Qual o principal método de aprendizagem?

Qual o teu principal método de aprendizagem?


  • Total voters
    142
Livros, principalmente, e aqui incluo o manual da máquina, que no caso da Nikon tem praticamente tudo o que é preciso.

Tenho alguns livros de fotografia, e já tenho 2 workshops feitos na área (fotografia de espetáculo). Depois vem a experimentação, mas algo que muita gente se esquece é que experimentar sem se saber previamente o que se está a fazer (minimamente, pelo menos) não oferece grandes resultados (não acontece com toda a gente, mas quase)
 
Com certeza que antes de passares à experimentação tiveste uma fase de aprendizagem dos princípios básicos (teoria).


Eu estou na fase de assimilar teria...
Paralelamente estou a começar a testar o que a teoria me ensinou, para chegar às mi nhas conclusões, criando os meus "settings" preferidos e estilo.

Penso que é assim...
Niguém começa pela experiência sem saber o que está a fazer e sequer para que serve cada botão da máquina.

nops... eu fui mesmo por tentativa erro... peguei numa S5600 dum colega meu e fui explorar aquilo.
 
tentativa e erro, alguns rolos completamente disperdiçados lol.
mais tarde livros.
agora um curso.

mas visitando sites, e lendo artigos e revistas (da especialidade ou nao) tambem se aprende qualquer coisa
 
O tempo de aprendizagem na fotografia depende do tipo de formação que nos é dada. (...) Quanto aos livros, acho que é uma óptima forma de aprender, mas longe de ser comparável a um bom curso. Depois há aqueles que nascem com a arte, é-lhes inato. Estes, pela sua elevada sensibilidade e espírito artístico têm muito mais facilidade em aprender por auto-didatismo.
Sem qualquer sombra de duvida. Havendo dinheiro, os cursos e workshops são mesmo as melhores opções (desde que seja um bom curso, claro).
Para mim a maior vantagem do livro é o preço. Só esta semana foram 3 e daqui a nada vou dar mais um saltinho à bertrand, mas ainda não chegou aos 50. :)
 
pois... eu fui absorvendo pormenores quer de foruns, quer de revistas e dps pondo isso tudo em practica.
é-me impossivel dizer que foi principalmente uma
 
Boas pessoal,
bem eu respondi formação pq tirei um curso básico no nucleo de fotografia do técnico,isto a uns 15 ou 10 anos... mas essencialmente foi um auto-didacta.....
na altura pouca ou nenhuma revista existia,havia e ainda á a foto-practica (q é uma bosta) e importadas quase nenhuma e era muito caras....
rolos e rolos..... imensas noites mal dormidas a revelar fotos no técnico com o meu amigo Ricardo (q nunca mais o vi e fikei a dever lhe dinheiro ) ......
Old times... nem se ouvia a falar em digital,minha rica FM2 ,etc .....
Agora tenho aprendido e estou a aprender através de revistas ,foruns,etc.....
Um off-tópico,n devo vir aqui mais por isso....

BOM NATAL PARA TODOS
 
Eu meti outro pois ñ havia as duas juntas, Formação e Experimentação. Pois a formação dá uma base sólida para se poder começar a experimentar diversas coisas...

Eu comecei na experimentação e depois é que tive formação, mas julgo que estas duas são as mais importantes, ter-mos alguém que perceba de algo e nos consiga passar esse conhecimento é muito importante, especialmente na fotografia.

cumps.
 
Experimentação. Votei antes de ler o que tinha sido escrito no primeiro post, e mesmo assim não percebo o porquê da ressalva, até porque, por muitas voltas que se tente dar, não existe experimentação que exclua conhecimento prévio. Isto é mais que óbvio, e sem minimizar o papel da formação, quer por pesquisa, quer por ensinamento por parte de alguém mais experiente, por muito que se "marre", sem tentar por as coisas em prática dificilmente se conseguirá reproduzir aquilo que se pretende (é óbvio que há excepções). Além de que, pelo menos comigo é assim que funciona, quando somos nós a chegar às nossas próprias conclusões em vez de as irmos buscar a outra fonte, estas serão muito mais inatas quando futuramente nos depararmos com uma situação semelhante.
 
Quando um dia tiver tempo.. Irei tirar um curso. Acho que o meu maior problema é mesmo o tempo, pq mesmo quando erro, não tenho tempo para ir tentar novamente. De resto, compro revistas e leio alguns tutoriais na net. A proxima coisa que irei tentar é sem duvida long exposure.. So me falta um ND8, ou dois, pq um ND4 já cá canta
 
bem, escolhi "Artigos (Sites, Blogs, Revistas, etc)" de facto foi o meu motor de arranque para ter as noções básicas da coisa, mas a exprimentação tambem ajuda muito, para tudo se quer prática. =)
 
Antes de mais, esta é a minha primeira participação neste forum. Obrigado por me receberem por aqui.
Acerca deste tópico, posso dizer que faço fotografia por puro hobby, sem nenhumas pretensões. Apenas porque gosto de o fazer.
icon7.gif
 
Back
Topo