qual o sistema de ficheiros do disco externo para mac e pc?

_Spider_

Power Member
boas,

preciso de formatar o meu disco externo para ler em mac... eu tinha-o em ntfs, mas o mac so o conseguia ler...

formatei duas partiçoes atraves do windows com 32 gb em fat 32 ( o máximo que o windows consegue criar...) e o resto em ntfs mas o windows so reconhece a partiçao em ntfs...

preferia que ele abrise nos dois sem precisar de macdrive ou assim... estou farto de procurar na net e encontro várias informações mas nada que me ajude.... já vi que é possivel ter partições maiores de 32 gb apesar do windows xp nao coneguir criá-las... o mac consegue formatar o disco em fat32?
 
Última edição:
boas,

preciso de formatar o meu disco externo para ler em mac... eu tinha-o em ntfs, mas o mac so o conseguia ler...

formatei duas partiçoes atraves do windows com 32 gb em fat 32 ( o máximo que o windows consegue criar...) e o resto em ntfs mas o windows so reconhece a partiçao em ntfs...

preferia que ele abrise nos dois sem precisar de macdrive ou assim... estou farto de procurar na net e encontro várias informações mas nada que me ajude.... já vi que é possivel ter partições maiores de 32 gb apesar do windows xp nao coneguir criá-las... o mac consegue formatar o disco em fat32?

Formata em FAT no Mac com os tamanhos que quiseres e funcionará em ambos.
 
sei, é uma porcaria até porque tenho backups dos meus dvds gravado no disco externo e estao em iso e tem 4.5 gb...

mas como ainda não convenci os meus pais a oferecerem-me o macbook pro, trabalho principlamente em windows, mas nas aulas de som trabalho em mac e preciso mesmo de guardar ficheiros... por isso formatar em mac não é ideal...

já consegui resolver o problema com um utilitário da iomega...
 
iomega fat32 formatter... encontrei um link num forum no site do fabricante...

pois mas como actualmente só uso o mac da escola, não vale a pena estar a comprar um programa:P isso é caso para pensar quando poder trocar o meu sony vaio pelo macbook pro... :P
 
Boas.

Visto já existir este tópico, achei que não deveria abrir outro.
Sou novo no mundo mac, neste momento tenho um PC desk e Macbook Pro e tenho um disco de 1TByte com que queria trabalhar simultaneamente em Mac e PC.
Neste momento existe algum sistema ou forma de trabalhar com um sistema que não tenha a restrição dos 4GB??
E usando o PartitionMagic só consigo criar partições de 200Gb. Sabem de alguma forma de ter partições maiores?
 
Tens este software: http://www.paragon-software.com/home/ntfs-mac/ e outro que agora não me lembro o nome para leres discos formatados em htfs+ no windows.

FAT32 é o que dá sem esforço mas com o problema do limite do tamanho dos ficheiros. O disco se o formatares no mac em fat32 ele formata-te o disco todo sem problema. No windows é que só te faz uma partição de 32GB.
 
Última edição:
Ele estava-se a referir ao "Paragon NTFS" que ja ai tinha sido mencionado.
O "outro" é o NFTS-3G que é free, e a versão ublio faz o mesmo que o Paragon NTFS.
 
eu formatei em fat32... e funcionou bem... por isso agr o que faço se finalmente comprar o mac, e formatar o de 1tb em mac( actualmente ta em ntfs), e deixar o de 500 gb em fat32 para ser compativel com windows para usar com colegas e na universidade em que n tenha mac os...
 
Back
Topo