Qual SLR?

Se estás a meter a 600D na mesa, devias por tambem a 550D em termos de qualidade de imagem são exactamente iguais, a unica vantagem da 600D é o ecra rotativo, de resto é precisamente igual, apenas mais pesada e mais grossa que a 550D, e acho a 550D com uma qualidade de construção melhor que a 600D, pelo menos os botões.
 
Descontinuada ou não continua a ser uma grande camara, e ainda há á venda em muitas lojas, ainda ha um mes atras havia 500D á venda nas wortens.
 
Boas...

Tenho uma 550D e para a utilização que lhe dou estou muito satisfeito.

Obviamente que tenho uma tendencia na Canon(porque é o que tenho e gosto).
As freatures da nova 650D são aliciantes, especialmente em video com o auto-focus continuo com lentes STM.

O ecrã tactil, pode tornar muitas operações ou visualização de fotos mais praticas(à semelhança dos telemoveis), mas não é por isso que a máquina tira melhores fotos..

Resumindo... pelo plafond e pela minha experiencia com a 550D recomendada uma 650D, se possivel com a lente 18-135 do kit. Pela net é capaz de ficar pelos 1000€

Se não estiveres minimamente interessado em video nem pagar mais umas centenas de euros por uns fps e umas freatures que veem com um melhor processador... fica-te por uma 550D.

PS: Não me parece que ainda tenham descontinuado a 550D, pelo menos aparece ainda no site da Canon
 
Última edição:
Muito melhor, depende para quê... para video a 650D é muito melhor que a 60D

A 60D tem melhor:
- Acesso directo e separado da 60D e à abertura e tempo de exposição
- LCD no topo com a informação da configuração
- Tempo minimo de disparo 1/8000 Vs 1/4000(650D)
- À prova de poeiras e salpicos
- Corpo mais rubusto/pro

A 650D tem melhor:
- LCD tactil
- Acesso directo à configuração através do ecrã tactil.
- Permite modo de focagem continua em video
- Melhor processador (DIGIC 5 Vs DIGIC 4(60D)
- Microfone Stereo
- ISO MAX 12800 Vs 6400(60D)

Ambas têm o mesmo sensor, pelo que têm obrigação de ter a mesma qualidade de fotografia.
<Mais info>

Se és mais Old School e não quiseres mesmo video.. ou compras uma 550D ou gastas o dobre e compras os 60D...

.. O melhor é esperares pela 70D ;)
 
Boa noite,
Tenho andado a estudar algumas opçoes para comprar uma SLR neste momento estou indeciso entre:
Canon 600D
Canon 60D
Nikon D90

Qual delas escolho? qual a que compensa mais o preço?

A Nikon D90 já é bastante antiga comparada com essas Canons...


D7000 ou, se não poderes, a nova D3200...
 
Sou só eu que acho que com 1000€ é muito melhor comprar uma D3100 e gastar o resto em lentes? Há alguma justificação para comprar uma melhor e depois ficar só com a lente de kit !?
 
Sou só eu que acho que com 1000€ é muito melhor comprar uma D3100 e gastar o resto em lentes? Há alguma justificação para comprar uma melhor e depois ficar só com a lente de kit !?

Ora ai está uma pergunta realmente pertinente!! será que vale a pena ir por exemplo por uma 600D com boas lentes ou antes por uma 60D com a lente mais básica? ou ir para a D5100 com duas lentes?
 
Sou só eu que acho que com 1000€ é muito melhor comprar uma D3100 e gastar o resto em lentes? Há alguma justificação para comprar uma melhor e depois ficar só com a lente de kit !?

Não!


É muito melhor comprar, por exemplo, a D3100, que é uma máquina tão barata, e tão porreirinha, e depois comprar, por exemplo, uma Sigma 17-70 2.8-4 OS, que é excelente, e um flash, por exemplo... Ou sei lá, tanta lente boa e barata, 35/1.8, 50/1.8, Micro-Nikkor 40/2.8 (impec, essa lente).


Compreende-se que se compre uma coisa que seja sim, nitidamente melhor, como uma Nikon D7000, ou mesmo a Canon 60D, agora dar mais dinheiro para comprar outra máquina que é meio furo melhor? Não faz sentido! Só se for para quem tem problemas em comprar o modelo mais barato, ou porque o vendedor da loja assim o disse.



Quanto ao bracketing... muito bonito, mas... toda a gente que compra máquina deste "calibre", depois tem dinheiro vai comprar tripés decentes para fazer bracked shots, sem depois ficar uma porcaria?



Primeira DSLR é assim mesmo, é o teste de entrada no mundo, vale a pena escolhermos o sistema que gostaríamos mesmo de ter. Depois, logo se vê, para aí 90% das pessoas que compram agora uma DSLR, depois descobrem que fazem as mesmas fotos que faziam com a compacta, ou a bridge, e nem se entendem com a técnica da fotografia, e acabam por usar é o modo full auto, gravar em JPEG, 0% de Pós-P, e tá andar para o facebook...
 
Última edição:
obviamente que nao fica nao bom como usando o tripe, mas se tiveres boa luz fazes bracketing handheld sem problemas, 80% dos meus HDRs foram feitos sem recurso a tripe. agora como disse e algo que podem querer usar ou nao. pessoalmente nunca iria comprar uma maquina sem essa feature, foi uma das razoes que me levou a escolher a maquina que tenho.

e se o objectivo é usar full auto, jpg, é escolher a maquina que consiga melhor resultados desse modo.
 
obviamente que nao fica nao bom como usando o tripe, mas se tiveres boa luz fazes bracketing handheld sem problemas, 80% dos meus HDRs foram feitos sem recurso a tripe. agora como disse e algo que podem querer usar ou nao. pessoalmente nunca iria comprar uma maquina sem essa feature, foi uma das razoes que me levou a escolher a maquina que tenho.

e se o objectivo é usar full auto, jpg, é escolher a maquina que consiga melhor resultados desse modo.


Isso é bom para pôr no facebook, porque fazer qualquer coisa da foto, não dá em nada...
 
Sinceramente penso que é mais benéfico uma d3100 ou 1100d, e comprar mais lentes do que o contrário.
A lentes é que fazem a diferença (tirando algúns casos muiiito específicos).

Vou te dar o meu testemunho:

Quando entrei nas dslr não tinha a certeza do que queria, e acho que a melhor aposta foi na d3100, pois até ha pouco tempo nunca me limitou em nada. Se não tivesse evoluido, então não teria investido a toa numa maquina melhor, só porque sim.

No inicio comprei a maquina c/ kit 18-55, depois foi uma prime 35 f1.8, depois subsitui a lente de kit com a tamron 17-50 2.8, passado um pouco apanhei a 70-300VR a um preço fenomenal, e recentemente comprei uma lente macro (tamron 90mm 2.8).

Tenho mais do que noção que qualquer outra dlsr melhor sem estas lentes todas não me permitiriam tanta variedade e qualidade nas fotos. Aprendi imenso com a 35 f1.8, a 70-300 VR viciou-me nas fotos de desporto, e a tamron uso muito pelo sharp que tem.... quase que encostei a 17-50 2.8, que só levo para passeios.
Com o mesmo dinheiro investido em lentes (mais de 1000€) poderia ter uma maquina bem superior, mas que de pouco me serviria sem todas as lentes que tenho actualmente. Já nem vou falar no dinheiro investido em flashes... que para mim é outra área fantástica.

Neste momento ando mais virado para desporto, e apesar dos optimos resultados obtidos, sinto que me faltam FPS, shutter lag e precisão. Já tinha experimentado a d7000 e recentemente uma 40d com uma 70-200 2.8, e já percebi que para aquilo que gosto mais de fotografar vou ter de investir noutra maquina... embora sem pressas porque ainda consigo boas fotos de desporto com a d3100.
No combo canon 40d+ 70-200 2.8, o fantástico IQ deve-se em primeiro a lente, e depois a precisão e rapidez de focagem que não tenho na d3100.
Neste momento já estou decidido em comprar uma d300s/d300 e uma 80-200/70-200 2.8, mesmo sabendo que é um sensor mais antigo que a minha maquina actual. Esta decisão só foi possível após 2 anos de uso, quando compreia a d3100 não fazia a minima ideia daquilo que me iria dar mais gozo fotografar...Lá está, mais uma vez se tivesse comprado uma d90,d5000 ou uma canon 500d/550d estaria com o mesmo problema, pois não são muito melhores do que a d3100 para desporto...

Resumindo para desporto sinto-me limitado, para tudo o resto a d3100 serve-me perfeitamente.

Quanto ao bracketing, é uma feature que pode ser importante, no meu caso uso 1 raw como ficheiro base e depois crio várias exposures, sei que não é a mesma coisa, que não terei o mesmo range, mas já dá para dar uns toques em HDR. Como não aprecio assim tanto o HDR é uma feature que me passa ao lado...

64KB, já agora tenho um amigo que usa muito o bracketing handheld na 7D e os resultados são muito bons, bem melhores que uns simples snapshots para facebook...
 
Última edição:
o que não falta são excelentes hdrs que foram feitos handheld...
Muito bem. E agora em Português! lol
schon disse:
Sinceramente penso que é mais benéfico uma d3100 ou 1100d, e comprar mais lentes do que o contrário.
A lentes é que fazem a diferença (tirando algúns casos muiiito específicos).

Vou te dar o meu testemunho:

Quando entrei nas dslr não tinha a certeza do que queria, e acho que a melhor aposta foi na d3100, pois até ha pouco tempo nunca me limitou em nada. Se não tivesse evoluido, então não teria investido a toa numa maquina melhor, só porque sim.

No inicio comprei a maquina c/ kit 18-55, depois foi uma prime 35 f1.8, depois subsitui a lente de kit com a tamron 17-50 2.8, passado um pouco apanhei a 70-300VR a um preço fenomenal, e recentemente comprei uma lente macro (tamron 90mm 2.8).

Tenho mais do que noção que qualquer outra dlsr melhor sem estas lentes todas não me permitiriam tanta variedade e qualidade nas fotos. Aprendi imenso com a 35 f1.8, a 70-300 VR viciou-me nas fotos de desporto, e a tamron uso muito pelo sharp que tem.... quase que encostei a 17-50 2.8, que só levo para passeios.
Com o mesmo dinheiro investido em lentes (mais de 1000€) poderia ter uma maquina bem superior, mas que de pouco me serviria sem todas as lentes que tenho actualmente. Já nem vou falar no dinheiro investido em flashes... que para mim é outra área fantástica.

Neste momento ando mais virado para desporto, e apesar dos optimos resultados obtidos, sinto que me faltam FPS, shutter lag e precisão. Já tinha experimentado a d7000 e recentemente uma 40d com uma 70-200 2.8, e já percebi que para aquilo que gosto mais de fotografar vou ter de investir noutra maquina... embora sem pressas porque ainda consigo boas fotos de desporto com a d3100.
No combo canon 40d+ 70-200 2.8, o fantástico IQ deve-se em primeiro a lente, e depois a precisão e rapidez de focagem que não tenho na d3100.
Neste momento já estou decidido em comprar uma d300s/d300 e uma 80-200/70-200 2.8, mesmo sabendo que é um sensor mais antigo que a minha maquina actual. Esta decisão só foi possível após 2 anos de uso, quando compreia a d3100 não fazia a minima ideia daquilo que me iria dar mais gozo fotografar...Lá está, mais uma vez se tivesse comprado uma d90,d5000 ou uma canon 500d/550d estaria com o mesmo problema, pois não são muito melhores do que a d3100 para desporto...

Resumindo para desporto sinto-me limitado, para tudo o resto a d3100 serve-me perfeitamente.

Quanto ao bracketing, é uma feature que pode ser importante, no meu caso uso 1 raw como ficheiro base e depois crio várias exposures, sei que não é a mesma coisa, que não terei o mesmo range, mas já dá para dar uns toques em HDR. Como não aprecio assim tanto o HDR é uma feature que me passa ao lado...

64KB, já agora tenho um amigo que usa muito o bracketing handheld na 7D e os resultados são muito bons, bem melhores que uns simples snapshots para facebook...

Como ja devem ter reparado nao estou à procura de uma camara apenas para tirar fotos para o faceboock nem tanto para filmar mas sim para entrar um pouco mais no mundo da fotografia. No entanto as tuas observações parecem-me muito pertinentes. Pelo que entendo vale mais apostar em boas lentes do que numa boa máquina. No entanto, a minha questão é:
- Se tivesses uma D5100 em vez da D3100 e as mesmas lentes nao terias ainda melhores resultados?

Já agora aproveito para dizer que estive a ver os teus registos através da tua assinatura e são realmente muito bons! Parabéns.
 
Muito bem. E agora em Português! lol
HDR é uma tecnica fotografica que consiste na "junção" de várias fotos da mesma cena com diferentes exposições (umas captam as zonas claras, outras captam as zonas escuras).

exemplos:

http://farbspiel-photo.com/view/all-images
http://www.stuckincustoms.com/hdr-photography/

Um explicação em PT-BR: http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-hdr-por-que-usar-essa-tecnica

O bracketing nas maquinas permite obter as 3-5 fotos seguidas com as exposições diferentes sem ter de mexer nas configurações da maquina entre cada disparo, basta activar e ficar a carregar no botao ate as 3-5 estarem tiradas.
 
Isso é um facto, o sensor da d5000 é igual ao da d7000 que é um dos melhores do mercado, logo penso que teria melhores resultados com o mesmo equipamento.

Agora para mim também é um facto que no geral consigo melhores resultados com uma d3100 e todas as lentes que tenho, do que uma d7000 com uma 18-105 Vr por exemplo...
Já agora , obrigado por teres visitado a minha galeria.
Além das fotos da d3100, tens lá algumas fotos tiradas com uma 40D e uma lente de luxo como a 70-200 2.8 usm da canon.
Se fores ver a 40d em termos de sensor é ultrapassada por qualquer dslr recente (incluindo a d3100), e posso te garantir que praticamente só é possível apanhar fotos idênticas com uma lente assim... Para De nada serviria uma d700 por ex se nao tivesse pelo menos uma 80-200 2.8 a acompanhar.

Como digo é uma questão de escolha, pessoalmente os corpos vêem e vao , as lentes ficam ...
Tirando alguns casos específicos, os resultados sao melhores com boas lentes e corpo mediano, do que o inverso.
 
Última edição:
HDR handheld… haja fé nos algoritmos de alinhamento de software. (que por acaso sei que têm vindo a melhorar)


De qualquer forma, só fiz um HDR e bastou, aliás, por acaso até nem ficou muito diferente da foto EV-0 com um poco de d-lightning (mais uma boa feature da Nikon, como a gama dinámica dos seus sensores que quase sempre é melhor que os da Canon), e se para quem HDR handheld serve, então também serve fazer a compensação de exposição á mão…

Eu não curto muito HDR's, acho a maioria que se vê de bastante mau gosto, e não gosto de gamas dinâmicas exageradas, LOL...
 
Back
Topo