Qual ultra-compacta escolher....

mundano

Power Member
Boas... Já li por ai muitos tópicos, mas cada vez fico mais indeciso no que escolher, por isso recorro à vossa opinião..



O orçamento é no máximo 350€, isto contando já com os acessórios fundamentais, ou seja, uma bolsa e um cartão de 2Gb, e portes de envio, caso compre num site tipo *****.

E o que eu pretendo é uma máquina digital pequena (tem que caber no bolso de um casaco), mas com alguma qualidade nas fotos. Gostava especialmente de uma maquina que não tirasse fotos cheias de "noise" em ambientes menos iluminados como parece acontecer cada vez mais com as maquinas digitais modernas. A utilização não será nada de especializado, é para fotos de férias, festas, fotos de pessoas, uma ou outra paisagem..


Dos modelos que já vi, sinto-me inclinado para a Panasonic DMC-FX30EF, o tamanho é excelente, a construção é de grande qualidade e pelo menos na teoria tem grandes especificações técnicas.. como:

- Zoom 3,6x - 28mm~100mm
- Lentes com estabilizador óptico, MEGA OIS.
- ISO até 3200 (1250 na resolução máxima)
- etc.. etc...

O preço é o grande ponto negativo. Só a maquina custa 290€, com cartão e bolsa vai para os 322. Mas as lentes desta maquina pelo menos no papel são superiores a todas as outras dentro da gama.. E o modo Wide 28mm é uma raridade entre ultra-compactas, pelo menos é a unica que eu conheço com esta capacidade..



Depois também gosto muito das Sony W80 ou W90.. O design e construção também são fabulosos, possuem estabilizador óptico. O preço é mais agradável que o da Panasonic, sendo de 258€ no caso da W90.. Mas já li que as fotos não são grande espingarda.. O que é uma pena, porque esta maquina é mesmo linda e tem todas as funções que eu desejo.. Outro ponto negativo das Sony é não usarem cartões SD..



Depois há uma série de opções que não me agradam por nenhum motivo em especial, mas que gostaria de ler opiniões sobre a qualidade das suas fotos.. Como a:

- Canon ixus 70 ou Ixus 75 (Qual a diferença entre estas duas além do preço?)
- Fuji Finepix F40FD
- etc.. etc...



Enfim... Acho que já dá para perceber a minha indecisão.. Venham dai as opiniões sobre qual a melhor escolha, ou outras sugestões dentro do preço e do segmento..
 
Última edição:
- ISO ate 3200

Julgo que nao vale a pena te preocupares com isso. Mesmo que haja compactas que indiquem um ISO de 3200...a grande maioria a partir de 400 já nao se aproveita.

Ou seja, é uma caracteristica que mesmo fazendo parte das specs...nao vais usar.


Eu tambem ando indeciso na maquina que irei comprar (terá de ser uma maquina de "bolso").
Tenha estas hipoteses na lista:

- Ricoh R6
- Canon Ixus 60, 70, 75
- Fuji f31fd, f40fd


Ainda nao me pus a comparar lado a lado para ver as caracteristicas que variam...mas ja reparei que existe por exemplo duas versoes da 75, em que varia o tamanho do ecra...uma de 2,5'' e outra de 3''.
 
Última edição:
a panasonic tem outro modelos que começa nos 28mm, que é a FX01. esteve em promoção na worten por 200€ e tb andei atras dela em 5 lojas mas sem sucesso.
acabei por adquirir uma fx10, mas se formos a ver as especificações dos modelos fx eles são quase tds iguais.
a máquina é excelente em fotos de retrato, monumentos e macro, mas a maior falha ve-se qd se fotografam paisagens com zoom no máximo. a fx10 usa o venus engine III que aplica noise reduciton no processamento da máquina, o qeu no final e ao vermos a imagem no PC em tamanho real resulta em vermos algo semelhante a borrões de tinta tal foi o tratamento que ela levou. claro que se n formos passar de uma impressão A4 aproximadamente n deverá haver algum problema.

outras hipotes passa pela fuji F20 que é a mais barata da Série Fxx da fujifilm e com o famoso sensor de 1/7" penso eu que produz fotos sem grão incomodativo até iso 800 +/-, permitindo fotos nocturnas e/ou interiores sem flash. no caso de quereres comandos manuais tens a f31.
saliento apenas que nenhum destes modelos tras carregador externo de bateria, tendo que carregar dentro da máquina estilo tlm (mas existe uma ***** que vende carregadores) e só suportam cartões Xd.
tens tb a F40 que tras carregador e suporta SD, mas n tem modos manuais

se precisas de uma lente a começar em 28mm há tb a Ricoh R5/R6, mas pelo que vi tem umas cores um pouco deslavadas e alguns problemas no autofocus

se quiseres umas imagens da panasonic diz qq coisa
 
Modos manuais para o caso não me interessam.. Quero mesmo uma point and shot de bolso.

Pois... Já ouvi dizer que o grande problema é mesmo o noise.. Que também é o problema da Sony W80 (ou W90), que eram as duas maquinas que na teoria e pela construção (tamanho, robustes, etc) mais me interessavam...

Também já estive a ver a Fuji F40fd, que dizem ter um sensor Super CCD muito bom. Mas logo para começar o design da maquina é bem menos apelativo do que a Panasonic Fx30.. E depois falta-lhe as coisas que a Panasonic tem, como o estabilizador óptico e a lente de 28mm..

Mas tenho que pensar muito bem no caso...

Quanto as fotos, se puderes mostrar, o melhor e o pior da Panasonic, agradeço..


EDIT: já agora, a ideia é mais guardar as fotos em formato digital do que imprimir. A ideia será imprimir uma ou outra muito esporadicamente, e em tamanhos do tipo 10 x 15 ou pouco maior.. Duvido que venha a imprimir algua foto em A4..
 
Última edição:
tens a f20 que é bem mais barata. já a tive na mão e apesar de pouco estilosa podes comprovar a qualidade aqui --> http://www.pbase.com/cameras/fujifilm/finepix_f20
amanha uploado umas fotos em full size para poderes ter uma noção de como fica em full em vez de apenas em tamanho postal.
no caso dos 28mm é mm complicado, pq há poucas compactas com essa caracteristica. há tb a canon 850IS, mas acho-a demasiado cara e em comparação directa com a f31 é totalmente arrasada
 
Cada vez estou mais indeciso..

A maquina que eu gostava mesmo por quase todos os factores era a FX30 e os reviews que vejo da Panasonic só dizem maravilhas, até chegar à parte do ruído nas imagens.. E realmente nas fotos que mostraste nota-se bem o problema nas zonas de sombra..

Por outro lado as Fuji olhando para elas não me dizem nada de especial.. Em termos de lentes ficam bem longe da Panasonic, mas o Super CCD de 1/1,6", faz a diferença contra os tradicionais sensores CCD de 1/2,5"...
 
são boas máquinas para impressões até A4 no máximo.


Isso é que me deixa na duvida... Eu não faço intenções de imprimir fotos. E as que imprimir será em 10x15 ou pouco maiores..

Por isso fico na duvida se no meu caso a questão do ruído em ISO alto vai interferir na minha utilização.
 
nesse tamanho a n ser em condições extremas da foto n deverá haver problema, mas para visualização no pc há sempre aquele n gostar do ver aquele grão td.
 
Eu iria para a Ricoh R6 definitivamente!


Mas porque em concreto?


É que a Ricoh já começa a sair muito do orçamento, e tal como a Panasonic tem um sensor pequeno, o que leva a que com pouca luz sofra de noise nas imagens...

Acho que a escolha vai acabar por recair na Fuji F40FD...
 
a n ser que fosse fotografar para dentro do tejo era um pouco impraticavel.
a máquina é totalmente automática, por isso n era por fazer zoom que ela iria diminuir a profundidade
 
Mas porque em concreto?


É que a Ricoh já começa a sair muito do orçamento, e tal como a Panasonic tem um sensor pequeno, o que leva a que com pouca luz sofra de noise nas imagens...

Acho que a escolha vai acabar por recair na Fuji F40FD...

Tamanho, peso, design, funções, zoom óptico. São razões de sobra, mas uma review fala por si.

Não sei como dizes que sai do orçamento se apenas custa 300€, podendo gastar os restantes 50€ em cartões e caixa ou outro equipamento.
 
Acho que vou mesmo para a Panasonic DMC-FX30..

Eu sei que tem a problema do ruído em ISO alto.. Mas é algo com que eu consigo viver.. Esta maquina para o que eu quero tem que ser muito compacta e durável.. E nesse aspecto a Panasonic apaixonou-me, tudo nela parece excelentemente construído. E nas dezenas de user reviews que já li não vi uma única pessoa a queixar-se que a maquina tivesse avariado, ou que a portinha da ligação USB tivesse partido ou algo do género. E as dimensões são óptimas para trazer no bolso, que é o que eu quero....

Depois há a questão do zoom começar nos 28mm.. O lado tele da lente pouco me interessa, porque para o que eu pretendo posso bem fazer crops as fotos, mas o lado Wide acho importantíssimo..

No que toca à qualidade da imagem, nas imensas fotos que vi na net não me desapontou.. Percebe-se que a Fuji FD40 está um passo à frente em termos de noise na imagem, mas com boa luz não fica a dever em nada a qualquer outra das ultra-compactas que eu andei a investigar.

E por fim, a Fuji que acabou por ser a par da Sony W90 as maquinas que estavam também na duvida, desilude-me um pouco porque não tem estabilizador óptico da imagem.. Usa antes um método anti-shake que consiste em aumentar o ISO e reduzir o tempo de abertura do obturador.. Isso não passa de uma solução barata, uma vez que por muito bom que seja o sensor, a melhor maneira de tirar boas fotos é deixar a luz entrar a um ISO baixo..


Enfim... Se me arrepender uso a vantagem que a lei me dá de resolver o contrato nos próximos 14 dias e mando vir a Fuji..
 
Back
Topo