1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual o problema?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por cmbc, 8 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 1179)

1. cmbc

cmbc Power Member

2. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

3. DiegoV

DiegoV Power Member

Eu ia dizer que era o sensor com pó... mas as manchas aparecem em sítios completamente diferentes nas duas fotos :\

Portanto não me parece que seja pó, a não ser que ele tenha andado a saltar de um lado pró outro. Alguém com mais visão que se pronuncie :p

4. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Se forem bocados grandes de pó, movem-se naturalmente. Se tiveres mais do que uma lente tenta tirar fotos mas com outra lente.

5. cmbc

cmbc Power Member

Não é pó, porque como dizes não aparece sempre no mesmo sitio. E além disso há fotografias que saem limpas como por exemplo:
    http://picasaweb.google.pt/ccastelinho/Nocturnos#5300492690331248354
    ou
    http://picasaweb.google.pt/ccastelinho/Nocturnos#5300493237593950290
    ou
    http://picasaweb.google.pt/ccastelinho/Nocturnos#5300493993382314466

Acontece com ambas as lentes. Julgo que acontece com mais facilidade quando a distância focal é maior. Mas ainda não testei.

Última edição: 8 de Fevereiro de 2009
  6. DiegoV

DiegoV Power Member

Eu confesso que estou confuso... Foram todas tiradas com a mesma lente?

7. cmbc

cmbc Power Member

As manchas tanto aparecem com a 18-55is como com as 55-250is, foram sempre utilizados grandes períodos de exposição com tripé e disparador.

8. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Se tirares fotos a f3.5 não vais notar o pó. No entanto a f11 ou para cima notas claramente o pó.

9. DiegoV

DiegoV Power Member

Pronto, então exclui-se qualquer problema na lente. Só me ocorre mesmo o sensor... Tenta dar-lhe umas 'sopradelas' com um blower e vê se isso se mantém.

10. Pentrite

Pentrite Banido

Se forem exposições longas como parece ser, afasta a hipotese de serem particulas de humidade que reflectiram alguma luz (flash), ou qualquer outro fenómeno atmosférico, já que é dificil algo que se manifeste na atmosfera ficar assim estático durante algum tempo. Sujiro que publique essas fotos nos fóruns da DPReview na secção da tua máquina e pede a opinião.

Boa Sorte.

11. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

hmmm exposiçoes longas, n é po nem no sensor nem na lente...

xeira-me a pixeis queimados no sensor.

12. cmbc

cmbc Power Member

Se é problema de pixeis não se deveria verificar sempre?

13. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Devia. Continuo a dizer o mesmo. Tira fotos em f's altos. Tipo f22. Vais ver que os pontos aparecem novamente.

14. cmbc

cmbc Power Member

Estive a fazer experiências com as duas lentes, até forcei o f.22, mas hoje não consegui "ovnis" e não limpei nada entretanto.
    Ora analisem aqui: http://picasaweb.google.pt/ccastelinho/Experiencia#

15. kadeR

faz 1 cena, pega na maquina mete +- a f22 aponta a uma parede completamente lisa depois de tirada a foto, vais ao photoshop, metes a foto a p&b, depois da-lhe um autolevels.
    depois disso mete a foto aqui faxabor.

cumpz

16. cmbc

cmbc Power Member

Desculpa, o que é "autolevels", traduz lá isso por miudos...
    Depois eu não tenho Photoshop, só programas manhosos, tenho algum problema com o inglês.
    Não serve o Picasa, Photoscape ou Photo-paint?
    Tens preferência na cor da parede?

17. kadeR

olha, mete apenas a foto normal aqui... eu depois vejo.
    preferencia de cor? neps desde que seja lisa e clara...

18. cmbc

cmbc Power Member

Ok!
    Vou tentar por amanhã.
    Agora vou prá cama que amanhã é dia de escola.
    Boas noites para todos.

19. kadeR

e eu vou tb k amh tenho exame de conduçao e ainda aqui ando =X
    afraid...
    wish me luck pls =)

20. cmbc

cmbc Power Member

Como dizem os ingleses para desejar sorte - "Parte uma perna"... mas não partas o carro.
    Diz-me onde moras... e eu prometo não ir para esses lados por uns tempos.:lol:

Partilhar esta Página