Qual SLR?

HDR handheld… haja fé nos algoritmos de alinhamento de software. (que por acaso sei que têm vindo a melhorar)
obviamente que nao fica tao sharp, mas o objectivo dos HDR nao é sharpness... de resto quantos mais FPS tiveres melhor.

De qualquer forma, só fiz um HDR e bastou, aliás, por acaso até nem ficou muito diferente da foto EV-0 com um poco de d-lightning (mais uma boa feature da Nikon, como a gama dinámica dos seus sensores que quase sempre é melhor que os da Canon), e se para quem HDR handheld serve, então também serve fazer a compensação de exposição á mão…
Os HDR nao se usam em qualquer situação (ok, ha quem use, mas ha bons e maus fotografos em todo lado :p), muito menos se replicam com compensacao de exposicao (nao estas a aumentar a gama dinamica, apenas a faze-la oscilar para os highlights ou shadows), so vale mesmo a pena quando tens muita gama dinamica (mais do que o teu sensor consegue captar)

Eu não curto muito HDR's, acho a maioria que se vê de bastante mau gosto, e não gosto de gamas dinâmicas exageradas, LOL...
sao opinioes... eu tb nao curtia PB ;)
 
eu sei, referia-me a esta tua observação:
se para quem HDR handheld serve, então também serve fazer a compensação de exposição á mão…
compensação de exposição não tem nada a ver com HDR...

sim varias marcas agora tb tem um modo de HDR, mas nao e de perto nem te longe tao flexivel como o processamento de um HDR em software proprio, é o mesmo que esperares que a maquina em modo jpg tenha a mesma flexibilidade de raw.

com bracketing tens a gama do teu sensor +6 stops, com esses modos deves ganhar 1 stop e come-te o buffer.
 
Por favor não fujam ao tópico. Esta discussão sobre HDR não faz sentido aqui. O OP se calhar é dos muitos que nem gosta da HDRs...
 
Obrigado Strobe, realmente estou interessado em aprofundar-me no mundo da fotografia e naturalmente conhecer mais algumas técnicas que nao as básicas.
No entanto nesta fase o que me pode preocupar relativamente aos HDR´s é se alguma das camaras que falamos até ao momento, e que aproveito para repetir: 550D, 600D, 650D, D90, D3100, D5100, têm ou nao a tal função de HDR!?
Gostaria também já agora de saber se para fazer esses HDR não é necessário alterar as "curves" no photoshop?!

Gostava de ler mais opiniões de quem tem uma ou varias das câmaras que referi, para me ajudar a decidir qual delas comprar.
 
Dessas todas penso que só a d3100 nao tem bracketing, as outras tem todas.
Penso que a d5100 tem um modo para processar HDR directamente na camera, mas nao sei até que ponto é bom/fiável.
O normal será processar as várias exposições posteriormente por software.
 
existem alguns modelos mais recentes que tem built-in um modo pseudo-HDR, mas que na pratica nao e a mesma coisa que um HDR.

para fazer um HDR "como deve ser", precisas no minimo de 3 fotos em exposições diferentes, e para isso recorre-se ao bracketing. das maquinas mencionadas a D3100 não faz, todas as outras fazem bracketing.

para fazer o HDR não usas curvas no photoshop, existem aplicações especificas para isso (embora o photoshop tb tenha um modo de HDR), que alinham e processam as fotos, recomendo o photomatix.

PS: no blog do 1º link que coloquei no post de ontem, tens la toda a informação sobre como fazer e processar HDRs, incluindo videos que mostram a edição completa.
 
Gostava de ler mais opiniões de quem tem uma ou varias das câmaras que referi, para me ajudar a decidir qual delas comprar.

Já agora um conselho, não ligues as picardias Canikon... porque isso não leva a lado nenhum. A única coisa que te posso dizer é que qualquer uma dessas maquinas é boa, nenhuma é má compra.
A perguntares experiencias num forum, o normal será cada um vir defender a sua menina... vais ter bons relatos de quaquer um destes modelos.
De resto excluia a d3100/d3200 se o HDR for assim tão prioritário(mesmo assim consegues fazer hdr manualmente com tripé, mas dá mais trabalho)...

Já fotografei com Nikons(d3100,d7000,d5000) e Canons(350d,40d,600d), e sinceramente consegui bons resultados com ambas as marcas.
E vou continuar a fotografar com ambas as marcas, pois enquanto não tiver algo parecido com 70-200 2.8 na Nikon, vou continuar a levar emprestado(dentro do possível) o conjunto Canon para os ralies (este fds rali de Monção :)).
A única coisa que continuo a atrofiar é de ter as coisas ao contrário, de resto...

Como já te disse concentra-te mais em pensares nas lentes que podes vir a adquirir, e tenta ver o que existe para uma e para outra(e preços) tanto nos novos como usados.
Não caias no erro de pensar que vais tirar melhores fotos com uma maquina de 1000 Euros se depois não tiveres lentes adequadas as situações (obviamente se tiveres dinheiro para os 2 então força :) ).
 
Última edição:
se estás indeciso entre Canon e Nikon, faz o seguinte :

Arranja 2 bocados de papel;
escrever Nikon num, e canon noutro;
embrulha-os;
tira à sorte;

Good luck ;)
 
Ok, estou convencido a não tender para uma das marcas independentemente de existirem ou não faixas etárias ou ideologias diferentes para cada marca.
Agradeço entretanto ao 64kb pelos sites de comparações "dxo, ephotozine, photozone, lenstip" e aproveito para perguntar se existem mais alguns, ou se alguns sao considerados mais fiaveis do que outros?!

Vi entretanto no www.dxomark.com alguns specs que pelos vistos sao fundamentais como " ISO Sensitivity, SNR 18%, Dynamic Range, Tonal Range, Color Sensitivity" gostaria de entender um pouco melhor o que significam, e se existem mais alguns que deva considerar como fundamentais na escolha da minha câmara/lentes?!

Quanto à proposta do RadioMusic :P já fiz o sorteio e saiu Nikon, mas tal como acabei de dizer não quero ir por ai! :D Gostava de entender o que será realmente a melhor escolha para mim!
 
Última edição pelo moderador:
Sobre o DxOmark: têm rankings para sensores e para objetivas, mas não para máquinas. O ranking agregado dos sensores normalmente é o que menos interessa pois usa uma ponderação arbitrária. O que deves fazer é definir a tua própria ponderação com base no uso que esperas dar e perceber que diferenças pequenas no sensor são totalmente insignificantes quando comparadas com diferenças na máquina. O ranking de objetivas sofre do mesmo: o seu valor "agregado" diz pouco. É preferível olhar para os parciais e dar uma ponderação pessoal a cada item.

Para comparar especificações de máquinas tens: snapsort.com e dpreview.com. Cuidado é com as gralhas que estas bases de dados podem conter. Em caso de dúvida, o melhor será consultar o manual do fabricante (google: modelo pdf manual).

Para comparar objetivas tens: slrgear.com, photozone.de, the-digital-picture.com. dpreview.com tem um dos melhores comparadores, mas a sua base de dados é curta. Cuidado com as variações entre amostras (o reviewer A pode discordar do reviewer B simplesmente porque testaram amostras diferentes do mesmo modelo).

Embora os comparadores de objetivas possam dizer alguma coisa apenas dizem uma parte. Características como preço, eficácia do VR, velocidade do AF, ruído dos mecanismos, suavidade (ou falta dela) nos controlos, são características que não aparecem em "MTF charts" mas que podem ser tão ou mais importantes na escolha da uma objetiva.


Ainda sobre DxOmark (nalguns casos simplifiquei bastante):

ISO sensitivity: interessa muito pouco, é apenas um gráfico com a relação entre o "ISO medido" e o "ISO anunciado pelo fabricante". Todos os restantes gráficos usam o ISO medido


SNR 18%: gráfico com a relação entre SNR (relação sinal-ruído) e ISO. Quanto mais alta for a curva, melhor.

O "sports index" resume este gráfico indicando qual é o valor máximo de ISO que assegura uma certa qualidade.


Dynamic Range: é a diferença entre as partes mais claras e mais escuras que podem ser gravadas pelo sensor sem perder detalhe (contraste máximo que pode ser capturado sem perdas). À medida que sobes o ISO, essa gama vai encolhendo.

O "landscape index" resume este gráfico, indicando qual é o máximo que se consegue (assume ISO ideal).


Tonal Range: a quantidade de tons distintos de uma cor que pode ser registada pelo sensor. Também vai encolhendo com o ISO

Color Range: a quantidade de cores diferentes que pode ser registada pelo sensor (similar ao anterior, mas a cores). Também vai encolhendo com o ISO.

O "potrait index", resume estes dois últimos gráficos, indicando qual é o máximo que se consegue (assume ISO ideal e condições de iluminação ideais).


O que RadioMusic quiz dizer é que pode chegar um momento em que as diferenças entre o modelo A e o modelo B (que podem até ser da mesma marca) sejam de tal maneira insignificantes para ti que mais vale tirar à sorte e avançar para a compra. Mas mesmo recorrer à sorte é uma decisão tua. Ninguém pode escolher por ti. O melhor que podemos fazer aqui é tentar ajudar-te a perceber as tuas necessidades e opções e os trade-offs que podes ter de fazer para satisfazer as primeiras com as segundas.
 
Última edição:
o que é melhor para ti depende muito daquilo que vais fazer ao longo dos proximos anos. o problema é que por vezes e complicado saber pq podes nao ter ideia do que gostas. tendo ja uma ideia, é explorar a oferta de cada marca (corpo+lentes+flash) e ver em qual delas consegues a melhor relacao qualidade/preço (isto partindo do principio que é isso que procuras, mas tb podes simplesmente procurar a melhor qualidade possivel (ignorando o preço) ou o melhor preço possivel (ignorando a qualidade)).

sites de reviews encontras aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=157595

o dxomark analisa a performance do sensor que é dos componentes principais da maquina, mas existem muitos outros factores a ter encontra que ficam de fora da analise do dxomark. por exemplo tamanho do viewfinder, fps, numero e tipo de pontos do sistema de AF, sistema de metering, resistencia do corpo a elementos, compatibilidade com lentes, etc
 
Acima de tudo não compres sem experimentar primeiro na mão numa loja, a ergonomia pode fazer toda a diferença e é um bom ponto a ter em consideração quando tudo o resto parece mais ou menos igual.
 
Desde ja obrigado pelas explicações strobe, vejo que são pontos importantes na escolha do conjunto corpo/lente. Tenho estado cada vez mais inclinado pada a D5100 até porque também o dpreview e o snapsort a indicam como estando uns pontos a cima da 600D etc. No entanto ainda estou indeciso relativamente a lente...
Fui me entretanto lembrando que tenho a minha menina de inicio da fotografia a Bridge FZ-38 da Panasonic que ainda a comprei à relativamente pouco tempo, e que depois de comprar a SLR vou ficar sem lhe dar uso, penso eu. Gostava de saber se deva ponderar vende-la ou assim, nao sei. Algumas das fotos que fiz com ela muito noob estão em : http://olhares.sapo.pt/veiga144 aproveitem para dar uma vista de olhos e comentar\criticar.

Agora tenho de começar a pensar mesmo onde vou comprar.. :P

PS: o que acham deste pack e do preço:http://www.*****.pt/Nikon-D5100-GII-AF-S-DX-18-55mm-f-3-5-5-6-AF-S-DX-55-200mm-VR-f-4-5-6-Kit-Acessorios-Camara-Fotografica-Digital-Camara-Reflex-Digital/a548579?PID=358&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=2&Fr=2
?
 
Última edição:
Tenho andado cada vez mais e mais inclinado para a Nikon D5100 + objectiva AF-S VR DX 18-55 mm + objectiva AF-S VR DX 55-200 mm! ja encontrei a mesma por um bom preço em alguns sites de compras online. Mas agora apercebi-me de outra concorrente na luta que é a D3200 que pelo que me apercebi é mais recente que a D5100 e melhor alguns aspectos.. alguém tem alguma opinião sobre a diferença entre as duas?! qual vale mais o preço?
 
A D5100 está num patamar acima e tem as ferramentas que a D3200 não tem. A única vantagem da D3200 é ser pequena e leve (ter mais MP que é inutil a não ser que uses muito boas lentes). A D3200 não tem bracketing, o que é um bocado desonesto da Nikon...
 
Boa noite,
hoje estive numa ***** para pegar na D5100 e na 600D, fiquei um pouco preocupado porque:
quando cheguei à zona da fotografia, havia um conjunto de ilhas de máquinas, e eram todas Canon, tanto na montra como em baixo no Stock é praticamente 90% Canon e 10% Nikon, já para não falar nas objectivas. Isto deixa-me um pouco apreensivo, porque é que uma máquina que é teoricamente melhor (D5100), mais o pack 18-55 VR + 55-200 VR custa cerca de 769€ e a 600D com a 18-55 + 55-250 custa 979€?!?! nao é uma diferença demasiado grande? :S isto é tudo marketing??
 
Basicamente porque a D5100 baixou de preço imenso. Porquê também não sei. Mas se estivesse às compras aproveitava :p

Mas porque será que a Nikon neste pack esta assim tão mais barata do que a Canon?! porque é que se vê muito mais Canon à venda?? até parece que a nikon é mais antiga ou descontinuada, quando na realidade a D5100 é só prémio TIPA 2012 e a 600D é prémio TIPA2011!!

Alguém me sabe dizer porque tanta diferença no preço e nas quantidades de uma marca e de outra em material à venda?
 
Back
Topo