Qual o melhor Linux OS ?

Excluindo o OS X como todos sabemos é o Sistema Operativo com base em unix mais estavel, alguem sabe falar sobre sistemas unix bons ? Conheço o Fedora e Ubuntu, gostava de saber pros e contras, ou se têm outros pa sugerir quais e o porquê de serem melhores. (Preferência FREE xD)


Osx é tão estável como qualquer outro sistema.
Depende de onde e como lhes procuras as falhas.
 
O que entendes por algo mais "hardcore" xD ?

Mais complicado de mexer. Não é fácil de instalar, praticamente tudo feito à base do Terminal. Claro que tens o "pacman", o gerenciador de pacotes mas normalmente que usa Arch Linux gosta de mexer no sistema em vez de ser o sistema a "oferecer-lhe" quase tudo. Não é dirigido a novatos no Linux mas a quem já sabe mexer bem nele. Nunca o experimentei mas dizem que é super estável.

Claro que existem derivações do Arch Linux especialmente pensadas para novatos, por exemplo o Manjaro. É uma espécie de Ubuntu do "Arch Linux", usando os repositórios deste.

E eu reafirmo que isso da melhor distro não existe. Tudo depende do que queres e dos teus gostos, tendo tb em conta a máquina onde vais usar a distro.

Se queres algo mais simples e mais estável podes pensar por exemplo no Debian. Mas tudo depende de ti e não dos outros. Eu ao longo destes últimos 2 anos já experimentei no meu pc dezenas de distro Linux (sem exagero, e já lhes perdi a conta). É a magia que o Linux nos proporciona, experimentar de tudo um pouco e ir assim absorvendo as (maiores ou menores) diferenças que cada distro Linux nos dá.
 
A minha questão aqui é mesmo a facilidade de adquirir as mais diversas bibliotecas, pois uma vez que vou usar o unix para programação estou a procura de sistemas estaveis que me proporcionem uma boa experiência e facilidade a desenvolver nesta area. Procurava tambem pessoal com experiencia na area que me podesse dar umas luzes sobre os mesmos, ou melhor dizendo aprender algo que não conheço tão bem. Tenho estado limitado a Fedora e Ubuntu, e ando agora a procura de novas opções.

Em relação à instalação hardcore, falo por experiencia, se queres uma app a funcionar a 100% num linux instala-a por terminal xD
 
Se queres um sistema estável no sentido de não mudar muito, podes ir para Debian Stable ou RedHat/CentOS (que são parecidos, respetivamente, com Ubuntu e Fedora). Mas se precisares das bibliotecas mais recentes para programar, vais ter de instalá-las manualmente. Em relação à facilidade de adquirir as mais diversas bibliotecas, ou estão nos repositórios ou faz-se download de quem as produz, em qualquer dos casos não é muito complicado.

Não percebi a última frase. Em Debian, que é o que conheço melhor, instalam-se aplicações através de um gestor de pacotes gráfico e elas ficam "a funcionar a 100%".
 
Pessoalmente gosto de Centos para servidores, Debian e Lubuntu.

Para servidores concordo com o CentOS mas para desktop as escolhas estão a ficar apertadas, a estabilidade é fraca, não consegues ter uma distro que uses durante 4 anos.
O CentOS até podia ser um candidato para desktop mas de certeza que a certa altura programas como o chrome deixaram de ser actualizados porque as libs não vão sendo actualizadas. Com o 6.x isso acontece mas nunca mais sai o 7 para ver se o mesmo acontece...
Lubuntu para desktop... as base applications dessa disto repelem-me.
Debian não faço ideia. Nunca usei em nenhuma das situações.
 
Eu diria para ires para derivados de Ubuntu. A usabilidade e simplicadade deles é um ponto que vale a pena. Já programei C e java, e é bastante simples de meter as coisas a funcionar. E eu gosto bastante do facto de os sistemas suportarem ppa de raíz (pelo menos há um ano e tal o debian não trazia isto incluído de base, se bem me lembro).
 
Eu só deixei de apostar mais em Ubuntu e derivados porque a Canonical tem feito algumas coisas que não gosto. Entre elas:
- Usa upstart em vez de systemd, e aparte de diferenças técnicas, gosto mais das ferramentas de controlo do systemd, em que posso activar/desactivar o arranque de um serviço no boot com um comando apenas, em vez de ter que editar ficheiros de configuração.
- O GNOME está uma mess enorme devido ao Unity. Como o desktop default do Ubuntu usa muita coisa do GNOME misturada com a shell do Unity, há muita coisa que é mantida em versões antigas e com imensas patches. Sim... há PPAs com pacotes mais vanilla e recentes mas tendem a causar alguns problemas.

Se não se importarem com estes detalhes, então Ubuntu all the way.
 
O CentOS até podia ser um candidato para desktop mas de certeza que a certa altura programas como o chrome deixaram de ser actualizados porque as libs não vão sendo actualizadas.

Em Debian também há esse problema, mas neste ciclo do Wheezy mudaram um bocado as coisas e vão atualizar o Firefox e o Chromium mesmo no stable, quando for necessário (para o Firefox seguem as releases LTS, para o Chromium não sei).
 
Fedora/Ubuntu, volto afirmar apesar de não ser muito experiente na area, penso que sejam os mais conhecidos, populares e usados.

A distro mais utilizada neste momento pelo site distrowatch.com (que é tipo um IMDB do Linux, site mais importante e de referência para todas as distros Linux) nem é o Ubuntu mas sim o Linux Mint (uma derivação baseada no Ubuntu mas com algumas ideias diferentes a começar pelo desktop mas não só). E os números que lá vão aparecendo no distrowatch.com mostram que a diferença já é grande. Atualmente, e aparentemente, existe muito mais interesse no Linux Mint do que no Ubuntu. Só que o Ubuntu há uns anos atrás ganhou uma fama enorme que ainda se hoje se mantem, pelo menos continua a ser muito referenciado.

Consta que muita gente que usava Ubuntu fugiu para o Linux Mint por causa da Unity usada no sistema da Canonical.
 
Para servidores concordo com o CentOS mas para desktop as escolhas estão a ficar apertadas, a estabilidade é fraca, não consegues ter uma distro que uses durante 4 anos.
O CentOS até podia ser um candidato para desktop mas de certeza que a certa altura programas como o chrome deixaram de ser actualizados porque as libs não vão sendo actualizadas. Com o 6.x isso acontece mas nunca mais sai o 7 para ver se o mesmo acontece...

Isso irá acontecer no 7 e no 8 e por ai a fora. O CentOS (RHEL) é suposto ser usado em servidores e nunca irá ter o ultimo grito em software, pois é provável que haja bugs e instabilidade nessas versões. Para isso existe o Fedora.

Cumps
 
Para uma máquina super-fraca, quase equiparada a um pentium 4, que unix aconselham xD ? mais especificamente um insyx stylenote, é só para consultar facebook, e pouco mais, por isso é algo mesmo básico, só para correr com alguma fluidez.
 
Um PIV com 1024MB de RAM é uma máquina decente para um Linux leve. Até 512MB de RAM deve servir com uma distro leve como o Lubuntu, Crunchbang, Debian 7 LXDE, AntiX, Puppy Wary 5.5, etc.
 
Back
Topo