Dúvida Qual os perigos de puxar uma fonte para além do seus limites?

ZIGS

Power Member
Neste momento tenho uma Corsair RM1000x num sistema e está a puxar cerca de 1060W da tomada. Eu sei que estas fontes são muito boas e chegam a debitar 1100-1200W antes de se desligarem devido às protecções mas de qualquer maneira queria saber se há alguns perigos reais de ter a fonte a trabalhar assim 24h/dia.
Não tanto a nível do desgaste da fonte ou da perca de eficiência mas mais a nível de explodir ou pegar fogo :004:
 
A fonte e rated@1000W, mesmo que debite 1100W a eficiencia da mesma assim como a seguranca e muito mais reduzida, ou seja, tens muito mais possibilidades de a fonte estourar quando esta esta a debitar >1000W do que quando esta a debitar menos... Acaba por ser uma bomba relogio...
 
a fonte para debitar os 1000W deve efectivamente consumir 1100W da tomada (assumindo uma eficiência de 90%) mas esses 1000W seria em tudo, 5V 12V etc etc.

Sendo uma RM nao tens problemas, ela própria desligasse se tiver em sobreaquecimento.
 
Presumo que estejas a fazer mining ou algo assim para teres esses consumos 24/24h. No teu lugar compraria outra fonte para ajudar essa, até irias ganhar em eficiencia. Realisticamente estar horas e horas nos limites nºao é boa ideia para a longevidade da coisa, embora não acredito que uma fonte dessa qualidade pegue fogo.
 
Presumo que estejas a fazer mining ou algo assim para teres esses consumos 24/24h. No teu lugar compraria outra fonte para ajudar essa, até irias ganhar em eficiencia. Realisticamente estar horas e horas nos limites nºao é boa ideia para a longevidade da coisa, embora não acredito que uma fonte dessa qualidade pegue fogo.
Nao metas a mao no fogo, ainda na semana passada checou-me as maos uma rig com a mesma fonte. A fonte rebentou e levou 2 graficas e board com ela! Ha sempre possibilidade de...
 
E nem tenho a certeza que a garantia faça alguma coisa se conseguirem ver que se puxou demais pela fonte. (uso inadequado)

Fonte a puxar o máximo que consegue 24/7 não é boa ideia. Chegar a esse limite de vez en quando ou 10% do tempo que ela é utilizada ainda vá que não vá, agora assim não. Consegues bom dinheiro vendendo essa Corsair.
Por acaso encontrei uma FSP AURUM PRO 1.200W 80Plus Gold Modular numa loja nacional por 172€

De resto não há nada por menos de 200€, mas duvido que orçamento seja um problema um sistema desses :bigrinbo:

a Corsair HX1200 80 Plus Platinium Modular também está a muito bom preço noutra loja. 222€
Se dinheiro não é problema, quanto maior a eficiência melhor.

cumps
 
Além do que a garantia da board iria ser activada porque a fonte "explodiu"?

Eles sabem lá, posso lá chegar com a board e dizer "amigos, isto deixou de funcionar e ainda está na garantia, como é?" E para mais, puxar uma fonte para além da potência nominal acho que nem sequer pode ser considerado "uso inadequado". Um utilizador normal não vê esses detalhes nem se preocupa com isso e no entanto pode exceder os valor sem dar por isso... depois a fonte rebenta e que diz o pessoal da loja/marca, "ah e tal, mas você devia de monitorizar a potência consumida"? Não me parece. Já para não falar que é virtualmente impossível de se chegar a essa conclusão (e provar)
 
há varias consequências sobre utilizar uma fonte além dos seus limites. há o sobreaquecimento, o "estouro" de capacidores, etc.
Isso são tudo sintomas de "sobrecarga". Como uma fonte dessa ultrapassa o limite de temperatura, a não ser por estar a ser utilizada além do seu limite?
As marcas já tentam ao máximo minimizar "casos de garantia", pondo a culpa no utilizador ou noutros factores. Não é muito dificil de se constatar, abrindo a fonte, que ela aqueceu demais.

Mas amigo, tu faz como quiseres, apenas aconselhamos. Se quiseres continuar a usar assim usa. Se isso der o estouro então là tentarás encontrar uma solução com o pessoal da garantia, que pelo o que tu dizes devem ser uns ceguinhos :D

cumps
 
Eles sabem lá, posso lá chegar com a board e dizer "amigos, isto deixou de funcionar e ainda está na garantia, como é?" E para mais, puxar uma fonte para além da potência nominal acho que nem sequer pode ser considerado "uso inadequado". Um utilizador normal não vê esses detalhes nem se preocupa com isso e no entanto pode exceder os valor sem dar por isso... depois a fonte rebenta e que diz o pessoal da loja/marca, "ah e tal, mas você devia de monitorizar a potência consumida"? Não me parece. Já para não falar que é virtualmente impossível de se chegar a essa conclusão (e provar)

Xico-espertismo tuga powered. :D

2 anos de garantia incondicional e fonte de potência única capaz de suportar o planeta...
 
Compra uma boa fonte de 500-600W e divide a carga...

A fonte é excelente e se tudo correr bem não deve acontecer nada, mas eu não deixava isso assim.
Por duas razões:
  • Se está a bombar 24h por dia é porque têm uma função. Se ocorrer uma avaria o sistema todo fica encostado. Duvido que queiras isso;
  • A eficiência é muito maior se uma fonte estiver a trabalhar pelo menos a 15% abaixo da sua capacidade máxima. Com tanta hora e tanto wat a ser consumido por ventura a eficiência não é desprezável.
Quanto à questão do "eles sabem lá", porque não compraste uma de 600W então? Ainda terias poupado mais.
 
Xico-espertismo tuga powered. :D

2 anos de garantia incondicional e fonte de potência única capaz de suportar o planeta...

Desculpa lá mas isto não é xico-espertismo nenhum. Então eu tenho um sistema, certo? Cada componente tem garantia independente um do outro. A fonte estoura por qualquer motivo (sim, porque uma fonte pode estourar sem ser preciso estar a puxar por ela) e leva a motherboard atrás. Eu chego à loja onde comprei a motherboard e digo "o meu sistema foi abaixo não sei porquê e acho que a motherboard ficou danificada". Eles testam a board e vêem que realmente está marada. Estando a board dentro da garantia, eles não têm que a honrar?
 
Ob
Desculpa lá mas isto não é xico-espertismo nenhum. Então eu tenho um sistema, certo? Cada componente tem garantia independente um do outro. A fonte estoura por qualquer motivo (sim, porque uma fonte pode estourar sem ser preciso estar a puxar por ela) e leva a motherboard atrás. Eu chego à loja onde comprei a motherboard e digo "o meu sistema foi abaixo não sei porquê e acho que a motherboard ficou danificada". Eles testam a board e vêem que realmente está marada. Estando a board dentro da garantia, eles não têm que a honrar?

Obviamente que não, a board pifar por a fonte explodir, o cão mijar em cima dela ou atentado nuclear não pode ser imputado à marca da board que sempre funcionou bem até um 3º elemento a estragar.
 
Back
Topo