Qual Scanner Escolher?

xuaxua

Membro
Boas ,

Preciso de um scaner principalmente para digitalizar :001: moedas
o que me aconselham ?

Obrigado , cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
Sim a máquina serve . Qual a que me indica ?
Pois eu já esprimentei com a de um colega e não tirei grande
partido pois os promenores nao se conseguem muito bem.
 
Esse foi o resultsdo que eu obtive , para se ver os detalhes (ano, letra, desgaste etc)
não se consegue bons resultados.
Por isso é que falei no scaner !!!
 
xuaxua disse:
Esse foi o resultsdo que eu obtive , para se ver os detalhes (ano, letra, desgaste etc)
não se consegue bons resultados.
Por isso é que falei no scaner !!!

Se clicares na imagem aparece em tamanho grande.
Consegue-se ver tudo o que é risco.
Para moedas eu tb apostava numa máquina fotográfica.
 
Pegas numa máquina fotográfica e tiras as fotos. Para melhores resultados tenta arranjar uma cena qualquer de suporte para ela ficar a 90º com a mesa onde está a moeda.
 
Vê como fica num scanner muito razoável como acho q é o meu:






Ambas as imagens estão com 800dpi para permitir uma boa visualização dos detalhes (permite um certo zoom sem desfocar), mas seria possível ir muito mais além na resolução, embora sob pena de aumentar em muito o tamanho (MB) da imagem. Estas ficaram em cerca de 1MB cada.

De notar um aspecto:
A moeda de 1€ ficou com o centro muito escuro qd ele é prateado. O mesmo aconteceu na parte exterior da de 2€. Penso q com scanner aí n haverá nada a fazer...
 
Eu axo k qualquer um dos dois aparelhos serve para isso, e cada um teerá as suas vantagens bem como as lógicas desvantagens.

Por exemplo na makina tens a enorme vantagem de a poder usar mais que um scanner, como é lógico, mas para tirar grandes fotos da moeda é importantissimo que permita Macro (de jeito) e que tenhas um bom suporte para ela para evitar imagens tremidas. Outro factor é o plano de focagem, k na imagem do netrider se nota bem o desfocar da moeda no extremo oposto.
Eis um exemplo tirado com a minha Nikon coolpix 7900 de 7,1M, com qualidade maxima, iso 400 e macro activo. tive de ter pulso bem firme para tirar uma foto de jeito, dado k n podia usar flash pk fazia sombra e reflexo na moeda e ate tinha pouca iluminação no escritorio.tirei com a makina por cima.




No scanner a conversa é outra.
a imagem sai toda com o mesmo plano de focagem e sem tremer, mas perde luminusidade na moeda, ficando com a ideia de ter outros tons.
Exemplo na minha multifuncoes epson stylus cx 3650, com 3200dpi e a mesma moeda. Como é logico para a mostrar aki na net n precisa de tantos dpi's por isso tive de reduzir a qualidade no photoshop pk ela tinha uns 7,7Mb :P, para a poder alojar, mesmo assim n se nota diferença.


Agora é uma questão de escolha!
 
tudo bem, so me referi à tua pk mostra um dos problemas k referi! ela ate tem bom definição, mas como tiras-te inclinado o plano de focagem apanha apenas uma zona da moeda :)
 
para mim a melhor opção é mesmo o scanner!
dá menos trabalho e pode digitalizar uma carrada de moedas de uma só vez :P Depois é só cortar! :007:
 
xuaxua disse:
É esse o resultado que procuro, qual o modelo do seu scan?

O meu scanner é de uma Multifunções: Epson Stylus Photo RX600.
Tanto a digitalizar como a imprimir tenho obtido resultados bastante satisfatórios.
http://www.epson.com/cgi-bin/Store/...infoType=Specs&oid=41764278&category=Products

Mas penso que já foi substituída pela RX640 (pelo menos as características e o preço são mais ou menos idênticos).
http://www.epson.pt/cgi-bin/epson-pt/showproduct.cgi?typo=web&search=C11C608022

Se quiseres 1 modelo bem + acessível (quase metade do preço) sem perderes muito em qualidade tens a RX520.
http://www.epson.pt/cgi-bin/epson-pt/showproduct.cgi?typo=web&search=C11C613001
 
Última edição:
Conspiracy disse:
Exemplo na minha multifuncoes epson stylus cx 3650, com 3200dpi e a mesma moeda. Como é logico para a mostrar aki na net n precisa de tantos dpi's por isso tive de reduzir a qualidade no photoshop pk ela tinha uns 7,7Mb :P, para a poder alojar, mesmo assim n se nota diferença.

Usar 800 ou 3200 dpi's para o tamanho apresentado no "ImageShack" é praticamente igual (n se distinguem diferenças a olho nú).

Uma resolução + elevada permite é fazer impressões de maiores dimensões sem perder qualidade, mas qd isso n é necessário só se está a aumentar o tamanho em MB da imagem (a tua ficou em 7.7MB e a minha em 1.1MB) e o tempo de espera pela digitalização (a minha demorou cerca de 8s e aposto q a tua deve ter demorado bem + q 1 min.).

E n foi por acaso q escolhi uma resolução de 800dpi.
Antes de colocar as imagens fiz 1 teste para ver qual a resolução adequada:
Digitalizei com resoluções de 400, 800 e 1200dpi (a minha Multifunções vai até 12800) e notei diferenças de qualidade da 1ª para a 2ª mas já nenhumas da 2ª para a 3ª.

Por isso deve escolher-se uma resolução adequada ao pretendido.

Para colocar a minha imagem no "ImageShack" nem foi preciso redimensioná-la.
 
Entretanto fiz mais umas experiências e resolvi a única desvantagem do scanner relativamente à câmara:
a alteração dos prateados para cinza escuro.

Basta deixar a tampa aberta e eis o resultado:



Cores completamente naturais!
icon13.gif
 
Última edição:
Back
Topo