Qual O Melhor Portatil Para Calculos MatemÁticos?

WINGS

Membro
Olá, a todos.
O portátil que eu tenho, um core2duo T7100 e 2GB de ram, demora 40 horas a calcular um modelo matemático para estatistica. Eu tenho de trabalhar com 200 modelos matemáticos e estou desesperado.
Peço ajuda para escolher um portátil. Tenho um orçamento de 1.600€, e não é para jogos.
João pedro
 
Em portáteis não podes fazer muito mais. Podes tentar ir para um C2D T7700 que trabalha a 2.4ghz e tem mais 2mb de cache. O impacto no tempo total de cálculo no teu modelo é que não deve ser muito (1 ou 2 horas, não mais, o que em 40hs não é nada...). Podes sempre ir para um barebone com um processador desktop (por exemplo, Asus C90s e julgo existir um Clevo q tb tem essa possibilidade). A memória não tem muita influência, uma vez que quer no T7100 quer no T7700 funciona a 666mhz. Nao sei que estás a usar, mas se for o Matlab julgo que já está preparado para multicore (sei que o SAS está). Se for esse o caso, passares de um dual core para um quad core já faz bastante diferença, mas para isso terás que ir para um desktop. Aliás, se forem 40h (mesmo que sejam 30) num portátil sempre a puxar pelo processador não lhe faz muito bem. Os desktops estão preparados para isso, os portáteis não. A mim aconteceu-me estragar um disco do portátil por causa do SAS (tb deixava bastantes horas a trabalhar). Recentemente adquiri uma licença muticore para o Stata (para 2 cores, a de 4 cores ou mais é muito cara) e notei uma diferença grande em algumas tarefas para a versão que tinha anteriormente (SE, que é single core). Há outras tarefas (ligadas com leitura de disco e afins) que não tem qq impacto. Agora se no teu caso usas principalmente o CPU, julgo que vais notar bem a diferença. Não sei será uma diminuição do tempo para metade (depende do que estás a fazer e do software que usas), mas se forem tarefas intensivas em CPU/memória, num software que suporte multi-processing/multi-threading, com um quadcore és capaz de reduzir o tempo para metade, pelo menos. Não te esqueças que não só tens mais cores disponíveis mas tb tens memórias mais rápidas, FSB tb mais rápido (1066 ou qq assim, vs 800mhz que é o q tens agora) e processador mais rápido.

Com esse orçamento, podes comprar um bom desktop com um quadcore e ainda te sobra dinheiro. O portátil servir-te-ia para trabalhos mais leves. Não deves estar sempre a correr o modelo, pois não?

Edit: já agora, mesmo que vás para um quadcore da intel, apesar do mais barato ser apenas a 2.4ghz os utilizadores mais entusiastas conseguem-no meter a trabalhar a pelo menos 3ghz (acho que a bem mais, mas pronto é o q me lembro) de forma estável a ar, o que siginifca que consegues ficar com quase o dobro da frequência de relógio relativamente ao teu caso actual.

Só agora é que reparei que estás a falar de correr 200 modelos... Ora bem, mesmo que reduzas o tempo para metade (com laptop é impossível), tens sempre o problema do n.º de modelos. É que mesmo que demores 12hs por modelo (são todos iguais?) estás a falar de 100 dias de processamento, ou seja, 3 meses e 10 dias (isto sem contar com a possibilidade de algum estar errado e teres de recomeçar outra vez)... Hummm.... Para te ser sincero ou tens acesso ao processamento paralelo ou então estás à rasca... Sozinho, podes sempre tentar comprar a plataforma V8 da Intel (2 quadcores), mas não sei por quanto fica (vê aqui no fórum alguém que já comprou uma plataforma dessas: julgo que forum dos Mac).

Outra coisa que já aprendi é que a linguagem que usas tem um grande impacto no tempo requerido para processar uma determinada tarefa. Para teres uma ideia, uma mesma tarefa, demora-me cerca de 15minutos a processar em Stata e menos de 3 em SAS (sim a diferença é de 5x, ou mais). Se fores para C então ainda demora menos tempo. Quanto mais "intuitiva" for a linguagem, mais fácil é programares mas mais tempo demora. Ainda há dias estive com um professor que trabalha em modelos matemáticos complexos e ele disse-me que a diferença de tempos entre linguagens é abismal e q quanto mais próximo estiveres da linguagem máquina, menos tempo demora a processar. Deu-me um caso de um aluno de doutoramento que estava a trabalhar num modelo qq que demorava 12h numa linguagem qq e conforme foi descendo para C++ os tempos iam-se reduzindo de forma a que só lhe demorava uns 10/15 minutos a calcular tudo.
Tudo isto para dizer que, no teu caso podes ter um problema de hardware (precisas de hardware mais rápido) mas tb poderás ter que optimizar os teus modelos para outra linguagem, caso contrário não te safas facilmente.
Já agora não te esqueças que erros/problemas acontecem sempre o q significa que um pouco mais de tempo gasto agora em optimizações ou noutras linguagens mais avançadas podem valer muitas horas/dias/meses no futuro. Imagina o que é teres perdido 1 mês de processamento e depois chegares à conclusão que tinhas um ponto a mais e que vais ter que fazer tudo outra vez? Já me aconteceu isso, mas no meu caso não fico tanto tempo com o computador a trabalhar, só 1/2 dias.
 
Última edição:
Bom dia, nickie. obrigado pela tua resposta.
Por razões de ética profissional não posso revelar qual é o software com que trabalho. Este software trababalha no Windows Vista X64. Já percebi que tenho de montar um super desktop. Encontrei este site http://www.calvin.edu/~adams/research/microwulf/ que me pode ajudar, mas será que posso instalar o windows vista?
Cumprimentos, João Pedro
 
Acho melhor arranjares um desktop, ou então se tiveres dinheiro, um portátil com Quad Core instalado.
Como este:
ofertaxd901.jpg
 
Bom dia, nickie. obrigado pela tua resposta.
Por razões de ética profissional não posso revelar qual é o software com que trabalho. Este software trababalha no Windows Vista X64. Já percebi que tenho de montar um super desktop. Encontrei este site http://www.calvin.edu/~adams/research/microwulf/ que me pode ajudar, mas será que posso instalar o windows vista?
Cumprimentos, João Pedro

Se reparares bem esse sistema tem 8 cores. Com menos trabalho compras uma board V8 da Intel e montas 2 quadcores. Julgo que não há qq problema para o vista trabalhar nesta configuração e escusas de ter problemas de compatibilidades. Na secção de hardware e da Mac há qq coisa sobre isto. Se estiveres em alguma universidade podes sempre perguntar se têm grid computing disponível. Sei que na FEUP, FCUP e na UP têm: vê aqui, e aqui para recursos FCT. Não sei como se usa.
 
Última edição:
Dentro desse orçamento, o Asus C90S parece ser a melhor opção, pois é o que possui maior velocidade de processamento, com um E6600 em overclock.

Mas se puderes optar por um desktop, é sem dúvida mais benéfico.
 
Como perguntas por um portátil tens o d901c. Existem vários modelos um deles já indicado pelo Jarimba.

Podes vêr uma review aqui do d901c:

http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=4096

Podes configura-lo como quiseres e tem a vantagem de ser transportável no entanto é mais caro do que um desktop e não custa abaixo dos 1600 Euros

http://*****.com/php/product_info.php?cPath=44&products_id=893

Eu tenho um e o score no wPrime é de 17,136s no meu. Muito mais rápido que por exemplo um portátil com um X7900 2.8GHz com um score de 29.477 (O CPU mais rápido com a técnologia de portáteis). Sim o d901c é um portátil mas tem um CPU é de desktop que marca a diferença.

Eis uma explicação do wPrime e porque é importante para ti este indíce.

"wPrime is a benchmarking application designed to use a highly multithreaded approach to calculating the square-roots of large amounts of numbers (up to 32 billion at this stage!). wPrime uses a recursive call of Newton's method for estimating functions, with f(x)=x2-k, where k is the number we're sqrting, until Sgn(f(x)/f'(x)) does not equal that of the previous iteration, starting with an estimation of k/2. It then uses an iterative calling of the estimation method a set amount of times to increase the accuracy of the results. It then confirms that n(k)2=k to ensure the calculation was correct. It repeats this for all numbers from 1 to the requested maximum."

http://www.wprime.net/

Stay cool,

Trance
PS: Ainda estou a preparar a minha.
 
Última edição:
Boas Wings, agora é que vi que tinhas já um tópico próprio.

Para o orçamento que tens e para o que precisas, aconselhava-te um desktop e mantens esse portátil para o dia a dia.

Com um budget limitado como esse aconselhava-te um quad core, o Q6600 está a um óptimo preço.

Um exemplo:

Fonte Corsair TX-750W
CPU Q6600
Cooler Tuniq Tower 120 ou Noctua UF-12F
Board ASUS P5K-E
RAM 4GB CORSAIR KIT 2GB (2X 1GB) DDR2 1066 DOMINATOR (CL5)
Gráfica 8400GS (se fôr para cálculos matemáticos esta chega)
2 X WESTERN DIGITAL RAPTOR 150GB SATA 16M em RAID 0
1 X WESTERN DIGITAL 500GB SATA II 16MB - para armazenamento, não sei se o resultado ocupa muito espaço
caixa a gosto

Ainda sobram por alto uns 300 euros para monitor, teclado e rato.

Com um overclock tens um óptimo rendimento.
 
Boas Wings, agora é que vi que tinhas já um tópico próprio.

Para o orçamento que tens e para o que precisas, aconselhava-te um desktop e mantens esse portátil para o dia a dia.

Com um budget limitado como esse aconselhava-te um quad core, o Q6600 está a um óptimo preço.

Um exemplo:

Fonte Corsair TX-750W
CPU Q6600
Cooler Tuniq Tower 120 ou Noctua UF-12F
Board ASUS P5K-E
RAM 4GB CORSAIR KIT 2GB (2X 1GB) DDR2 1066 DOMINATOR (CL5)
Gráfica 8400GS (se fôr para cálculos matemáticos esta chega)
2 X WESTERN DIGITAL RAPTOR 150GB SATA 16M em RAID 0
1 X WESTERN DIGITAL 500GB SATA II 16MB - para armazenamento, não sei se o resultado ocupa muito espaço
caixa a gosto

Ainda sobram por alto uns 300 euros para monitor, teclado e rato.

Com um overclock tens um óptimo rendimento.
Que exagero de fonte..
 
De qualquer das formas, seja qual fôr, convém ser uma fonte fiável e estável. E tendo orçamento mais vale investir numa boa fonte por mais uns euros.
 
Antes de gastares dinheiro informa-te melhor acerca do programa que estás a utilizar nomeadamente se suporta bem multi-core e se tem beneficios de performance com o mesmo.
 
será que haverá algum computador domestico que aguente 3 meses de processamento seguido??? em Idlle é naquela, agora a puxar pelo processador a toda a hora deve ser ******, e se tiver em overclock.... por isso acho que tvz seja melhor esperar que venham os novos quad da intel...

para o que é, penso que um portátil esteja fora de questão...
 
Back
Topo