[Media Player] Qualidade Blu-ray 4K (HDR) em formato digital

Tecno Nerd

Banido
Alguém sabe onde posso comprar conteúdo com a mesma qualidade de imagem Blu-Ray 4k (HDR) mas em formato digital?

A Netflix oferece uma boa imagem, mas ouvi dizer que não está ao mesmo nível do Blu-Ray.

Já agora, um rip Blu-Ray perfeito, é em que formato e quantos gigas tem, de acordo com os standards actuais?
 
se um filme em BR pode variar entre os 25\50Gb um 4k é bem muito mais do dobro do tamanho isto a 60fps, quando a vender não faço idea, alem da netfilx em 4k só tenho comprado em formato físico blue ray...
 
Os meus remux de UHD variam dos 30GB a a 69GB.

O problema normal sao os bitrate da norma digital, Netflix não dá mais de 15.* bit, por ex.

e certos filmes como "Lucy" uhd tem 80mbps.


Mas alguem me corrija se estiver enganado..
 
@MOUSETM Obrigado por me dares a conhecer o processo Remux.

Remuxing is a lossless process that simply takes the video and audio streams from one container and puts them into a new container.

Untouched is the complete disc containing everything: extras, commentary, deleted scenes, etc.


@Silver-Eye Obrigado por me lembrares da importância do factor Bit rate.

Ultra HD Blu-ray:

The specification allows for three disc capacities, each with their own data rate: 50 GB with 82 Mbits, 66 GB with 108 Mbits, and 100 GB with 128 Mbits.[2] Ultra HD Blu-ray technology was licensed in mid 2015, and players had an expected release date of Christmas 2015.[2] Ultra HD Blu-ray uses a new revision of AACSDRM, AACS 2.
 
Última edição:
O tamanho é irrelevante, o mais importante é saber a fonte de origem desse blu-ray 4K.
Filmes com mais de 4 a 5 anos raramente foram gravados em 4K, geralmente foram filmados em 2K e a unica coisa que fazem é um upscaling para 4K, logicamente que esse upscaling é superior ao que é feito pela TV de um blu-ray 1080p mas nunca terá a mesma qualidade de um filme que é todo produzido em 4K.

Depois também temos os filmes mais antigos, de à 10 anos para trás que foram produzidos em pelicular de 35 mm e esses tem uma qualidade superior a 4K mas que se vai deteriorando se a pelicula não estiver bem protegida e geralmente os estúdios de cinemas para a conversão para 4K fazem a copia através de um blu-ray 1080p que vai praticamente dar os mesmo que os filmes gravados em 2K digitais.
Isso devesse ao tentarem preservar a película e na facilidade e menor custo de produção de blu-rays 4K, porque já se sabe que filmes mais antigos nunca terão um grande numero de vendas.
 
@m.r.f. Obrigado pela tua explicação. No fundo vai de encontro ás conclusões que vi noutro forum em relação à release do "Game of Thrones" em Blu-Ray, em que eles afirmaram isso que dissestes. Inclusivamente, esse pessoal até sabia as especificações das máquinas de filmar que a equipa de produção estava a usar, e as que tinham usado antes.

Entretanto, já cheguei à conclusão de que é impossível um stream ter a mesma qualidade som e imagem de um blu-ray.

When it comes to picture and sound quality, even the best streaming lags behind physical media
Let’s start with the most essential element of the home viewing experience: the picture and sound quality. Physical media, which isn’t beholden to the vagaries of internet connections and underpowered home wifi networks, is clearly preferable in most circumstances — even when viewing the highest-quality streaming content on the newest televisions.

Right now, the gold standard in home video is what’s known as 4K. That means that the picture is created using at least 8 million pixels — nearly the resolution of the best digital movie projectors. With a standard resolution of 3840x2160 (or the number of lines of pixels on each side of the screen), 4K offers a much denser, sharper image than the older HD standard of 1080p. (RTings.com offers a useful graphic showing the difference between the standards.) But simply put, 4K offers much more picture information than 1080p.

Netflix has been broadcasting some content in 4K since 2014, and Amazon now offers some 4K content too. In theory, these streaming services offer picture quality that is comparable to Ultra HD video discs, the latest in digital video disc technology, and substantially better than a traditional 1080p Blu-ray disc. But when the A/V enthusiasts at WhatHiFi.com compared the three formats earlier this year, they found that the 4K streaming experience was actually more in line with watching a traditional 1080p Blu-ray — and that Blu-rays had a clear advantage in terms of contrast and color. Ultra HD discs, meanwhile, looked far better than either.

Nor can streaming services handle the latest and greatest in surround sound technology — the gloriously rich and detailed seven-speaker sound produced by the Dolby TrueHD or DTS HD Master Audio standards that have been around on conventional Blu-rays for years. With the right setup, these audio formats can make big action scenes incredibly dynamic: The engine noise in Mad Max: Fury Road becomes a guttural roar; the gunshots in Heat’s bank robbery sequence almost seem to pierce your living room walls; the pod race in Star Wars: Episode I – The Phantom Menace ricochets across the speakers as if your couch has been transformed into a desert canyon on Tatooine. Streaming services offer five-speaker sound at lower fidelity, but if you have a modern surround system at home, you’re missing out on the full experience.

The problem for streaming is compression: The picture and sound information has to be processed in a way that allows it to be sent efficiently over the internet. And while compression has improved greatly over the years, it invariably means a loss of information along the way. Darker scenes tend to fare the worst, as sunsets that are supposed to gently fade from color to color turn into blocky digital stripes and rooms lit by firelight start to look chunky and pixelated, like web videos from 15 years ago. Discs, on the other hand, are right in the room with you, sent to your television on a high-quality cable, and thus don’t suffer from the same issues.
 
@m.r.f.(…)
Entretanto, já cheguei à conclusão de que é impossível um stream ter a mesma qualidade som e imagem de um blu-ray.

Não é impossível. Presentemente não há streaming com o bit rate de BluRay UHD por ser pouco viável em termos de mercado. Os ganhos de qualidade não justificam os maiores custos de rede e na maioria dos países a internet doméstica não é suficiente boa para bit rates altos.

Se calhar até era isto que querias dizer mas, para evitar ambiguidade, fica esclarecido.
 
O 4k é mais um "selling gimmick" que outra coisa. Alguém se queixa dos 2k nas salas de cinema ? E no "IMAX" disponível em Portugal?

Quanto aos scans para 1080p/HDTV/Bluray acho que a partir de certa altura alguns começaram a ser feitos já em 4k e 8k, por isso é verdade que vão quase sempre à mesma fonte do bluray, mas nalguns casos essa fonte é superior ao que se conseguiu "guardar" no Bluray.

Tem piada que mencionem esse dejecto "Star Wars: Episode I" para diferenciar entre streaming e physical media. O original foi filmado em RED 2k Sony HDC-750, e a imagem, como passou originalmente nos cinemas, era terrível.

https://en.wikipedia.org/wiki/CineAlta
"As a result, only 817 of the 1080 vertical pixels were actually used"
 
Última edição:
Isso como tudo, um blu-ray 4K até pode ter mais qualidade que streaming 4K da Netflix, mas não é só o blu-ray que interessa, também a qualidade da tv e o leitor blu-ray.
Além de que interessa termos 4K se tiveres uma TV de 40 polegadas se estiveremos a mais de 3 metros da TV?

Eu por exemplo tenho um plasma da Panasonic de 2013 (últimos lançamentos) e não o trocaria por nenhum LED 4K com HDR, agora se fosse por um OLED já era outra coisa.
Mas sobre isso é melhor não se falar porque iria criar discussão e também não é o tópico para isso.
 
Ainda se nota um pouco a diferença entre um stream 4k do netflix para um bluray.
Agora de um remux para um bluray é que já não se nota diferença nem sei se existe mesmo mas a diferença de tamanho é grande por isso eu pessoalmente só trabalho com remux.
 
E também o som, no Netflix o som é sempre lossy em quanto num blu-ray será lossless.

PS: remux tem a mesma qualidade do blu-ray a diferença é que remux é só o filme, retirasse os menus e extras e em alguns remux só vem com o áudio principal retirando também os comentários de realizar e outros idiomas como espanhol e alemão.
A poupança pode ser em alguns casos de 50% do tamanho total do blu-ray.
 
Sim era isso que queria dizer @RaaR. Um stream NETFLIX, VUDU, AMAZON VIDEO tem até 15Mbits. O bit rate de um blu ray pode ir até aos 128Mbits.

Tenho aqui um remux do Justice league, 57GB e pessoalmente noto a diferença e na parte do áudio nota-se até com phones...

Não é uma questão de resolução apenas. É também uma questão de informação. Um bit rate maior tem mais informação.

Já vi malta, com monitores fhd a dizer que nota um aumento na qualidade, por exemplo no youtube quando mete vídeos 4k. Só pode ser pelo bit rate, que no youtube é maior nos 4k.

Um video fhd, pode ter mais qualidade que um 4k dependendo do bit rate. Em princípio não terá, mas não era algo impossível.

Eu até era homem para investir num leitor ou numa drive blu ray 4k mas era se os filmes fossem mais baratos.
 
Última edição:
E também o som, no Netflix o som é sempre lossy em quanto num blu-ray será lossless.

PS: remux tem a mesma qualidade do blu-ray a diferença é que remux é só o filme, retirasse os menus e extras e em alguns remux só vem com o áudio principal retirando também os comentários de realizar e outros idiomas como espanhol e alemão.
A poupança pode ser em alguns casos de 50% do tamanho total do blu-ray.
Tambem tinha ideia de que remux preservava a qualidade ao maximo e no som é onde se mota mais diferença eu tenho sistema de som e ai a diferença é mesmo muito grande
 
Um video fhd, pode ter mais qualidade que um 4k dependendo do bit rate. Em princípio não terá, mas não era algo impossível.
Isso é o que mais aparece.
Existem filmes 720p com 8GB e 1080p com 1GB.
Agora se uma codificação do vídeo estiver em x264 e outra em x265 já não se pode comparar o bit rate ou o tamanho em GBs.
O novo formato x265 ou h265 (hevc) consegue ter qualidade semelhante com um bit rate muito mais baixo e por consequência disso vai ocupar menos espaço em GBs.
 
Isso é o que mais aparece.
Existem filmes 720p com 8GB e 1080p com 1GB.
Agora se uma codificação do vídeo estiver em x264 e outra em x265 já não se pode comparar o bit rate ou o tamanho em GBs.
O novo formato x265 ou h265 (hevc) consegue ter qualidade semelhante com um bit rate muito mais baixo e por consequência disso vai ocupar menos espaço em GBs.

Ainda não li muito sobre codificação. Genericamente, mesmo que as técnicas de compressão tenham evoluído muito (admito que sim, é normal) (acho que) não evoluíram ao ponto de comprimir 128Mbs em 15Mbs. É essa a diferença máxima entre um stream Netflix 4k e um blu ray 4k, em termos de bit rate.
 
Última edição:
Não estou a me referir em relação ao streaming.
Porque os blu-rays 4K já vem codificados com a nova norma de compressão h265.

Estava só a referir devido a terem falado de FHD e 4K.

A poupança pode ser de 1/3 a 1/4.
Penso um vídeo x264 de 120mb ficaria nos 85mb em x265 com uma qualidade semelhante
 
Star Wars: The Last Jedi vai seguramente para o lugar das piores releases de sempre a nível 4K/HDR. Terrível. Simplesmente terrível.

Imagem cheia de grão à anos 80, HDR muito fraco, pretos fraquíssimos sem qualquer profundidade e contraste geral fraquinho com pouca dinâmica de cores. Tipo, o espaço é cinzento? Wtf.

Nunca esperei por algo tão mau. O The Force Awakens bate este por 1000 a 0 em termos de qualidade de imagem.
 
Star Wars: The Last Jedi vai seguramente para o lugar das piores releases de sempre a nível 4K/HDR. Terrível. Simplesmente terrível.

Imagem cheia de grão à anos 80, HDR muito fraco, pretos fraquíssimos sem qualquer profundidade e contraste geral fraquinho com pouca dinâmica de cores. Tipo, o espaço é cinzento? Wtf.

Nunca esperei por algo tão mau. O The Force Awakens bate este por 1000 a 0 em termos de qualidade de imagem.

Ainda vou ver esse e a saga toda, na B7 65". Dizem que é fixe pelo menos é uma série de culto. Ontem a noite vi o Justice League e o Resident Evil Vendetta (reboot). Blu Ray Remuxes 4k. É outra qualidade...

Não estou a me referir em relação ao streaming.
Porque os blu-rays 4K já vem codificados com a nova norma de compressão h265.

Estava só a referir devido a terem falado de FHD e 4K.

A poupança pode ser de 1/3 a 1/4.
Penso um vídeo x264 de 120mb ficaria nos 85mb em x265 com uma qualidade semelhante

Pois, eu ontem fiquei confundido porque vi que o Justice League tinha encode H265. Mas deve ser um encode lossless, certo?

4K-Resolution.png


H.264vsH.265-%20Streaming-Guidelines.png
 
Star Wars: The Last Jedi vai seguramente para o lugar das piores releases de sempre a nível 4K/HDR. Terrível. Simplesmente terrível.

Imagem cheia de grão à anos 80, HDR muito fraco, pretos fraquíssimos sem qualquer profundidade e contraste geral fraquinho com pouca dinâmica de cores. Tipo, o espaço é cinzento? Wtf.

Nunca esperei por algo tão mau. O The Force Awakens bate este por 1000 a 0 em termos de qualidade de imagem.
Isto
Simplesmente o pior filme em termos de imagem dos novos 4k hdr se a televisão não tivesse avisado não tinha dado pelo hdr.
E o som também muito fraco.
 
Back
Topo