1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Qual o porquê da utilização de uma partição SWAP em XP?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por XockWave, 28 de Novembro de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 1865)

  1. XockWave

    XockWave Power Member

  2. Blackened

    Blackened Power Member

    Sinceramente, não existe grande motivo para tal pois não existem ganhos de desempenho por aí além. O caso muda de figura caso, o ficheiro de paginação (vulgo swap) estiver num disco (não partição) diferente do disco que contém o sistema. Aí já talvez se note um ganho mais significativo em termos de desempenho.
     
  3. XockWave

    XockWave Power Member

    era o que eu queria fazer. colocar o SO numa particao e dados noutra entre mais uma ou outra partição? nesse caso uma particao normal qq com tamanho aprox. a 1 GB serve de swap em qq formato?
     
  4. Blackened

    Blackened Power Member

    Humm depende. Penso que seria mais aconselhável à volta dos 2GB. Embora isso dependa da quantidade de memória que tens e de outras variáveis. 1GB acaba por ser pouco, põe 2 :)
     
  5. XockWave

    XockWave Power Member

    a questao nao é a dimensao da partiçao, mas sim o porquê de se utilizar swap em win32 xp!
    Para alem disso qual e o formato? Swap? n vejo disso no Partition Magic.
     
  6. Figuinhas

    Figuinhas Power Member

    Formato Swap? Em Windows?


    Em Linux é que tens uma partição swap...
     
  7. ec99031

    ec99031 Power Member

    Ok, vamos explicar...
    O windows quando a ram não chega utiliza o chamado ficheiro de paginação (que em linux se traduz normalmente em criar uma partição swap)
    No windows esse "Swap" é um ficheiro e como tal pode estar em que partição quiseres, seja a do SO, a dos documentos ou outra qualquer. Logo, se tens um unico disco, mais vale deixar estar o ficheiro de paginação na partição do windows. Se por acaso tens dois discos, aí sim, colocas a partição no 2º disco.
    Quanto ao tamanho da mesma, o melhor é correres o prog mais pesado que vais utilizar (e abrir um ficheiro desse programa bem pesado) ou executares um jogo com o gestor de tarefas ligado e veres qual o pico máximo que ele dá. a esse valor acrescentas cerca de 10% e defines esse valor para máximo do ficheiro de paginação (em principio é suficiente e preferivel ao "automático" do windows). Normalmente isto traduz-se em 1 a 1,5GB (no meu caso, mas pode ser diferente dependendo das aplicações que uses).

    Quanto onde colocar, é como disse, ou na Partição do SO se só tens um disco (a não ser que esta esteja muito cheia, então é preferivel noutra partição) ou numa partição QUALQUER noutro disco... não precisas de partições especificas para o ficheiro de paginação...

    Espero ter sido explicito.
     
  8. Figuinhas

    Figuinhas Power Member

    Arranja uma partição ou um disco rápido, 10 gigas chegam, mete em auto-mode, que o Windows dinamicamente vai alterando o valor.

    Se não quiseres fragmentação no pagefile, mete um valor fixo. Ou arranjas maneira do Windows fazer um "reset" ao swapfile a cada reboot, mas depois tens um maior tempo de espera até terminar o arranque/shutdown.
     

Partilhar esta Página