Qual o preço de um website?

Apenas dados considerados sensiveis. Fala com a CNPD e informa-te quais os dados considerados sensiveis. O tratamento de dados na Internet é diferente do tratamento de dados noutras situações.

Uma loja online serr algo fácil de fazer, tem muito que se lhe diga! Se introduzires para além do carrinho de compras e do catálogo de produtos, um sistema de promoções decentes, gestão da página, etc... tens de pensar em dobro ( para ser simpático.) porque a página não é apenas mostrar produtos e adicionar os podutos a um carrinhod e compras, tens de ter um backoffice por detrás que faça a gestão dos produtos, etc...

Se pretendes mostar estado de stock, promoções, variação de preço, etc... tens de pensar no resto dos motores que tens de ter em funcionamento ... vais chegar á conclusão que afinal uma loja online não é assim tão linear!

240€ por esse trabalho, no meu tempo de programador era o que eu cobrava por um módulo de promoções numa loja online ...

Uma loja online com o minimo de decência nunca pode custar menos de 2500€, mas lá está! depende do que vai ser a loja, do cliente, etc...

lol e vou eu ter que fazer po ano a PAP a borla... lol
 
Dos posts relacionados com o tema do topic achei alguns interessantes e para não entrar em offtopic queria também a vossa opinião sobre a minha situação actual.

Sou estudante e tenho uma colega minha que está no seu ano final da pap e pretende que eu realize um web site com vendas on-line mas nada de pagamentos, o cliente tem um carrinho de compras e quando finaliza a compra é enviado um email á loja com o contacto do cliente e os produtos.
Como vocês sabem, não é muito díficil isso, mas um site on-line em que guarda dados de clientes é necessário por lei a protecção de dados através de SSL.

Ora, desgin(sem logotipo) + php + sql + alojamento(19Euros Ano + dominio incluido) e segurança, tinha pensado em 376€...

Mas..... pelo que li nos vossos post's, temos que nos adaptar ao cliente em questão, ela é uma rapariga com 20 anos, não trabalha portanto acho que vai achar 376 € rídiculo, estou a pensar em 240.€..

O que dizem??

Abraços
O facto de ela ter 20 anos e não trabalhar vai alterar a qualidade do site?

Eu também tenho 20 anos e estou no 1º ano de design e cobro €400 por 1 layout sem código, apenas o(s) ficheiro(s) PSD, nada mais e olha que não acho muito.

Não sei qual a qualidade do site dela mas €240 é uma esmola pelo trabalho que ela vai ter.
 
Mas por alguem sem formação (nesta área), na criação d1 simples website html, com 5 páginas, quanto deverá ser cobrado? assim, por alto, que dizem ?
(a título pessoal e s/ papeis, e ja agora incluindo 1 server/hosting + domínio, e hipotese de server mail)
 
Última edição:
Mas por alguem sem formação (nesta área), na criação d1 simples website html, com 5 páginas, quanto deverá ser cobrado? assim, por alto, que dizem ?
(a título pessoal e s/ papeis, e ja agora incluindo 1 server/hosting + domínio, e hipotese de server mail)

Bem... isso parece-me que é um website estático, logo o preço não deve ser alto...
Estimando que demoras-te 10 horas a fazer o site (1h/página+4h design+1h testes), diria 10hx20€=200€, isto pensando que a qualidade final é aceitável! Se for um design desactualizado e não agradável visualmente então cobra 100€ (qualidade pága-se... e bem!).
Adiciona a estes preços o custo do hosting+dominio e tens o preço final.
 
Bom... aproveito para falar na minha experiência como programador.
Digamos que desde que criei este tópico por muito passei... e muitos conhecimentos adquiri. Vou só mencionar o último trabalho por onde passei, onde eu trabalhava para uma empresa que faz programação para o governo.
Ora entrei na empresa e o que me pediram era que desenvolvesse uma aplicação web, orientada a objectos, em que o propósito era o utilizador preencher um questionário (só depois vim a saber que era um questionário que todas as empresas nacionais utilizam) - tão simples quanto isso e deram-me 6 meses. Ora eu pensei: faço isto em PHP+MySQL em 2 horas e vou descansar o resto do tempo. Infelizmente eles queriam em ASP.NET e tudo OO. Argh... Devo ter dito uns 100 palavrões em 10 segundos.
Agora que a aplicação tá feita e testada a fundo (tive quase 2 semanas em testes - que seca), tudo me parece fácil, mas a verdade é que penei e bem... enfim... vida de programador é assim...
Nota: Tava a recibo verde a receber 1200€/mês (dá uns 8,50€/hora). Dito isto e fazendo as contas 1200€x6meses=7200€ (custo por baixo da aplicação - o estado deve ter pago bem mais!!).

Para os que se iniciam agora na programação aconselho irem vendo umas coisitas de ASP.NET que é o que vos vai dar vantagem na contratação para um emprego. Haaaa... e estudem programação orientada a objectos.
 
Bom... aproveito para falar na minha experiência como programador.
Digamos que desde que criei este tópico por muito passei... e muitos conhecimentos adquiri. Vou só mencionar o último trabalho por onde passei, onde eu trabalhava para uma empresa que faz programação para o governo.
Ora entrei na empresa e o que me pediram era que desenvolvesse uma aplicação web, orientada a objectos, em que o propósito era o utilizador preencher um questionário (só depois vim a saber que era um questionário que todas as empresas nacionais utilizam) - tão simples quanto isso e deram-me 6 meses. Ora eu pensei: faço isto em PHP+MySQL em 2 horas e vou descansar o resto do tempo. Infelizmente eles queriam em ASP.NET e tudo OO. Argh... Devo ter dito uns 100 palavrões em 10 segundos.
Agora que a aplicação tá feita e testada a fundo (tive quase 2 semanas em testes - que seca), tudo me parece fácil, mas a verdade é que penei e bem... enfim... vida de programador é assim...
Nota: Tava a recibo verde a receber 1200€/mês (dá uns 8,50€/hora). Dito isto e fazendo as contas 1200€x6meses=7200€ (custo por baixo da aplicação - o estado deve ter pago bem mais!!).

Para os que se iniciam agora na programação aconselho irem vendo umas coisitas de ASP.NET que é o que vos vai dar vantagem na contratação para um emprego. Haaaa... e estudem programação orientada a objectos.

Diga-se que é o "futuro imposto pela microsoft" :)
Estou num curso em que só se fala de C#, asp.net e OO. Tou no sitio certo (apesar de não estar nada virado para isto). Mas com o "pouco" que já sei, tou a ver que já se conseguem fazer umas coisitas engraçadas e pelos vistos a àrea não é nada mal paga! (Muito melhor que "técnico de informática"!)

Por acaso agora na cadeira de desenvolvimento de aplicações web, tenho um projecto em mãos cujo objectivo é fazer um questionário online, com componente de backoffice para adição de novos questionários e afins. Sempre vai servir para ganhar mais experiência e aprender mais ainda acerca disto, em que cada dia é um novo mundo que se descobre!:D
 
Começei à pouco tempo como freelancer e ando muito a leste de preços praticados em Portugal. Gostava de uma opiniao vossa. Uma empresa de produtos naturais pediu-me um orçamento para um websitecom as seguintes caracteristicas:
- base dados com produtos;
- design web 2.0 (sei que isto é muito relativo, qq coisa gira)
- SEO (amigo pra crawlers; nice titles; permalinks;)
- blog;
- FAQ;
- 2 linguas;
- mais 4 ou 5 paginas de conteudo;
- todos os conteudos modificaveis por admin area;

Assim por alto, uma estimativa?
 
Tendo em conta que estás a começar diria entre 600 e 800 Euros.

Como é óbvio terás que ter em conta:
- Quantidade de horas que vais utilizar (convem estipulares um preço/hora, nem que seja apenas para tua referência);
- Gastos que possas ter (deslocações, material que utilizes, etc);
- Custos fiscais (os impostos que tens de pagar);
- Capacidade monetária e exigência do cliente (muitas vezes tem que se ajustar um pouco o preço baseado na capacidade monetária do cliente e também na exigência do mesmo [um cliente chato dá mais trabalho, logo tem que pagar mais]).

Espero ter ajudado...
 
Eu fiz um site para uma pequena loja e neste momento nao sei quanto lhes pedir pelo trabalho visto ser o meu primeiro trabalho mais "profissinal" diga-se assim. O site é www.pebali.com e deu-me algum trabalho a catalogar todos os produtos presentes. Gostaria de saber opiniões em relação ao site e quanto pediriam se fizessem um trabalho deste tipo.
À primeira vista diria que está ilegal... Podes utilizar joomla e retirar a referência? E em termos de SEO está mau, não é difícil melhorar...
Eu diria 200 a 300€
 
Bem, o site está bom. Antes de ir ao preço deixa-me apenas referir duas coisas. Parece-me que utilizaste/criaste um logotipo mais adequado para o grafismo global do site. Ora, isto é logo partir de um pressuposto errado. O logotipo é a identidade da empresa. Mesmo sendo horrivel deve ser utilizado sempre da mesma forma. Não é o logotipo que tem de se adaptar ao grafismo, é o grafismo que tem de se adaptar ao logotipo.

Relativamente ao design do site está adequado ao tema, contudo, e não sei se ainda vais corrigir essa parte, existem coisas em inglês que deves sem dúvida colocar em português.

Dada a quantidade de produtos que o site tem (acredita que eu sei o dificil que é esta parte), o preço não deve ser tão baixo como referido. Contudo, e parecendo-me o site contruido sobre um CMS e não sabendo se o grafismo é um template ou foste tu mesmo que criaste, é dificil dar preço. Daria assim 2 preços:


Sitação 1 - Implementação sob CMS+Theme Gráfico

Tarefas Realizadas:

- Estruturação do site
- Adequação e tratamento das fotografias produtos
- Carregamento da linha de produtos
- Carregamento dos restantes conteúdos

+/- 300€

Situação 2 - Implementação sob CMS

Tarefas Realizadas:

- Estruturação do site
- Adequação e tratamento das fotografias produtos
- Carregamento da linha de produtos
- Carregamento dos restantes conteúdos
- Criação e adaptação ao CMS de layout personalizado

+/- 650€

Enfim, isto se for preço para cliente final. Se tiveres a trabalhar com intermediários obviamente o preço terá de ser inferior.

Cumps
 
Boas,

Concordo com o Anjo2, deves voltar a colocar os créditos ao Joomla.

Em relação ao preço, diria 200€

Por 3 motivos.
O CMS já existia
O template já existia
Os produtos estão em PDF

Tira os produtos de PDF que o valor aumenta. Se há coisa que não gosto é PDF's, ainda mais para ver uma coisa tão essencial como os produtos

Pessoalmente detesto ter que sacar pdf's para ver o conteúdo.


Saudações
 
@mascker: atenção que a parte do catalogo não está em PDF. E só a quantidade de imagens que ele teve de tratar justifica os 200€ na minha opinião. Embora te dê razão, a parte dos produtos não deveria estar em PDF.

Contudo a parte de catalogo está em fotografia o que ainda leva algum tempo a fazer. Honestamente, um valor de 300€, atendendo a esta parte do catalogo em fotografia, parece-me mais justo que "apenas" os 200€. Tratamento de imagem leva tempo e dá trabalho. Isso, a meu ver, também tem de ser pago.

Cumps
 
Bom Dia, antes queria agradecer o feedback. Como disse este é o meu primeiro trabalho e ainda está numa fase muito inicial. Em relação do grafismo, este foi mesmo escolhido tendo em conta o tipo de site e nao em relação ao logotipo, e foi algo que na própria empresa indicaram, que este logotipo estaria ultrapassado e perguntaram-me se nao quereria fazer algo diferente para por no site e que posteriormente se optaria por redesenhar o logotipo. Quanto aos pdf's eu sinceramente também não gosto nada, mas como os prazos era apertados e eles queriam que o site tivesse online o quanto antes e depois iriamos alterar com tempo. Para mim, o ideal era um catalogo que tudo bem especificado, i.e., imagem do produto e especificações todas no mesmo local. Por último, em termos de SEO está realmente mau mas como disse ainda estou a optimizar o site. Mais uma vez, obrigado pelo feedback.
Cumprimentos
 
boas,

aproveito esta thread (usei o search ;)) para fazer uma pergunta que talvez me saibam responder. Fiz no verão passado uma pequena aplicação em ASP.NET com cerca de 15 páginas para um consultório. Para ver uns screenshots podem entrar aqui. A aplicação demorou cerca de 2 semanas a fazer, mesmo intensivo mal parava durante o dia. Cheia de erros lá fui corrigindo e por volta do fim de agosto estava tudo 5*. Apliquei-a num servidor e ali está a funcionar.
A aplicação gere as doentes de um consultório que são de primeira vez, segunda consulta, vários tipos de consulta, suporta vários médicos, agenda, verificação automática da disponibilidade da hora a quando da marcação. Informa os médicos no gabinete se as doentes de primeira vez já entraram (preencheram ficha pessoal etc...) , quando o médico vai ver a sua lista de consultas pode passar à frente sem ter de abrir a ficha e finalizar, e ao abrir a ficha da doente tem la todos os dados incluindo registos da consulta passada. E mais uma data de coisas. Uso uma base de dados MySQL.

Não levei um tostão, era para a família. Já que programo porque gosto e não porque tenho de, gostava de saber, com os dados que vos dei, se era possível dizerem-me quanto é que eu podia ter ganho com esta brincadeira.
 
Não levei um tostão, era para a família. Já que programo porque gosto e não porque tenho de, gostava de saber, com os dados que vos dei, se era possível dizerem-me quanto é que eu podia ter ganho com esta brincadeira.

Com base no que disseste, eu não levaria menos de 1800e... e nem é muito se pensares na aplicação que depois isso pode ter para o consultorio. A qualidade paga-se.
 
Olá pascasso

Independentemente do tipo de aplicação que faças o valor é sempre calculado com base no esforço e no investimento.
O esforço é calculado em pessoa*hora. Por exemplo se tu estiveste a programar 5 horas e outra pessoa esteve a rever o texto da aplicação durante 1 hora, cobras 6 horas.
O investimento é calculado com base nas plataformas e software utilizados. Se para desenvolveres o trabalho necessitas de ter um PC, MS Access, .Net e IIS, por exemplo, tens de contabilizar parcialmente esse investimento. Mesmo que já tivesses tudo isto a verdade é que os utilizaste para o projecto em questão logo tem de ser contabilizado.
A contabilização do investimento pode fazer-se da seguinte forma. Se assumires que todo o investimento (PC+SW) tem uma vida útil de 3 anos (36 meses) e o projecto demorou 1 mês então contabilizas 1/36 do valor total investido.
Outras despesas como electricidade e ligação internet também têm de ser consideradas.

Claro que depois de teres um valor total efectivo o podes ajustar ao caso particular de cada cliente. Se é amigo ou familiar, se é pequena empresa, etc. Mas é importante fazer todos os cálculos antes de tomar a decisão de fazer um preço especial para não ficares prejudicado.

Espero ter ajudado.
 
Back
Topo