Qual preferem?

Boas
Criei este tópico pois preciso de opiniões de pessoas que estão na área à mais tempo que eu.
Quero começar o meu negócio e quero editar fotos e estou em dúvida onde devo editar, qual consideram melhor:
Computador ou Tablet/iPad?
 
Última edição:
Qual é o software que usas? Não vejo nenhuma vantagem significativa em editar num ipad, começando logo pela dimensão do ecrã.
 
Eu tenho lido muito bom feedback de pessoal que Edita em iPad pro 11 e 12 polegadas.
Especialmente neste último, com o apple pencil, é bem intuitivo.

Tens o lightroom e o photoshop para o iPad, em versões bem completas (não como as versões para PC, mas com muitas funcionalidades mesmo).

Mas o que muda tudo é o facto de conseguires usar coisas como o Apple pencil, que te transformam completamente a experiência de edição.

O poder de processamento dos novos tablets (falo dos iPad porque é o mais usado) servem perfeitamente para edição.
Por isso é viável, e também eu pondero a compra de um iPad pro (o de 11 polegadas já me chega) para usar para multimédia, mas também para alguma edição fotográfica (férias e assim).

Aliás, eu tenho editado imenso no telemóvel :)
Tenho andado a fotografar com a GX9 em JPEG, transfiro facilmente as imagens para o telemóvel com a app da Panasonic e faço edições leves no snapseed.

Exemplo de ontem, editada na hora.
49150785952_36f5c4b603_b.jpg


Não me dá o mesmo controlo, o snapseed, mas até gostei do resultado e foi algo muito rápido.

Cumps
 
Eu passei a editar a maioria das fotos num iPad Pro de 12.9 com o Apple Pencil. Não me vejo a fazer de outra forma nos próximos tempos.
Coisas mais pesadas uso o MacBook mas 95% é no iPad e não podia estar mais satisfeito.

Se fosse profissional não sei se seria o meu workflow pois há sempre limitações. Com o iPad tenho muitas opções mas o principal motivo é a flexibilidade de local onde edito. Férias, hora de almoço, sofá com a família quando vejo algo que não me interessa.

Uso muito o Snapseed e comprei á dias o Affinity Photo. O Affinity é muito competente, numa promoção custou apenas 10€ e a curto prazo vai permitir que cancele a subscrição do Pacote da Adobe. Só não o fiz ainda devido á curva de aprendizagem que não está dominada.
 
Que fotos? Quantas?

Eu cada vez que chego com fotos são ums 100 no mínimo (se for de uma viagem então 300), aplico sempre correções cromaticas e perfis de lente na importação e faco previews 1:1, quanto tempo demoras um ipad a fazer isso?

A partir daí é todo o processo de escolha e correções.

Se for para meia dúzia de fotos ya um tablet serve, agora para algo que eu sei que fico umas boas horas à trabalhar no mínimo, nunca num tablet.
 
@rjSampaio por isso disse que era o meu método atual e que não o usaria se fosse profissional e deveria ter complementado com: editar muitas fotos em pouco tempo.

Enquadrei o meu cenário de forma clara para perceberem que funciona para mim e em que condições. Já fiz disto “atividade” e nunca usaria o IPad como plataforma mas nas devidas condições pode ser interessante como complemento. Após uma sessão de fotos no exterior importar com o Lightroom e alguns presets e em 10m tens umas dezenas de fotos prontas para mostrar ao cliente no IPad.

PS: por carolice já acompanhei umas provas de Trail e BTT. Na altura se tivesse um IPad com as ferramentas atuais teria condições para fazer o que disse anteriormente e ao terminar as provas tinha material interessante para mostrar e provavelmente vender.
 
Claro que se forem muitas fotos, de seguida, uso o PC.
O que eu tenho feito, e que me vejo a fazer num bom tablet é:

- tirar as fotos que quiser, no final do dia passar todas as fotos via app (WiFi) para o tablet
- ir editando aos poucos, à medida que for partilhando.

Faço muito isso com fotos do meu filho.
Vou tirando fotos com a GX9, que é portátil e tem muito mais qualidade do que o telemóvel, no final do dia transfiro o lote de fotos para o smartphone e depois faço uma selecção das minhas imagens favoritas.
Depois é só ir editando.

Como fotógrafo amador, tenho achado este método bem mais confortável e prático do que passar tudo para o PC e editar.
No telemóvel (ou tablet, neste caso) posso editar onde quiser.
Por exemplo, aos fins de semana passo muito tempo em casa dos meus sogros, com alguns tempos mortos.
Posso bem levar o tablet e editar montes de fotos naquele momento.

O user que colocou a questão no primeiro post não é, claramente, profissional.
Por isso penso que seja uma excelente opção a edição em tablet.

Cumps
 
@rjSampaio por isso disse que era o meu método atual e que não o usaria se fosse profissional e deveria ter complementado com: editar muitas fotos em pouco tempo.

Mas eu nem sou profissional, nem amador, gosto de tirar fotos e gosto de as guardar, é só,
raramente as partilho vela XD.

Se fosse para andar sempre a partilhar em redes sociais nem editava, a câmera até sincroniza para pôr BLE e isso chegaria.
 
Eu edito num surface pro e num PC com um monitor de menor resolução de 24". Para editar "bem" não troco a aérea de trabalho do 24" (27 seria o ideal). Quando é para despachar tbm edito no telemóvel ou no Surface (12"), mas apenas como plataforma de recurso.
 
Eu tenho um Macbook ligado a um monitor de 27 4k e dado o meu tempo disponivel e facilidade em editar com um ipad + apple pencil a usar mais a 2a opção. Trabalhos mais específicos e exigentes terão de passar sempre pelo Mac.

Á imagem do @MylleZ tenho fotografado essencialmente familia, amigos e viagens e o Ipad tem sido perfeito. Até porque cada vez tenho precisado menos de edições profundas.

Contudo, volto a dizer que é o meu workflow e a minha necessidade. Se não tivesse qualquer pc ou tablet/ipad provavelmente iria para o pc/mac pois permite fazer coisas que um tablet não faz. A vida é feita de compromissos
 
Claro que se forem muitas fotos, de seguida, uso o PC.
O que eu tenho feito, e que me vejo a fazer num bom tablet é:

- tirar as fotos que quiser, no final do dia passar todas as fotos via app (WiFi) para o tablet
- ir editando aos poucos, à medida que for partilhando.

Faço muito isso com fotos do meu filho.
Vou tirando fotos com a GX9, que é portátil e tem muito mais qualidade do que o telemóvel, no final do dia transfiro o lote de fotos para o smartphone e depois faço uma selecção das minhas imagens favoritas.
Depois é só ir editando.

Como fotógrafo amador, tenho achado este método bem mais confortável e prático do que passar tudo para o PC e editar.
No telemóvel (ou tablet, neste caso) posso editar onde quiser.
Por exemplo, aos fins de semana passo muito tempo em casa dos meus sogros, com alguns tempos mortos.
Posso bem levar o tablet e editar montes de fotos naquele momento.

O user que colocou a questão no primeiro post não é, claramente, profissional.
Por isso penso que seja uma excelente opção a edição em tablet.

Cumps



Tens razão, não sou profissional, comecei à pouco tempo, mas quero dar um toque mais profissional às minhas fotos, daí a dúvida.
 
Posso aproveitar este topico para fazer uma pergunta. Para imprimir fotos quais são as considerações que uma pessoa tem que ter quando edita e salva as fotos editadas? Como é que podemos assegurar o resultado da edição?
 
Back
Topo