nestes jogos, mas quando combinamos tudo num pacote, o resultado, pelo menos para o tipo de experiências que gosto, é especial.

Agora o Elden Ring quem sabe, talvez um dia saibamos como é o jogo :cwm27:
 
Última edição:
Pessoalmente o Dark Souls original, na altura fiquei completamente agarrado.
O Dark Souls II, nem cheguei ao fim porque entretanto mudei de consola e o Dark Souls III fui jogando mas sem aquela pica do primeiro e ficou encostado a ver se um dia pego. Quando ao Bloodborne, não me agarrou, sempre gostei de usar o escudo e nunca atinei bem com este sistema...é outro que ainda vou ter que me "obrigar" a ver se faz o clique.
 
A meu ver sekiro sem a sombra de duvida ( seguido de bem perto pelo dark souls 1). Bloodborn nao foi mau mas preferi de longe a serie Dark Souls.

O Sekiro comecou muito mal comigo por ser incrivelmente differente dos outros souls games ( alias pergunto-me se devemos realmente considera-lo um soul game ) mas depois de entender como o jogo era suposto ser jogado, apaixonei-me por ele. Adorei principalmente o jogo ter sido designed a volta do que os fas do estudio conheciam e " esperavam " desse jogo. Eles claramente sabiam que uma boa parte das pessoas iriam comprar este jogo, porque seria mais um excelente soul game vindo da from software.

E embora uma boa parte da primeira parte do jogo e de facto jogavel com a mesma mentalidade dos dark souls ou ate mesmo bloodborn, claramente criaram o Boss fight do Genishiro como skill checker de maneira a ensinar o jogador sobre a verdadeira maneira de jogar esse jogo. Entao o boss de fim ja nao deixa hipoteses, ou tornaste-te um master na arte de controlar o gameplay do jogo ou entao nao acabas. Uma verdadeira perola de game design e gameplay que comprei para PC e agora que penso nisso tenho mesmo de o adquirir para a PS4 e adiciona-lo a minha colecao.
 
acho estes topicos desnecessarios, "qual é o melhor X, qual é pior Y". Ok que aqui se pode criar topicos, mas porra já enche.
 
É compreensível mas estão dentro da temática do fórum, geram discussões construtivas entre os interessados e há sempre a opção de não participar.
 
Para mim Dark Souls 1.

Não joguei Demon Souls e este foi o primeiro que me introduziu ao mundo dos souls games. Daí para cá joguei a todos menos o Sekiro. DS2 desiludiu-me um pouco pela facilidade e o DS3, embora mais polido e completo que o primeiro, não traz aquela sensação de recompensa que senti ao jogar DS1.

Bloodborne não me cativou. Embora adore o ambiente em si, senti o jogo algo ... estranho. Não sei precisar ao certo porquê, mas não me cativou tanto como os outros.
 
Concordo. Nao deixa de ser interessante para quem gosta da serie e procura ler as differente introspectivas de varias pessoas em em relacao a esses jogos no seu todo. Nao e algo que se pode fazer no topico dos jogos em si infelizmente e felizmente ao mesmo tempo.
 
Isto se calhar vai ser uma opinião pouco popular mas para mim o Dark Souls 2 tem o melhor ambiente, PVP e história.

Atenção que nunca joguei o Bloodborne.
 
Passei-me completamente com o Bloodborne. Estive perto de uma semana a tentar passar um boss, já sabia o nível de cor, mas o animal matava-me sempre, sempre, sempre.

Já estava de tal forma obcecado com aquilo, que a última vez que me matou deu-me uma ira de fúria, arranquei o DVD da PS e literalmente destruí-o em pedaços.

Nunca tal me aconteceu na vida.

São bons jogos, mas não são jogos para mim...
 
@SVM

Pedias ajuda com o sino, para outro jogador te ajudar.

Não votei na votação porque acho que estava a ser injusto. Só joguei ao Demons Souls e ao Bloodborne, se fosse a escolher era o Bloodborne. Como não joguei á maior parte não voto. Não são jogos muito ao meu estilo mas gostei de jogar Bloodborne.
 
Back
Topo