Qual o preço de um website?

Uns senhores que levam muito dinheiro são os da Seara, posso dizer que as ideias para um Layout assim como as cores foram todas do cliente, eles (Seara) só tiveram de passar para o computador as ideias que já estavam no papel, a página é só puro html sem php's e afins, cheio de tabelas coisa que não se deve utilizar no layout das páginas, e o preço foi por volta dos 2500€.
 
Exemplo:

1. Licenciado em Informática, Certified Microsoft Programmer (MCP), 2 anos de experiência em consultora de sistemas de informação, em clientes de risco moderado/alto (banca, seguradoras).

Preço A.

2. Frequenta curso de Informática (2º ano)

Preço B.

----------------------------

A > B
 
Percebes-te mal o meu comentário.. Eu não sei mais que voçes! Mas a verdade e qualquer pessoa vê isso, é que a discusão do alojamento não tem mt logica..
 
A partir do momento em que mete base de dados e php entra-se no ambito da programação...

Pessoalmente e para o que é eu convencia-o antes a fazer uma coisa bonitinha em html / javascript / flash e mantinhas um preço convidativo para alterações

Tipo 200-300€ pelo site e facturavas as alterações à hora (10-20€ hora)

Um bom argumento para isso é precisamente o gajo poupar no alojamento.

Se o gajo insistir mesmo no php e nessa treta toda é pa eu por menos de 1000-1500€ nem olhava para o projecto :P
 
Preço do site

Viva!

Esta questão é complexa e não se pode jogar batatas ao ar e dizer "ok, este vai ser o meu preço, porque aquele diz que leva tanto". Cada caso é um caso, e muitas vezes há que ter em atenção outros factores.

1 - As empresas que querem um site tem orçamento previsto para a rubrica web development e de quano o seu negócio depende da web? Falou-se aqui do valor do site da TMN, bom, grande parte da estratégia da TMN passa por ter um site com uma série de serviços disponiveis, logo o valor dedicado a tal deverá ser razoavél...

2 - Qual a sua estratégia de mercado face à concorrencia? Agressiva? Passiva? Moderada?

3 - O que esperam obter de um site? Visibilidade? Efectuar operações de e-business? Criar uma imagem de inovação da marca junto dos seus clientes e potenciais consumidores?

4 - O seu negócio depende UNICAMENTE da web, ou tem espaço fisico?

5 - Há potenciais mercados envolventes que se podem tornar uma oportunidade para a empresa pelo facto de essa possuir um site web e dessa forma aumentarem a sua receita anual?

6 - Até que ponto a empresa de organizou internamente, por forma a trabalhar sabendo que tem ali uma nova "montra" de produtos e que podera ter potenciais clientes que desejam respostas às suas duvidas? (sim, sei de muitas empresas que tem sites bonitos cheios de match tecnológico e não respondem aos emails, muitas delas nem sabendo bem o endereço de email quado questionadas sobre isso "Olhe leve aqui o cartão e ligue que é mais fácil")
Como ves é necessário estudar bem o cliente antes de avançar com valores a apresentar.

No teu caso concreto percebo a dificuldade visto ser um tipo de negócio que "não vive" da internet nem ter grandes ambições de poder vir a ter, por isso o valor que eventualmente possam estar dispostos a dedicar ao site não deva ser muito elevado.

Em relação ao alojamento o meu conselho é deixares isso por conta de quem sabe, ou seja empresas que se dedicam exclusivamente a tal.

Perigos em ter um hosting caseiro:

1 - Vulnerabilidade
2 - Se falta a a luz o site da off
3- Se a maquina encrava o site esté off e levas com telefonemas desagradaveis
4 - O tempo que levas a preparar a máquina para alojares o site
5 - As empresas que se dedicam a hosting tem sistemas de geradores eléctricos caso a luz falte, sistemas anti fogo e controlo de temperaturas nos "bunkers" onde as maquinas se encontram, bem como staff que só se dedica essas tarefas e à optimização da rede.

Há também outras questões como se por ex: diversas pessoas estarem a aceder ao site ao mesmo tempo o site fica lento, mas neste teu caso isso não se deve por...

Espero ter ajudado com o meu contributo.

jc
 
Viva!

Esta questão é complexa e não se pode jogar batatas ao ar e dizer "ok, este vai ser o meu preço, porque aquele diz que leva tanto". Cada caso é um caso, e muitas vezes há que ter em atenção outros factores.

1 - As empresas que querem um site tem orçamento previsto para a rubrica web development e de quano o seu negócio depende da web? Falou-se aqui do valor do site da TMN, bom, grande parte da estratégia da TMN passa por ter um site com uma série de serviços disponiveis, logo o valor dedicado a tal deverá ser razoavél...

2 - Qual a sua estratégia de mercado face à concorrencia? Agressiva? Passiva? Moderada?

3 - O que esperam obter de um site? Visibilidade? Efectuar operações de e-business? Criar uma imagem de inovação da marca junto dos seus clientes e potenciais consumidores?

4 - O seu negócio depende UNICAMENTE da web, ou tem espaço fisico?

5 - Há potenciais mercados envolventes que se podem tornar uma oportunidade para a empresa pelo facto de essa possuir um site web e dessa forma aumentarem a sua receita anual?

6 - Até que ponto a empresa de organizou internamente, por forma a trabalhar sabendo que tem ali uma nova "montra" de produtos e que podera ter potenciais clientes que desejam respostas às suas duvidas? (sim, sei de muitas empresas que tem sites bonitos cheios de match tecnológico e não respondem aos emails, muitas delas nem sabendo bem o endereço de email quado questionadas sobre isso "Olhe leve aqui o cartão e ligue que é mais fácil")
Como ves é necessário estudar bem o cliente antes de avançar com valores a apresentar.

No teu caso concreto percebo a dificuldade visto ser um tipo de negócio que "não vive" da internet nem ter grandes ambições de poder vir a ter, por isso o valor que eventualmente possam estar dispostos a dedicar ao site não deva ser muito elevado.

Em relação ao alojamento o meu conselho é deixares isso por conta de quem sabe, ou seja empresas que se dedicam exclusivamente a tal.

Perigos em ter um hosting caseiro:

1 - Vulnerabilidade
2 - Se falta a a luz o site da off
3- Se a maquina encrava o site esté off e levas com telefonemas desagradaveis
4 - O tempo que levas a preparar a máquina para alojares o site
5 - As empresas que se dedicam a hosting tem sistemas de geradores eléctricos caso a luz falte, sistemas anti fogo e controlo de temperaturas nos "bunkers" onde as maquinas se encontram, bem como staff que só se dedica essas tarefas e à optimização da rede.

Há também outras questões como se por ex: diversas pessoas estarem a aceder ao site ao mesmo tempo o site fica lento, mas neste teu caso isso não se deve por...

Espero ter ajudado com o meu contributo.

jc

Grande post :)

Subscrevo tudo o que disseste :)
 
Desculpem reavivar este tópico, mas tou com algumas dúvidas. Uma pessoa conhecida, pediu para fazer um site para uma empresa, no qual queriam adicionar os produtos, meter imagens, ou seja actualizarem eles mesmo. Para o sistema tem que ser PHP + Mysql, no qual eles ja tem isso tudo já comprado só falta a página. Dado que a página envolverá algum trabalho (muito código e pouco design) quanto acham que deverei pedir ? 650€ ?

Já agora queria que fizessem uma avaliação a esta página (apesar de não estar 100% acabada) que fiz a pouco tempo para ter uma ideia dos preços que darám por ela para projectos futuros. (Link)
 
Sei de sites desse tipo que custaram 5000€!
Mas isso foi a grandes empresas com muita experiência e provas dadas, claro.
Sinceramente, acho que 650€ está bom :)

Quanto à página da Lusoplay, acho que está muito boa. Simples, mas com um design elegante e fácil de navegar.

Repara que eu não sou nenhum crítico nem programador de créditos firmados... sou apenas um estudante, mas é a minha opinião... e vale o que vale :x2:
 
Na minha opinião isso são coisas que um web designer deve acolher. Se o cliente quiser forçosamente login e password, então deves forneçer, mas evita!!!

nota: já tive alguns dissabores com essas experiência!!!
 
boas pessoal.
a minha questão é relativa ao titulo do tópico. Pediram-me um site para uma empresa. Tenho um tipo que me trata do design(imagem e seu tratamento), eu estruturo o site em flash e php e trato da disposição dos elementos. É um site com bastante interactividade e com bastante conteudo, nomeadamente na area de consulta de produtos. Gostaria de ter uma ideia +/- de quanto cobrar, sem esquecer que o dono da empresa é meu colega (não quero "espetar muito a unha") :D
Desde já obrigado a que me possa responder
 
sh3r3d3r, desculpa lá dizer isto mas, AMIGOS AMIGOS, NEGÓCIOS À PARTE...

Se tu tiveres que comer, duvido que seja o teu amigo que te vá dar o dinheiro para tal... (ahm, isto é o chamado diálogo em BRUTE FORCE :-D )

Eu acho que a melhor coisinha a fazer é mesmo definires um preço à hora (independentemente das horas que vais trabalhar naquilo E SE VAIS FAZER ACTUALIZAÇÕES OU NÃO).

Assim, o preço de 1 site continuará sempre a variar, consoante o tipo de pedido e tempo dispendido... Claro que aqui a questão é se vais definir um preço p/hora razoável ou não...

Por fim, esse equilíbrio do preço p/ hora vai variar consoante a experiência (e nao estou a dizer PORTFOLIO ou coisas do género... Eu já fiz muitos sites que não estão online e que, como nao tinham uso, eliminei-os).
 
Dos posts relacionados com o tema do topic achei alguns interessantes e para não entrar em offtopic queria também a vossa opinião sobre a minha situação actual.

Sou estudante e tenho uma colega minha que está no seu ano final da pap e pretende que eu realize um web site com vendas on-line mas nada de pagamentos, o cliente tem um carrinho de compras e quando finaliza a compra é enviado um email á loja com o contacto do cliente e os produtos.
Como vocês sabem, não é muito díficil isso, mas um site on-line em que guarda dados de clientes é necessário por lei a protecção de dados através de SSL.

Ora, desgin(sem logotipo) + php + sql + alojamento(19Euros Ano + dominio incluido) e segurança, tinha pensado em 376€...

Mas..... pelo que li nos vossos post's, temos que nos adaptar ao cliente em questão, ela é uma rapariga com 20 anos, não trabalha portanto acho que vai achar 376 € rídiculo, estou a pensar em 240.€..

O que dizem??

Abraços
 
Em que é que te baseaste para chegar a esses valores?

Efectuar um orçamento não é simplesmente disparar um valor para o ar e esperar que não caia em cima da nossa cabeça...
 
Dos posts relacionados com o tema do topic achei alguns interessantes e para não entrar em offtopic queria também a vossa opinião sobre a minha situação actual.

Sou estudante e tenho uma colega minha que está no seu ano final da pap e pretende que eu realize um web site com vendas on-line mas nada de pagamentos, o cliente tem um carrinho de compras e quando finaliza a compra é enviado um email á loja com o contacto do cliente e os produtos.
Como vocês sabem, não é muito díficil isso, mas um site on-line em que guarda dados de clientes é necessário por lei a protecção de dados através de SSL.

Ora, desgin(sem logotipo) + php + sql + alojamento(19Euros Ano + dominio incluido) e segurança, tinha pensado em 376€...

Mas..... pelo que li nos vossos post's, temos que nos adaptar ao cliente em questão, ela é uma rapariga com 20 anos, não trabalha portanto acho que vai achar 376 € rídiculo, estou a pensar em 240.€..

O que dizem??

Abraços

Apenas dados considerados sensiveis. Fala com a CNPD e informa-te quais os dados considerados sensiveis. O tratamento de dados na Internet é diferente do tratamento de dados noutras situações.

Uma loja online serr algo fácil de fazer, tem muito que se lhe diga! Se introduzires para além do carrinho de compras e do catálogo de produtos, um sistema de promoções decentes, gestão da página, etc... tens de pensar em dobro ( para ser simpático.) porque a página não é apenas mostrar produtos e adicionar os podutos a um carrinhod e compras, tens de ter um backoffice por detrás que faça a gestão dos produtos, etc...

Se pretendes mostar estado de stock, promoções, variação de preço, etc... tens de pensar no resto dos motores que tens de ter em funcionamento ... vais chegar á conclusão que afinal uma loja online não é assim tão linear!

240€ por esse trabalho, no meu tempo de programador era o que eu cobrava por um módulo de promoções numa loja online ...

Uma loja online com o minimo de decência nunca pode custar menos de 2500€, mas lá está! depende do que vai ser a loja, do cliente, etc...
 
sh3r3d3r, desculpa lá dizer isto mas, AMIGOS AMIGOS, NEGÓCIOS À PARTE...

Se tu tiveres que comer, duvido que seja o teu amigo que te vá dar o dinheiro para tal... (ahm, isto é o chamado diálogo em BRUTE FORCE :-D )

Eu acho que a melhor coisinha a fazer é mesmo definires um preço à hora (independentemente das horas que vais trabalhar naquilo E SE VAIS FAZER ACTUALIZAÇÕES OU NÃO).

Assim, o preço de 1 site continuará sempre a variar, consoante o tipo de pedido e tempo dispendido... Claro que aqui a questão é se vais definir um preço p/hora razoável ou não...

Por fim, esse equilíbrio do preço p/ hora vai variar consoante a experiência (e nao estou a dizer PORTFOLIO ou coisas do género... Eu já fiz muitos sites que não estão online e que, como nao tinham uso, eliminei-os).

huum, nice. Obrigadão pela resposta. Acho que é mesmo isso que vou fazer.

cya
 
Re:

Viva,

Fazes um preço/hora e depois multiplicas pelo tipo de utilização e que o site vai ter.

Imagina.

Levas 20€/hora

Trabalhas 50 fica por 1.000€

Este é o valor base.

Depois metes "uma parte" da utilização que o site vai ter.

Imagina.

O site vai ter 1000 visitas por mês. Não levas mais nada.

O site vai ter 30.000 visitas acrescentas ao valor mais 5%

O site vai ter 300.000 visitas acrescentas ao valor 30%

O site vai ter 10.000.000 acrescentas 50% ao valor

É claro que isto são valores meramente indicativos. e podem variar consoante o nivel de programação.

Eu ja vi empresas a levarem 3.000 euros pela instalação do oscommerce... É um exagero de todo o tamanho...

Agora se és tu a desenvolver o projecto e tens bons conhecimentos de programação não leves barato. Aumenta aos valor acima... As empresas estao a ficar cheias de pagar pouco e de sair borrada....

Falo com programadores que levam 50$/hora e trabalho nao lhes falta....

A minha opinião....


Saudações
 
Dos posts relacionados com o tema do topic achei alguns interessantes e para não entrar em offtopic queria também a vossa opinião sobre a minha situação actual.

Sou estudante e tenho uma colega minha que está no seu ano final da pap e pretende que eu realize um web site com vendas on-line mas nada de pagamentos, o cliente tem um carrinho de compras e quando finaliza a compra é enviado um email á loja com o contacto do cliente e os produtos.
Como vocês sabem, não é muito díficil isso, mas um site on-line em que guarda dados de clientes é necessário por lei a protecção de dados através de SSL.

Ora, desgin(sem logotipo) + php + sql + alojamento(19Euros Ano + dominio incluido) e segurança, tinha pensado em 376€...

Mas..... pelo que li nos vossos post's, temos que nos adaptar ao cliente em questão, ela é uma rapariga com 20 anos, não trabalha portanto acho que vai achar 376 € rídiculo, estou a pensar em 240.€..

O que dizem??

Abraços


Ola desculpa la, mas ... Lá por ser para ela fazer uma PAP, nao significa que nao tenhas trabalho :P.

Eu fiz uma PAP bem pior (software de gestão à medida) e acredita que deu MUITO MUITO trabalho, já para nao falar que colegas meus fizeram sites assim e... digamos que suaram muito e os trabalhos deles (por serem PAPs, logo propriedade da escola :P) foram vendidos a entidades e o guito ficou para a escola...

Além disso, eu penso que uma loja online de 240 €, ou ja tens praticamente tudo feito e (como o avantix disse) so tens de programar um módulozito ou outro, ou então vais-te queixar mais tarde por nao teres pedido BEM mais...

(ou entao a PAP é para um 10 e com bugs... :P LOLOL)

P.S: O guito que a escola recebeu ronda os 10 000 € ... Portanto... É para veres o valor que aquilo tem (nao eskecer que uma PAP é sujeita a um júri, avaliações, etc... Cada 1a tem a sua 'publicidade' por si só :) )
 
Última edição:
Back
Topo