qual o papel da fotografia na tua vida?

como encaras a fotografia?

  • fotos de fim semana, familia/amigos, etc

    Votes: 18 11,1%
  • um hobbie. dou alguma atenção ao que faço, mas n tenho aspirações a mais

    Votes: 123 75,9%
  • levo a sério. ganho/já ganhei dinheiro com a fotografia

    Votes: 14 8,6%
  • vivo da fotografia

    Votes: 7 4,3%

  • Total voters
    162
É preciso é lutar bastante e passar por muitas dificuldades, fazer muito sacrificios pessoais, abdicar de umas coisas para ter outras e existir empenho e consciência que é preciso aprender e melhorar a cada trabalho que se faz.

True words... Estas últimas semanas nem sequer tenho tido vida própria. Ando a trabalhar todos os dias e a última semana foram 9 dias seguidos a fazer 12h diárias... Mas é a tal cena, lutar para subir na vida.

Em relação a trabalhos, eu também não tinha grande coisa, tinha fotos e isso todos temos aqui. É apenas uma questão de nos esforçarmos para que elas mostrem o melhor que podemos fazer. E também, como disse o MC, continuar a aprender... sempre!
 
Neste momento estou a trabalhar no ramo como freelancer, e embora ainda não dê para viver só da fotografia, há boas perspectivas para o futuro.

Ainda bem que dizes isso. Normalmente so se ouve o ppl a queixar-se quao mal as coisas estao e que os amadores andam a matar o ramo.

Eu voto Hobbie. Mas e mais entre hobbie e levar a serio. Ainda nao ganhei nada com isso, mas penso seriamente em expandir os meus conhecimentos e skills (ainda que modestos). Ganhar dinheiro, so se for em stock fotography ou algo parecido. Nao quero preocupar-me o lado business da coisa. Nao direi que nao se alguem quiser comprar-me uma print :P
No fundo, conseguir pagar o hobbie e o limite...
 
Assunto sério não remunerado :001:

História

Zeiss Ikon Contaflex - Início na fotografia, infelizmente já não funciona e não há quem repare (herança).
Canon 1000F - Reciclagem tecnológica (na altura) a preço razoável.
Olympus c360 - O digital inicial. (já teve destino).
Olympus c770 UZ - Pensava que seria melhor, para ir usando.
Sony H5 - Uma boa compacta, um bom backup.
Canon 450D - Baptismo nas reflex digitais com muito agrado. A escolha foi também influênciada por duas objectivas que ja tinha da analógica 1000F.

Equipamento

Na trocha Lowepro levo:

Sony H5, Canon Reflex EOS 450D, Obj Canon 18-55mm IS, Cartão SD 4GB , Canon EF 75-300mm USM, Canon EF 18-55mm , Filtro Hama UV, Canon Bateria LP-E5 (reserva).

Tripé Vivitar (bolsa externa)

...e é tudo!

:)
 
Nem de propósito, hoje a fotografia (mais vídeo) teve um papel muito importante para a minha cabeça estar prestes a rebentar, tive que gravar uma festa de natal com quase 400 crianças (e tirar fotos nos intervalos).

Agora montar tudo e pimba, ser pago mal e porcamente :D (tem que se começar com calma e sem pedir muito, senão não se vai a lado nenhum :))
 
Um hobbie, claramente.

Gosto de fotografia e presto atenção não só ao que estou a fazer, mas também na procura de saber coisas novas, mas não tenho aspirações nem desejo de viver da mesma.
 
Hobbie também. O máximo que já ganhei foram 35 cêntimos (:joker:) com stock photography. Não pretendo viver da fotografia, mas como diz o edumad, se conseguir que a fotografia se pague a ela própria... melhor.
 
Bem, não é propriamente um segredo. Estava a ver oportunidades de emprego quando o michael me abriu os olhos para empregos em fotografia. Mandei um currículo, fui a uma entrevista onde apresentei o meu portfólio e pronto, arranjei trabalho.
Tenho estado a ter sorte, pois foi a única candidatura que fiz para fotografia e fui logo chamado. E, pelo menos até à data, têm gostado bastante do meu trabalho (embora esteja a fazer fotos banais que qualquer um faria e a receber pouco, mas segundo sei já têm em vista coisas melhores para mim).

Trabalhos através de conhecidos, só a semana passada é que me ligaram de uma empresa, porque tinham tido boas referências minhas e queriam que eu fosse fazer uma sessão fotográfica com um actor português. Infelizmente não pude ir mas já me disseram que em Fevereiro fazem questão que seja eu a fazer a sessão.

Enfim... Acho que o segredo, além de trabalhar muito e dar o nosso melhor, é bater às portas, arriscar e ter sorte também.

ah
quando disseste freelancer pensei que andasses a fazer trabalho mercenário com uns biscates aqui e ali.
sim sr.. é bom ver que o teu trabalho e dedicação deu frutos :)
 
Não vivo da fotografia, mas para mim é muito importante. Ainda não ganhei dinheiro com ela, mas quero fazer da fotografia um trabalho se possivel


E claro que nao estou a apostar tudo na fotografia, tenho sempre umas ideias de saidas mais viáveis.
 
ah
quando disseste freelancer pensei que andasses a fazer trabalho mercenário com uns biscates aqui e ali.
sim sr.. é bom ver que o teu trabalho e dedicação deu frutos :)
Ah! Não. É trabalho a sério, para empresas a sério. Lol Nada de coisas de submundo como o outro que te mostrei as fotos.

E sim, acredita que é excelente ver o nosso esforço reconhecido (por muito mal pago que seja.. Lol mas é o que disse o ruimoura).
 
Ah! Não. É trabalho a sério, para empresas a sério. Lol Nada de coisas de submundo como o outro que te mostrei as fotos.

E sim, acredita que é excelente ver o nosso esforço reconhecido (por muito mal pago que seja.. Lol mas é o que disse o ruimoura).

bem ou mal estás a ser pago pelo teu esforço e dedicação
hj um catalogo pro Sr. Zé das couves amanha para a national geographic
 
Apenas hoobie, mas a sério, embora tem ajudado financeiramente indirectamente noutras coisas, como reviews de material para uma loja, onde tiro fotos bonitas.

É um ramo que gostava de ganhar trocos, mas penso que alem de saturado, implica um investimento inicial pesado e não tenho condições disso. E pouco se relaciona com o meu ramo de estudo...
 
Ah! Não. É trabalho a sério, para empresas a sério. Lol Nada de coisas de submundo como o outro que te mostrei as fotos.

E sim, acredita que é excelente ver o nosso esforço reconhecido (por muito mal pago que seja.. Lol mas é o que disse o ruimoura).

Pá, falo por mim, para já não me estou a alargar muito, mas também não convém, de todo, andar a fazer papel de coitadinho e preços de saldo, senão criam-se hábitos e já se sabe que quando um gajo estende a mão querem logo o braço.

Convém manter coerência no que se pede, e não andar a fazer preços de saldo só porque sim (como já vi acontecer algumas vezes), e depois quando se quer pedir um valor justo ninguém te leva a sério, mesmo que faças um bom trabalho. Tem que se ter cuidado com estas maravilhas :cool:
 
de momento hobbie, a pensar já futuramente em coisas mais sérias, e daqui por um ano ou assim, ser complementado com uma licenciatura de jornalismo.

espero eu...
 
Eu ideias tenho muitas, fotografar pessoal conhecido no mar, fotografar eventos, adorava conseguir cobrir desportos, falta-me material ( working on it ) talvez companhia e conhecimento das coisas.

Vontade não falta, garantidamente. Brevemente devo-me começar a mexer, vou falar com fotógrafos aqui perto, nem que seja a dar umas voltas e a ver como se faz. Qualquer coisa. :)
 
Pá, falo por mim, para já não me estou a alargar muito, mas também não convém, de todo, andar a fazer papel de coitadinho e preços de saldo, senão criam-se hábitos e já se sabe que quando um gajo estende a mão querem logo o braço.

Convém manter coerência no que se pede, e não andar a fazer preços de saldo só porque sim (como já vi acontecer algumas vezes), e depois quando se quer pedir um valor justo ninguém te leva a sério, mesmo que faças um bom trabalho. Tem que se ter cuidado com estas maravilhas :cool:

Sim, sem dúvida. Aliás, ainda há pouco tempo falei disso com o Drekas (acho que foi com ele). Eu quando vendo uma foto nunca é por menos de X e não trabalho a feijões (a menos que haja alguma contrapartida enorme para a minha reputação ou currículo). Até porque existem fotos e fotógrafos ao pontapé, por isso se vierem ter comigo, à partida é porque é mesmo a mim e às minhas fotos que querem, e estão certamente dispostos a pagar por isso.

Eu quando digo que sou mal pago, também é um bocado "mania de reclamar", porque na realidade até acho que estou a receber um valor justo para o que estou a fazer. As minhas aspirações é que pronto, são outras, muito diferentes do estado actual, quer no tipo de fotos, quer no ordenado. :D
Mas como disseste, há que começar por baixo, sem cair no erro de perder a credibilidade.

E também é muito importante conhecer o nosso lugar. Muitos têm a mania que fazem e acontecem, mas depois as fotos... :x

Eu ideias tenho muitas, fotografar pessoal conhecido no mar, fotografar eventos, adorava conseguir cobrir desportos, falta-me material ( working on it ) talvez companhia e conhecimento das coisas.

Vontade não falta, garantidamente. Brevemente devo-me começar a mexer, vou falar com fotógrafos aqui perto, nem que seja a dar umas voltas e a ver como se faz. Qualquer coisa. :)

Então é arranjares o tempo e voluntários. E já agora, não te fiques só pelas ideias. Lê, lê, lê... Ao contrário do que muitos dizem, a fotografia não é só "momento" e "olho para a coisa". Há cenas que ou se aprende ou não se aprende, especialmente da parte técnica.

Se precisares de qualquer coisa... ;)
 
Sim, sem dúvida. Aliás, ainda há pouco tempo falei disso com o Drekas (acho que foi com ele).

Larga o conhaque de manha, atrofia-te o cérebro.
Tu já não falas comigo, és um mau.

Então é arranjares o tempo e voluntários. E já agora, não te fiques só pelas ideias. Lê, lê, lê... Ao contrário do que muitos dizem, a fotografia não é só "momento" e "olho para a coisa". Há cenas que ou se aprende ou não se aprende, especialmente da parte técnica.

Se precisares de qualquer coisa... ;)

Voluntários já tenho. Alias tenho mesmo muito pessoal que pratica bodyboard, surf que não se importa que eu lhes vá tirar meia dúzia de fotos.

Tenho um campo de futebol a 200m de casa onde treinam os putos à noite, ainda não falei com o responsável porque estou à espera de adquirir o material... and so on.

Este mês ia comprar o que seria o primeiro passo para o meu auto-estudo, dedicação, evolução, whatever... não foi concretizado. ( ia deixar o moura a suspirar :P ). Ou seja, ando a adiar...

Obrigado pela disponibilidade ;)
 
Back
Topo