O conceito de grind é muito vasto e depende muito dos gostos pessoais de cada um.
Se formos mesmo analisar bem a coisa, até a vida real pode ser considerada um "grind", pois o mundo actual gira à volta de dinheiro para pagarmos as contas e comprar o que desejamos, e para isso temos de trabalhar, e para trabalhar tivemos um dia de estudar.
Basicamente a vida real só não é "grind" se tivermos a sorte de ser um sultão dos Emirados Árabes ou então nas idades em que usamos fraldas (bébés e idosos)
Quanto aos jogos, como disse depende do gosto de cada um.
Alguem aqui disse que o SWG era só grind.
Até certo ponto concordo, pois todos os objectivos PvE eram relacionados com a angariação de materiais para crafting, e para evoluir o proprio char temos de executar as skills específicas vezes sem conta para as evoluir.
Este é o típico sistema sandbox, e embora muitos o considerem repetitivo e chato e por isso "grind", eu acho exactamente o contrário pois o que me farta não é matar N vezes o mob de grupo X, Y ou Z, mas sim ser obrigado a matar o mob X todos os dias durante um mês, e depois o Y durante outro mês e depois o Z.
Esse é o sistema de raid-ladder que aparece em jogos tipo WoW, e por isso mesmo é que o WoW é para mim dos jogos com mais "grind" enquanto que no SWG nunca senti isso.