1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Qual o melhor sistema de guardar dados?

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por d10s, 28 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 16; Visualizações: 1049)

1. d10s

d10s Power Member

Bom dia, Fartei-me de peder ficheiros importantes e afins.
    DVD's nunca foi a melhor solução. Normal. Sempre me disseram os discos externos.
    Comprei um disco externo, da WD, que é raro dar problemas... E, puff, perdi dados importantes.

Existe alguma forma de guardar dados? Segura?
    Falaram-me em uma case (2x disc), com um raid 1, era a melhor solução.

Sugestões, necessita-se!

Obrigado :P

2. Sorensen

Sorensen Banido

Na minha opinião é DVD, DVD e DVD.:lol: Até agora nunca me deixaram ficar mal.

3. d10s

d10s Power Member

Pensas tu, tenta passar o DVD para o PC. Com muita sorte não apanhas erros.
    Depois, não estamos a falar de 20GB, tamanhos mais elevados.
    E por exemplo, files assim grandes é mais provável ao erro.
    Fora de questão os DVD's.

:)

4. Sorensen

Sorensen Banido

Epa, o teu post mais parece uma serie de desgraças:lol:. Anyway, essa solução dos discos em RAID parece ser o ideal. Mas o teu WD bateu mesmo a bota ou viste se foi apenas o controlador SATA/USB?

5. d10s

d10s Power Member

Bateu a bota, foi para a garantia.

6. Thorak

Thorak Power Member

Não existem formas 100% seguras. O que faz aumentar a segurança é a redundância. Não depender de um único dispositivo para guardar dados.

Essa redundância pode vir na forma de sistemas RAID1 ou um sistema RAID 5 com 3 ou mais discos permite trabalhares com o pc de uma forma segura. Se se avariar um disco, troca-se por outro e o sistema nunca para de funcionar.
    Se não precisares de aceder em tempo real aos ficheiros, podes usar um sistema de Tape Backup.
    Tudo depende dos gigas, do dinheiro disponível e da importância dos dados

7. d10s

d10s Power Member

Mas a ideia q falei, fico com o dados 100% seguros?

2 discos numa case, cm Raid 1?

8. Thorak

Thorak Power Member

Só falharia se algo acontecesse aos dois discos ao mesmo tempo.

Com RAID 1 sabes que só ficas com metade da capacidade total. 2 discos de 1TB ficam como se fosse um de 1TB. A informação está repetida no outro disco

9. d10s

d10s Power Member

Assim é foleiro :(
    Que faço então?

10. Thorak, se entenderes minimamente do assunto responde-me a esta pergunta,

qual é a parte da palavra backups que nao entendes?...

Preferes ter 2 discos a fazer mirroring de 1 tera cada e teres a certeza caso um disco der o berro o outro ter exactamente a mesma info e ficas feliz da vida por nao ter perdido a informação toda ou ter 4 discos a fazer striping e sabendo se um for de **** lá se vai a info toda ?! A nao ser que andes a lixar em euros e faças alta hybrid raid!

11. banid0

banid0 Power Member

Dvd's são fiáveis, tens é de usar um conjunto gravador+software+dvds de jeito.

Agora se usares nero express+lg+princo é obvio que da erro.

Posso-te dizer que tenho dvds com 5 anos e ainda há dias fui lá buscar dados.

Apesar disto tudo não há um método 100% seguro.

Podes usar várias formas ao mesmo tempo dependendo do teu grau de paranoia/importancia dos dados :)

12. Fernas

Fernas Power Member

13. Thorak

Thorak Power Member

Acho que querias dizer JPRC
    De qualquer forma, subscrevo a tua opinião.
    Os backups não podem sair de borla, não há nenhum milagre da segurança sem alguma repetição.
    Já tens várias soluções apresentadas, agora é só questão de veres quanto vale a tua informação.

Última edição: 1 de Março de 2009
  14. d10s

d10s Power Member

Pois, eu comprei WD, porque ao que parecia ser o mais fiável, afinal. Foi o que deu o berro. :lol:
    DVD's está fora de questão.
    Vai ser mesmo com Raid 1. Só aparecer alguma solução mais fiável.

15. nao nao... era mesmo thorak,

Sabes o que faz um raid5 ? ou um raid1 sem ir a wikipedia!!! qual é o melhor para backups?

16. Thorak

Thorak Power Member

Não percebi se estás com dúvidas ou a ver se eu sei do que tou a falar....

RAID 5 não tem nada a ver com stripping ou melhor, é stripping com paridade.
    Só stripping é RAID 0
    O RAID hibrido que falas é o RAID 0+1

O RAID 5 usa no mínimo 3 discos. Se um deles avariar, é possivel continuar a trabalhar com menor performance e ao colocar o disco novo é reconstruida a informação automaticamente e continuar a trabalhar, seja qual for o disco que avariar.

É o que se usa normalmente na maioria dos servidores.
    Digamos que não é bem um backup, mas fornece bastante segurança.

Última edição: 1 de Março de 2009
  17. Fernas

Fernas Power Member

Que azar eu ja tenho 2 WD um de 250 e outro de 750 e aquilo funciona super bem nunca tive quaisquer problemas

Partilhar esta Página