Qual o preço de um website?

Rudzer disse:
Marsu - é um bocado obvio..aquele comentario foi mesmo pk tipo estar a induzir pessoas em erro ao falar sobre assuntos sobre os quais não sabem...

Já agora ainda acerca da ideia de ter o servidor no "cafezeco" para poupar 5€ por mês.

- O custo do servidor (mesmo que fosse um P100...)
- O setup e configuração inicial do servidor (tempo = dinheiro)
- Os custos de manutenção do servidor (julgam que ter um servidor é instalar o apache configurar o cpanel e voilá...lol updates de kernel, patches de segurança, security hardening..)
- Os custos de electricidade do servidor estar ligado 24h/7d
- o facto de o dito servidor estar a usar recursos e espaço no dito cybercafe, inves de usado para dar mais lucro como alojamento.
- O facto de o contracto com o ISP estar a ser quebrado...
- O facto de 128kbps de upload não servirem para nada e ser na verdade ridiculo, já para não falar na conectividade...

- O suporte tecnico do servidor (e não estou a falar de trocar hardware)...se alguem está a pedir uma solução de webdesign a alguem e não sabe como ter um website sabe fazer a manutenção de um servidor?...lol

podia continuar nisto o resto do dia....isto tudo para poupar +5€ por mes...

BraBo - já percebes agora pk disse aquilo ou nem por isso...

aiii....

Tudo bem Rudzer... Mas isso tudo não invalida a possíbilidade de por exemplo, e como já escrevi uns posts atrás, de re-direccionar o domínio para um alojamento gratuito num ISP qualquer. Essa para mim será a melhor e mais acessivel monetáriamente para o tipo de site que o café poderá querer. Sinceramente, não estou a ver um café precisar de uma base de dados para poder suportar e manter a informação toda do mesmo.

De qualquer forma, estive a ler o "contracto" (unilateral) entre o meu ISP e a minha pessoa.... Não fala nada de hostings... A unica coisa que refere como actividade abusiva e referente aos dados de login do utilizador e adulteração das infrastruturas onde o ADSL vai funcionar. Logo, a ideia de uma empresa usar a linha ADSL para troca de dados entre vários postos não é totalmente descabida.

Agora imaginem o seguinte cenário. O café, ou bar, já tem um computador 24/7 ligado com ligação ADSL. Nesse computador, tem o software da caixa ("foi você que pediu?..."), e um software qualquer como o MediaPlayer a correr as músiquitas ambiente no "estaminé". Visto o Apache e o MySQL correrem como um serviço na máquina, e esta até nem é um P100 (Já vi serem vendidos P4 3.0 HyperThreading para correr o primavera), será que era assim tão descabido por um sitezito lá alojado, caso precise de algo mais (Scripting) ?!?!?!?!? (Não foi retorica, quero mesmo saber)...


EDIT: De facto tive agora a pensar, e seria muito estranho se um ISP qualquer tentasse fazer restrições desse tipo. Eles (e com eles não tou a dizer a Telepac, not...) foram pressionados a alargar as velocidades pela ANACOM ou a baixar os preços precisamente pelo fraco serviço que prestam. Só faltava agora dizer que a linha que nós temos em casa é apenas para aceder à WEB e que nem ao e-mail de outras contas que não as do ISP podemos aceder...


Quanto a Hostings caseiros, acho que eles já se protejem o sufeciente com os DROPS diários à linha e os REFRESHES aos IPs... Eu não vejo grandes falhas de segurança acrescidos às ligações que não recorrem ao DSL. Não se esqueçam que para alguem tentar entrar no computador de alguem a muito baixo nível não precisa de uma ligação à velocidade da luz, e para sacar "coisas" do computador atacado, bem.... 128Kbs não é o mesmo que uma RDIS usando as duas linhas, que por acaso até tem IP fixo?!?!?!??!
 
Última edição:
Acho que sim, pelas razões indicadas acima, continuo a dizer que um pacote de alojamento minimo na casa dos 5€ iria fazer melhor serviço (se o host for decente claro há por ai muito lixo) e sair mais economico.
 
So o custo do setup não vale a pena, alem do mais ter o apache em background num pc com windows num cibercafe tem "problemas" escritos em todo o lado..

Mas por exemplo mesmo partindo do problema que não existem os problemas da ligação (e não estou a falar apenas da velocidade da ligação mas peering,etc..), da electricidade e do hardware e que o dito cafe tinha um servidor dedicado para alojar o seu site.

Imaginemos que a pessoal responsavel pelo setup e manutenção do servidor leva um valor simbolico para fazer a instalação e manutenção (ver o servidor uma vez por mes não serve) do mesmo (10€/hora), logo ai vai pelo ar a ideia de enconomia...

A ideia não tem pes nem cabeça dai ter feito aquele comentario inicial como já disse.


Edit: Reparei agora na sugestão de usar o servidor para redirect apenas, é bem mais viável que o resto, mas tendo em conta que estamos a falar LITERALMENTE de trocos não vale a pena ;)

Sem falar que estaria limitado pelas features do freehost (e tipo mesmo ter um mail [email protected] é um bocado mehh)
 
Última edição:
Rudzer disse:
So o custo do setup não vale a pena, alem do mais ter o apache em background num pc com windows num cibercafe tem "problemas" escritos em todo o lado..

Mas por exemplo mesmo partindo do problema que não existem os problemas da ligação (e não estou a falar apenas da velocidade da ligação mas peering,etc..), da electricidade e do hardware e que o dito cafe tinha um servidor dedicado para alojar o seu site.

Imaginemos que a pessoal responsavel pelo setup e manutenção do servidor leva um valor simbolico para fazer a instalação e manutenção (ver o servidor uma vez por mes não serve) do mesmo (10€/hora), logo ai vai pelo ar a ideia de enconomia...

A ideia não tem pes nem cabeça dai ter feito aquele comentario inicial como já disse.


Edit: Reparei agora na sugestão de usar o servidor para redirect apenas, é bem mais viável que o resto, mas tendo em conta que estamos a falar LITERALMENTE de trocos não vale a pena ;)

Sem falar que estaria limitado pelas features do freehost (e tipo mesmo ter um mail [email protected] é um bocado mehh)

É claro que isso tudo é verdade. Mas um café se tiver um site com apenas JPEGs, CSSs e HTMLeis, não vai precisar assim de tanta manutenção, nem vai precisar de grande largura de banda para o ter. Por outro lado, sendo um site estático, pode ser mantido por um installer de cada vez que a máquina vá ao ar. O conteúdo do mesmo vai ser igual quer agora, quer daqui a um ano...

Se tivessemos a falar de uma loja de roupa, sapataria, loja de informática, BlaBla... Aí o caso era bem diferente que o conteúdo do site é provavel estar sempre a alterar, sendo até preciso o desenvolvimento de uma pequena aplicação web para o manter. E aí, é claro que um alojamento pago sería bem melhor.

Se qualquer forma, tenho um site no ar faz agora uns 2 anos, 2 e meio, e na altura, o alojamento mais decente que encontrei, foi por €5 mês (€60 ano) + domínio... Tenho algumas reservas quanto a alojamentos por €1 mês.
 
Última edição:
Para isso então usa lá a tl estratégia de alojares no SAPO e redireccionares o dominio para lá. Existem mesmo dominios que já incluem gestão de caixas de email e assim, resolvendo assim qualquer problema.

(tu queres à força toda usar esse computador :P )

Como é que pensas fazer quanto ao IP? Para alojamento de páginas, convém possuir um IP fixo, senão de cada vez que renova tens de ter o programita a sincronizar o novo IP... mais momentos de downtime.
 
nothing disse:
Atenção aos quotes que fazes. Não fui eu que disse aquilo.
De resto podes ter hosting caseiro, o ISP é que pode não autorizar isso e se lhe apetecer cancelar o contrato. Não serias o primeiro.

Que ISP português tem isso contratualizado?
Conheces algum caso?

Assim de repente estou a lembrar de contratos que explicitam que alojamento de Páginas é uma das vantagens.
 
Tafinho disse:
Que ISP português tem isso contratualizado?
Conheces algum caso?

Assim de repente estou a lembrar de contratos que explicitam que alojamento de Páginas é uma das vantagens.

Nenhum tem explicitado o alojamento de páginas COM A PROPRIA ligação como vantagem...
 
Tafinho disse:
Por acaso até têm...

:-D sim sim o que mais se ve ai é anuncios do sapo a indicar como vantagens "aloja o teu site com a tua ligação"...

a confusão que vai nessa cabeça lol (algo me diz que andas a confundir vários produtos para mercados diferentes...lol)
 
Rudzer disse:
a confusão que vai nessa cabeça lol (algo me diz que andas a confundir vários produtos para mercados diferentes...lol)

Confunde-te ou deixa de te confundir o que quiseres, da forma que te der mais prazer.
 
@ Thread:

A partir do momento em que pagar entre 1€ (meia dúzia de mb storage/transfer) a 5€ (alguns Gb storage / muitos Gb transfer) pelo alojamento do site é problema, todo o projecto é para esquecer.

Eu já trabalhei num sítio onde tinham a rede ligada pela netcabo (speed pro) e havia lá uma box linux e outra win2000 a fazerem de webserver externo (sim, era uma trapalhice pegada).
Consequentemente o meu conselho é mesmo pagar as duas ou três moeditas e ter um hosting decente. Tem várias vantagens:

- capacidade
- funcionalidade
- assistência técnica
- imagem


@ Rudzer:

Porquê uma reacção tão exacerbada ao comentário do tafinho? O homem até se costuma informar antes de mandar as bojardas.


@ Brabo:

Faz um favor a toda a gente e tira o size=1, que já começa a fazer dores de cabeça e carregar em ctrl+ sempre que aparece um post teu também é chato, ok?
 
Marsupillami disse:
Para isso então usa lá a tl estratégia de alojares no SAPO e redireccionares o dominio para lá. Existem mesmo dominios que já incluem gestão de caixas de email e assim, resolvendo assim qualquer problema.

(tu queres à força toda usar esse computador :P )

Como é que pensas fazer quanto ao IP? Para alojamento de páginas, convém possuir um IP fixo, senão de cada vez que renova tens de ter o programita a sincronizar o novo IP... mais momentos de downtime.

Quem?!?!?! Eu?!?!?!? Eu nem acho que é a melhor ideia. Eu acho que re-direccionamento é a mais viavel para o tipo de site que se pretende. Quem deu a ideia do computador foi alguém há alguns posts atrás, mas como a deitaram por terra só por ser diferente.... Apenas disse que tenho uma solução parecida em casa, para testes, e não me dá problemas nenhuns...

EDIT: Size=2

EDIT2:
God_Lx no post #19
 
Última edição:
Rudzer, não há necessidade de tanta agressividade, (isto é suposto ser uma thread pacífica e ainda por cima sendo tu do alentejo e tal, mais pacífica ainda ;) sem ofensa...), um gajo depois de levar tanta gaitada até se corta de meter aqui um post...

Em relação ao hosting, não vejo pq um isp irá implicar visto q não o afecta de forma alguma e tive a ler o meu contrato sobre isso e nenhuma referencia em relação a essa questão, o ISP implicará de certeza absoluta é no caso de teres um SMTP server, o que é proíbido, por questões de segurança.
 
Rudzer disse:
Epa não fales do que não sabes a sério...

Eu sou Administrador de Sistemas, lido com coisas destas (Numa escala bem superior) todos os dias, tu nem sequer sei o que fazes...

Quanto ao resto, well, eu dei a minha opinião, o Marsu realmente mostrou k n valia a pena devido ao preço, de resto não tenho mais a dizer :)
 
God_Lx disse:
Eu sou Administrador de Sistemas, lido com coisas destas (Numa escala bem superior) todos os dias, tu nem sequer sei o que fazes...

Quanto ao resto, well, eu dei a minha opinião, o Marsu realmente mostrou k n valia a pena devido ao preço, de resto não tenho mais a dizer :)

nota-se bem, foste tu que deste a sugestão mais ridicula desta thread (se não percebes pk ve o meu post na pagina anterior..) mas tasse "Administrador de Sistemas" :rolleyes:
 
Rudzer disse:
nota-se bem, foste tu que deste a sugestão mais ridicula desta thread (se não percebes pk ve o meu post na pagina anterior..) mas tasse "Administrador de Sistemas" :rolleyes:

Bem, um já disse que era administrador de sistemas, tens de reconhecer que alguma credibilidade isso tem. E tu?!?!?! Que fazes???? Qual é o teu background???? Em que é que tu "mexes", e a que nível é que o fazes?!?!?!?

Isto é pura curiosidade, não estou à procura de problemas...
 
Rudzer disse:
nota-se bem, foste tu que deste a sugestão mais ridicula desta thread (se não percebes pk ve o meu post na pagina anterior..) mas tasse "Administrador de Sistemas" :rolleyes:

Como deves imaginar não tenho problemas de disponibilidade de máquinas nem de custos de ligação... De resto gostava de saber quantas pessoas em Portugal trabalha com s390's todos os dias, quanto mais aqui do forum... Existem muitas pessoas conhecedoras como o Trystam e outros mas esses foram inteligentes e ficaram calados, sabes porque ? Quem sabe do k faz não monta servirdorzecos para cafés...

EDIT: Não estou com isto a dizer k os que falaram são menos conhecedores atenção :)
 
Última edição:
@ todos (para mim também), relaxem, ponham aquele musica de "chill out" a tocar que eu sei que têm ai no meio dos vossos mp3's :) , bebam uma ou duas "margueritas" :P e ponham os pés em cima do vosso "poisa-pés" preferido.

@ BraBo, é bom ver os teus posts com tamanho de letra "normal". :)
ps: não tens que meter a tag de tamanho de letra, basta-te que não metas tag nenhuma para que o tamanho apareça "normal".
 
Back
Topo