Qual Será a Melhor Opção?

Diminuí a voltagem para a velocidade stock até ao mínimo que consegui, cerca de -0.180V em offset. A estas voltagens nada falhava no windows, quer fosse benchs sintéticos como o vantage quer fosse simples browsing ou gameplay de BF3.

Fui aumentado um valor no multiplicador de cada vez até ou me dar BSOD ou como me aconteceu várias vezes o explorador ou alguns programas crasharem. Aumentei a partir dai o vcore conforme necessário fazendo sempre os mesmos testes até que cheguei aos 4.2Ghz com 1,6V no vcore. Afinal o valor que tinha dito anteriormente para este clock não estava bem porque se eu abrisse umas 4 ou 5 abas no chrome das duas uma, ou haviam páginas que não carregavam ou o próprio chrome crashava.

Portanto penso que não houve grandes melhorias. Para o meu CPU duvido muito que se consiga 4.2GHz com menos Vcore. A não ser claro que tenha que mexer noutros parâmetros para alem da voltagem e do multiplicador.

Que achas?
 
Aquilo que te disse para fazeres numa semana fizeste numa hora :)
LOL

Isto foi mais para ter uma noção de como seriam os meus resultados com uma metodologia diferente do que eu costumo fazer quando testo um overclock, que é basicamente correr o prime95.

E como cheguei aos mesmos resultados do que quando testei com o prime.........não sei, penso que as duas maneiras de testar são muito similares com a excepção das temperaturas serem diferentes.

Disses-te lá atrás que alguma coisa estava mal porque o teu cooler tem 3 anos e menor eficiência. Não sei qual é o teu cooler mas se tens melhores temperaturas é porque ele é de facto melhor não?
 
Última edição:
Já testaste outro medidor de leitura para fazer comparação ao WHmonitor?

Em Idle que tenps tens?

Vê no ambiente Windows e depois vai a bios e vê se é basicamente a mesma temperatura ou não, ou se foge muito um do outro.

Outra coisa tens alguma fan a fazer Intake na parte da frente?
 
Para além do hwmonitor, testei também com o coretemp e com o realtemp. As temperaturas são praticamente iguais nos 3, se houver diferença não é maior do que 1ºC.

Em idle como tenho agora em 4.2Ghz @ 1.16V tenho por ordem de nucleos: 32º, 28º, 28º, 20ºC

Isto dá uma média de 27ºC em idle. Fui à BIOS e estava a mostrar variações entre os 37,5º e os 38,5ºC. Por acaso nunca tinha reparado nesta diferença. :/

De momento não tenho nenhuma fan a fazer intake em nenhum lado, as que estão a funcionar estão ambas em cima a fazer exhaust. Mas também já tive uma à frente e as temperaturas eram muito similares.
 
São 10ºC de diferença entre Idle do Windows e a bios, o que é muito estranho.

Cpu com algum stress, isto quando anda já na casa dos 80ºC, já tocaste no alumínio do dissipador a ver se estava quente?

Essas temps pode não corresponder entre o cpu e o dissipador.
 
São 10ºC de diferença entre Idle do Windows e a bios, o que é muito estranho.

Cpu com algum stress, isto quando anda já na casa dos 80ºC, já tocaste no alumínio do dissipador a ver se estava quente?

Essas temps pode não corresponder entre o cpu e o dissipador.

Por acaso já experimentei fazer isso enquanto ele estava a correr prime, já não me lembro a que clocks é que estava a fazer isso mas não era em stock. Notei que saia dali calor mas nada de especial, estava morno. Sente-se bem mais calor a sair da minha 560Ti quando ela está a 60-70º do que o processador a esse tipo de temperaturas.
 
Como vês a tua GTX 560 Ti consegue mandar mais ar quente que o próprio cpu, por isso se a 560 ti ronda os 60/70ºC como é que o cpu manda para os 90ºC?

Algo não bate certo...
 
Um reparo, deixei agora o pc em idle durante um bom bocado e reparei na temperatura do 3º core:
VKPzZkI.png


Ora, a temperatura do meu quarto está nos 18-19ºC, não é teoricamente impossível ter temperaturas abaixo da ambiente sem usar soluções de arrefecimento como phase-change ou dyce?

Eu sei que com as soluções que referi as temperaturas são muito menores mas mesmo assim eu estou a achar estranho ter temperaturas Delta negativas :confused:
 
Pelo que me percebi, ja vendeste o teu Macho?

As leituras que estás a ter não são 100% fiáveis.

Acho muito dificil ter temp inferiores ao ambiente sem recorrer a sistemas mais complexos.

O ideal era teres mesmo um controlador de fan´s onde tens os sensores, eras capaz de controlar melhor as temps.
 
Sim já está vendido, mas não devo comprar um novo cooler, o meu nokia X6 decidiu morrer pelo que arranjar um telemóvel novo será a minha primeira prioridade.

Também não estou a gostar nada das temperaturas, principalmente da diferença de quase 14ºC entre o nucleo mais quente e o mais frio, mas isto já se deve provavelmente ao TIM destes CPU's.

Amanhã já devo tirar o Macho e meter o stock cooler, vou ver que tipo de temperaturas tenho em stock e se me aparecem estas "anomalias" na mesma.
 
Existe sempre diferenças de temperaturas entre vários nucleos, não sei se são assim tanta diferença na Intel.

Sim já agora vês como se porta o Stock cooler, claro que não podes aventurar tanto quando tinhas o Macho.

Será que a pasta que tinhas não "transportava" em condições de dissipação entre o cpu e o cooler?
 
Quanto à capacidade de dissipação da pasta, dúvido, estou a usar esta MX-2 desde o meu FX-4100 e até a usei na minha 560Ti à umas semanas pelo que até tive ganhos de temperatura por isso.....

Vamos a ver agora como é com o stock cooler, o problema de maior que consigo pensar para já irá ser o barulho, aquela fan minúscula comparada com a de 140mm da do Macho não me inspira lá muita confiança.
 
Última edição pelo moderador:
Usaste a MX2 também com o Macho + FX4100?

Estes coolers do 1155 tem sido bastante silenciosos, pelo menos dos 2 que já montei (G860 e i3 3220)

Mas como esse cpu tem frequência mais alta e poderás fazer algum OC, pode ter algum incomodo.

Depois manda Feedback com o stock cooler.
 
Vici, sim também useia a MX-2 com o FX-4100, ainda hoje devo dizer alguma coisa sobre o stock cooler.

Tysonvoltage, obrigado pela configuração mas como referi acima a minha primeira prioridade será arranjar um telemóvel. De qualquer maneira se eu fosse a montar um custom loop iria para um radiador mais espesso, já que o iria montar em baixo. Ai talvez a performance já era melhor do que qualquer AIO, que achas?

Agora fiquei curioso, que diferênça de performance poderia haver para aqueles sistemas AIO se eu usa-se digamos um radiador de 60mm, ou até mesmo um alphacool monsta de 80mm?

Em que loja é que fizeste a configuração?

Edit: já tenho o stock cooler montado, uma coisa que não gostei foi o facto de quando o ligo ele começa a funcionar nas RPM's máximas durante 2 segundos e escusado será dizer que parece um secador a fazer isso :D

De resto em utilização normal não é muito barulhento, mas claro que nem se compara ao Macho que era praticamente inaudível até mais ou menos às 900 RPM's.

Esqueci-me foi de tirar o OC quando mudei de cooler mas fiquei curioso para ver as temperaturas que ele atingia e este foi o resultado no WPrime:

hzQo1qq.png


Acho que não está nada mal para 4.2Ghz, mas entretanto baixei para 4Ghz porque as temperaturas no cinebench tocavam nos 84ºC.
 
Última edição:
Para não estar a abrir outro tópico entre os 3 que se seguem qual acham ser o melhor:

Phanteks PH-TC12DX_BK ->>>>>>>>> Gosto do visual deste :)

TS140

"Macho"
 
Acho que não está nada mal para 4.2Ghz, mas entretanto baixei para 4Ghz porque as temperaturas no cinebench tocavam nos 84ºC.
Chega a mais de 80º nos benchmarks. No dia-a-dia e nos jogos não chega perto dos 80...
4Ghz consegues fazer quase com voltagem minima. não deve aquecer muito.
 
Back
Topo