Opinião Qual o vosso Metal Gear favorito?

Qual o vosso Metal Gear favorito?

  • Metal Gear (NES,MSX)

    Votes: 0 0,0%
  • Metal Gear Solid: Ghost Babel (GBC)

    Votes: 0 0,0%
  • Metal Gear Solid Portable Ops (PSP)

    Votes: 0 0,0%
  • Outro (qual?)

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    82

jabun

Power Member
Pessoal, o titulo do tópico diz tudo! Qual é, para vocês, o melhor jogo Metal Gear? Partilhem as vossas experiências com os jogos da série, momentos marcantes, histórias pessoais, enfim o que quiserem!
Aqui ficam os tópicos dos jogos:

Metal Gear Solid 1

Metal Gear Solid: Ghost Babel

Metal Gear Solid 2

Metal Gear Solid 3

Metal Gear Solid 4

Metal Gear Solid: Twin Snakes


Artigo Metal Gear: A História, MultiConsolas nº42, Junho 2004








25 Years of Stealth: The Making of Metal Gear", Retro Vol. 05, 2012



























 
Para mim, e muita gente sabe, é sem dúvida o Metal Gear Solid da PS1. Foi um jogo que me marcou até aos dias de hoje e é o meu jogo preferido de sempre. Até tenho uma tatuagem do Solid Snake. O jogo saiu muito à frente do seu tempo onde o Kojima pensava outside of the box por todos os pormenores que o jogo tinha. Além disso tinha personagens brutais, Solid Snake, Liquid Snake, Otacon, Meryl, Raven, Psycho Mantis, Sniper Wolf...
A seguir a esse, Metal Gear Solid 3 Snake Eater.
 
Para mim foi o 4, mas também só joguei ao 4 e ao 5. Não sou fã da série mas gostei bastante do 4 na PS3( na votação diz PS4 e acho que está errado). Passei-o várias vezes, o único senão eram as sequências de vídeo, que eram muito prolongadas. O 5 já não gostei assim tanto, muito enjoativo, até tinha uma jogabilidade muito boa mas tirava muito o foco do principal que era a campanha, com missões muito desinspiradas e repetitivas.
 
O MGS1 foi o primeiro jogo que me mostrou que os videojogos são um meio artístico válido para contar uma história com a benesse de que o Kojima consegue um equilíbrio entre narrativa e acção que nunca consegue repetir nas iterações seguintes, com excepção talvez do MGS3. Adicionalmente ele faz um uso magistral do uso do hardware da Playstation 1 que não vi replicado em mais nenhum jogo e que torna qualquer remake ou emulação uma experiência inferior à original.

O MGS3 Subsistence (com o Okami, o Final Fantasy 12 e o Shadow of the Colossus) foi um final perfeito para a era da Playstation 2 e uma promessa do que seria possível numa nova geração, mas essa promessa, infelizmente, nunca foi concretizada, apenas transformada em desilusões sucessivas.
 
O MGS1 foi o primeiro jogo que me mostrou que os videojogos são um meio artístico válido para contar uma história com a benesse de que o Kojima e o Fukushima conseguiram um equilíbrio entre narrativa e acção que o Kojima nunca conseguiu repetir nas iterações a seguir ao MGS 3.

O MGS3 Subsistence (com o Okami, o Final Fantasy 12 e o Shadow of the Colossus) foi um final perfeito para a era da Playstation 2 e uma promessa do que seria possível numa nova geração, mas essa promessa, infelizmente, nunca foi concretizada, apenas transformada em desilusões sucessivas, dado que a pessoa que o completava saiu da saga.

Fixed ;)
 
Ninguém jogou o MGS do Game Boy Color?

Dos melhores jogos portáteis de sempre na minha opinião! Incrível o que fizeram na 8 bits portatil da Nintendo... Ainda há pouco tempo fiz nova run e o jogo envelheceu muito bem
 
Pena nem referirem o Rising, que é dos melhores hack and slash da geração passada.

Nunca fui grande fã da série. Demasiados plot holes e inconsistências (nem vale a pena voltar a falar disso, mas reconheço a enorme criatividade e o risco que correram com diversos mecanismos que não se viam noutros jogos), por isso optaria pelo MGSV, que tem um gameplay de grande nível. Em termos de stealth, creio que nem há nada com a mesma qualidade e diversidade (ainda tenho que experimentar os Dishonored).
 
Última edição:
O mgs 1 para mim será sempre A obra prima. Pode parecer estúpido mas reconheço que o 3 tenha sido melhor executado e teoricamente melhor em quase tudo. Por outro lado, o mgs 1 foi o jogo que foi e estamos a falar na década de 90. Top 1 do catalogo imo. Plot, mecanismos, gameplay(?), gráficos, banda sonora e personagens. Check em tudo.. Aceito e reconheço que o que vou dizer a seguir possa não ser aceite por todos no que toca ao ranking.. mas para mim conta bastante o facto de esta obra prima ter aparecido nessa altura. As ferramentas eram outras e não havia "experiência". Óbvio que jogadores mais atentos reconhecem que o Kojima reciclou bastantes mecanismos de jogo face a outros titulos em que esteve envolvido (inclusive MG1 e MG2).. mas mesmo assim, não o retiro do top1.

Also - foi o primeiro com que tive contacto e tinha na altura 9 anos pelo que o factor wow multiplicou-se x9000 :biglaugh:

Fun fact - Devorei todas as revistas que mencionavam o nome "metal gear solid 2" e namorei muito todas as imagens. Cheguei ao ponto de estar ao balcão com o mgs 2 no dia em que saiu, depois de horas a moer o juizo à minha mãe para comprar o jogo. Faltava 1 pessoa na fila e, por descargo de consciência, disse à minha mãe: "Mas oh mãe.. olha que eu não tenho a consola e não o vou poder jogar..". Levei um raspanete e vim para casa sem o jogo. Bons tempos em que "tudo era playstation". Se estivesse calado vinha com o jogo para casa e ficava feliz na mesma. Só faltava era a consola para o jogar :joker:
 
O mgs 1 para mim será sempre A obra prima. Pode parecer estúpido mas reconheço que o 3 tenha sido melhor executado e teoricamente melhor em quase tudo. Por outro lado, o mgs 1 foi o jogo que foi e estamos a falar na década de 90. Top 1 do catalogo imo. Plot, mecanismos, gameplay(?), gráficos, banda sonora e personagens. Check em tudo.. Aceito e reconheço que o que vou dizer a seguir possa não ser aceite por todos no que toca ao ranking.. mas para mim conta bastante o facto de esta obra prima ter aparecido nessa altura. As ferramentas eram outras e não havia "experiência". Óbvio que jogadores mais atentos reconhecem que o Kojima reciclou bastantes mecanismos de jogo face a outros titulos em que esteve envolvido (inclusive MG1 e MG2).. mas mesmo assim, não o retiro do top1.

Also - foi o primeiro com que tive contacto e tinha na altura 9 anos pelo que o factor wow multiplicou-se x9000 :biglaugh:

Fun fact - Devorei todas as revistas que mencionavam o nome "metal gear solid 2" e namorei muito todas as imagens. Cheguei ao ponto de estar ao balcão com o mgs 2 no dia em que saiu, depois de horas a moer o juizo à minha mãe para comprar o jogo. Faltava 1 pessoa na fila e, por descargo de consciência, disse à minha mãe: "Mas oh mãe.. olha que eu não tenho a consola e não o vou poder jogar..". Levei um raspanete e vim para casa sem o jogo. Bons tempos em que "tudo era playstation". Se estivesse calado vinha com o jogo para casa e ficava feliz na mesma. Só faltava era a consola para o jogar :joker:
Que jogo até hoje te leva a procurar na capa do jogo pela solução de um enigma? Que me lembre, nenhum. É por estas e por outras que este jogo marcou uma geração.
 
Esta é a minha saga favorita de sempre! Todos eles são valentes obras primas, mas a ter que escolher um e apenas um, tenho de ir para o MGS 4. Para mim o jogo é do mais épico que há. Que final! Maneira perfeita de acabar a saga. Sei que para muitos pode ser maçador a quantidade de cutscenes mas para mim adorava!
 
O mgs 1 para mim será sempre A obra prima. Pode parecer estúpido mas reconheço que o 3 tenha sido melhor executado e teoricamente melhor em quase tudo. Por outro lado, o mgs 1 foi o jogo que foi e estamos a falar na década de 90. Top 1 do catalogo imo. Plot, mecanismos, gameplay(?), gráficos, banda sonora e personagens. Check em tudo.. Aceito e reconheço que o que vou dizer a seguir possa não ser aceite por todos no que toca ao ranking.. mas para mim conta bastante o facto de esta obra prima ter aparecido nessa altura. As ferramentas eram outras e não havia "experiência". Óbvio que jogadores mais atentos reconhecem que o Kojima reciclou bastantes mecanismos de jogo face a outros titulos em que esteve envolvido (inclusive MG1 e MG2).. mas mesmo assim, não o retiro do top1.

Also - foi o primeiro com que tive contacto e tinha na altura 9 anos pelo que o factor wow multiplicou-se x9000 :biglaugh:

Fun fact - Devorei todas as revistas que mencionavam o nome "metal gear solid 2" e namorei muito todas as imagens. Cheguei ao ponto de estar ao balcão com o mgs 2 no dia em que saiu, depois de horas a moer o juizo à minha mãe para comprar o jogo. Faltava 1 pessoa na fila e, por descargo de consciência, disse à minha mãe: "Mas oh mãe.. olha que eu não tenho a consola e não o vou poder jogar..". Levei um raspanete e vim para casa sem o jogo. Bons tempos em que "tudo era playstation". Se estivesse calado vinha com o jogo para casa e ficava feliz na mesma. Só faltava era a consola para o jogar :joker:

Por acaso antigamente é que era uma altura para experiências, agora é que nem tanto.

Também considero que MGS1 na altura que foi, foi um grande feito, mas mesmo assim coloco o 3 no topo destacado, o facto de usarmos o ambiente como arma, camuflagem, ausência do mapa (pelo menos não era algo que tínhamos de inicio), a batalha com o the end (e as formas de como podíamos derrotá-lo), como passar o the sorrow (tenho vergonha de admitir, mas fui consultar a internet para saber como se passava essa parte), etc...

E também por nos ter proporcionado esta obra prima:
 
Sem duvida @ric. Concordo com absolutamente tudo o que disseste. Achei as maneiras alternativas com que podias derrotar o the end absolutamente fenomenais (então a da cutscene para evitar a luta e a do relogio da ps2 foram o delirio).

Admito que possa estar a arranjar argumentos por ser biased e ter "crescido" com o mgs1.
 
Que jogo até hoje te leva a procurar na capa do jogo pela solução de um enigma? Que me lembre, nenhum. É por estas e por outras que este jogo marcou uma geração.
Eu fiquei preso nisso perto de uma semana. Percorri todas as áreas do jogo à procura da bendita "CD case" até que um dia, por acaso, olho para a caixa do jogo e fez-se luz.

Tenho saudades de não ter as respostas na ponta dos dedos.
 
Eu fiquei preso nisso perto de uma semana. Percorri todas as áreas do jogo à procura da bendita "CD case" até que um dia, por acaso, olho para a caixa do jogo e fez-se luz.

Tenho saudades de não ter as respostas na ponta dos dedos.
Eventualmente ela acaba por te ligar se não lhe ligares ou o Coronel manda-te a frequência dela. Eu perdi foi imenso tempo para entender as cores dos cartões.
 
Back
Topo