1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual o processador que aquece menos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por PassosDiasAguia, 13 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 18; Visualizações: 1682)

1. PassosDiasAguia

PassosDiasAguia Power Member

Quero montar um computador relativamente "silencioso" e gostava saber qual o processador que aquece menos:

Celeron D 315 (2260mhz) (90nm)
    Sempron 2200
    Athlon 64 3000 (90nm)
    ou outro

2. Tafinho

Tafinho Power Member

Provavelmente o Sempron... mas não esse.
    Eu escolheria o 3100, que esse sim aquece menos, e deixa qualquer celeron a uma grande distância.

3. SiR_vIRciado

SiR_vIRciado What is folding?

Não..já tive um Sempron 3100+ e aquecia mais que o A64 3000+ que tenho agora,e sendo este a 130 e o que queres a 90,então vai mesmo para o A64 3000+ 0,09.

Quanto a Oc,o Sempron 3100+ Socket 754 fica-se pelos 2,5Ghz a 1,7v a ar e os A64 3000+ 0,09 939,chegam aos 2,7Ghz a ar,e inda por cima têm o dobro do cache dos Sempron,logo por mais 30€ e uma board 939 em vez de 754,penso que compensa mais ires para o A64 3000+ Socket 939.
    Se inda tiveres a por em hipotese o A64 3000+ do socket 754,esses normalmente,dão os 2,4..2,5Ghz a ar com 1.7v.Mas sem duvida a melhor opção é o A64 3000+ 0,09 Socket 939

Obrigado
    Cumprimentos

Última edição: 13 de Fevereiro de 2005
  4. DJS

DJS Power Member

se arranjasses 1 amd mobile é que dava pra ser bastante silencioso

5. Tafinho

Tafinho Power Member

Com o mesmo dissipador e motherboard?

É que o Sempron 3100+ 0.13u tem precisamente o mesmo TDP que o A64 300 0.09u....

6. SiR_vIRciado

Sim,eu tb pensava k aquecia menos,quando meti o 3100+ fikei uma beca decepcionado,isto na DFI em 754,e um A64 3000+ tb pa 754,logo se o 939 aquece menos que um 754,penso que tb deve aquecer mt menos que o Sempron 3100+.
    Já foi a algum tempo posso estar confuso,mas penso que não.
    Obrigado
    Cumprimentos

7. ElectricFox

ElectricFox I folded Myself

Podem ser Athlon XP-M 2500+ com 1.4v, um P4 S478 da gama Northwood com 1.5v (podes esquecer os Prescott pois são umas torradeiras :D ) ou então o Sempron 3000+ (Athlon XP 2800+ based com 512KB - nao sei qual é o seu vcore mas hipoteticamente deve ser 1.6v)

Mas isso é a minha opinião! :D

8. Tafinho

Tafinho Power Member

Não podes comparar temperaturas de processadores em motherboards diferentes com dissipadores diferentes.

9. SiR_vIRciado

Acho que não me percebes-te eu tive o A64 3000+ socket 754 e o Sempron 3100+ na mm board com o mm cooler.
    Mas pelo k tenho visto os A64 3000+ 939 0,09u akecem que os A64 3000+ 754.

Obrigado
    CUmprimentos

10. PassosDiasAguia

Se não me engano o calor produzido pelos processadores é dado pela potência:
    Portanto observando os seguintes quadros temos:

Celeron D 315 (2260MHz) (90nm) <73W
    Sempron 2200+ <59W
    Sempron 3100+ ??
    Athlon 64 3000+ (90nm) <67W
    XP-M (Mobile) 2400+ já vi não sei onde 35W ou 45W

[img=http://img224.exs.cx/img224/6301/intel0jh.gif]

11. Sumerset

Sumerset Power Member

Na verdade indo ao site da AMD obtém-se as seguintes informações:

Celeron D 315 (2260MHz) (90nm) <73W
    Sempron Desktop < 62W
    Sempron Mobile < 25W
    Athlon 64 (130nm) < 89W
    Athlon 64 (90nm) < 89W (está na mesma zona que o anterior) indo à zona dos portáteis podemos concluir que tem que estar entre 35W e 62W

Última edição: 19 de Fevereiro de 2005
  12. PassosDiasAguia

Alem do Athlon XP-M existe mais algum processador de computador portátil que dê para pôr num desktop?

13. Sumerset

Sumerset Power Member

Existe o Sempron Mobile agora.

O Xp mobile de core Barton, que já não é produzido. Podes ter sorte e encontrá-lo.

Para socket 754 tens o Athlon 64 Mobile, e tens 2 versões:
    1 Mobile AMD Athlon™ 64 com TPD de 62W e segundo a AMD vai até ao 3400+
    2 Mobile AMD Athlon™ 64 for Thin and Light Notebook Computing com TDP de 35W e vai até ao 3000+ (é o cpu do Acer Ferrarri)

Penso que eles dão para desktop embora o site da AMD diga expressamente o seguinte: 754-pin lidless micro PGA, para ambos.

14. Karmack

Karmack Power Member

15. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Via C3 é um cpu obsoleto agora tens os Via Epia baseados no mesmo socket 370, mas agora soldados à placa, mas como disseste são lentos. melhor alternativa a isso tens os AMD Gedeon (acho eu) que são uma versão em underclock do AMD XP

isto é: até 1 GHz e gastam o mesmo k os Via, mas enkuanto 1 via 1 GHz não bate um Pentium3 500 MHz em drystone (dos em slot 1) e fica ao nivel de um 233 MHz em floating point... isto a gastar 7W
    O gedeon 1 GHz gasta 7 ou 8W (não me lembro bem) e é fiel à sua velocidade.
    O tafinho saberá os detalhes técnicos das arquitecturas dos dois melhor que eu

pena k não se arranjem em portugal em lado nenhum terás de importar

ambos via epia e gedeon são passivos portanto podem ser uma boa escolha, mas não se comparam de forma nenhuma aos processadores k o criador deste thread enumerou em primeiro lugar, para maquina de acesso à internet/leeching de happy hours ou trabalho simples serve, mas depende das tarefas k o comprador pretende alcançar

16. teknix

teknix Power Member

Existem os Celeron Mobile e Pentium 4-M . Eu proprio montei um HTPC com um P4-M . São socket 478 , FSb400 e têm o dobro da cache dos equivalentes em desktop.

17. Intego

Intego Power Member

Os mobile ainda vão rulando e são excelentes processadores, falo por experiencia propria!!!!

18. Sumerset

Sumerset Power Member

Eu tb tenho o mesmo CPU e board que o Integro como terminal para jogos e não me queixo...

Se o objectivo é algo que não gaste muito seja silencioso e que faça uso das HH podes fazer o seguinte: um P3 até 800MHz e 256M Ram, uma board estável os discos que axes suficientes uma vga maravilhosa (o objectivo é o windows detectar uma gráfica e caso seja necessário ligar um monitor) uma s3 ou tnt2 xega e uma qualquer fonte de alimentação não é necessário nada de true power nem nada acima dos €40 visto que é desperdicio.

Um conselho, ter uma firewall boa pois se o pc vai estar ligado o dia todo vai estar sujeito a muita coisa principalmente se for netcabo.

Para uma configuração mais avançada pode ser usada uma firewall por linux (muito melhor e mais costumisavel) instalada num pc antigo podem ver uma que é muito boa em http://www.smoothwall.org e precisa de poucos recursos para além de fornecer bastantes serviços como servidor DHCP e PROXY entre outros.

O pc que irá usar as HH pode ter um CPU Athlon xp, 256M alguns discos (os que axarem necessários), uma board estável, uma fonte que não seja cara e que tenha um mínimo de qualidade. Aqui instalam uma distribuição de linux e configuram o servidor de Samba (isto vai permitir que os discos estejam disponíveis na rede que criam com a firewall de linux com a possibilidade de serem acedidos apenas pelas utilizadores que quiserem mediante password e com possibilidade de configuração das permissões de acesso aos discos, podem também configurar o mesmo pc para ser o servidor de impressões na rede, ligando lá a impressora, e de impressora virtual de pdf).

Para tirar partido das HH ou usam um cliente de emule de linux ou então caso queiram usar o emule bowlfish que penso que ainda não existe uma versão linux, instalam um servidor de máquinas virtuais como o VMWARE Workstation e criam uma máquina virtual para windows onde irão instalar o windows com o emule e usar os discos que já estão montados na rede. Este programa permite criar um pc virtual na rede com MAC address distinto e virtual como se fosse uma placa de rede real no entanto podem usar também uma placa de rede verdadeira dando assim acesso real à VM.

19. Tafinho

Tafinho Power Member

Depende do modelo.
    Os de consumo mais baixo não estão relacionados com o AXP, mas nem por isso são piores. Tipicamentes são processadores que consumem menos de 1W.

Partilhar esta Página