1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual tubo usar?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por santiago.pt, 10 de Julho de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 938)

1. santiago.pt

santiago.pt Power Member

Boas pessoal,

Uma dúvida para o pessoal de watercooling.

Eu tenho o meu pc com sistema de watercooling de alto fluxo, neste momento está com tubos 3/8 (como se lê isto? tres oitavos, né?)

E tenho visto por aí outros sistemas de alto fluxo mas com tubos 1/2.

Como é!? Qual é a diferença na realidade? Isto influencia a pressão, e as temperaturas dos componentes também!?

Abraço

2. ruben-moniz

ruben-moniz I fold therefore I AM

num tubo de 3/8 passa menos quantidade de agua do que num de 1/2 mas mesmas condiçoes, mas isso do alto fluxo depende da bomba e sim de certa maneira com dois sistemas iguais a nivel de blocos e radiadores o com mais fluxo teria melhores temperaturas

Edit: é obvio que influencia a pressao mas nao sei quanta influencia sera ess de passar de 3/8 para 1/2 (espera que alguem mais entendido te responda) mas se meteres uma mangeira de bombeiro ligada a tua bomba de certeza que vai baixar a pressao

3. santiago.pt

santiago.pt Power Member

tubos

Hm então é melhor dizer qual é o meu sistema:
    Bomba Laing DDC 12v
    Reservatório Bitspower
    Blocos Enzotech RevA

Apenas escolhi os tubos 3/8, porque são as ligações de origem da bomba.
    Mas penso que existem redutores, não é verdade?

1a pergunta... Com este sistema teria melhores prestações, com os tubos 3/8 ou 1/2 ??
    2a pergunta... O que é mais importante numa bomba, é a quantidade de litros/hora, ou a coluna de água?

Abraço

4. rav3n

rav3n Power Member

com essa bomba nao vale a pena ires para tubo 1/2, como disseste ela é de origem 3/8
    ainda que seja de médio/alto fluxo, nao é uma bomba pura de alto fluxo
    tb tenho uma, mas com tubo 10/8 e ando a ponderar à algum tempo passar para 3/8, visto o meu circuito ter ainda alguns blocos e radiadores

a questao caudal vs coluna de agua, deve ter-se em conta dependendo essencialmente conforme o circuito

menos restritivo->escolhe-se uma bomba com caudal superior
    mais restritivo->escolhe-se uma bomba com maior coluna de agua

a coluna de agua é capacidade da bomba "vencer" a força gravitica/atrito/quedas de pressao
    num circuito de WC real o caudal anunciado(nominal) da bomba desce sempre, dependendo das restriçoes(menos) e da coluna de agua(mais), decresce menos

5. santiago.pt

santiago.pt Power Member

Thanks. Acabei de comprar uma laing ddc Plus... tem mais força que a anterior. 4.7m coluna de agua e 600l/h

Vou experimentar. Depois digo algo sobre as diferenças.

Abraço

6. rav3n

rav3n Power Member

eu tenho uma de cada. a plus é mais ruidosa, mas tb é mais performante.
    para alto fluxo era preferível uma mcp655 e tubo 1/2

Partilhar esta Página